sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Qual o melhor óleo, mineral ou sintético?

Atualização: Tem novidade sobre este assunto na postagem Óleo sintético, verdades e propagandas aqui neste link.

A diferença entre um óleo de base sintética e outro de base mineral é que este último resulta da mistura de vários hidrocarbonetos de tamanhos diversos encontrados no petróleo bruto, enquanto o sintético é obtido por reações químicas controladas.

Esse controle permite obter maior uniformidade do tamanho das moléculas, o que gera melhores propriedades lubrificantes e de estabilidade química.

Mas atenção:

Nossas motos não podem usar óleos totalmente sintéticos como os dos carros, porque a construção do motor é totalmente diferente.

- Nos carros, o óleo do motor lubrifica apenas o motor; a embreagem é seca e o câmbio usa um óleo mais viscoso (mais “grosso”).

- Em nossas motos de pequena cilindrada, o mesmo óleo usado no motor também lubrifica o câmbio e a embreagem.

E os problemas começam aí, nossa embreagem não pode usar óleo sintético porque senão ela começaria a patinar. E uma vez contaminada, pode jogar fora, não tem cura.

Por conta disso, os novos óleos que estão entrando no mercado que podem ser usados em motocicletas, inclusive recomendados por alguns fabricantes, são do tipo sintético ou semissintético da especificação japonesa JASO MA (MA, MA1 ou MA2), com aditivos estabilizantes e com propriedades para atender às necessidades específicas das motos.

Esses óleos semissintéticos podem ser encontrados em viscosidades idênticas ao recomendados originalmente pelos fabricantes, o que seria o ideal.

No entanto, a honda optou por reduzir a viscosidade para 10W-30: eles são bem menos viscosos (“mais finos”) do que o tradicional 20W-50 de base mineral. 

Explicar essa classificação pede uma postagem exclusiva... 

E isso pode ter consequências desastrosas para o motor.


Qual é melhor, óleo mineral ou sintético?

Beeeem.... 

Se você comparar dois óleos de mesma viscosidade, um semissintético e um mineral, ambos 20W-50, o semissintético certamente lubrificará melhor, mas cobrará caro por isso. Em compensação, durará mais.

O problema é quando o fabricante de motos ignora o fato que a viscosidade precisa ser adequada ao clima do país onde o óleo será usado e padroniza um semissintético menos viscoso bom para clima frio no lugar de um mineral mais viscoso bom para clima quente. É, estou falando da honda. (Veja a postagem Alerta aos proprietários de honda.)

O resultado é o seguinte:

Um óleo menos viscoso lubrifica o motor que é uma beleza, faz sua moto acelerar que é uma maravilha.

Porém..............

Lembra que nas motos as engrenagens do câmbio também são lubrificadas pelo mesmo óleo?

O problema é que para as engrenagens, quanto maior a viscosidade do óleo, melhor. 

É por isso que o câmbio dos carros (e algumas motos grandes) usa óleo de viscosidade 90 (muuuito mais viscoso do que o 20W-50.... ou o 10W-30...

No Brasil, país tropical, quente, onde a temperatura geralmente colabora para afinar ainda mais o óleo,  nossas motos sempre usaram óleo mineral 20W-50 por ser uma viscosidade intermediária, nem muito ‘grosso’ para o motor, nem muito ‘fino’ para o câmbio.

E os câmbios das motos usando 20W-50 sempre duraram que é uma beleza, tem muita CB450 com história pra contar.

Além disso, o óleo mais fino é consumido muito mais rapidamente porque passa mais fácil através dos anéis do pistão, portanto exige reposição muito mais frequente — porém a propaganda só diz que é melhor e dura mais, não diz uma palavra sobre o sumiço do óleo do cárter. 


E você não percebe porque hoje as motos usam catalisador que diminui muito da fumaça produzida. 


Veja a postagem Alerta aos proprietários de carros honda, toyota e todos os outros e leia também a postagem O escândalo da vw e o mundo das motos

Se tiver tempo, veja também a postagem honda desiste da CB 300 e cria uma moto Frankenstein — essa nova moto vai fracassar como as Bros e Titans 160).

Então eu, técnico industrial formado nos velhos e bons tempos, com estágio em manutenção e lubrificação de máquinas operatrizes, não me convenço de que um óleo 10W-30, por melhor que seja, vá continuar lubrificando o câmbio com a mesma eficiência. 

Há fenômenos físicos envolvidos que somente uma película lubrificante suficientemente espessa, tenaz e com aditivos de extrema pressão pode enfrentar, então não vai ser uma camadinha fininha de um oleozinho fininho que vai segurar o rojão. (Veja a postagem O que é fundir o motor?).

Mas eu posso ser apenas um velho rabugento sujeito desconfiado de que essa padronização mundial da viscosidade do óleo semissintético atenda muito mais a interesses comerciais do que a critérios puramente técnicos... 

Afinal, quanto mais cedo sua moto precisar de peças de reposição (ou você desistir dela e comprar outra), melhor para os fabricantes, não é mesmo? 

Bom, chega de filosofia. O fundamental é:

Nunca pense em colocar óleo sintético automotivo no motor de sua moto!

E nunca misture óleo sintético ou semissintético com óleo mineral, ou vice-versa: eles reagem entre si e em pouco tempo isso forma uma gosma no cárter suficiente para obstruir os dutos estreitos de passagem do óleo, fazendo o motor fundir.

Caso pretenda migrar de um tipo de óleo para outro, faça o motor funcionar com o novo óleo para lavar o cárter, drene e coloque óleo novo. 

Você perderá 1 ou 1,4 litro de óleo, mas em compensação seu motor (e seu bolso) não sofrerão as consequências.

Não deixe de ler sobre os carros com motor detonado por uso do óleo sintético na postagem Troca de óleo a cada 12 mil km?

Para ler sobre motos que sofrem nas mãos do óleo semissintético 10W-30, leia a postagem Macetes das honda CB 300, XRE 300, Twister e Tornado.


Leia mais sobre este assunto também na postagem Ética e troca de óleo do motor.


E você encontra a versão do fabricante mais detalhes e informações no site:

http://www.planetahonda.com.br/dicas-de-manutencao/16/use+oleo+genuino+honda.html


ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Um abraço,

Jeff
PS: Darci, obrigado pela pergunta que originou esta postagem, respondi sua dúvida sobre o tipo de óleo que está na sua moto diretamente lá.

108 comentários:

  1. Obrigado por acompanharem o blog, Antonio e Fabio!

    03:30 da manhã de sábado, eu havia terminado a resposta para a pergunta, dei CTRL+C para fazer um backup antes de enviar, o computador reiniciou... até que não surtei tanto.

    Como esse questionamento rendeu muito assunto, peço um pouco de paciência porque vou reescrever tudo na forma de uma postagem para a próxima semana, ok?

    Mas respondendo abreviadamente sua pergunta:

    Não chegará a poluir, porque os catalisadores se saturarão rapidamente. Bom para o fabricante, que aumentará as vendas de peças de reposição. Ou trocarão de carro/moto.
    Para os fabricantes, quanto mais cedo os veículos apresentarem um custo de manutenção inviável, melhor. Vou me aprofundar nisso na postagem.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeff, vc falou tudo, mas não foi direto em qual óleo é melhor. Tenho uma cb300r 2012. Vc recomenda 10w30 ou 20w50?

      Excluir
    2. Olá Jeff, vc falou tudo, mas não foi direto em qual óleo é melhor. Tenho uma cb300r 2012. Vc recomenda 10w30 ou 20w50?

      Excluir
  2. Ops...

    Ou OS PROPRIETÁRIOS trocarão de carro/moto.

    Um abraço,

    Jeff

    ResponderExcluir
  3. tenho uma intruder 800, o manual recomenda sae api se ou sf, 10w40 que deve ser semi sintético se eu migrar pro 20 w 50 mineral, pode afetar a bomba de oleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Narcio, respondendo atrasado:
      O único caso que tenho informação onde o uso de um óleo mais viscoso pode causar problemas é o de motores que usam tuchos hidráulicos, porque supostamente demoram mais para encher. Acho isso questionável, teria que ser confirmado. Em motos, só conheço a CBX 750 usando tucho hidráulico. O pessoal confunde pastilha de calço com tucho hidráulico, mas este último recebe óleo pressurizado internamente enquanto a pastilha é apenas uma chapinha de espessura calibrada.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal devo usar o óleo sintético 20w50 ou 20w50 mineral, para minha titan 160??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Six
      Óleo sintético dura mais do que o mineral quando ambos têm a mesma viscosidade. Aí é questão de opção do proprietário.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. Sempre tive receio de colocar o 20w50 na minha bros 160, apesar de ter este mesmo raciocínio deste post. Mas fiquei com uma dúvida. EU SOU LEIGO, POIS É MINHA PRIMEIRA MOTO, existe alguma bomba de óleo que faz a lubrificação ou eh com o próprio movimento do motor que tudo é lubrificado? Pq caso exista uma bomba de oleo, trocar para um óleo mais grosso não prejudicaria o a livre passagem entre os canais???
    Tirem minha dúvida pfv....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitor anônimo.
      Existe uma bomba de óleo sim, ela gira acionada pelo virabrequim e impulsiona o óleo para as partes altas do motor e o envia sob pressão para os mancais do virabrequim e comando, pistão, etc.
      Essa bomba de óleo até outro dia estava capacitada para trabalhar com o óleo 20W-50, por que teria deixado de estar? Apenas porque a honda adotou um óleo com marca própria?
      As passagens de óleo mais finas que existem no motor são justamente as folgas dos mancais, medidas em milésimos de milímetro e que ficam menores ainda com o aquecimento do motor. O óleo 20W-50 sempre cumpriu seu papel, por que agora não serve mais? A resposta está em uma postagem que explica isso: a viscosidade do óleo foi alterada para menos contra todas as práticas de engenharia vigentes por décadas apenas para que a fabricante pudesse atingir as metas de emissões e consumo de combustível. Rodando com óleo fino, sua moto fica mais econômica quanto ao consumo de gasolina, mas não de manutenção... a prova está na quantidade de motores honda abrindo bico por aí, na necessidade que tiveram de reformular projetos para melhorar o arrefecimento do motor... Pesquise outras postagens com o tema Óleo aqui no blog, você as encontra na aba lateral da tela que aparece no PC.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Opa. Esqueci de identificar. Fui eu q perguntei sobre a bomba de óleo.
      Hoje eu fiz a troca por um lubrax 20w50 mineral e andei 250km(125 ida e 125 volta) e quando cheguei em casa para observar a moto percebi q estava com um cheiro anormal e aparentemente mais quente(quanto ao calor não sei se eh apenas impressão minha, mas quanto ao cheiro eh fato q estava. Realmente percebi que aa trocas de marchas ficaram mais leve mas em alta rotação o som do motor mudou. Vacilei quanto a marca, pq deveria ter comprado algo melhor. Qual vc recomenda para eu testar? Fiquei preocupado quanto ao cheiro e calor.

      Excluir
    4. Olá, Cassio
      Por acaso vazou óleo sobre o escapamento durante o abastecimento? Esse pode ser o motivo do cheiro de óleo queimado.
      Outro motivo: Tome cuidado com óleo falsificado, veja a postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com/2015/11/batendo-papo-sobre-oleos-e-oleos.html
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    5. Boa noite!!!
      Me tira a dúvida?
      Oq não posso eh alternar entre mineral e semissintetico correto?
      Mas caso seja semissintetico alternando apenas a marca ou viscosidade é sem problemas. Correto?

      Excluir
    6. Cassio, quanto a sua dúvida sobre o óleo Lubrax, acho q é o produto que é ruim... Pois um colega meu que tem uma xre, fez a troca e notou tbm o cheiro estranho... mas quando ele usava o Mobil não ocorria...agr ele só usa o Mobil 20w50

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite amigo, gostei do tópico. Qual óleo devo utilizar na Yamaha XT 660Z Tenere? Ouvi relatos de que os proprietários desta motocicleta estão tendo muitos problemas com a baixa de óleo nela. O que me diz sobre isso? Abraços

    ResponderExcluir
  10. Boa noite a todos.. Bom sou novo aqui e tenho dúvidas... Tentei publicar mas não sei se consegui.. Se foi publicado em duplicidade me perdoem não ocorrerá novamente. Bom tenho uma kawasaki Z1000 16 000 rodados ela usa de fábrica o motul 10w40 mas devido a morar em uma cidade onde não há uma concessionária kawasaki fui a yamaha e efetuei a troca... Botaram o yamalub 20w50.. Minha dúvida é :vai prejudicar o motor uma vez q minha moto usa sintético e botaram mineral? E essa especificação q não é a que o manual recomenda qual a consequência para meu motor? Faz 1 dia somente q troquei... Se voltar para o sintético motul terei q fazer algum tipo de limpeza no motor ou é só substituir?

    ResponderExcluir
  11. Li vários post seus mas quero lhe questionar sobre o porque uma montadora (hond@) de motos, carros, aviões, robôs, está presente no espaço, desenvolve pesquisas, iria "conspirar" contra seus clientes. Não vejo nada de errado em uma motocicleta utilizar um SAE 10w30, outra coisa é de responsabilidade do usuário do veiculo ler o manual.(coisa que poucos fazem) Lá estão todas as resalvas e orientações. Lembro que a Ducati está também recomendandando um SAE 10w30 e aqui pro Brasil. Será que a Honda está realmente a fim de conspirar? Que a engenharia erra tanto em seus veículos?

    ResponderExcluir
  12. Posso alterar o óleo do meu carro?

    Primeiramente, é importante que se entenda que os padrões estabelecidos pelas indústrias que fabricam óleos multiviscosos para lubrificação de motores têm relação com a temperatura externa que o carro será submetido. Já os padrões estabelecidos pelas montadoras e fabricantes de motores levam em conta, além do que fora estabelecido pelas indústrias / fabricas de fluidos, o conhecimento que elas têm sobre o veículo (peças, espaços entre os componentes, arquitetura do motor, capacidade da bomba, consumo de óleo nos testes empíricos, desgaste do motor nos ensaios, capacidade de troca de calor e reação de acordo com a temperatura externa etc).

    Desta forma, podemos nos atentar para que quando a indústria apresenta seu produto, ela especifica uma margem de comportamento do fluido tão somente com relação à temperatura externa a que o veículo estará, a fim de apresentar a dinâmica do fluido para as montadoras terem à mão os que podem servir nos testes.

    O que pode ajudar os proprietários que perseguem óleos mais duráveis, melhor economia e motores mais limpos e protegidos, é pesquisar sobre as recomendações para o seu veículo no mundo. Observe que também há outras variáveis, já que uma montadora pode adotar uma bomba de óleo no Canadá e outra no Brasil. Carros importados e que são adaptados apenas em especificidade de fluido lubrificante de motor e tolerância na mistura de combustível (gasolina x álcool anidro) podem ser analisados e com o risco (claro) por conta dos próprios proprietários.

    Vale conhecer o artigo na íntegra, com exemplos e especificações: https://www.facebook.com/teste.veiculos/?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  13. Ola meu nome e Everton. Tenho uma bros 150cc 2014. Posso migrar p oleo 20w 50? Qual vc recomenda mineral, sintetico ou semi sintetico? Abc

    ResponderExcluir
  14. Motor com tucho hidráulico é bem sensível a viscosidade do óleo, tem que seguir a especificação, justamente porque não enche se for mais viscoso, ou esvazia se for menos viscoso. Os motores com tuchos hidráulicos em geral são arrefecidos a água, com válvula termoestática e portanto bem estáveis termicamente, portanto no Japão ou no Brasil, deve se usar o que está no manual. Meu pai tem uma dodge durango com desativamento de cilindro e usa um óleo exótico aqui no Brasil, 5w30, e o manual é bem enfático quanto a viscosidade, alegando que podem ocorrer problemas nesse sistema.

    ResponderExcluir
  15. boa tarde meu patrão, tenho uma boulevard m 800 que tem 44.000 kms rodados e o manual recomenda o lubrax 20-50 mineral mais por indicação do mecânico estou usando o Motul 15-30 como posso voltar pára o original ou se vc indicaria outra viscosidade já que moro no nordeste. Obg pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cesar!
      O motul também é mineral, é só fazer a troca normalmente, não há incompatibilidade na troca de óleos do mesmo tipo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  16. boa tarde meu patrão, tenho uma boulevard m 800 que tem 44.000 kms rodados e o manual recomenda o lubrax 20-50 mineral mais por indicação do mecânico estou usando o Motul 15-30 como posso voltar pára o original ou se vc indicaria outra viscosidade já que moro no nordeste. Obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. Olá jef meu nome e Andrews eu tenho uma Honda fan 160 2016 queria saber se posso usar o óleo 20w50 semisintetico normalmente no meu motor fico aguardando a resposta abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrews!
      Mecanicamente não há problema, por mais que o pessoal diga o contrário. Mas não se esqueça que você perderá a garantia da moto e se um dia sua buzina deixar de funcionar, irão dizer que foi por causa da troca do óleo...
      Experimente e depois conte sua experiência aqui para gente!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Ola meu nome é Marcos e tenho uma Falcon 2002 gostaria de saber se posso usar 20w50 mineral, pós o que está nela hoje e um semi sintético desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos
      O óleo mineral 20W-50 era o recomendado para sua moto. Esse negócio de que o semissintético é melhor somente valeria para a mesma viscosidade, não para um óleo mais fino.
      Mudando de tipo, não deixe de lavar o cárter com o óleo novo para não ter problema de incompatibilidade química.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  20. Ola jeef
    Tenho uma bros 150 mix 2011.
    Estou usando o honda 10w30, mas esta baixando o nivel, ums 200 ml a cada 1000 km,se eu mudar para o 20w40 isso nao vai mais aconteçer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dan!
      Isso vai depender muito da quilometragem do seu motor, e também do tipo/marca do óleo. Um consumo de 200 ml óleo a cada 1000 km é natural, e por isso é tão importante começar com o nível certo e repor conforme ele é consumido.
      O 20W-50, por ser mais viscoso, costuma apresentar menor consumo (passa menos pelos anéis do pistão). Na minha moto que já está com o motor um pouco cansado eu uso o 25W-60, mais viscoso ainda.
      Há marcas de 20W-50 que rendem mais do que outras.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  21. Eu uso o óleo recomendado pela honda (10w30). Posso fazer a migração"repentina" para o 20w50? Tem algum processo especifico q eu deva fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta para sua pergunta está no final da postagem.
      Jefferson

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown!
      Olha, quando você vê o óleo que sai depois de mil km, vou te dizer que não se anima a ultrapassar essa quilometragem não... quando eu usava o motul, trocava a cada 1500 km, no máximo 2 mil km porque já sentia queda de rendimento, mesmo repondo o óleo consumido.
      Trocar abaixo da quilometragem pode não ser "ecológico", mas o meu interesse maior é não tomar prejuízo por desgaste do motor, valorizo a quilometragem rodada sem fazer retífica.
      A argumentação sobre rodar 3000 km para "benefício do planeta" é falaciosa, mera propaganda. Óleo velho começa a queimar mais rápido, a moto começa a fumar e para de fumar quando você faz a troca.
      Então quem está preocupado de verdade com a ecologia e a pureza do ar que respiramos deveria se empenhar em não gerar fumaça. Coincidentemente, óleo velho não protege o motor com a mesma eficácia... dá o que pensar, né?
      O óleo trocado da minha moto será reciclado de qualquer maneira, então para eles não faz diferença se o óleo rodou menos do que poderia.
      Mas meu motor agradece. É uma questão de custo/benefício a meu favor e não em favor das montadoras.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  23. Qual marca de óleo vc recomendaria na especificação 20w50 mineral API SL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo.
      Só posso falar dos óleos que já usei... Motul, Yamalube (antigo Havoline) e Lubrax sempre foram muito satisfatórios. Os dois primeiros são muito difíceis de achar em rodovias. Já ouvi falar bem do óleo da ipiranga, acho que até cheguei a usar.
      Agora que o motor está cansado tenho usado óleos para automóveis da castrol ou da shell tipo Alta Quilometragem de viscosidade 25W-60.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  24. Eu estou usando yamalube e estou satisfeito, só uma dúvida, óleo de carro em moto? Pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente, no tempo da minha primeira moto (1979), não havia distinção. Com o tempo, supostamente os fabricantes de óleo passaram colocar mais aditivos no óleo, e daí veio essa história de óleo específico para motos, sem aditivos que pudessem fazer a embreagem patinar... engraçado é que óleo para motos é mais caro apesar de não ter aditivos... vá entender...)
      Não sei se é válido ou não, mas minha Kansas está na casa dos 95 mil km e só precisei trocar os discos de embreagem uma única vez, e só os de cortiça. E já faz muito tempo que estou usando óleo 25W-60 para carros, sem problema...
      O limite entre as características técnicas dos óleos exclusivos para motos e o puro marketing eu não tenho condição de pesquisar.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff, obrigado pela paciência, só mais uma dúvida, posso misturar óleos de marcas diferentes mesmo os 2 sendo 20w50 mineral?

      Excluir
    3. Rodrigo, os puristas não recomendam porque pode haver incompatibilidade química entre os aditivos usados por um fabricante e outro...
      No mundo real nem sempre dá para se manter fiel a uma marca, e muitas vezes fui obrigado a completar com outra marca de óleo mineral ou mudar de marca na troca, e nunca notei qualquer efeito deletério (gostei de deletério) para o motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Valew Jeff, tirei muitas dúvidas com seu blog.

      Excluir
  25. Olá Jeff, eu mais uma vez... Pensando sobre o assunto, seria ideal utilizar um óleo 10w40 no inverno e um 20w50 para o verão? Tem dias que andando num clima mais frio sinto um frio danado, penso que a moto também sentiria este "frio". O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Takashi!
      Não é necessário. Os óleos multiviscosos foram desenvolvidos justamente para nos poupar desse trabalho. Sua característica principal é justamente não aumentar de viscosidade tão intensamente quanto seria o normal para um óleo puramente SAE 50.
      Falo sobre isso na postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/12/o-que-quer-dizer-sae-10w-30-e-sae-20w-50.html
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  26. Boa Noite Jeff ! Aqui é o Brunno, então eu comprei uma Hornet 600f 2010, e vou trocar o óleo dela agora, no manual pede o mobil 20W50, e estou querendo colocar o Motul 10W30, oque você acha, Obg pela responta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!
      Pelo amor de Deus, não faça esse crime com a sua moto!!! Continue a usar óleo 20W-50 que é o óleo certo para o seu motor!
      As motos da honda só começaram a dar problema e trincar cabeçote nos últimos anos porque eles adotaram esse óleo de viscosidade inadequada para a temperatura brasileira!
      A conversa dos mecânicos e vendedores de que o novo óleo 10W-30 recomendado pela honda é superior só serve para duas coisas:
      1) abreviar a vida dos bons motores e dar trabalho para as oficinas;
      2) vender óleo mais caro.
      Caso opte por usar semissintético 20W-50, lave o cárter na primeira troca para eliminar os resíduos de óleo velho do cárter e radiador.
      Dá uma lida na postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/06/alerta-aos-proprietarios-de-honda.html
      Nessas postagens e em outros links que aparecem aqui nesta mesma página eu falo um monte sobre isso.
      Confere também a postagem de hoje, lá tem um vídeo muito interessante sobre uma honda usando óleo 10W-30. É só clicar no nome do blog no alto da página que é link para a postagem mais recente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  27. Olá, bom dia! Eu tenho uma FZ6N onde continuo usando o óleo q o manual pede, q é o 20w 50 mineral, no entanto eu troco a cada 1000km, gostaria de saber qual o melhor, mobil ou castrol? Ambos minerais.

    ResponderExcluir
  28. Outra dúvida, poderia fazer a troca do mineral 20w 50 para um semisintetico com a mesma viscosidade na FAZER 600? Minha dúvida é de alguma forma é prejudicar o motor por não tá seguindo como pede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MitchelFZ6!
      A troca de um tipo pelo outro de mesma viscosidade pode ser feita tomando o cuidado de lavar o cárter, ou seja, abastecer com o óleo novo e trocar novamente depois de rodar no máximo cem km com essa primeira carga. Para continuar a usar mineral, eu não mudaria de marca, ficaria com o yamalube que é o havoline fabricado pela chevron.
      Sobre mobil ou castrol semissintéticos, nunca usei nenhum dos dois, não posso opinar. Em relação ao mobil ou castrol minerais 20W-50 (o castrol acho que é 15W-50, o que é irrelevante no Brasil), não percebi diferença entre eles, lubrificam bem mas somem do cárter muito rápido.
      Já usei o castrol 25W-60 para motores de alta quilometragem eu cheguei a usar, não tem o mesmo comportamento mas é difícil de achar, acabei ficando com o shell 25W-60.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  29. Boa Tarde Jeff!!

    Cara preciso de ajuda, estou comprando uma xre 300 seminova, qual óleo devo usar o Mineral 20w-50 ou o sintético 20w-50 para garantir uma durabilidade do motor e uma melhor performace.???? Se poder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adarias!
      Óleos sintéticos ou semissintéticos são superiores a um óleo mineral na resistência a altas temperaturas e à oxidação. Ou seja, nas mesmas condições de uso eles tendem a perder suas qualidades em menor grau que o mineral, protegendo melhor o motor, o que supostamente permitiria uma quilometragem maior entre trocas. Por outro lado, rodar com o mesmo óleo por muito tempo mantém toda a sujeira acumulada pelo funcionamento e uso normais do motor circulando em seu interior, a parcela de partículas abrasivas miúdas não retidas pelos filtros de ar e de óleo atuando nos componentes mais sensíveis como uma lixa.
      Se for pensar em termos simplesmente de durabilidade do motor, usar óleo sintético / semissintético e fazer as trocas no mesmo intervalo que o mineral daria a melhor durabilidade, mas a um custo elevado.
      Onde está o ponto de equilíbrio ideal? Qual a quilometragem que compensa usar um tipo ou outro?
      Não tenho como responder a essa pergunta, mas certamente não é a quilometragem exagerada que o fabricante recomenda.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  30. Olá jeff parabéns pelas informações!
    (Talvez eu tenha mandado um outro comentário em outro post,se caso vc acha-lo responde ele por Favor)
    É o seguinte cara Moro no nordeste e comprei uma Fam 160 0km(hoje com 350km),infelizmente após a compra achei vários videos de pessoas reclamando da moto,Barulho,marchas duras,e óleo baixando!
    Tenho um colega que perdeu a primeira revisão da CC e por consequência a garantia,a dele ja tem 10 meses de uso(15000km) e desde a Primeira troca ate hoje sempre foi Mobil preto 20w50 e ele me falou que após a troca do 10w30 para o 20w50 ela ficou bem mais macia e menos barulhenta porém o mecânico que faz as trocas do óleo da moto dele sempre falou que esse óleo não é o indicado que é ultrapassado para as CG160 mas ele simplesmente ignora(não sei o motivo,talvez seja teimosia mesmo)e eu perguntei se a moto após esse tempo todo nunca deu problema no motor e ele diz que não!
    Minha dúvida é mesmo eu perdendo a Garantia da CC o certo a fazer é mudar do 10w30(que ja veio nela) para o Mobil 20w50 que seria o certo para a temperatura daqui como vc mesmo ja disse,ou mudo para um 10w40 ou 10w50(mobil)?
    E mesmo com pouco tempo de uso do motor com esse óleo que nele está quando eu trocar para o Mobil mineral(caso não ache o semisintetico) é preciso rodar os 100km e logo depois descarta-lo para q assim seja feita a limpeza cárter?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Allam!
      A maior parte das dúvidas eu respondi no outro tópico.
      Essa sua pergunta se vale a pena abrir mão da garantia, só você pode responder. Leia os termos da garantia em seu manual de proprietário e você verá que ela não cobre desgaste por uso normal. Os problemas que as motos enfrentam por trabalhar com o óleo recomendado por eles se enquadram nessa categoria. Então esperar a moto ter problemas e depois requerer a garantia é se decepcionar, porque eles alegarão que o problema está no uso que o usuário fez da moto e não no óleo maravilhoso que eles vendem e nunca admitirão que colocaram apenas 1 litro de óleo a cada revisão quando deveriam ter colocado 1,2 litro.
      Afinal, a responsabilidade de inspecionar o nível de óleo todos os dias é do proprietário. Se ele não fez isso, azar dele. Nunca vão admitir que falharam com a confiança do proprietário ao entregar a moto já precisando de reposição de óleo. Aí o proprietário roda tranquilo sem imaginar que já está estragando o motor desde o momento em que tirou a moto da loja. A menos que sua concessionária seja honesta e esteja fazendo o procedimento correto determinado pelo fabricante e colocando a quantidade adicional de óleo...
      Avalie você mesmo o que está disposto a fazer. Sugerir para alguém abrir mão da garantia é algo que não posso fazer, porque se amanhã houver uma pane do chicote elétrico por defeito de fabricação, algo absolutamente não relacionado com o nível do óleo, o proprietário ficará muito bravo comigo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  31. Ola Jeff,

    Me tira uma dúvida. Tenho uma Titan 160 e aqui no Rio tem feito muito calor, na ordem dos 42, 43 graus. A minha moto as vezes acaba ficando no sol e noto que fica pingando oleo por uma das mangueiras que tem embaixo dela. Isso é so quando faz muito calor. É normal?

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Boa Tarde Jeff,

    Vou postar de novo pois acho que minha pergunta acabou não indo. Tenho uma Titan 160 e aqui no Rio de Janeiro tem feito temperaturas na ordem dos 42, 43 graus. Minha moto por vezes acaba ficando no sol e noto que fica pingando óleo por uma das mangueiras (me parece respirador mas nao sei porque tem 2) que tem embaixo dela. Isso só ocorre quando está calor, quando a temperatura abaixa, cessa imediatamente.

    Isso é normal?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcus!
      Sua pergunta só chegou depois de 5 horas que foi postada... daí a demora na resposta.
      Durante o funcionamento do motor uma parte do óleo se evapora e quando o motor esfria ele se condensa novamente. Normalmente você não vê isso acontecendo porque nas motos modernas esse respiro não é aberto diretamente para a atmosfera.
      As CG antigas (anos 70/80) tinham o respiro do cárter aberto para a atmosfera, e era normal essa mangueira embaixo do motor pingar um pouco de óleo.
      As motos mais recentes têm essa mangueira ligada ao filtro de ar para minimizar as perdas e queimar o óleo evaporado, o restante se condensa e escorre de volta para o cárter quando o motor esfria.
      Durante uma época foi adotada uma solução intermediária com um copinho transparente roscado na ponta da mangueira embaixo do motor. Esse copinho servia para condensar os vapores de água e de óleo, evitando os pingos e o consumo excessivo de óleo.
      Esse copinho tinha o inconveniente de precisar ser aberto e limpo periodicamente.
      Acredito que todas as Titan 160 usaram uma dessas duas versões mais modernas, copinho ou conexão direta ao filtro de ar, então não é anormal que sua moto pingue óleo.
      Pode ser que o copinho tenha caído ou, se a moto for de segunda mão, o dono anterior tenha removido porque achou que não servia para nada ou disseram para ele que isso melhoraria o desempenho da moto.
      Eliminar esse copinho faz o óleo sumir do cárter muito mais rápido e sem dar aviso.
      É como ter um vazamento de óleo acontecendo direto, o óleo sumirá do motor sem fazer fumaça e, se o dono não fizer a verificação do nível e a reposição do óleo com boa frequência, poderá perder o motor bem rápido.
      Verifique o que aconteceu com a sua e não se descuide de repor o óleo!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Nas motos antigas existem duas mangueiras abertas embaixo do motor:
      Uma bem larga (uns 2 centímetros) que é o respiro do cárter, e outra bem fina (menos de 1 centímetro) que é o ladrão do carburador.
      Se as duas mangueiras que você está falando forem do mesmo diâmetro, verifique para onde a segunda vai. Se for para o filtro de ar, pode ser que a mangueira tenha sido cortada e esse vazamento de óleo está acontecendo por isso. Fica difícil responder sem ver a moto.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  33. Jeff,

    Muito obrigado pela sua explicação. Ainda não havia encontrado um blog tão bom assim na internet. Realmente dei uma olhada no nível de oleo essa semana e está na metade, sendo que teoricamente foi completado na revisão da moto. Sou o 1o dono da moto e como é minha primeira moto nunca tinha reparado nessas mangueiras embaixo.

    Até tenho aqui uma foto, porém não consigo postar aqui nos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcus!
      Fico feliz de saber que o blog está sendo útil!
      Você pode enviar a foto para meu email:
      jefferson.tradutor@gmail.com
      ou então
      jefferson.tradutor@hotmail.com
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  34. muito obrigado pelos esclarecimentos. Para efeito de curiosidade mandei as fotos para o seu e-mail

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de receber, e barbaridade!
      Definitivamente esse vazamento não é normal!
      No máximo deveria haver um ou dois pingos de óleo debaixo do motor, msa o que tem ali é uma poça como nunca vi igual...
      Curioso é que a mangueira não parece ter sido cortada. Vou precisar mais informações:
      Que ano é sua moto?
      Qual a quilometragem da motocicleta?
      O motor é original ou passou por alguma oficina recentemente?
      Você disse que ainda está fazendo revisões, não foi?
      Que óleo estão colocando no motor?
      Você está fazendo o amaciamento do motor ou anda exigindo o motor normalmente ou acelerando ao máximo?
      Agora fiquei curioso para descobrir o que está acontecendo com a sua moto...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Meu amigo,

      Essa moto é nova! comprei em agosto do ano passado, 0km. Ela está com 7.000 km rodados até agora, ou seja, nada. As revisões estou fazendo a programada pela Honda ainda, ou seja, a moto só passou pela mão deles até agora.

      O motor andou exigindo normalmente, uma vez ou outra uma esticada maior, mas nada demais.

      Também acho estranho pois não parece ter sido cortada. O que pode ter acontecido é alguma besteira que eles fizeram na Honda pois a moto foi para a revisão em dezembro.

      Excluir
    3. Vou tentar descobrir o que está acontecendo!
      Amanhã vou dar um pulo na concessionária para ver como eles estão entregando essas motos e tentar entender o que pode estar acontecendo com a sua moto.
      Se as outras motos da concessionária também estiverem assim, vai dar um bom pano para manga.
      ("Pano para manga" é uma expressão pré-histórica usada pelos homens das cavernas no tempo em que não existia walmart e eles faziam as próprias roupas. Significa que vai dar um ótimo assunto para uma postagem bem séria cobrando explicações da honda).
      Grande abraço,
      Jeff

      Excluir
  35. De qualquer maneira amanhã vou dar uma sondada neles para ver o que pode estar acontecendo.

    Muito obrigado pela ajuda.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, conversamos novamente amanhã ao final da tarde.
      Me mantenha informado para a gente chegar a uma conclusão!
      Até lá, e cuidado com o nível do óleo porque a perda está muito grande!
      Tem risco de molhar o pneu traseiro e causar um tombo no meio do trânsito!
      Abraço,
      Jeff

      Excluir
  36. Boa noite Jeff
    Tenho uma fan 150 esdi 2011, comprei 0km na época, mesma época que saiu o tal óleo genuíno 10w30, resolvi iguinorar a recomendação dá Honda e usar o óleo lubrax 20w50 desde a primeira troca com 2mil km,nunca fiz um revisão na loja,e o resultado que posso te falar e o seguinte.
    Hoje minha moto está com 88423 km rodados original e acredite ou não motor nunca mexido em nada!, Nem em válvulas, só troquei a embreagem com 85km. Então falo para os colegas nunca use esse óleo honda, se possível tire dá loja 0km e vá direto pra casa e troque pelo 20w50 concelho meu para todos que tem essa dúvida. Sou engenheiro mecânico, e garanto que 10w30 não é correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, leitor que não disse o nome!
      Ao tomar essa decisão, você se livrou de uma encrenca enorme!
      Muito obrigado pelo seu depoimento confirmando aquilo que sempre afirmei!
      E provando que aquela conversa de que a honda modificou o motor e o uso de um óleo 20W-50 iria danificar irremediavelmente o motor era só conversa para boi dormir. Na verdade, para manter o cliente preso aos serviços da concessionária.
      Você não fez revisão em concessionária depois da primeira, mas não se descuide da regulagem de válvulas e da limpeza do filtro de tela desse motor.
      Essa última é uma operação que só pode ser feita abrindo a tampa lateral do motor, o que obriga a trocar a junta, exige uma sequência correta para não deformar a tampa e tomar cuidado para não deixar entrar sujeira no motor, coisas que é melhor deixar na mão de alguém experiente ou um mecânico com prática do assunto. Estou preparando uma postagem sobre isso para a semana que vem.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  37. Boa noite Jeff
    Tenho uma fan 150 esdi 2011, comprei 0km na época, mesma época que saiu o tal óleo genuíno 10w30, resolvi iguinorar a recomendação dá Honda e usar o óleo lubrax 20w50 desde a primeira troca com 2mil km,nunca fiz um revisão na loja,e o resultado que posso te falar e o seguinte.
    Hoje minha moto está com 88423 km rodados original e acredite ou não motor nunca mexido em nada!, Nem em válvulas, só troquei a embreagem com 85km. Então falo para os colegas nunca use esse óleo honda, se possível tire dá loja 0km e vá direto pra casa e troque pelo 20w50 concelho meu para todos que tem essa dúvida. Sou engenheiro mecânico, e garanto que 10w30 não é correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andre Luiz!
      Respondi à primeira mensagem e somente agora vi a segunda com o seu nome. Seu comentário foi publicado lá em cima, agradeço seu depoimento!
      E obrigado pela consideração, espero continuar correspondendo às expectativas dos leitores!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Fala aí Jeff, passo hoje aqui pra informar que essa semana levei minha moto para retificar, depois de 115000 mil km rodados com óleo 20w50 lubrax, uma das melhores coisas que fiz foi deixar de usar o óleo genuíno Honda, o mecânico ao desmontar o motor ficou surpreso de como estava limpo e sem nada pra fazer na parte de baixo, apenas necessário fazer a parte de cima, ficando apenas 430$.aqui vejo motos usando óleo genuíno Honda e fundindo com menos de 20000km,apenas um depoimento para ajudar os amigos na dúvida sobre oleos

      Excluir
    3. Mais uma vez, obrigado pelo depoimento, Andre Luiz!

      Os mecânicos ficarem surpresos ao abrir o motor e não encontrar carbonização mostra bem como essa conversa de melhor óleo é relativa. Pode ser o melhor para a honda, mas não é isso que a gente constata na prática.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  38. Ola jerffersom,a minja moto de um dias pra car.comecou a fumaca,assim quer eu ligo cedo.
    Ai logo passa.e eu uso o mobil 20w50 sera o oleo.devo mudar de marca,o quer vç me sujere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hildebrando!
      Algumas marcas de óleo costumam começar a fumar quando chega perto da hora da troca. Vi isso acontecer com o mobil e o castrol no tempo da minha primeira moto, já faz quase 40 anos.
      Então essa fumaça pode ser sintoma de óleo velho ou óleo baixo. Ou então seu motor já está com alguns componentes desgastados. Fumaça apenas logo no início pela manhã pode ser desgaste dos retentores das válvulas de comando.
      Então minha primeira sugestão é trocar o óleo, e se ele foi trocado há pouco tempo e já está fumando, aproveite para mudar de marca.

      Só depois disso será o caso de pensar ou não em trocar peças desgastadas.

      Dê uma olhada na postagem:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/06/por-que-o-motor-solta-fumaca-pela-manha.html

      Lá eu explico em detalhes.
      Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
      Jeff

      Excluir
  39. A me esquecir,a minha moto é a fan 150 2012.qual marca de óleo vç me indicaria messe caso jefferson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hildbrando!
      Marca vai muito de preferência pessoal. Eu gosto do Lubrax, Shell, Motul, Havoline, que é o mesmo Yamalube... tem vários no mercado, é questão de experimentar e gostar ou não.
      Só evite misturar tipos mineral com semissintético e mudar de marcas frequentemente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Obrigado e parabéns pelo o seu blog.

      Excluir
  40. Minha moto usa sintéticos 10w30
    Posso usar o 20w50 mineral por ser mais barato?
    Ou tem q ser o 20w50 sintetico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!
      Se você migrar para o 20W-50 semi/sintético, não precisará lavar o cárter para eliminar os resíduos do óleo anterior.
      Não se esqueça que é recomendável o sintético trocar em quilometragens menores que as recomendadas pela fábrica para evitar que os contaminantes e resíduos de desgaste do motor permaneçam muito tempo lá dentro.
      Se migrar para o mineral, elimine todos os resíduos fazendo uma troca e descartando o óleo depois de rodar uns 100 km, depois passe a usar o mineral e fazer as trocas a cada mil km normalmente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  41. Muito bom seu trabalho Jeff, muito informativo.estou pensando em trocar minha atual moto em uma 160 dá Honda (cg fan160)
    Tenho uma dúvida aqui em questão de mecânica pois não conheço o motor dá 160.sera que e bom e durável? É a questão do óleo, vou passar a usar 20w50 dá lubrax, existe um risco de ser ruim o negócio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André Luiz!
      Motores honda são bons e duráveis se forem tratados devidamente. O uso de óleo 10W-30 exige cuidado redobrado quanto à manutenção do nível correto e reposição do óleo consumido, que deve ser mais frequente do que o pessoal estava acostumado com o antigo 20W-50. Além disso a manutenção é mais complexa. Filtros que nas antigas CG eram acessados externamente agora dependem de uma desmontagem parcial do motor. Estou preparando uma postagem sobre isso para depois do carnaval.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  42. Muito bom o post. Mas não entendi uma coisa, qual devo usar na minha Honda Bros 160? Semisintetico ou Mineral? 20w50 ou 10w30?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tulio!
      Na postagem existem vários links que explicam essa questão em detalhes. Eu particularmente considero a adoção do óleo 10W-30 como o maior erro da honda em termos de durabilidade dos motores. Pode ser que para eles isso não seja um problema, já que vendem as peças de reposição.
      Em minha opinião o melhor óleo para se usar seria um semi/sintético 10W-50, 15W-50 ou 20W-50, que é a viscosidade adequada para o nosso clina no Brasil.
      No entanto, as quilometragens indicadas pelos fabricantes são ridículas porque não levam em consideração a permanência de contaminantes e partículas de desgaste dentro do motor muito pequenas que não são retidas pelo filtro de óleo... o melhor óleo é aquele que é trocado antes de se degradar e de acumular sujeira em excesso.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Olá tenho Yamaha Nmax e usa óleo semi sintético Sae 10w/40 yamalube.

      Achei um óleo novo igual yamalube 10w/40 só que diz Yamaha Racing 100℅ sintético, posso usar este na próxima troca?
      Obrigado

      Excluir
    3. Óleos sintéticos são bastante aditivados, têm maior chance de apresentar incompatibilidade entre si.
      Sempre que for mudar de tipo ou marca, é recomendável lavar o cárter, ou seja, fazer uma troca, rodar por baixa quilometragem tipo cem quilômetros, descartar e passar a usar exclusivamente o óleo novo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  43. Jeff boa noite, estive lendo as perguntas e suas respostas, você está de parabéns, tenho também uma grande dúvida, tenho uma FAT BOY ano 2013, quando comprei o proprietário anterior usava o MOTUL​ 15w50, no manual dá moto pede o óleo 20w50 acima de -1°C(30°F)
    Que seria para motocicletas. Scremin Eagle SYN3.
    Também o SAE10W40, Abaixo de 4 °C(40°F)
    Para motocicletas genuine Harley Davidson.
    Jeff, eu posso usar tipo o Sae20w50 que recomenda o manual.
    Abraços
    Donizetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Donizetti!
      Se o seu manual recomenda e as temperaturas na sua região são compatíveis, sem problema.
      Na internet a gente não sabe a localização de quem está falando, de repente você está no Canadá, onde a questão da temperatura é crítica.
      Mas se o próprio manual autoriza, problema nenhum.
      O que irá acontecer é, se você mora em uma região onde neva, a partida no inverno ficará um pouco mais pesada com o óleo 20W-50 do que seria com o 15W-50.
      Na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/03/oleo-sintetico-verdades-e-propagandas.html item 11 eu comento o trecho de um vídeo da shell (também na postagem) que permite entender bem essa questão da influência da temperatura sobre o óleo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Mas fica o alerta:
      Óleos sintéticos são bastante aditivados, têm mais chance de mostrar incompatibilidade química entre uma marca e outra. É recomendável descartar a primeira carga do novo óleo muito mais cedo, tipo após aos 100 ou 200 km para fazer uma lavagem interna do cárter e depois passar a usar somente o novo tipo de óleo.
      Eu de novo,
      Eu

      Excluir
  44. Jeff, obrigado, fiquei muito satisfeito com sua resposta.
    Obrigado
    Donizetti.

    ResponderExcluir
  45. Jeff boa tarde, ontem conversamos sobre óleo e hoje fui atraz para tirar mais alguma dúvida.
    Tenho uma fat boy, uso o motul 15w50 semi sintético, fiz uma pesquisa e encontrei um óleo o Castrol 20w50 semi sintético actevo, especificações:JASO MA2 API SL, esse óleo posso substituir o dá motul 15w50.
    Abraços
    Donizetti

    ResponderExcluir
  46. Jeff, moro em são Carlos, aqui pouco frio.
    Donizetti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Donizetti!
      Respondi isso na pergunta anterior.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  47. Jeff meu caro, gostaria muito por gentileza que tecesse alguns comentários sobre o uso do óleo mineral Lubrax Top Turbo 15w40 para caminhões (diesel) que inúmeros proprietários de motos pequenas e grandes estão a usar, e gostando dos resultados. Na América para que é praticamente comum usar este tipo de óleo nas motos por lá, dizem que não dão a mínima a Jaso.
    Já li em diversos fóruns sobre este tópico turbo em motos.

    Desde já agradeço,
    Coelhovsk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Coelhovsk!

      Muita gente fala bem do uso do óleo para motor diesel nos motores de motos.

      Nunca fiz a experiência.
      Meu receio sempre foi o seguinte:

      Lubrificante para motor diesel recebe uma alta carga de aditivos.

      O óleo diesel é rico em enxofre, então os aditivos alcalinos colocados no óleo visam neutralizar a acidez que se forma no cárter (H2 + H20 + S = H2SO4 = ácido sulfúrico).

      Como os motores diesel eram todos de ferro fundido, meu medo era que esses aditivos corroessem o alumínio do motor da moto.

      Além disso, os aditivos de extrema pressão do lubrificante para diesel são ótimos para o câmbio, mas qual o comportamento dele em relação aos discos de embreagem?

      Então sempre achei uma temeridade usar esse óleo.

      No entanto, meu amigo Daniel sempre usou esse óleo, abriu o motor após 100 mil km e não havia nenhum indício de corrosão. E também não teve problemas de embreagem.

      100 mil km me parece um bom tempo para demonstrar a possibilidade de uso sem problemas, mas ele usou uma marca específica, não sei se óleos de outras marcas também se comportarão tão bem.

      Quem sabe algum dia eu faça a experiência, aí poderei postar algo com conhecimento pessoal do assunto.

      Um abraço,

      Jeff

      Excluir
  48. Olá Jeff, tudo bem? Estava olhando seu Blog e fiquei em dúvida em qual óleo usar na minha CB300 2015. Peguei ela 0km em abril 2016 na CC mesmo depois de ter saído de linha pois era um sonho ter uma moto dessa desde o lançamento em 2009. Atualmente uso o Óleo Genuíno Honda 10w30. Você poderia me dar uma opinião para fazer a troca pelo Motul 10w30 ou 20w50? Qual seria o mais viável? Fico no aguardo da resposta, pois sempre acompanho seu Blog e nunca tive a oportunidade de tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMENTÁRIO CORRIGIDO:

      Olá, Felipe!
      A CB 300 realmente é muito bonita, ecuidando bem dela você terá motor em perfeitas condições por muito tempo. Só não descuide do pastilhamento, que é o ajuste das válvulas que precisa ser feito periodicamente.

      Para saber sobre o óleo, dê uma conferida no depoimento de um proprietário que resolveu essa mesma dúvida:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/02/cb-300-e-o-famoso-oleo-postagem-de.html

      Caso opte por DEIXAR DE usar um óleo semi ou sintético E PASSAR A USAR UM MINERAL, é recomendável lavar o cárter com o óleo novo para evitar uma possível incompatibilidade química.

      Lavar o cárter nada mais é que trocar o novo óleo depois de 50 ou 100 km, e depois fazer as trocas normalmente em intervalos de quilometragem razoáveis.

      E por razoável quero dizer em menos tempo que o sugerido pelas montadoras e petroleiras.

      Motul 3000 é óleo mineral que dizem durar até 3000 km. Esse já é o limite para motores esfriados a água, nas motos e a ar e a óleo, caso da CB 300, o intervalo precisa ser menor.

      Não só por causa da resistência química do óleo, mas por conta dos contaminantes que o motor forma com o uso.

      Dê uma conferida na postagem As mentiras da troca de óleo aos 3, 5, 10 ou 12 mil km:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/11/as-mentiras-da-troca-do-oleo-somente.html

      Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
      Jeff

      Excluir
    2. Entendi Jeff, mas qual você me recomenda? minha unica dúvida é exatamente por qual trocar, pelo 10w30 ou pelo 20w50? desde já agradeço.

      Excluir
    3. Felipe,me permita sugerir o castrol semi 20w50 ou o mobil extreme semi 15w50.
      Se quiser ir de mineral,tem o Havoline premium 20w50,shell HX5 20w50,Ipiranga 20w50,Castrol 20w50 e Lubrax essential 20w50,todos sap bons.

      Excluir
  49. Tenho uma biz 98, uso oleo selenia 20w50 sl ...n tem sf...encontrei um sintetico 15w50 jaso ma2 ...diz q e bom para embreagem...posso usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário!
      Pode sim, a classificação de viscosidade W só tem relevância em temperaturas próximas de zero grau celsius.

      E SL é muito melhor do que SF.

      Melhor que SF tem SG, SH, SJ e SL.

      E o manual do proprietário não diz "use SF", ele diz "use SF ou superior".

      Mas é preciso um cuidado:

      Não misture os dois óleos.

      Lave o cárter usando o novo óleo, é só fazer uma troca e descartar o óleo contaminado pelo antigo com baixa quilometragem, máximo cem quilômetros, e depois permanecer fiel à mesma marca de sintético.

      Os óleos semissintéticos e sintéticos têm maior tendência à incompatibilidade química que os minerais.

      O especialista da mobil comentou em um vídeo sobre alguns sintéticos poderem atacar quimicamente as vedações do motor.

      Mas os manuais dos fabricantes não fazem esse alerta, e essa é uma preocupação para quem tem motores de última geração tecnológica.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Mto obrigado pelas informacoes...eu gostaria de receber dicas sobre motos e lubrificantes ...pois gosto de ler todas as perguntas e respostas,tudo sobre motos...se possivel gostaria de receber nesse email: marioluciopantoja@hotmail.com
      Bom dia ! Mário Lúcio ,parintins,amazonas,brazil

      Excluir
    3. Olá, Mário Lúcio!
      Não tenho dicas sobre marcas específicas de óleos ou lubrificantes, todo óleo faz sua função se receber a reposição correta para manter o nível e for trocado em intervalos razoáveis.

      Há dezenas de postagens onde comento várias coisas sobre o assunto nas abas Óleo, Lubrificação, e Corrente.

      Essas abas aparecem vendo o blog em tela de PC no lado direito da tela.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  50. Jeff que óleo é recomendado para biz 2012 flex????

    ResponderExcluir