sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Óleo 0W-20: Alerta aos proprietários de carros honda, toyota e todos os outros

Apesar de destinada aos donos de carros, esta postagem contém informações úteis também aos proprietários de motos.

Ao ver este filme, levei o maior susto da minha vida:


A contradição é óbvia: "Se antes não podia, por que agora pode? Né? Fica uma pergunta aí no ar, algo meio contraditório no mercado...".

A informação é que a honda, o próprio fabricante, passou a recomendar o óleo sintético 0W-20 no lugar do 10W-30 (o qual eu já considerava inadequado para uso no Brasil) para uso em seus carros.


http://cherokeecountytoyota.com/OW20-Oil.aspx
E aí eu descobri que a toyota está fazendo a mesma coisa:

ISSO ESTÁ MUITO ERRADO!!!!!

Por que isso até ontem era expressamente proibido pelos fabricantes e agora eles mudaram de opinião? 

Mecanicamente, os motores continuam os mesmos, com as mesmas folgas, os mesmos materiais....

Por que nunca antes na história deste país (epa!) se usou óleo 0W-20 no Brasil?

— Porque o óleo 0W-20 é extremamente fino e sempre se destinou ao uso apenas em países como o Canadá, ou a região da Sibéria. Na Noruega, só no auge do inverno. 

É óleo que, pelo critério da viscosidade, só serve para usar debaixo de neve pesada.


Imagem: http://www.fluidmasters.com.au/sae_viscosity.php

0W-20 É ÓLEO ÁRTICO — NUNCA FOI ÓLEO PARA USAR NO BRASIL TROPICAL!!!!

E a própria Honda dizia isso até outro dia: não recomendava o óleo 0W-20 nem nos Estados Unidos — ONDE CAI NEVE.

Imagem: http://accuratecars.com/blog/2010/01/07/cold-weather-car-care-tips-for-honda-and-acura-owners/


Olha o que a própria honda dizia no quadrado vermelho desse manual de proprietário de carros para países do hemisfério norte, onde faz bem mais frio do que aqui: 

Um óleo de viscosidade 5W-30 é preferido para maior economia de combustível e proteção ao longo de todo o ano para seu honda. Você poderá usar um óleo 10W-30 [MAIS VISCOSO] se a temperatura em sua área nunca chegar abaixo de –7°C [SETE GRAUS NEGATIVOS!].

Moral da estória: Quanto maior a temperatura ambiente, maior a viscosidade recomendada. Sempre foi assim.


Pense bem:


Óleo 0W-20 a honda não recomendava nem para situações assim:


Imagem e texto de um mecânico apontando os problemas com motores honda ocorridos por uso de óleo 10W-30 no auge do inverno anormal de 2010 nos EUA: http://accuratecars.com/blog/2010/01/07/cold-weather-car-care-tips-for-honda-and-acura-owners/

NÃO TEM ÓLEO MAIS FINO QUE O 0W-20!!! (Os óleos 0W-10 e 0W-5 são apenas para uso em competição, ou seja, motores descartáveis.)

0W-20 sempre foi bom apenas para Canadá e Sibéria!

Aí de repente as leis da Física que valiam até ontem mudaram?


Não, foi apenas o marketing que mudou. Aço continua sendo aço, e alumínio continua sendo alumínio, todos se dilatando e contraindo da mesma maneira.

As folgas internas dos motores continuam sendo as mesmas porque elas são necessárias para acomodar a dilatação das diferentes peças em função da temperatura, e isso não mudou e não mudará.

A única mágica que o óleo sintético faz é ter a viscosidade mais constante, ser mais durável e resistente a altas temperaturas. 

Mas não há nada que justifique usar um óleo mais fino do que o adequado à temperatura da região onde você mora. 

Isso a própria honda dizia no quadrado azul


Óleo Sintético

Você poderá usar óleo sintético para motores se ele atender aos mesmos requisitos dados para óleo de motor convencional: conservação de energia, classificação de serviço SJ, e peso (densidade) apropriado conforme mostrado na tabela [de viscosidade x temperatura ambiente]. Quando usar óleo sintético, você deverá seguir os mesmos intervalos de troca de óleo e filtro fornecidos na tabela de manutenção.

Era assim que era no ano 2000, data desse manual do proprietário. E agora, num passe de mágica, tudo mudou.

Sabe o porquê?

A resposta é dada naquele site da toyota:

Eles estão "mudando para o óleo para motores 0W-20 sintético para ajudar a melhorar a economia de combustível e atender às novas normas de emissões."

As leis antipoluição ficaram mais rigorosas e ficou mais difícil assegurar a conformidade com os limites estabelecidos. 

Os carros também passaram a usar airbags, com prazo de validade de poucos anos. A substituição sai caro para os fabricantes e para os clientes. 

Qual a solução?

Se a frota que envelhece não atende mais as normas de emissões e segurança, eles vão sucatear a frota rapidamente e obrigar a renovação por carros novos cada vez mais rápido.


É por isso que, misteriosamente, o que ontem não podia, agora pode... seu carro novo que você paga cada vez mais caro agora é construído programado para virar sucata em poucos anos... 

E os consumidores são obrigados a engolir isso, nem desconfiam que estão embarcando alegremente numa fria, e acabam lesados com motores em petição de miséria em pouquíssimo tempo. O povo não têm conhecimento técnico e aceita tudo na maior inocência...

Imagem: Fórum de proprietários honda

Vai nessa, camarada, e prepare os bolsos, porque vai passar muita raiva e perder muita grana...

Enganados com a promessa de troca apenas a cada 10 mil km, os motoristas pensam que o tal óleo mágico não será consumido e deixam de verificar o nível — eles não sabem que o óleo muito menos viscoso (mais fino) é consumido muito mais rápido porque passa mais fácil entre as folgas dos anéis dos pistões. 

Portanto, o óleo mais fino exige controle do nível muito mais rigoroso que o antigo óleo mineral de viscosidade mais elevada (e mais adequada às temperaturas brasileiras).

O resultado são motores ainda novos barulhentos, fumacentos, superaquecendo, formando borra e fundindo a torto e a direito.


Só não soltam mais fumaça ainda por causa do catalisador no escapamento. 


Os proprietários estão sendo levados a destruir seu próprio patrimônio. Quem ganha? Nenhum consumidor. Apenas o marketing bonitinho do planeta mais verde.

O resultado será a destruição do mercado de carros usados para que apenas carros com menos de 5 anos rodem por aí. 

E não é só a honda e a toyota, todos os fabricantes embarcaram nessa onda do óleo mágico com viscosidade inadequada e intervalo de troca a cada absurdos 10 mil km para "garantir os níveis de emissões"... 

Mas o que se vê por aí são carros novos fumando mais do que os antigos com 15 anos de uso de antigamente; se o objetivo era eliminar a poluição, o tiro saiu pela culatra. 

Pense um pouco e conclua por você mesmo quem ganha e quem perde com essa estratégia vendida caro como sendo "verde amiga da natureza".

Ou eco-friendly, como se diz em Português do Brasil.


Ah, antes que eu esqueça:

Lá fora a toyota dá garantia de 8 anos para seus motores com o novo óleo fornecido "grátis"... desde que você faça todas as trocas, revisões e manutenções na concessionária durante esse período.

Quero saber quem será capaz de passar 8 anos... não, 8 não... quem será capaz de passar anos com o mesmo carro sem chegar à conclusão que o custo das revisões não está mais valendo a pena, e não acabará comprando outro carro da mesma marca, convencido pelos argumentos de marketing e vendas da concessionária... aquela "promoção imperdível"...

Fui vendedor durante 20 anos (mas não nesse mercado), e sei como a coisa funciona.

Boa sorte com seu óleo 0W-20 (você vai precisar),

Jeff

20 comentários:

  1. Qual você recomenda numa CB 300 2013?

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    1. Motul 3000 20W50 mineral; Motul 3100 15W50 semi-sintético; Yamalube 20W50 mineral; Lubrax Essencial 4T 20W50 mineral. Todos esses tem a viscosidade ideal pra CB300 e são melhores que o Mobil e o genuíno Honda.

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    2. Rapaz, poderia me passar uma informação, tenho uma Honda bros 160cc, queria saber o melhor tipo de óleo para usar no motor dela. Obrigado!

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    3. A HONDA indica o 10W30 Semi-sintetico, geralmente uso o da Mobil, da Honda e o Ipiranga.
      porém, eu moro no nordeste e o motor passa dos 30º fácil, to pensando em trocar pelo semi sintetico 20W50.. to lendo sobre..
      Lembrando que não adianta por sintetico se você rodar pouco, pois o mesmo deverá ser trocado com 6 meses.. batendo ou não os 6 mil km " se for sintetico "

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    4. Olá, Plínio!
      Na postagem
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/02/galos-cegos-e-raposas.html
      tem um relato de um proprietário de honda morador da região norte do Brasil falando da experiência dele com o óleo 10W-30 em Belém do Pará, temperatura bem próxima daí do Nordeste!
      Um abraço,
      Jeff

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  2. + de 100.000km rodados no new fit 2009, troquei por um 10w30, aumentou meu consumo de combustivel. Despois de um ano voltei a usar o 0w20.

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    1. Isso mesmo... O 10w30 no meu City 2009 baixou o nível e estava com barulho... O 0w20 está melhor e sem ruído.

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  3. + de 100.000km rodados no new fit 2009, troquei por um 10w30, aumentou meu consumo de combustivel. Despois de um ano voltei a usar o 0w20.

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    1. Fique atento ao nível de óleo pois pode ser que ele baixe muito óleo 0W20 entre uma troca e outra. Já vi Honda baixar 1 litro de 0W20 mesmo com baixa km, esse óleo é muito fino.

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    2. Olá, Wesley!
      Obrigado pela informação!
      Aí junta o óleo fino desaparecendo rápido do cárter mais a informação vinda da concessionária que o óleo só precisa ser trocado a cada trocentos mil km, o proprietário interpreta isso como "se dura trocentos mil km, não vai abaixar" e está feito o desastre. Bom para vender peçsa novas, horrível para o dono do carro (ou moto).
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Qual o óleo que VC me recomenda tenho um NC exs2008 com 16000 km
    Eu hojt uso o 10w30 mas o meu carro frio fica fazendo um barulho no motor
    Estou querendo trocar de óleo

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  5. o cara era vendedor so isso esse oleo e o melhor que existe independente de temperatura

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  6. Sim depende do projeto do veiculo, tenho receio de usar óleo muito fino, mas essa tabela é válida para motores a ar.

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    1. A classificação SAE não faz distinção em função do tipo do motor, apenas de viscosidade e temperatura, valores universais.
      Um abraço,
      Jeff

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  7. Uso o 0w20 no meu civic 2008 EXS nunca baixou, nem ruido, rodo 10.000 para troca, rodo 110 km por dia, vou continuar com ele, meu civic esta com 120.000

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    1. Caro Junior,

      Desculpe te decepcionar, mas 120 mil km é uma quilometragem bem baixa para o motor de um carro.

      Uma alta quilometragem para um carro fica na casa de 1 milhão de quilômetros rodados. Se duvida, leia a reportagem da 4 Rodas:

      http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/dez-carros-que-acumularam-mais-de-1-milhao-de-km-no-hodometro/

      O recordista chegou a 4,8 milhões de quilômetros com 3 retíficas, que contando o motor original, dá uma média mínima de 1,2 milhão de km antes de cada retífica.

      Se o motor do seu Civic chegar aos 200 mil km, aproveite para comemorar porque não passará disso.

      Um abraço,
      Jeff

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  8. Caramba quanto falta de conhecimento.
    É desse jeito que uma má informação se dissemina no sistema.

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    1. http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/05/parte-1-o-tiro-no-pe-de-distorcer-o-que.html

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/05/parte-2-o-tiro-no-pe-de-distorcer-o-que.html

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/05/parte-3-o-tiro-no-pe-de-de-distorcer-o.html

      Bom divertimento,
      Jeff

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  9. Fui na porto seguro fazer a troca do óleo não me atentei muito colocaram o óleo 5w30 no city 2013, depois notei que o carro está gastando horrores ou seja acho que seria melhor o 0w20 confome é indicado no manual.

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    1. Olá, Aline

      Internamente, o motor do City 2013 é o mesmo do 2012. Mesmas folgas,tudo igual.

      O fator mais provável para o aumento do consumo é o combustível. Você abasteceu no mesmo posto de sempre? Experimente abastecer em um posto de supermercado, costumam ser mais confiáveis quanto a evitar a adulteração do combustível.

      Tudo de bom,
      Jefferson

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