sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Altas horas, remédios e baladas


Não exija demais de você mesmo... o cansaço sempre acaba vencendo, e basta um cochilo em cima da moto para a coisa ficar muito feia. 
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/08/dois-motociclistas-sofrem-acidentes-na-mesma-avenida-da-capital-de-ms.html  

Pilotar depois das 3 da manhã não é uma coisa natural. 


Aí junta o cansaço com o ronquinho gostoso do motor e o piloto apaga ou a garupa cai — o perigo é não acordar mais.

Imagem e reportagem: http://www.midiamax.com.br/geral/254042-motociclista-dorme-direcao-veiculo-bate-poste-fica-desacordado-inconsciente.html

Tudo acontece muito rápido, uma piscada e já era.

Veja este motociclista apagando dentro de um túnel, o vídeo do uol gravou toda a sequência:

Em poucos metros a moto se desvia para a lateral e é o fim da história... muito triste.

Outra causa para acidentes por apagar no guidão é o uso de remédios comuns e aparentemente inofensivos.

Analgésicos, anti-inflamatórios e antigripais causam sonolência.

Antes de tomar um remédio e sair pilotando, leia a bula para confirmar que ele não causa sonolência — se ele for vendido sem caixa nem bula, pesquise informações sobre esse remédio na internet
Nunca misture anti-hipertensivo ("remédio para pressão") com calmantes — o efeito é tiro e queda.

Remédios do tipo Dramin, Vertix, Lorax, Valium, Rivotril, Lexotan, Lorazepan, Diazepan e assemelhados vêm com a orientação para não dirigir veículos nem operar máquinas.

Paracetamol (Tylenol) é outro remédio insuspeito que pode dar muito sono.

Diclofenaco (Cataflam, Voltaren) também pode causar sonolência (quase morri pilotando por causa do diclofenaco).

Aviso importante do leitor Marcelo Montenegro:

Vou dar uma dica de outro remédio bem conhecido e que causa MUITA sonolência, pois eu usava com muita frequência, e depois que adquiri a moto passei a evitar durante o dia: CELESTAMINE, CELERGIN e CELERG. 

São antialérgicos e eu usava bastante quando minhas crises de espirro me atacam (hoje em dia, só tomo eles antes de dormir). 

São vários espirros consecutivos durante todo instante, até eu tomar um desses antialérgicos e dormir um pouco. Só então consigo melhorar. NÃO USEM ESSE REMÉDIO QUANDO FOREM PILOTAR OU DIRIGIR !!! CERTEZA DORMIR !!!

Também disse o leitor Kaio Alencar:

Já cheguei a tomar um remédio para dor muscular que causava sonolência, felizmente foi receitado por um profissional e não automedicado, e já me alertou que se eu sentisse dor e precisasse viajar de moto, que eu aguentasse a dor e não tomasse o remédio pois causava sonolência... Imagina se eu tomasse sem saber dos efeitos seria tipo o vídeo...

O ato de juntar remédios e madrugadas mal dormidas com motocicleta é uma receita para o desastre.

Saídas de motel são um risco enorme — depois do pernoite de duas horas em que ninguém dorme, seu corpo (e de sua garupa) imploram para descansar.

Apagão garantido.

Com álcool então... o que tem de gente que dorme e não acorda mais nas saídas de baladas...
Imagem e reportagem: http://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/fotografo-de-baladas-de-curitiba-morre-em-grave-acidente-no-centro/ Não foi o caso deste fotógrafo, que foi fechado por uma motorista fazendo conversão proibida — mas ambos circulavam de madrugada, então sono e atenção diminuída certamente contribuíram para o acidente. E álcool muito possivelmente, muita gente roda de madrugada sob efeito de álcool e outras dorgas.

Sei que já fiz este alerta aqui no Minha Primeira Moto, mas casos novos aparecem com tanta frequência que é importante lembrar de novo.

Nem todo mundo lê todas as postagens, então cada uma delas é uma garrafinha com mensagem lançada ao mar.

Tomara que esta mensagem chegue para alguém que precise recebê-la antes de embarcar em uma jornada noite adentro.

Um abraço,

Jeff

7 comentários:

  1. já aconteceu comigo, eu estava vijando com a dona patroa e na metade do caminho ela vinha bem quieta, achei normal pq estavamos bem cansados, mas daí 5 minutos depois sinto uma capacetada na minha nuca, era ela dormindo, e se encostou pra frente nas minhas costas, então tive de ir pro acostamento e dei uma beliscada na cosa dela pra acordar e a dona patroa ficou brava ainda. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que ela caiu pra frente... numa dessas, se ela vai para o lado, pode não dar tempo de corrigir e criar uma situação muito perigosa...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Jeff, não se preocupe em repetir postagem, pois sempre haverá algo novo e atual para ser apresentado.
    Continue jogando as garrafinhas.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Carlos!
      Vou usar esse argumento como desculpa para me sentir um pouco menos caduco! Hehehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Vou dar uma dica de outro remédio bem conhecido e que causa MUITA sonolência, pois eu usava com muita frequência, e depois que adquiri a moto passei a evitar durante o dia: CELESTAMINE, CELERGIN e CELERG. São antialérgicos e eu usava bastante quando minhas crises de espirro me atacam (hoje em dia, só tomo eles antes de dormir). São vários espirros consecutivos durante todo instante, até eu tomar um desses antialérgicos e dormir um pouco. Só então consigo melhorar. NÃO USEM ESSE REMÉDIO QUANDO FOREM PILOTAR OU DIRIGIR !!! CERTEZA DORMIR !!!

    ResponderExcluir
  4. Já cheguei a tomar um remedio para dor muscular que causava sonolencia, felizmente foi receitado por um profissional e não auto medicado, e já me alertou que se eu sentisse dor e precisasse viajar de moto, que eu aguentasse a dor e não tomasse o remedio pois causava sonolencia... Imagina se eu tomasse sem saber dos efeitos seria tipo o video..

    ResponderExcluir
  5. Na dúvida, consulte sempre o seu farmacêutico!

    ResponderExcluir