terça-feira, 11 de novembro de 2014

Entendeu porque capacete aberto não serve pra nada?

Olha só o que pode acontecer quando você sai de camiseta e capacete aberto para comer uma coxinha dar um rolê com os amigos:


Leva uma custom na cara para nunca esquecer a importância de usar capacete integral.

Vamos ver se vendo esse vídeo o pessoal toma consciência e acaba com essa frescura mania de que moto "custom" pede capacete "custom" — moto é moto, todas estão sujeitas a imprevistos. 

Uma moto não é menos propensa a acidentes por ser uma motoneta ou por ser "custom". 


Pelo contrário, os acidentes podem ser até mais graves devido ao maior peso das motos.

Por mais tranquilo que seja o passeio, ninguém está livre de acidentes por um pneu furado (acima) ou um animal na pista.

Portanto o capacete tem que oferecer proteção, ponto final.

As pessoas deviam se pautar pela segurança e não por modinhas tolas.


Capacete coquinho ou aberto deixa sua cara exposta para o que vier e der, e você certamente não ficará mais bonito com alguns dentes e narizes quebrados.


Você nunca sabe quando seu pneu dianteiro poderá furar — por isso que é sempre recomendável usar traje de proteção completo e capacete integral. 


Veja bem:

A opção de usar o que bem entender sempre será sua; só não diga que não foi avisado.


Outra coisa:


No acidente acima, o motociclista que vinha atrás não caiu de susto: ele perdeu o controle da moto ao frear repentinamente para não atropelar o amigo caído.

Se tivesse praticado melhor o domínio da moto em frenagens de emergência, talvez tivesse conseguido controlar a moto e ela não teria acertado a fuça do amigo...


Moto não é igual carro que você liga e sai rodando; motos precisam de prática e treinamento constantes por uma questão de sobrevivência.


Basicamente, a sua sobrevivência.


E também a sobrevivência dos amigos que caírem na sua frente.


Como diz o Daniel:

Treinamento é fundamental. Treinar constantemente frenagens, slalom
[zigue-zague] e frenagens em curvas/slalom. 

– Frenagem, para saber quanto espaço você precisa para parar sua moto; 


– Slalom, para conseguir desviar no susto; e 


– Frear em curvas, para conhecer o comportamento da moto nessa situação para, em uma emergência, ter o reflexo condicionado (devido ao treinamento), e fazer tudo no automático. 


Frear em curvas, com treino, pode ajudar a corrigir a trajetória da moto em uma curva — frear a traseira (levemente) traz a dianteira para dentro da curva, e frear a dianteira levemente ajuda a levantar a moto.

São técnicas que envolvem um certo risco para serem praticadas, mas em uma emergência esse conhecimento pode significar a diferença entre a vida e a... ahn... ausência de vida. 

Um abraço,

Jeff

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