terça-feira, 16 de setembro de 2014

Modinhas tolas

Modinhas tolas, e não estou me referindo ao instagram — essa foto ficou assim porque dei um printscreen no exato momento da transição de uma cena para outra; mantive porque é uma má ideia que tem tudo a ver com o tema da postagem.


Reportagem em vídeo: http://g1.globo.com/carros/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/acessorios-que-transformam-motos-novas-em-retro/3629094/

O assunto é moto, então a mesma crítica que faço ao instagram faço também a essa reportagem sobre a triumph com cheiro de matéria paga publicada no autoesporte.


Descarta-se a qualidade em prol da modinha tola passageira
(sempre visando lucro imediato), com um agravante — capacete aberto, sem viseira, associado a motos de alto desempenho e colocando vidas em risco.


A fabricante pode dizer que o filme não é propriamente da triumph, mas de proprietários, então ela não teria nada a ver com isso. 

E o material promocional com caras posudos de capacetão aberto sem viseira nem óculos de segurança? E pilotando displicentemente?



http://www.moto.com.br/testes/conteudo/triumph_bonneville_
t100_uma_lenda_sobre_duas_rodas-57117.html
A triumph vai pela mesma estratégia de marketing de harley e indian, vender motos apelando à imagem saudosista dos anos dourados de 50 e 60.


Imagem: Propaganda Indian nos EUA http://www.rushlane.com/latest/bikes-news/harley-davidson-bikes/page/9

E nesse marketing, cometem um pecado que para mim é imperdoável: 
Relâmpago Steve McQueen

Associam essa imagem ao uso de capacetes inseguros (como eram os capacetes dos anos 50 e 60).

O filme acima é sobre as Bonnevile, motos que chegam a 190 km/h. Velocidade de esportiva, e capacete inadequado para essa velocidade. Coisa dos anos 60.


Esse é o Steve McQueen com sua própria triumph no começo dos anos 70. Um ator 
que também competia e dispensava dublês nas cenas de ação. E que só usava capacete aberto por falta de opção.



Imagem: http://publicidadeecerveja.com/2013/04/03/harley-davidson-brasil-apresenta-novas-motos-em-anuncios/dj-2/


Propaganda da yamaha Bolt (EUA)
Sobra pra quase todo mundo, até a yamaha embarcou nessa: 
Propaganda da honda na veja — que capacete é esse???

Só a honda se preocupa em não associar capacete aberto com motos custom (e estão muito certos), nem que a agência publicitária embarque na modinha e eles tenham que reverter apelando para o photoshop:

Afinal, no que essas motos diferem das esportivas na hora em que o piloto rala a cara no asfalto? 

Ora, a tecnologia dos capacetes evoluiu. 

Os capacetes integrais são muito mais seguros que os capacetes abertos dos tempos pós-segunda guerra mundial. Foram desenvolvidos exatamente para melhorar a segurança dos pilotos, aumentando a proteção contra impactos na área do rosto, a mais atingida em caso de queda.



http://www.cdc.gov/motorvehiclesafety/mc/guide/index.html
Fala sério... é essa a imagem
que eles querem passar?
Vender a imagem de motociclistas usando a modinha dos capacetes abertos ou tipo coquinho é a mesma coisa que vender automóveis sem cintos de segurança e se orgulhar disso.

Capacetes abertos permitem que o vento e os insetos cheguem aos olhos do piloto, são totalmente inadequados para altas velocidades. São perigosos até para tombos bestas em baixa velocidade.

E a própria harley, em propaganda oficial, ainda comete o descuido de mostrar como NÃO SE USA um capacete aberto: 


A viseira precisa estar sempre abaixada porque óculos escuros se estilhaçam com impactos, a menos que sejam óculos de segurança (não me parecem)


É proibido andar de viseira levantada, dá multa e pode resultar em cegueira irreversível ou morte se o piloto perder o controle porque um marimbondo estilhaçou seu óculos e cravou o ferrão no seu globo ocular. Huh, isso deve doer...

O material promocional da triumph faz o mesmo, promove o uso do capacete sem viseira e com óculos estilhaçável (até onde consigo ver) — o que é proibido e perigoso.


E tem mais:

Olha só que lindo se fosse um capacete aberto: 
http://www.reddit.com/r/motorcycles/comments/1dbb0q/i_hit_a_few_bugs_on_todays_ride/
É, são insetos mortos. Uma revoada de formigas aladas saindo do formigueiro para acasalar. 

Mas podiam ser mosquitos, libélulas, mariposas, cupins, cigarras... as baratas costumam voar sozinhas, mas compensam no tamanho — tem umas que batem na viseira e você pensa que é um pardal.


Cada um compra e bota na cabeça o que quiser, não tenho nada a ver com isso, a cabeça não é minha mesmo.


Mas os fabricantes teriam a obrigação e a responsabilidade de não induzir e estimular seus clientes a escolher a opção menos segura à venda no mercado, teriam a obrigação de não incentivar modinhas tolas pensando apenas nas vendas.


Estão brincando com vidas humanas.


Será que vão ter de tomar processos milionários daqueles que certamente irão quebrar a cara (literalmente) com esse capacete inseguro?


Será merecido.


Um abraço,


Jeff

PS: Para saber mais sobre os capacetes abertos e seus riscos — sim há mais riscos do que eu falei, detalhes que eu desconhecia — visite esta postagem do Bayer.

PS2: Tem um vídeo muito instrutivo na postagem Entendeu porque capacete aberto não serve para nada?

3 comentários:

  1. Jeff, eu não entendo porque as pessoas andam sem viseira abaixada, eu não consigo de jeito nenhum, em primeiro lugar a 20 km por hora aquele vento no rosto já encomoda e eh forte nos olhos, e segundo que o vento q entra pelo pescoço eh o suficiente. faz até frio.. sinceramente não entendo porque não abaixam a viseira..

    ResponderExcluir
  2. Nem eu. Viseiras sujas e riscadas atrapalham a visão, mas capacetes novos usados nas propagandas não têm justificativa. Ou a visão de quem fez a propaganda é limitada a um estereótipo, ou a visão que eles fazem dos clientes é que é. Triste é o pessoal embarcar na modinha sem pensar e comprar o capacete no estilo da moto somente porque aberto ou coquinho é "mais custom".
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  3. Ops...Também não há justificativa para rodar com viseiras sujas e riscadas...

    ResponderExcluir