quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ler o manual do proprietário é fundamental

Ele contém informações importantíssimas que, despercebidas, te causarão enormes prejuízos e poderão colocar sua vida e a de sua garupa em grave risco.

Um bom exemplo disso é o caso das motocicletas Dafra Speed, Dafra Kansas 150, Kasinski Flash e Kasinski Mirage 150.

Todas elas usam motores parecidos com este:



O que diferencia este motor é o balanceiro localizado bem à frente, o que o torna maior do que os de outras motos de mesma cilindrada.

O manual do proprietário dessas motos recomenda o uso de 0,9, 1,0 ou 1,1 litro de óleo a cada troca.

No entanto, se você fizer a medição do nível de óleo pela vareta medidora exatamente como está descrito no manual do proprietário, você constatará que essa quantidade fica abaixo do nível mínimo recomendado.

Ora, manter o nível de óleo correto é fundamental para a vida de seu motor.

Se a quantidade não corresponde ao nível recomendado, obviamente a informação relativa à quantidade está errada.

No caso dessas motos, é necessário 1,4 litro de óleo para chegar até o nível máximo da vareta, uma diferença e tanto.

Parece muito, parece exagero, mas essa é exatamente a quantidade de óleo recomendada para a Green 150, que usa o mesmo tipo de motor:



Portanto, se você não se ligar em ler com atenção o seu manual do proprietário, e conferir detalhes como o procedimento correto de medição do nível de óleo, seu motor irá fundir ou seu câmbio se desgastará irremediavelmente em menos de 20 mil km.

O prejuízo será todo seu e você poderá ficar parado na estrada no meio do nada, tendo que providenciar o resgate de sua moto.




Ou, na pior das hipóteses, o motor de sua moto se travará no meio da rodovia e um caminhão passará por cima de você.

Se bem que, nesse último caso, você não precisará se preocupar em fazer nada, nunca mais.

Percebeu como é importante ler o manual do proprietário?

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

5 comentários:

  1. Obrigado, Samio! Tomara que muita gente leia!

    Um abraço,

    Jeff

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  2. uufffff! E eu com uma kansas. Morrendo quando esquenta o motor. tenhol que parar, esperar um pouco e continuar mais um trecho. e começa tudo de novo.....NUNCA MAIS DAFRA.....

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  3. É complicado, tá certo, devemos ler o manual, e no manual da Dafra (pelo menos referente a Kansas 150 2011/2012) a quantidade de óleo recomendada é de 1 litro na drenagem e 1,2 litros quando for o caso de trocar alguma peça do motor, então de nada adianta ler um manual que supostamente esteja ERRADO, já que o post fala que devemos colocar 1,4 litros. Tudo muito confuso, aliás há maneiras diferentes de trocar o óleo, alguns drenam até a última gota, mas nas oficinas não, nesse último caso valem os 1,4 litros? Ou vai ficar excesso de óleo? Eu quero cuidar da minha moto mas há muitas opiniões a respeito da quantidade de óleo, e a Dafra não se pronuncia, ela deveria ser a maior interessada, já que a moto é boa na minha opinião.

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  4. É complicado, tá certo, devemos ler o manual, e no manual da Dafra (pelo menos referente a Kansas 150 2011/2012) a quantidade de óleo recomendada é de 1 litro na drenagem e 1,2 litros quando for o caso de trocar alguma peça do motor, então de nada adianta ler um manual que supostamente esteja ERRADO, já que o post fala que devemos colocar 1,4 litros. Tudo muito confuso, aliás há maneiras diferentes de trocar o óleo, alguns drenam até a última gota, mas nas oficinas não, nesse último caso valem os 1,4 litros? Ou vai ficar excesso de óleo? Eu quero cuidar da minha moto mas há muitas opiniões a respeito da quantidade de óleo, e a Dafra não se pronuncia, ela deveria ser a maior interessada, já que a moto é boa na minha opinião.

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