sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como não ir para o SUS sem cair da moto

Como contei outro dia, fiquei internado 30 dias com um ataque de nefrite, pressão alta, artrite e diabetes.

Olha só que coisa mais feia:

Mas afinal, por que eu fiquei doente?

E o mais importante, como não passar pelo que eu passei?

Agora que estou bem recuperado, posso fazer uma avaliação e passar a informação para que você, amigo leitor, possa se prevenir, evitar tudo isso e passar adiante essas dicas.


Chove muito em Santa Catarina — já falei isso por aqui?


E porque chovia quase todo santo dia, passei os últimos três anos bastante enfurnado em casa, digitando o trabalho ou o blog. 


Com a crise e pouco trabalho, nas vezes em que o sol saía, faltava gasolina no tanque e dindin no bolso. E mesmo assim, como todo motociclista, eu saía coberto dos pés à cabeça. 

Resumindo, tive oportunidade de pegar muito pouca praia por lá.
 

E esse foi o primeiro fator para me deixar doente, a falta de sol.
 

Depois de sair do hospital eu pesquisei e descobri (na verdade, lembrei, porque já tinha lido isso nos tempos de escola) que falta de sol causa falta de vitamina D.
 

Vitamina D é aquela que é produzida pela pele exposta aos raios solares e que você também encontra em peixes e no óleo de fígado de bacalhau, coisas fora da minha dieta.
 

Falta de vitamina D causa raquitismo, uma deformação dos ossos. E consequentemente artrose e artrite, segundo alguns médicos — e eu tenho todos os motivos para acreditar neles.
 

Falta de sol é uma coisa a que estamos expostos — talvez o certo seja dizer que ao sol nós não estamos expostos.
 

E nós motociclistas não tomamos sol nem na careca porque o capacete não deixa.
Mmmm mmm mmmmm mmm!

O ritmo da vida de casa para o trabalho, do trabalho para a escola, e aí já é noite, impede que a gente tome o mínimo diário de sol necessário em braços, pernas, peito e costas para produzir vitamina D.

A dose diária é coisa pouca, cerca de 20 minutos nas horas de menor intensidade, longe do meio dia, e pode ser tomada em duas etapas de 10 minutos.
 

O segundo fator que me deixou doente foi uma dieta com excesso de pão. Nos meses sem grana a dieta foi só na base de sanduíche, pão e biscoito. Resultado, excesso de glúten.
Excesso de glúten causa prisão de ventre e irritação dos intestinos, levando ao enfraquecimento, emagrecimento, dermatites aparentemente sem motivo, rabugice irritabilidade, perda de cálcio dos ossos e diabetes. Além de aumentar a pressão e reduzir a imunidade.

E falando em pressão, sabe o que causa aumento da pressão arterial? Sedentarismo, ficar digitando e rodando de moto em vez de caminhar até a padoca...
 

Ou seja, tudo que eu fiz e tudo que eu não fiz contribuiu para me levar para o hospital com um ataque de nefrite, artrite, pressão alta e diabetes. Quando vou para o hospital, vou com estilo. 

Falo isso aqui no blog como um alerta porque esses fatores são muito comuns e afetam a todos nós motociclistas, principalmente a falta de oportunidade para tomar sol. E peixe (fonte de vitamina D) é coisa cada vez mais rara nos PF de todo dia.
 

Tudo isso foi diagnosticado pelos médicos lá no hospital?
 

Não, eles se limitaram a me desenganar e atochar remédio por tudo que foi lado, menos aquele que você pensou (ufa!).
 

Eu descobri o que eu tinha realmente lendo as edições de julho de 2014 e abril de 2015 da revista Superinteressante que meu irmão tinha em casa, respectivamente as matérias O perigo do glúten e Falta de sol e a polêmica da vitamina D.
http://super.abril.com.br/superarquivo/345

http://super.abril.com.br/ciencia/a-polemica-do-gluten
 

Foi só ligar os pontos — os sintomas batiam 100% com tudo que eu estava passando e comecei a tomar por conta própria um suplemento de vitamina D e banhos de sol, além de reduzir o consumo de glúten — e foi só depois disso que recuperei a capacidade de andar normalmente, sem mancar nem sentir dor.


A humanidade evoluiu por milhões de anos adaptada a uma dieta que não incluía excesso de glúten (não praticávamos a agricultura e não sabíamos fazer farinha e açúcar), e tomávamos sol todos os dias... sem roupas.

Faz todo o sentido do mundo que muitas doenças modernas sejam causadas pela fuga da Natureza.

Pesquise por dieta paleolítica, mas não caia no exagero de abrir mão de tudo que é moderno, basta não exagerar nas coisas — hoje como menos da metade do que eu comia antes de ir para o hospital, e não sinto fome.


Se eu fosse confiar apenas no diagnóstico dos médicos que me trataram lá no SUS, eu teria de aprender a conviver com os sintomas de uma doença incurável pelo resto da vida — sério, o médico que falou comigo usou o mesmo discurso que ele faz para quem tem câncer.


Ele chegou a dizer que uma cura era altamente improvável, mas ele já tinha visto pacientes se recuperarem de doenças incuráveis. Eu teria de me conformar em conviver com a dor e a degeneração progressiva das articulações e dos ossos sem nenhuma perspectiva de cura.

Faltou um bom professor lá na faculdade dele para ensinar coisas que deveriam ser básicas para um médico — falta de vitamina D, falta de oportunidade de tomar sol, falta de exercício e excesso de glúten causam baixa imunidade, artrite, diabetes e pressão alta.
 

Mas você, leitor do blog, tem o meu depoimento:
 

Saí do hospital sem conseguir andar e sem perspectiva de cura por parte dos médicos, e dois meses após voltar para casa, e um mês depois de começar a me tratar por conta própria, estou aqui de volta tão lépido e fagueiro como há muito tempo não me sentia, pronto para ir buscar Jezebel — com um tratamento muito barato, praticamente gratuito.
 

Fazer pequenas caminhadas, tomar um pouco de sol pela manhã ou ao final da tarde, beber muita água, cortar o excesso de pão e massas, aumentar o consumo de cálcio, peixe e frutas praticamente não tem custo algum e poderiam ter evitado uma temporada dolorida no hospital.
 

Não vejo a hora de encontrar aqueles médicos novamente, olhar bem na cara deles e dizer umas boas.
 

Boas novas, claro ;)
 

Um abraço,
 

Jeff

16 comentários:

  1. O blog voltou com tudo hein Jeff kkkk Dicas pra saúde da moto e do piloto. Daqui a pouco arremata com dicas para a saúde emocional e vira um guia definitivo kkkkkk

    Fico feliz em saber que vc está de volta lépido e fagueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Robson!
      Um dia ainda viro guru...
      E aproveito para contar que não sou só eu que ando lépido e fagueiro, Jezebel já voltou de Santa Catarina!
      A epopeia eu vou contar na semana que vem, só não posso publicar logo porque não quero que o blog vire apenas o relato das minhas aventuras e desventuras... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Bacana (alguém ainda fala ou escreve isso?) ler este texto com grandes dicas de saúde. Coisas simples, acessíveis que melhoram a qualidade de vida. Confirmo estas dicas como importante. Não sabia que o glúten produzia prisão de ventre e olha que gosto muito de pão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não... achava que tinha a ver com outros alimentos ou com o fato de ter ido morar no litoral, mas o fato é que eu estava comendo mais pão do que o habitual. Padoca com pingado expresso mais pão com manteiga, tudo por 3 reais, quem ia resistir?
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Você conseguiu se recuperar da Nefrite? É perigoso, depois que danifica os Rins,só na base da hemodiálise. Sofrimento ficar naquela máquina várias horas e algumas vezes na semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente não precisei dessa máquina, e rezo para nunca precisar... Perguntei aos médicos se os meus rins tinham sido afetados, disseram que não o suficiente para precisar de hemodiálise... ainda. Parece que foi uma forma mais branda de nefrite, se não me engano falaram em glomerulonefrite.
      Mas se eu continuar com a pressão alta sem tratamento, e fizer uso constante de diclofenaco, poderei ter uma falência renal. Cortar refrigerantes também é essencial.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Excelente post Jeff . Fico feliz que você encontrou a maneira de saúde.
    Os médicos estudam na Honda haha.
    (Graças Google tradutor) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ric!
      Descobriste o segredo dos meus palavrões em russo! Hahahaha...
      Aproveito para fazer uma pergunta: Eu disponibilizei no site uma ferramenta de tradução do google que supostamente deveria permitir a leitura do blog no idioma de cada país onde é acessado. Eu não vejo esse recurso, mas talvez porque não seja mostrado no idioma original...
      Como o blog chega para você em seu país? Já traduzido? Ou aparece um botão que permita a tradução?
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff, su blog se lee en portugues. Yo utilizo un complemento de Firefox que traduce automáticamente ( Google translator ).
      La traduccion no es perfecta, pero tanto en inglés como en portugués se entiende perfectamente el sentido de la frase.
      Abrazo.

      Excluir
    3. Obrigado pelo retorno da informação, Ric. Vou tentar descobrir o motivo de o blog não ser visualizado diretamente em seu idioma.
      Gracias, y un fuerte abrazo!
      Jeff

      Excluir
  5. Muito bem vindo amigo, tudo de excelente, saúde paz e felicidade nessa caminhada.

    Forte abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Eduardo!
      Desejo o mesmo para você e todos os leitores do blog!
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Saúde, Jeff! Fique com Deus.
    Queria sugerir uma postagem sobre a substituição da Kansas 150 pela Horizon 150. Parece que a Dafra acertou.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos!
      Estou trabalhando nessa postagem,só estou com dificuldade de acessar o site da fabricante... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. ainda não tinha visto essa postagem, eu meio que resolvi meu sedentarismo adquirindo um cachorro ele meio que me obriga a andar mais rs. Uma dica: insonia ou não dormir adequadamente causa falta de produção do hormônio da saciedade ou seja, quando você não dorme bem voce come mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, eu estava fazendo um lanchinho... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir