terça-feira, 13 de setembro de 2016

Trens, bondes, trilhos e tombos

Esta é outra postagem que estava engavetada e esquecida, até ver os acidentes que aconteceram no dia 9 de setembro:
Reportagem: http://cidadeverde.com/noticias/229282/jovem-perde-controle-da-moto-e-morre-na-ponte-metalica




Quem vê a primeira foto pode até pensar que o motoqueiro invadiu uma ponte exclusiva para trens, mas isso não é verdade.

Há muitos anos que o trem não passa mais por essa ferrovia defunta...
Imagem: google view, continuação da avenida Francisco Carlos Jansen, Timon, Maranhão — ponte sobre o rio Parnaíba na divisa com Teresina, a capital do Piauí.

E em todo esse tempo nenhum governante teve a capacidade de eliminar esses trilhos assassinos.

Quando a moto se encaixa em um trilho de trem ou bonde — ainda mais uma obra criminosa como aquela lá de cima — você vira passageiro da moto e pode ser arremessado à distância.



Cruzamentos de ferrovias e linhas de trens e bondes são perigosos por conta dos trilhos atravessados na pista, que tendem a desequilibrar a moto e guiar as rodas.

Imagem: http://www.thestar.com/yourtoronto/the_fixer/2014/06/05/nashdene_rd_level_rail_crossing_is_hell_on_wheels_fixer.html

Essa aí da foto é a melhor condição para atravessar uma linha férrea. Por maior que seja o tranco, ele não te desequilibrará para os lados.


Mas geralmente as linhas de trem são mais elevadas, o que pode criar uma "rampa de salto" inesperada no meio do caminho.

Esses trilhos conseguem dificultar as coisas até para um ônibus, imagina o que podem fazer com uma moto...
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/goias/transito/noticia/2016/08/onibus-fica-com-rodas-suspensas-ao-tentar-passar-por-linha-ferrea-veja.html

Trilhos de bonde aparecem em ruas de cidades que já abandonaram esse modal há décadas... como não atrapalham os carros, e ninguém está nem aí mesmo com a vida dos motociclistas...
Imagem e artigo: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/2013/07/viena-reutilizou-trilhos-de-bondes-e-o-recife/

Essa memória é doída quando a gente cai por causa dessas tranqueiras inúteis. As pessoas se preocupam mais com a saudade dos bondes do que com vidas humanas... onde estão os artigos reclamando dos acidentes de moto causados por essas relíquias? Pequenas fraturas e grandes prejuízos para os donos de motos não atraem a imprensa.


O maior problema aparece quando os trilhos estão em ângulo ou no mesmo sentido do seu deslocamento.

Se precisar passar de um lado para outro, o ideal é cruzar sempre na perpendicular aos trilhos para que as rodas não se encaixem.

Se os trilhos estiverem na diagonal, manobre a moto para cruzá-los da maneira mais perpendicular possível.

Dicas de pilotagem de bicicletas úteis para motociclistas (em inglês, use o tradutor do google)

Atravessar linhas de trem não é perigoso apenas por causa dos trilhos, mas também por causa dos trens...


Como são raros, o pessoal se descuida — e eles nem precisam ser rápidos, basta você não esperar que um zumbi desses esteja a caminho...


Normalmente em um cruzamento de carros, você espera ver os veículos a uma certa distância e velocidade.

Mas trens não reduzem a velocidade nas proximidades de cruzamentos, a preferência total é deles porque simplesmente não conseguem parar tamanho peso em curta distância.


Como os motoristas e motociclistas não veem o trem nas proximidades, e não estão considerando que ele pode estar se aproximando em alta velocidade, muita gente acaba sendo pega de surpresa.



Só se arrisca a atravessar na frente de um trem em movimento quem se esquece de que a moto pode engasgar ou a roda da moto pode ficar presa entre os trilhos.



Ou acha que isso nunca vai acontecer com ele, como o garoto de 16 anos que morreu no vídeo.

Não há impacto mais violento do que o de um trem.
Imagem e reportagem: http://www.thehindu.com/news/cities/Coimbatore/train-hits-motorcycle-at-level-crossing/article3290203.ece

A mesma precaução vale para canaletas e faixas exclusivas de troleibus, VLT, BRT e similares.


Não se descuide nas proximidades dessas pistas exclusivas para veículos grandes, eles são muito menos manobráveis e são muito mais difíceis de parar do que uma moto... adivinha quem dança?


Então fique atento à presença de trilhos de bondes em cidades desconhecidas, e principalmente com travessias de ferrovias em estradas secundárias por todo o país.


Nem todo trem é azul


Caminho de ferro, mandaram arrancar.

Um abraço,


Jeff

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