quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Aniversário de 5 anos da viagem a Foz do Iguaçu...

Há exatos cinco anos, em 15 de setembro de 2011, os amigos WD±40 Betho, Edifrans, Igor e eu saíamos com nossas Kansas 150 para nossa grande jornada Easy Rider...

Edi e eu saímos na véspera de Santo André e fomos até Campinas onde encontramos o Betho e o Igor.

De lá cortamos o sudoeste de São Paulo e o noroeste do Paraná até chegarmos a Foz do Iguaçu, de onde esticamos até as vizinhas Puerto Iguazu na Argentina e Ciudad del Este no Paraguai...

Mais de 2.300 km de uma aventura inesquecível de quatro amigos que se conheceram graças a nossas queridas Kansas companheiras de estrada. 

E só fomos e voltamos porque não caímos no conto do vigário de colocar só um litro de óleo no motor.



Impossível esquecer a pancada do vento deslocado pelos caminhões em sentido contrário, a ventania nos desertos de soja que nos obrigava a pilotar inclinados para manter a linha reta, os pedágios abusivos no Paraná não, isso eu prefiro esquecer, as paradas nos raros postos na beira da estrada, os perrengues resolvidos com improviso no caminho, a cara de "não acredito que vocês vieram de São Paulo de Kansas" do pessoal da concessionária dafra de Foz do Iguaçu onde passamos para repor a mola do pedal do freio da Jezebel que caiu antes de chegarmos em Itaí...não, não tinha.

E a emoção de chegar a um destino que só atingimos quando nos livramos daquelas amarras que são jogadas sobre nós pelas burocracias da vida.


Como esquecer a beleza das cataratas, a austeridade opressora de Itaipu, a enorme Aripuca, destino não programado cuja dica foi dada pelo pessoal simpático lá do restaurante em Puerto Iguazu?

E a volta com nevoeiro e chuva, os erros no caminho — sagrada tradição WD±40 —, os desencontros e o incrível reencontro ao acaso no meio da estrada?

Como esquecer a amizade que proporcionou essa jornada da minha vida — e acredito que a jornada da vida de cada um de nós?

Como esquecer os relatos dos amigos WD±40 que não puderam ir e ficaram torcendo pela gente o tempo todo?

Passados esses cinco anos, só posso agradecer a Deus por ter colocado tanta gente boa em meu caminho.

Obrigado, galera, por todos esses anos de bons momentos inesquecíveis vividos nessas estradas pelo Brasil!

Não fosse por vocês, Jezebel e eu teríamos uma vida muito sem graça...

Forte abraço, e espero repetir uma aventura dessas qualquer dia destes!

Jeff

15 comentários:

  1. Parabéns por esta viagem.
    Uma dúvida me surgiu... E as nádegas? Não dóem?
    Quando fico sentado direto em estrada, tenho que parar e caminhar um pouco pois a dor incomoda... Será que é só comigo?
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Carlos!
      Dóem, viu? Dóem muito. E não é só contigo não. A cada 150 km a gente parava para esticar as pernas, e reabastecia mais ou menos a cada 300 km.
      A primeira perna da viagem de Campinas a Maringá foi de 640 km, depois disso nunca mais fiz pernas tão longas, exceto no dia que estirei a coxa, mas aí eu estava anestesiado...
      Dos quatro eu cheguei menos quebrado que todos por conta da mochila presa no encosto da garupa, é possível ver na foto em que estou sentado de capacete na moto. Viajar com as costas apoiadas dá um conforto enorme.
      Minha moto tem comando avançado, viajar com as pernas esticadas ajuda muito. O banco da Jezebel já é espumado, e mesmo assim depois de ir para SC eu mandei fazer uma almofada pneumática que uso até hoje em viagens e para trabalhar no computador.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. A coluna é a segunda coisa que incomoda, pois os músculos sofrem. Neste caso tenho usado um protetor de coluna que ajuda bem, mas a idéia da mochila para apoio é ótima, já até tenho uma mochila para isso mas não tive oportunidade de uso.
    A minha também tem comando avançado, com plataformas, também com mata-cachorro estilo Wind onde é possível apoiar os pés (nunca fiz isso mas é possível). O fato é que sou um pouco alto (1,92m) e fico com as pernas um pouco encolhidas, mas muito melhor que as motos convencionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre senti falta de um mata=cachorro desses em viagens. Infelizmente, precisaria ser adaptado para uso com comando avançado, porque a fixação normal dele praticamente coincide com os pedais lá na frente... e entre o mata-cachorro e o comando avançado, fico com este — sim, estou abrindo mão da segurança para uma eventualidade em troca do conforto para viagens.
      Jezebel não está totalmente livre de um protetor, na mesma foto dá para ver que ela usa pedais de câmbio fixados no chassi que "cumprem" essa função.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Nossa que gostoso! Quem sabe algum dia eu poderei fazer uma viagem assim, mas infelizmente desde o meu começo com moto nunca tive parceiros é só eu e minha esposa e pra convence-la a realizar as viagens pequenas sempre foi um obstaculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois dessa viagem eu fui sozinho para Santa Catarina... eu adoraria ter podido viajar com a pessoa que eu amava, mas isso não foi possível.
      De qualquer forma, viajar sozinho pode ser uma experiência quase mística. Não precisar se preocupar com a segurança da garupa conta muitos pontos.
      Mas fique tranquilo que um dia essa oportunidade de juntar uma galera e fazer uma viagem acontecerá.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. eu não tenho essa coragem de ir sozinho sou muito família, sempre quero ter companhia. Que pena, sempre falo a minha esposa que tivemos sorte de encontrarmos a felicidade tao cedo, a vida é muito longa quando não tem alguém ou algo para compartilha-la, o legal é que o amor é algo sem fronteira, sem chão ou definição, o que importa é ser feliz não importa como, com quem ou com o que. O que eu realmente gostaria é entrar para algum grupo legal dentro das minhas expectativas de normalidade e loucura, mas nunca fui realmente atras acho que por ter vergonha ou medo de ser jovem ou por ter uma 150 rs. Algum dia quem sabe acabo conhecendo alguém que conhece alguém e acabo me sentindo a vontade e tudo acabe fluindo naturalmente, sei que isso um dia vai chegar porque ando porque gosto e tudo que é bom atrai coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia que rolar algum novo passeio dos WD±40 eu te aviso... estou tentando agitar a galera.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Demorou! só não me mata do coração kkkk vou ate me preparar psicologicamente rs.

      Excluir
    3. Hahahaha...
      Só não sei quanto tempo vai demorar, quando mudei para SC o pessoal perdeu um pouco o embalo, e desde que voltei para SP estou tentando, mas a agenda do pessoal anda meio lotada (ou então tava todo mundo com frio...)
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Bom que ai eu pego mais experiencia, sou de sp também zona oeste

      Excluir
    5. Bacana, fica fácil de participar!
      E por coincidência, a postagem programada para amanhã se chama "Como não cair no primeiro passeio em grupo"... hahahaha
      Juro que foi coincidência!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    6. Retificando a informação, é a postagem da sexta, dia 16.
      Sempre me confundo com as datas quando escrevo de madrugada.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    7. kkkk o universo já esta conspirando! fico no aguardo

      Excluir
    8. Essa é uma frase que costumo usar com frequência...
      Boa noite,
      Jeff

      Excluir