segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O vídeo definitivo sobre o óleo do motor da sua moto

O ÓLEO EM SEU MOTOR é um vídeo fantástico enviado pelo leitor Leno, a quem agradeço imensamente!

Ele mostra a importância do óleo para garantir a vida útil do motor ao mesmo tempo em que explica o funcionamento do coração de nossos carros e motos.

É longo, mas assista inteiro porque vale MUITO a pena!

E entenda com belos exemplos visuais tudo aquilo que eu tento explicar a respeito do óleo do motor — e da sacanagem que é fazer nossos motores rodarem com nível de óleo abaixo do ideal... e com viscosidade inadequada ao clima de nosso país.

Eu terei prazer em explicar nos comentários qualquer dúvida surgida depois que você assistir esse vídeo.

Você entenderá porque eu sou tão insistente com esse assunto e poderá descartar de uma vez por todas o mar de besteiras que o pessoal fala por aí na internet.

E perceberá como a adoção de óleo de baixa viscosidade pelos fabricantes, indo contra tudo que se sabe há décadas e décadas sobre o assunto, é motivado apenas por interesses comerciais inconfessáveis. 

O uso de óleo de viscosidade inadequada para motores resfriados a ar só tem duas explicações possíveis:

Ou os novos engenheiros não assistem mais esses vídeos antigos porque não valorizam o conhecimento dos mais experientes, ou valorizam mais o próprio salário do que a ética profissional.

Porque quem conhece os fundamentos da lubrificação e tem respeito pela própria profissão não autorizaria o cometimento desses verdadeiros atentados contra a vida do motor de nossas motocicletas.

Um abraço,

Jeff 

49 comentários:

  1. Parabéns pelo vídeo, é um antigo totalmente atual.
    Vou aproveitar o momento e tentar tirar uma dúvida.
    Tenho um Corsa Sedan onde usei óleo 5W30 desde 2008 (zero km). Os mecânicos costumavam dizer que este é o óleo mais adequado para evitar problemas no cabeçote do motor, pois este óleo mais fino chega rápido ao cabeçote.
    Sempre observei também que devido ao excesso de calor aqui no Rio de Janeiro (cidade) o veículo iniciava processo de aquecimento do motor nos engarrafamentos, desligando o ar condicionado, mesmo com o sistema de arrefecimento em dia.
    Então tomei a inciativa de olhar o manual, encontrando lá diversas opções de viscosidades aceitas para este motor. Alterei para uma viscosidade maior 10W40, notando uma pequena melhora na temperatura do motor.
    Penso em utilizar óleo com viscosidade ainda maior, 20W50 (mineral), mas me preocupo com a possibilidade de danos no cabeçote.
    Gostaria de uma opinião sua.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos!
      O óleo 20W-50 está entre as viscosidades aceitas pelo fabricante? Se estiver, não terá problema, ainda mais no Rio, alta temperatura.
      Há relatos de problemas em carros usando óleo de viscosidade maior que a recomendada em motores que usam tuchos hidráulicos.
      O tucho hidráulico é um pistãozinho que fica entre o comando e a válvula, que se expande quando alimentado pela pressão do óleo lubrificante do motor. Ele elimina a necessidade de regulagem de válvulas, e a alegação de que não se deve usar óleo muito viscoso é a de que dificultaria o preenchimento de óleo durante a partida porque o óleo demoraria mais para preenchê-lo. Foi o que os fabricantes alegaram para justificar não conceder garantia para os donos de alguns automóveis se não me engano coreanos.
      Tenho sérias dúvidas quanto a essa alegação, porque o óleo é um fluido não compressível. Se você pressuriza um sistema, não há esse retardo do tempo necessário para preenchimento. O funcionamento ruidoso dos tuchos hidráulicos é uma condição atrelada ao projeto e não ao tipo de óleo.
      Uma dificuldade de bombeamento do óleo depende muito mais da capacidade da bomba do que qualquer outro fator, então a preocupação em diminuir o tamanho (e o custo) me parece o principal motivo para um motor ter dificuldade com óleo mais viscoso.
      Motores de motos de alto desempenho da honda e bmw (superesportivas) são os únicos a usar tuchos hidráulicos porque as condições são muito extremas.
      No seu lugar, experimentaria o 20W-50 no verão e voltaria para o 10W-40 no inverno, sempre atento ao ruído de funcionamento do cabeçote — válvulas batendo seriam indício de funcionamento inadequado, e essa não é uma condição crítica tipo estourar o limite de giros do motor, em que poucos minutos são suficientes para destruir o motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff, a questão dos tuchos hidraulicos eu pude observar numa viatura em que eu era motorista, um VW Gol 2008, em algumas vezes foi utilizado óleo 20w50 em que era perceptível a demora nos tuchos carregarem e o ruído incomodo que fazia, enquanto quando foi utilizado o óleo adequado que era o 10w40 o ruído durava menos tempo. Então creio que realmente influencie.

      Excluir
    3. Olá, Deivisson, obrigado pela informação.
      OK, José Carlos, agora você tem essa experiência em que se basear.
      Se isso ocorreu na sua região, e o modelo de carro for o mesmo, então o óleo 10W-40 dará melhor resultado. Mas em motores de motos resfriados a ar ou ar/óleo, ou fuscas a ar, o 20W-50 continuará sendo o preferível.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Encontrei também este gráfico indicativo de temperaturas ambientes com índice SAE adequados para cada temperatura ambiente e suas variações.
    http://oleoparacarros.com.br/grafico/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranhei esse gráfico porque omite totalmente os óleos 20W-50. Já postei esse gráfico em algum lugar falando sobre óleo ártico, mas agora não localizo.
      Complementando a pergunta anterior, existem óleos 20W-50 e até 25W-60 para automóveis. Este último é recomendado para motores de alta quilometragem e é o que eu utilizo na Jezebel.
      Óleos 20W-50 deixaram de ser usados para motores de carros porque os novos motores trabalham com rotações mais elevadas.
      No enanto, nenhum motor de carro trabalha com rotações tão elevadas quanto um motor de motocicleta...
      Então essa história de não poder usar óleo 20W-50 em motor de carro me parece a versão "somente pode usar 10W-30" das motos honda... mera desculpa para o motor atender as metas de consumo estabelecidas pelo governo e o motor acabar mais cedo, aumentando a rotatividade da frota e o giro de capital.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. O manual indica a possibilidade de uso do 5W30 até o 20W50.
      Também notei a ausência neste gráfico dos óleos 20W50 e 25W60, gostaria de saber as temperaturas ambiente de atuação.
      Agradeço a sua explicação e espero que seja útil para outros leitores.
      O vídeo é muito bacana, mostrando de forma direta o funcionamento do motor e a importância da lubrificação.
      Abração.

      Excluir
    3. Olá, José!
      A temperatura do gráfico é a temperatura ambiente, e não a do motor, então ele define faixas de utilização em função do local onde você usa o motor. Para efeitos práticos, a faixa de utilização do 20W-50 se sobrepõe à do 10W-40, apenas é mais viscoso.
      O óleo 25W-60 é vendido por aqui como óleo para motores cansados, com alta quilometragem. Seria um bom óleo para rodar em países de clima desértico durante o dia — não há temperaturas maiores do que 50°C no planeta. Mas há o inconveniente de a temperatura cair muito durante a noite nessas regiões.
      Considero o 20W-50 o óleo ideal para rodar com motos resfriadas a ar ou a ar/óleo no Brasil todo. Já para automóveis e motocicletas resfriadas a água, cujos motores estabilizam a temperatura em valores mais baixos graças à melhor eficiência do radiador de água/ar, o uso de óleos 10W-40 não chega a ser tão crítico. Na minha região atual, ABC paulista, é uma viscosidade boa para carros. Rodava muito como vendedor, sempre usei texaco Havoline 20W-50 nos carros que tive, nunca fui fã de trocar de carro com pouco tempo de uso por questão de custo/benefício, e os motores sempre duraram muito.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado, o mérito é todo do Leno!
      Vídeos como esse eram exibidos no curso técnico que eu frequentei.
      Pelo visto, as escolas de engenharia atuais não perdem tempo com isso.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. mestre, sensacional o vídeo.
    tem como me mandar o link do post no qual você fala sobre malas laterais onde um conhecido/vizinho deixou uma no portão quando passou fora do local certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrick!
      O link é este aqui:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/06/alforjes-e-bom-senso.html
      Mas alerto que os advogados do meu amigo/conhecido/vizinho já entraram com um habeas corpus preventivo no STF negando veementemente minha participação no caso. Não sei de nada, e ninguém pode provar. Não que eu tenha com que me preocupar, porque ninguém filmou.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Amigo Jeff, na verdade o mérito é do blog e claro, seu!! Pois graças a ele e vc, aprendi muita coisa em poucas semanas. Agradeço pois me fizeste pesquisar um pouco mais sobre o assunto e com isso, adquirir conhecimento. Fique certo q sou grato a isso!! esse video foi apenas um sentimento em que este blog tem de sobra: compartilhar com os amigos as informações. Forte abraço. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Leno!
      Muito obrigado mesmo!!!
      Espero que o blog continue a corresponder às expectativas e à confiança dos leitores!
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Jeff o uso de óleos cada vez menos viscosos é atribuído também às cada vez mais severas normas de emissão de poluentes e consumo, pois gasta-se menos energia pra bombear um óleo menos viscoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Deivisson!
      É fato, é o motivo de honda (motos e carros), yamaha e outras marcas estarem usando óleo menos viscoso.
      Só que em prol do cumprimento das normas de emissões de poluentes e consumo, a vida útil dos motores está indo ralo abaixo, e somos nós que estamos pagando essa conta.
      No caso das motos, nossas vidas são colocados em risco porque uma pane de travamento do motor pode derrubar piloto e garupa na frente de um caminhão na rodovia.
      Até que ponto é sábio expor o motor a limites de resistência mecânica colocando em risco seus usuários?
      Fator de segurança é fundamental para evitar falhas catastróficas, e os usuários precisam ter consciência disso. Mas somente um conhecimento técnico permite conhecer as variáveis, os consumidores confiam nos fabricantes, e o resultado são as dafras, hondas, suzukis e etc. que vemos por aí.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. ei Jeff ja pensou em enviar toda essa questão para o sbt naquele troço que ganha 10mil?

      Excluir
  7. Jeff se eu quizer voltar para o óleo mineral na minha moto eu preciso limpar o motor? Ou só trocar o óleo msm ? Minha moto é uma fan 150

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roni!
      Exato, não é bom misturar tipos diferentes. A limpeza do motor é simples, basta trocar o óleo pelo novo tipo e rodar no máximo uns 100 km com ele. Faça uma nova troca e a partir daí passe a usar somente o novo tipo de óleo adotado. Essa precaução só é necessária para não misturar óleo mineral com semissintético, e vice-versa. Caso você esteja usando um u10W-30 semissintético e escolha mudar apenas de viscosidade, passando a usar óleo semissintético 20W-50, não há necessidade de lavar internamente o cárter porque não há incompatibilidade química.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. E no caso eu uso o Mobil semi sintético 10w30 mas acho ele mt fino e queria saber tmb se tem Mobil semi sintético 20w50?

      Excluir
    3. E no caso eu uso o Mobil semi sintético 10w30 mas acho ele mt fino e queria saber tmb se tem Mobil semi sintético 20w50?

      Excluir
    4. Aí já não sei, não uso óleo semissintético.
      Sei que já existem óleos desse tipo 20W-50, mas não atentei para a marca.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    5. Obrigado pelas dicas Jeff obraço

      Excluir
    6. Obrigado pelas dicas Jeff obraço

      Excluir
    7. É sempre um prazer ajudar naquilo que eu posso.
      Felicidades com sua moto!
      Jeff

      Excluir
    8. mobil preto tem versao 4t 20w50 ta na faixa de 11 reais,castrol tem um semissintetico 20w50 4t custa em media 25 reais

      Excluir
    9. Jeff olha eu dnv aqui kk queria tirar uma duvida... Minha moto em subidas com o motor quente quando forço ela tá tipo batendo pino (grilando) é um barulho mt chato tem alguma dica pra resolver isso ?pesquisei sobre isso aqui e falaram q é pré ignição.

      Excluir
    10. Olá, Roni!
      O problema não é só o barulho, batida de pino danifica severamente o motor em curto espaço de tempo, é a pior condição de trabalho, depois da falta de óleo.
      Pré-ignição é causada por pontos quentes e/ou excesso de carvão na cabeça do pistão. Qual a quilometragem de sua moto?
      Motores muito rodados também podem se carbonizar por causa da maior queima de óleo infiltrado na câmara de combustão pelo desgaste dos anéis de pistão e retentores de óleo das válvulas.
      O sintoma da pré-ignição é a batida de pino, a explosão acontece antes da faísca da vela, portanto, antes que o pistão tenha chegado ao ponto morto superior.
      O excesso de esforço necessário para vencer a força da explosão antes de chegar ao topo e começar a descer é que causa o ruído.
      Fora excesso de carbonização, e eventual desregulagem do ponto de ignição (que hoje é raro, mas nas motos antigas com platinado era muito comum), há outras duas causas possíveis:
      Gasolina de má qualidade e regulagem muito pobre da carburação/injeção.
      Se passar a usar combustível de outro posto não resolver o problema, verifique a regulagem da proporção da mistura ar/combustível.
      Se a sua moto estiver extremamente econômica, significa que está trabalhando com mistura pobre. Isso faz o motor trabalhar mais quente do que o ideal, facilitando a pré-ignição.
      Já o excesso de combustível em relação ao ar causa carbonização, facilitando criar pontos quentes... o que também vai gerar pré-ignição.
      É paradoxal, mas o motor depende da quantidade certa de gasolina para ajudar a resfriar o motor. Ela rouba calor da câmara de combustão antes de explodir.
      A mistura pobre não faz isso, e o calor se acumula no motor. Aproveite para trocar a(s) vela(s) e inspecionar o(s) cabo(s), faísca deficiente também gera carbonização.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
    11. Jeff minha moto é de injeção e dps q fiz o motor rodei 3 mil quilômetros e antes d fazer o motor não fazia esse barulho

      Excluir
    12. Então acho q carbonização no pistão não é não

      Excluir
    13. Olá, Roni!
      Motos com motor novo esquentam bem mais e isso facilita a pré-ignição mesmo sem carbonização.
      Ao perceber batida de pino, reduza a velocidade para deixar o motor esfriar. Lembre que ele usa o vento nas aletas para o resfriamento, então não adianta parar a moto, é preferível rodar em uma velocidade mais baixa (mas compatível com a segurança da via — rodar a 60 km/h em uma rodovia é pedir para ser atropelado).
      Essa batida de pino começou na primeira utilização após fazer o motor? Ou foi depois de um abastecimento?
      Quanto óleo foi colocado, apenas 1 litro ou 1,2 litro? Mais importante, você tem verificado o nível no intervalo até a próxima troca? Está amaciando o motor ou rodando no ritmo em que estava acostumado? Que tipo de óleo, 20W-50 ou 10W-30?
      Logo após retificar o motor, as peças precisam se desgastar entre si, elas têm folgas mais justas, o motor trabalha mais quente e assim consome mais óleo do que o normal.
      Se o pessoal que fez o motor colocou apenas 1 litro de óleo, como é praxe, sua moto já começou com pouco óleo e, rodando sem preocupação com amaciamento, o consumo reduziu a quantidade de óleo existente muito mais rápido. É fundamental começar com o nível correto e verificar novamente o nível no minimo a cada 300 km, repondo o óleo conforme necessário.
      Além disso, quando o motor é desmontado, você altera as características de funcionamento e a injeção eletrônica precisa se readaptar às novas condições, isso leva algum tempo (quilometragem). Nesse meio tempo não é conveniente ficar alterando o tipo de combustível para não dificultar a aprendizagem da ECU.
      Um abraço, e boa sorte,
      Jeff

      Excluir
    14. Uns mil quilômetros dps q começou, aí des de que fiz o motor do usando 10w30. Fui numa oficina agr eo mecânico me recomendou usar o 20w50 por ser mais grosso

      Excluir
    15. Uns mil quilômetros dps q começou, aí des de que fiz o motor do usando 10w30. Fui numa oficina agr eo mecânico me recomendou usar o 20w50 por ser mais grosso

      Excluir
    16. Esse mecânico sabe das coisas... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    17. Obg Jeff muito boas suas dicas valew

      Excluir
    18. Obg Jeff muito boas suas dicas valew

      Excluir
  8. Olá Jeff o q vc acha do uso das velas de iridium nas motos? Pois como no vídeo diz q uma boa parte de combustível dessi para o cárter, será q o uso da tau vela melhoraria a queima ou isso é ilusão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David!
      Hummm.... a propaganda dizer que "boa parte" do combustível vai para o cárter é forçar um pouco a barra... O que vai para o cárter é uma fração mínima do combustível não queimado, é muito pouca coisa, mas isso se repete milhares de vezes por minuto, acaba acumulando no óleo junto com a fuligem e outros subprodutos da combustão e é por isso que o óleo precisa ser trocado — e é por isso que não confio nas quilometragens super altas recomendadas pelos fabricantes. Em motos com injeção essa parcela de combustível não queimado é menor.
      Sobre a vela de irídio, que os fabricante insistem em chamar de iridium como se a palavra em Português não existisse, o que ela faz é proporcionar uma faísca melhor distribuída. Melhora a combustão? É coisa bem pouca. Nunca usei, mas quem usou recomendou, e não tenho como saber até onde é melhora real e sensível e o que é efeito psicológico. Se não me engano o Vinícius colocou na moto dele, vou trocar uma ideia com ele e volto aqui.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  9. adoro deixar pra me avisar sobre comentários novos, sempre aprendo muita coisa com a treta dos outros rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É até engraçado você fazer esse comentário aqui em uma postagem falando sobre o óleo do motor...
      Estou finalizando uma postagem chamada Comprando uma treta sobre essa questão do óleo...
      Será postada no domingo à tarde.
      Duas coincidências em dois dias, é o Universo conspirando...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Eita... Jeff não sei porque mas ultimamente quando estou navegando pelo blog fico imaginando você desenvolvendo suas teorias filosoficamente complexas vestido e interagindo como o "Questão" da Dc comics manja? Parou universo já esta me assustando.

      Excluir
    3. Hahahaha.... depois da postagem de domingo então...
      Acho que nunca escrevi uma tão longa, mas não vou repartir em 5 partes.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  10. Tenho moto fan 125 2011 ,uso o óleo mobill ,sera que ele e o melhor para ele já que e uma moto já muito usada??me ajude por favor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual tipo de mobil? Nos anos 80 usei o tipo SG recomendado na época e hoje existem óleos mas avançados.
      Qualquer óleo lubrifica, único inconveniente é que alguns precisam ser verificados e repostos com mais frequência. Aliás, esse é um critério para todos os óleos. Se você não ficar atento ao nível correto já desde a troca, e não se preocupar em manter o nível correto, você poderá usar o melhor óleo do mundo que ele não será capaz de proteger o motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  11. Jeff, tenho uma XRE 300 2011 com Km 43000, uso o óleo recomendado pelo fabricante o Mobil semi sintético da Mobil 10/30W. Compro sempre da Honda, mas depois de rodar acima dos Km1500 depois da troca ele baixa aproximadamente 150 a 200 ml. Oque você me diz a respeito? Acompanhei o mecânico abrir o cabeçote e não está carbonizado e não está fumando... Troquei de mecânico ele me recomendou trocar do Mobil para o Castrol da mesma viscosidade e semi sintético também, oque você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cabeludo!
      Esse consumo de óleo é totalmente normal, por coincidência falo isso na postagem de hoje. Um óleo 10W-30 exige reposição do nível de óleo mais frequente porque é consumido mais rapidamente. E o consumo é ainda mais rápido se você já começa colocando apenas a quantidade recomendada sem se preocupar em completar até o nível superior da vareta medidora. Você sabe que seu motor consome na troca aproximadamente 1,8 litro de óleo e não somente 1,5 litro, né?
      As mesmas pegadinhas que eu explico na postagem de hoje sobre a dafra Horizon 150 se aplicam também às honda e a todas as outras motos, exceto as grandalhonas americanas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Sobre castrol e mobil, nunca usei óleos semissintéticos. Minhas motos sempre usaram óleo mineral 20W-50 especificado para elas. E no caso dos óleos minerais, o consumo com mobil e castrol sempre foi mais elevado do que com lubrax, havoline / yamalube e shell.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  12. Boa noite,tenho uma titan 150 com injeção 2014 com 65.000 kms,e estou usando o Ipiranga 10w30,será que existe algum problema eu passar a usar um óleo tbm semi sintético 10w40 yamalube ou lubrax?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitor!
      Acredito que será melhor para seu motor.
      Somente tome cuidado, óleos semissintéticos têm alta carga de aditivos, evite mudar de marcas sem lavar o cárter com o óleo novo.

      Lavar o cárter é fazer a primeira troca com o novo óleo bem mais cedo do que o previsto para o caso de ele estar reagindo negativamente com os restos do óleo antigo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir