sábado, 5 de dezembro de 2015

Mais um golpe "inocente" contra sua motocicleta

Já reparou que tudo que é rosqueado na sua motocicleta é um parafuso ou porca com cabeça sextavada externa, ou parafuso com sextavado interno, ou então com fenda em forma de cruz, exceto a vareta medidora do nível de óleo? 
Imagem: http://blogdebrinquedo.com.br/2009/03/24/xadrez-feito-com-porcas-e-parafusos/

Por que a cabeça da tampa de abastecimento / vareta medidora de nível do óleo não é igual à de um parafuso?

O motivo é simples:

Se a cabeça da vareta fosse uma cabeça de parafuso, você precisaria de uma ferramenta para fazer a medição do nível do óleo e a reposição do óleo consumido.

E como essa medição e reposição são super importantes e não têm hora para precisar que sejam feitas, o fabricante faz a vareta medidora com um formato que permite você abrir e fechar a tampa de abastecimento / vareta medidora com os dedos, sem precisar de mais nada.

A tampa de abastecimento e/ou vareta medidora do óleo possui uma aba bem larga para você soltar e atarraxar a tampa com os dedos.


Nos carros a coisa é até mais fácil, em muitos casos é só uma argola para você puxar.

E por que essa facilidade toda?

Se fosse um parafuso de cabeça comum e você precisasse de uma ferramenta, você acabaria adiando a verificação e a reposição do óleo consumido, o que acabaria estragando seu motor.

Mas curiosamente, tem concessionária e oficina por aí que mete tamanho aperto para fechar essa tampa de abastecimento / vareta medidora que você não consegue abrir sem usar um alicate.

Vi isso acontecer em várias motos, inclusive uma moto Apache, fabricada adivinha por quem?
dafra.

Toda a funcionalidade de abrir a tampa com a mão para facilitar a inspeção do nível de óleo foi jogada fora pela concessionária da dafra...

E ainda disseram para o proprietário que ele não precisava verificar o nível do óleo porque ele não abaixava... Ô, mentira deslavada...

Mas também encontrei uma Twister das antigas e uma Intruder na mesma situação, impossível abrir a tampa. No caso da Intruder, pelo menos ela tem visor de nível de óleo. Mas se estivesse precisando de óleo, o dono iria precisar de um alicate para abrir a tampa e completar o óleo, o que é absurdo.

Todas receberam manutenção em oficinas daqui da região com boa fama de confiáveis.

Hummm... concessionárias e oficinas fechando a tampa / vareta do óleo com ferramenta e obrigando o dono a usar um alicate ou coisa parecida em uma peça que foi projetada para se abrir e fechar com os dedos...

E ainda por cima dizendo que não precisa fazer uma coisa essencial como conferir o nível do óleo — qual o interesse de concessionárias e oficinas em dizer uma coisa dessas?

Logo uma concessionária da dafra, empresa séria que sempre primou pelos cuidados com o abastecimento correto de óleo de suas motos? Não acredite nisso, estou sendo muito irônico.

Será que isso é apenas iniciativa de apenas alguns Hulks descerebrados, alguns trabalhando na oficina e que apertam a tampa, outros no balcão de atendimento e que dão essa informação absurda?

Ou será que tem caroço nesse angu?

Será que é só essa concessionária e as oficinas daqui da região que estão fazendo esse tipo de coisa?

Ou tem muitas outras por aí, de todas as marcas e regiões?

Não tenho como conferir, você é quem precisa fazer isso.

O fato é que o óleo é consumido normalmente com o uso e precisa ser reposto, porque se ficar excessivamente baixo seu motor pedirá retífica e retífica custa caro e o conserto demora vários dias.

Dificultar a medição pelo dono da moto é mais uma das práticas "misteriosas" que o pessoal apronta e que acabam tornando você um cliente preferencial da oficina.


Ainda mais que já começam entregando a moto somente com o mínimo do mínimo de óleo...

Fique esperto e não seja induzido a protelar um procedimento que é vital para sua moto e deve ser realizado com frequência e facilidade.

A tampa de abastecimento de óleo/vareta medidora deve ser instalada com firmeza, mas nunca com o uso de ferramentas.

Acrescento comentário feito pelo leitor José Aires e o diálogo travado nos comentários:

Quanto a vareta (no meu caso é uma tampa rosqueada sem vareta), entendo que o maior problema da moto é a sua exposição de partes íntimas, o que não ocorre em automóveis, pois já soube de casos em que esta tampa foi furtada e também casos de vingança onde foi inserido areia no buraco do óleo devido à facilidade de acesso e de abertura da mesma.

Minha resposta:

Também já vi casos como esse, José. Mas para fazer isso, alguém maldoso o suficiente precisa ter acesso à moto. 

Quem estiver a fim de fazer uma maldade dessas [jogando areia], não vai se deter pela falta de um alicate, ele volta no dia seguinte com a ferramenta.

Em compensação, a quantidade de pessoas que não consegue medir o nível de óleo da própria moto e acaba vítima da sacanagem da falta de óleo se conta aos milhões.

Um abraço, (...)


Não seja vítima de atitudes incorretas praticadas por quem deveria zelar pela qualidade dos serviços prestados.

O pessoal comete muitos "enganos inocentes" por aí, e o prejuízo sempre sobra para o dono da moto. 

Curioso, isso.

Um abraço,

Jeff

30 comentários:

  1. Olá Jeff. Hoje fiz a troca do óleo e do filtro em minha AME250 (aquela com motor Intruder), sendo este procedimento feito por mim mesmo (é fácil e recomendo que todos façam sem necessidade de mecânico), no manual (na carcaça diz 1300ml) diz que é 1600ml, coloquei 1500ml, fiz o procedimento de ligar por 3 minutos, verifiquei que abaixou e coloquei mais 100ml, ficando então com 1600ml, certinho no nível superior. Liguei por mais 2 minutos, desliguei aguardando 3 minutos e continua no nível máximo do visor. Concluo que 1600ml é o ideal, conforme o manual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza disso, José!
      E com essa quantidade de óleo o motor da sua moto trabalha muito mais feliz!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Quanto a vareta (no meu caso é uma tampa rosqueada sem vareta), entendo que o maior problema da moto é a sua exposição de partes íntimas, o que não ocorre em automóveis, pois já soube de casos em que está tampa foi furtada e também casos de vingança onde foi inserido areia no buraco do óleo devido à facilidade de acesso e de abertura da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já vi casos como esse, José. Mas para fazer isso, alguém maldoso o suficiente precisa ter acesso à moto. Quem estiver a fim de fazer uma maldade dessas, não vai se deter pela falta de um alicate, ele volta no dia seguinte com a ferramenta.
      Em compensação, a quantidade de pessoas que não consegue medir o nível de óleo da própria moto e acaba vítima da sacanagem da falta de óleo se conta aos milhões.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Eu confiro o nível do óleo semanalmente em casa mesmo e sempre dou uma apertadinha de leve com o alicate justamente por esse receio de algum mal intencionado ou leigo curioso possa retirar a vareta com facilidade. :/

      Excluir
    3. Olá, Robson!
      Quando é você mesmo que faz isso consciente da importância da medição e reabastecimento do óleo, não há problema.
      A coisa fica séria no momento em que concessionárias e oficinas fazem isso sem o conhecimento do proprietário, que quase certamente foi iludido de que não precisa conferir o óleo com a promessa do óleo para 3 mil km ou agora com essa nova tapeação de trocar o óleo semissintético a cada 1000 km. Com a dificuldade de abrir a tampa, ele irá adiar a conferência e na hora em que for conferir, será porque o motor está barulhento, aí já será tarde demais.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Boa tarde Jeff!
      Gostei muito de ler suas matérias, sobre óleo foi contra de tudo oq eu aprendi, vou começar a fazer como ensinastes, e li também sobre o problema da terceira marcha da titan 150, me diz uma coisa os pedaços que soltam das engrenagens podem riscar o cilindro?
      Pois tive que retificar o cilindro da minha com 83 mil e estava bem riscado.
      Achei que poderia aguentar mais, e me deparei com seus ensinamentos sobre óleo, pode ser isso também!
      Mas nunca é tarde para se aprender.
      Obrigado.

      Excluir
    5. Boa tarde Jeff!
      Gostei muito de ler suas matérias, sobre óleo foi contra de tudo oq eu aprendi, vou começar a fazer como ensinastes, e li também sobre o problema da terceira marcha da titan 150, me diz uma coisa os pedaços que soltam das engrenagens podem riscar o cilindro?
      Pois tive que retificar o cilindro da minha com 83 mil e estava bem riscado.
      Achei que poderia aguentar mais, e me deparei com seus ensinamentos sobre óleo, pode ser isso também!
      Mas nunca é tarde para se aprender.
      Obrigado.

      Excluir
  3. Olá Jeff, venho acompanhando o blog faz algum tempo. Adquiri uma fazer 250 há uma semana e lembrei que vi um post aqui dizendo que ela estava vindo com óleo muito perto do mínimo. Conversei com o vendedor e disse para ele verificar o óleo antes de me entregar a moto(dúvido que ele fez isso). Pois bem, peguei a moto e no outro dia fiz o procedimento de medição do óleo e ele está no máximo! Ufa! Veja se fiz da maneira correta: Ligar a moto 5min, depois desligar e logo deixar ela o mais reta possível e colocar a vareta sem rosquear e verificar o óleo. Isso mesmo ? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!
      Considero 5 minutos um tempo excessivo para dias com temperatura amena. No inverno é razoável, mas no verão com calor é excessivo. Digo verão com calor porque ontem registraram apenas 5 graus na serra catarinense...
      2 a 3 minutos é suficiente na maioria dos casos. Bom que sua concessionária esteja sendo honesta, confira sempre para ver se eles continuam assim!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Sério, vai se tratar cara.. Você cria uma teoria da conspiração pra tudo que é envolvimento com óleo. Já encheu o saco esse assunto, muda o disco, seu blog é ótimo, aproveita seu potencial e vamos escrever coisa para somar. Já deu isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Matheus: conhece o ditado "Água mole em pedra dura..." Prefiro ler trocentas vezes o mesmo tema do que ter meu lazer/trabalho e também dos meus colegas arruinado pela política desonesta das pseudo-concessionárias.

      Excluir
    2. Obrigado pela preocupação com a minha saúde, Matheus, ma eu já me trato. Eu abordei esse assunto a semana inteira porque tive motivo para isso.
      A postagem denunciando a quantidade de óleo da CB Twister bateu todos os recordes de visitação ao blog, entrou para as 10 mais de todos os tempos em menos de uma semana.
      Se você tivesse lido os comentários, veria que as demais postagens abordaram denúncias que foram trazidas pelos leitores em relação a esse assunto.
      Você acha que eu vejo conspiração em tudo, enquanto eu sei muito bem das coisas que falo, já vivi muito e conheço o meio ambiente das montadoras e concessionárias.
      Mesmo denunciando fatos graves como esses, essas coisas continuam a ser praticadas e continuam lesando milhões de brasileiros.
      A partir de hoje eu retomo as postagens que estavam pré-programadas e que foram adiadas por conta dos eventos da semana passada.
      Você diz que está de saco cheio e que eu preciso me tratar, mas você já pensou em tratar essa sua intolerância?
      Abraço,
      Jeff

      Excluir
    3. Agradeço ao Paulo Basseti pelo apoio!
      A falta de paciência é típica da mocidade, que passa por cima de coisas que não consideram importantes até a hora em que as coisas acontecem com eles. Somente o tempo traz o amadurecimento para compreender o motivo da revolta dos mais velhos que viram tanta safadeza acabar com este país nas últimas 5 décadas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Uma pergunta ao Matheus Luiz:
      Eu denunciar continuamente essas mutretas do óleo que colocam nosso patrimônio e nossas vidas em risco te incomoda.
      E quanto aos fabricantes e concessionárias te sacaneando continuamente? Você já enviou uma mensagem de protesto para eles?
      Não precisa responder, eu sei que não.
      Inté,
      Jeff

      Excluir
    5. Fala Jeff.
      Minha preocupação foi mais com a frequência do assunto em torno do blog e afastando assim os usuários, mas se você disse que ele trouxe usuários, ótimo!!
      O posto sobre a twister (e os outros) acompanhei de perto e fiquei de boquiaberto tamanha safadeza das montadoras.
      Porém apenas apertar uma tampa de óleo não acho que seja motivo para tal teoria.
      Abraço Jeff e sucesso!

      Excluir
  5. sobre a questao de mudar o oleo de semisintetico 10w-30 para um mineral 20w-50, eu fiz esse procedimento a uns dias atras e ja notei diferenca, agora eu tenho que andar 100km e fazer uma nova troca? para limpar o carter? abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo sim, e passe a usar definitivamente o óleo que oferece melhor desempenho. Caso opte por retornar ao tipo anterior, mesmo esquema para lavar o cárter e passar a usar o outro tipo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Boa Jeff. Continue com a insistência em fazer o certo que é denunciar está malandragem discreta (tão discreta que já está dando na pinta) do pouco óleo na moto. Sou nascido em 1960 e confirmo a sua sabedoria de vida. A vivência diz tudo. Não é normal um motor de moto precisar de retífica com 50.000 km. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu sou de março de 1961. Foi uma época mágica. Difícil, mas mágica.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. Boa Jeff. Continue com a insistência em fazer o certo que é denunciar está malandragem discreta (tão discreta que já está dando na pinta) do pouco óleo na moto. Sou nascido em 1960 e confirmo a sua sabedoria de vida. A vivência diz tudo. Não é normal um motor de moto precisar de retífica com 50.000 km. Abraços

    ResponderExcluir
  8. huasuhasuhasuh verdade né, bem reparado no esquema da vareta ter essa funcionalidade primordial! uauhaush
    Mas eu também dou uma apertadinha de leve nela com alekatex, tanto é que gostaria que ela inteira fosse de metal como na sahara, porque fica mais cinfiavel. Tanto é que na sahara eu acho que ela é de metal porque aquele motor esquenta TANTO que se fosse de prasticu derreteria husuhsauhasahu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Spirit!
      Será que colocando a quantidade certa de óleo esse motor continuará esquentando tanto?
      Quem tiver uma Sahara que nos tire essa dúvida...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  9. Olá Jeff. De uns tempos pra cá tenho acompanhado o seu blog, e posso dizer que agora eu entendo e gosto muito mais de motos do que quando começei a pilotar Emoticon smile Se possível, gostaria que você me tirasse uma dúvida: Você disse que nas consessionárias eles colocam o mínimo de óleo na moto. Beleza. Mas o dever deles é colocar só esse mínimo, ou seria, na verdade, colocar uma quantidade suficiente?
    Colocando de outro modo: se eu pegasse o manual e mostrasse pro mecânico a quantidade certa de óleo que deveria ser colocada, ele ainda assim colocaria só o mínimo, ou colocaria a quantidade certa? Parabéns pelo blog, tem me ajudado demais! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, Joberth
      Obrigado por acompanhar o blog!
      Nem todas as concessionárias colocam só o mínimo de óleo, apenas as desonestas fazem isso. A obrigação da concessionária é entregar a moto em perfeitas condições após a revisão, o que implica cumprir à risca os procedimentos determinados pelo fabricante.
      Assim, elas têm por obrigação entregar a moto com o óleo no nível correto, que é na marca superior da vareta / visor de nível. Isso é determinado pelo manual de proprietário, pelos manuais de serviço específicos de cada modelo e pelo treinamento ministrado pelas fábricas.
      Mecânicos honestos e conscientes colocariam a quantidade certa, complementando até atingir o nível correto.
      Mas a pergunta que ninguém faz é a seguinte:
      Por que razão os fabricantes não indicam pura e simplesmente a quantidade que já atingiria o nível correto? Indicar uma quantidade insuficiente só causa uma confusão muito lucrativa para eles, não é mesmo?
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Hahaha é triste para nós motociclistas, mas é uma confusão bem conveniente para eles mesmo...
      Paz na sua vida!

      Excluir
  10. Ola Jeff, aprendi muito com seu blog. Amigo eu tenho um XRE 300 2015, ela saiu da garantia a pouco tempo, resolvi mudar o tipo de óleo, comprei três litros do mobil 20 50 mineral, usei um litro só pra ligar a moto e lavar o oleo sintetico, no cavalete passei todas as marchas depois coloquei em neutro e arriei o oleo novamente. Na XRE coube 2 litros de oleo. O oleo mineral é muito bom, deixou o motor lisinho, embreagem e cambio que pareciam uma carroça agora estão lisinhos.
    Eu deixo pra trocar o oleo com 1500km quando volto de uma viagem de 130km, eu tiro a vareta e retiro o bujao, o oleo desce fervendo, reparei que drenar o oleo sem retirar a vareta faz com que o jato fique retangular, acredito que a pressão dentro do cárter não se iguala tão rapido, porque o suspiro do motor vem após o filtro de ar que gera uma resistencia, quando tiro o vareta, o jato sai redondo porque o ar entra dentro do carter ao no mesmo volume que sai o oleo.
    Troco o filtro só depois de uma hora quando ja esta frio, não gosto de mexer em parafusos finos quando estão quentes, alem de machucar na manipulação.
    Dos dois litros que eu coloco de oleo, o motor caga pelo suspiro uns 70ml no decorrer de uma semana, depois aquele reservatório do suspiro quase não sai do canto. Eu acho que o excesso de oleo o motor joga pra fora pelo suspiro.
    Valeu pelas dicas, to estudando o procedimento para eu fazer o pastilhamento.

    ResponderExcluir
  11. Queria saber sua opinião sobre aqueles bujoes com imã neodímio

    ResponderExcluir
  12. Caro Jeff, achei muito interessante seu blog! comprei em fevereiro uma NXR BROS 2012 150 cc do tio da minha namorada, tava com menos de 4000 km pois ele estava com ela guardada em casa. Fui fazer a revisão na concessionária para saber como ela estava e para rodar com tranquilidade. ledo engano, antes de completar os mil km ela já tava com as marchas ruins de passar, fraca, ai resolvi pesquisar. E então descobri seu blog. Nunca mais vou colocar aquele óleo genuíno que eles entregam, fora que quando troquei o óleo tinha bem menos que um litro, ou seja, eu estava rodando com bem menos que a moto precisa. Quando cheguei em casa fiz o que está indicado, em dar a partida aguardar uns três minutos e conferir o óleo pela vareta. Detalhe! nem melou a vareta... comprei outro litro e completei pegou no total 1,8l. estava estragando a moto e eu não sabia. Estou usando o SHELL ADVANCE 20W-50 mineral.Acha que ele é um bom óleo? Agradeço por esse blog existir e ficarei grato pela resposta! Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir