quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A dafra e a fraude dos manuais da Speed e Kansas

Comentário do leitor Alex Lacerda feito no facebook quanto à postagem Dúvidas quanto às postagens anteriores da CB Twister e CB 300:

Jeff, fui no site da Dafra e lá tem um manual atualizado com novas orientações para verificação de óleo na Kansas 150. 

Lá diz o seguinte na página 40: para verificar o óleo, ela deve estar com o motor frio e apoiada no descanso central. 
Imagem: Manual da Kansas 150 em pdf no site da dafra.

Não diz que devemos ligar o motor antes de verificar. 

Depois diz que para verificar o nível APÓS a troca do óleo, daí sim é necessário ligar o motor antes. 

E agora, qual o correto? Eu sempre ligo o motor por alguns minutos antes de verificar. 

E no caso de retirar uma 0km, como iríamos argumentar no caso de receber a moto com pouco óleo, já que o manual diz que não é necessário ligá-la antes?!

Minha resposta na mesma postagem:

Resposta ao leitor Alex Lacerda sobre o procedimento de medição do óleo da Kansas:

Olá, Alex, não consigo responder diretamente no facebook, fique à vontade para copiar minha resposta e acrescentar na sua página.

É fácil responder sua pergunta: a dafra está mentindo.

Essa alteração do manual online da Kansas é uma das picaretagens mais grosseiras cometidas pela dafra. 

Eles fizeram isso após a denúncia que eu fiz ao Ministério Público Federal [de que a quantidade de óleo indicada no manual do proprietário era insuficiente] e disseram ao procurador que a falha havia sido corrigida.
[Só para constar, eu apresentei denúncia no MPF e não no MP Estadual. O parecer do MPF foi similar a este, e provavelmente foram eles que encaminharam a denúncia para o MPE, não sei com que objetivo, já que o assunto não se restringe à alçada estadual. Mas serviu para ter este documento que uso agora aqui no blog. Quem concordar que a modificação feita pela dafra oficializando o engodo da medição solucionou o problema, envie mensagens para o blog que eu espero sentado deitado.]

O MPF, em vez de investigar e comprovar quem dizia a verdade, simplesmente acatou o que os advogados deles tinham a argumentar e ficou por isso mesmo. 

Afinal, era a palavra deles contra a minha.

Diante da evidente contradição de que o procedimento de medição anterior não permitia atingir o nível de óleo recomendado, em vez de corrigir a informação da quantidade totalmente errada, a dafra oficializou esse procedimento incorreto causador de milhares de motores estourados.

Eles publicaram essa mentira e recorri novamente ao MPF, aparentemente a dafra tirou de circulação por uns tempos esse manual fraudulento e agora soube por meio de sua mensagem que voltaram a publicá-lo. 

É a mais clara e absoluta prova de incompetência ou má fé dessa "empresa". 

Esse é um assunto que posso falar com toda autoridade do mundo, porque eu tenho uma dafra Kansas e é necessário ligar e desligar o motor antes da medição, como afirmado em todos os manuais de todas as motos, menos o manual online ["corrigido"] da Kansas — curioso, né?

A dafra ter eliminado oficialmente a necessidade de ligar o motor só prova oficialmente que eles estão interessados exclusivamente em lucrar vendendo peças de reposição e não em garantir a vida útil do motor ou a segurança dos ocupantes da moto. 


Minha Kansas Jezebel é a prova de que falo a verdade e de que eles mentem descaradamente.

[O manual original dela é este aqui, veja o item 2:] 

Imagem: Manual do Proprietário original entregue com a Kansas 150 e Speed 150.

Sempre afirmei isso [que eles mentem descaradamente] no fórum da dafra e continuo falando e, enquanto eu puder, atestarei a suprema incompetência e má-fé dessa empresa descarada que nunca assumiu seus erros gravíssimos.

E pior, mesmo alertada quanto a esses erros gravíssimos, continuou exercendo as mesmas práticas maléficas com total desrespeito pelas motos dos clientes e por suas vidas.

Afirmo isso em alto e bom som e eles que me processem, se tiverem a coragem e a cara de pau de me processarem. 

Minhas provas são minha moto e meu manual de proprietário original. 

Provo para quem quiser ver a qualquer hora a verdade nua e crua.

Um abraço, (...)

Esse assunto me deixa particularmente revoltado.

Sete anos após o lançamento de motos que tiveram tantos problemas causados pela falta de óleo, a dafra insiste em continuar enganando aqueles que compram um de seus modelos Speed ou Kansas, mesmo que seja de segunda mão.

Para entrar no manual "corrigido" com a eliminação do procedimento de medição correto, selecione o modelo e use o link que aparece nesta página aqui:

Ele aparece quando você entra na página do modelo e clica em Ficha Técnica.

Comprove você mesmo a intencionalidade da manobra: 

Motores estouram por falta de óleo porque o manual tem a contradição de indicar uma quantidade insuficiente para atingir o nível correto da vareta medidora.

A opção honesta seria corrigir a quantidade de óleo.

A opção desonesta seria alterar o procedimento para que ninguém percebesse a contradição.

Qual a opção adotada pela dafra? (Clique para abrir e ampliar em outra aba.)
Imagem: Manual da Speed 150 em pdf no site da dafra.

Pois é...

No manual da Speed, tornaram a fraude oficial eliminando todas as referências à necessidade de ligar o motor para fazer a medição do nível do óleo — até mesmo após a troca do óleo, quando isso é absolutamente necessário para encher a bomba de óleo. 

Aquilo que é feito dissimuladamente e de maneira não comprometedora pelos outros fabricantes, a dafra — na tentativa de enganar o Ministério Público (surpreendentemente, com êxito) — oficializou um procedimento com o único objetivo de ocultar a incoerência entre a quantidade recomendada e o nível correto de óleo.

A dafra oficializou um procedimento que só serve para fazer os motores terem sua vida reduzida a apenas 30 ou 40 mil km, quando poderiam durar no mínimo 150 mil km antes da primeira retífica, como qualquer moto bem cuidada.

Total falta de pudor.  

Indicar uma quantidade incorreta também é uma prática da honda, suzuki e demais fabricantes — nas honda Titan, Fan, Bros, Biz, Lead, CB 300, XRE 300, CB Twister, Twister e Tornado, assim como nas suzuki Intruder, Yes e GSR150i, kawasaki Z300, ER6n, yamaha XJ6, Crypton e muitas outras, a quantidade recomendada medida corretamente também é suficiente apenas para atingir o nível mínimo da vareta medidora ou visor de nível de óleo.

Mas somente a dafra teve a cara de pau de fraudar o manual oficializando um procedimento que eles sabem que danificará o motor, impedindo os proprietários de descobrir a verdade.

A dafra teve milhares de motores fundidos logo após o lançamento de Speed e Kansas, e em vez de resolverem o problema, empurraram a podridão para baixo do tapete para continuar a vender peças de reposição, muitas peças de reposição.

Pouco importa se com isso o motor da moto irá travar na frente de um ônibus ou caminhão — os mortos se calam, os restos de uma moto atropelada não permitem saber que o motor travou primeiro.

O idiota desse processo, e também a prova berrante da incrível má-fé dessa empresa, é que sem ligar o motor você vê o nível de óleo com a bomba de óleo, filtro centrífugo e galerias de óleo totalmente vazios, secos.

Na hora em que eles se enchem, o nível de óleo baixa significativamente, atingindo a marca que indica necessidade de reposição do óleo.

Medir o nível com a bomba de óleo, filtro centrífugo e galerias de óleo secos nunca retrata a condição real de uso do motor — é apenas uma fraude para que você não descubra aquilo que é denunciado no blog, a quantidade recomendada no manual não atinge sequer a marca inferior da vareta medidora ou visor de nível de óleo.

Essa podridão foi empurrada para baixo do tapete, mas o monturo está visível para que todos o testemunhem no próprio site da dafra.

Burrice extrema.

Falo o que falo com conhecimento de causa sobre Speeds e Kansas porque além da minha Kansas, a moto do Daniel e do meu vizinho são Speeds, inclusive salvei a vida do motor dessa moto desse meu novo vizinho esta semana.

A necessidade de colocar mais óleo nessas motos sempre foi do conhecimento de todos no fórum dafra, desde os primeiros tempos.

Era do conhecimento inclusive dos funcionários da empresa que volta e meia apareciam no fórum e desapareciam porque nunca tiveram argumentos para rebater as críticas dos proprietários.

Contra fatos não há argumentos.

Este vídeo foi postado pelo forumeiro Samio em 07/10/2011:

A tentativa da dafra de encobrir a verdade quanto à quantidade totalmente errada de óleo resultou na maior prova concreta de que estão mentindo — só o Ministério Público Federal daqui de Santa Catarina que não viu.

Em compensação, essa falta de visão serviu para descobrirmos que suzuki, honda e quase todas as outras empresas usam esse mesmo recurso de informar uma quantidade de óleo incorreta e insuficiente em seus manuais de proprietário.

Não fosse essa persistência da dafra em não admitir que a quantidade de óleo de Kansas e Speeds estava errada, essa prática vergonhosa adotada por tão grande número de empresas talvez nunca tivesse sido descoberta.

Tomara que algum advogado prejudicado por essa postura antiética dessas empresas sem alma enfie em cima deles o processo que eles merecem.

Só não fiz isso porque não tenho tempo, disposição, fôlego financeiro e saúde para entrar em processos em tribunais.

A dafra nunca conseguiu me tapear, nunca me causou prejuízo direto, a não ser muitas dores de estômago, então não tenho nada a reaver deles. Talvez minhas dores de estômago.

Mas quem foi lesado por essa prática vergonhosa, tem todo o direito — faça a festa. Se precisar de testemunhas, sou o primeiro da lista.

Mas esteja preparado para ver os expedientes mais descabidos sendo usados contra você.

Quem é capaz de fraudar um manual do proprietário, assinar a fraude e hospedá-la em seu próprio site oficial, não conhece os limites do bom senso.

Um abraço,

Jefferson

7 comentários:

  1. Algum dia uma rede de TV vai se interessar e divulgar este absurdo... eles não perdem por esperar...
    Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca se acabe.
    A Fé pode tudo mas o tempo é de Deus.
    Deus o abençõe e a todos os seus leitores.

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    1. Obrigado, José Carlos...
      Eu também tinha essa esperança.
      Mas depois que nem mesmo uma das revistas especializadas de motos se interessou em fazer uma reportagem (e olha que eu entrei em contato com todas elas, cheguei a trocar emails com jornalistas muito conhecidos desse meio), eu descobri que a imprensa não morde a mão de quem paga os seus salários, os grandes anunciantes. As revistas não se arriscam a ficar sem as motos que eles usam para as propagandas em forma de reportagem que são a essência das revistas. Fabricantes de autos e motos são grandes anunciantes de jornais e redes de tv. Não acredito que saia alguma reportagem de lá, a menos que algum jornalista com conhecimento das denúncias aqui do blog se acidente com sua moto novinha e sobreviva para investigar e denunciar.
      Enquanto algo parecido não acontecer, este assunto não atrairá a atenção da "grande mídia".
      É triste, mas estou denunciando essa prática já tem quase sete anos, desde que começaram os problemas com as motos da dafra.
      O único ponto bom disso tudo é que nesse meio tempo acabei fazendo grandes amizades e tenho minha consciência cada vez mais tranquila de ter feito tudo que podia para denunciar essa prática maliciosa e repugnante. Ou repugnanta, como agora se diz.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Respondendo ao leitor Pedro do facebook:
    Olá, Pedro
    Depois que o motor é ligado e desligado, o nível de óleo permanece praticamente inalterado por vários minutos.
    São necessárias uma ou duas horas para todo o óleo retornar para a parte inferior da carcaça do motor.
    Dentro de um intervalo prático de medição, esses "vários minutos" que eles falam no manual pode ser qualquer coisa entre dois e cinco minutos, ninguém vai gastar mais tempo que isso esperando o óleo retornar para o cárter.
    Pode comprovar isso na sua moto.
    Um abraço,
    Jeff

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    1. Boa noite, Jeff, vc sabe dizer qual a quantidade de óleo correta que vai no motor da Kansas 150? Lembrando que na oficina onde faço a troca há uma máquina de sucção do óleo, eles não abrem embaixo, retiram o óleo do mesmo lugar onde colocam, não sei se dessa forma fica óleo velho ou não, mas enfim, pelos relatos 1 litro de óleo é pouco, se bem que já vi donos de kansas com a moto há 8 anos e colocando só 1 litro. Dúvida cruel!!!

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  3. Olá! Sempre achei que seguindo o manual estava corretíssimo! Sempre tive Hondas e os mecânicos colocavam 1 litro de óleo, agora tenho uma speed e pesquisando sobre óleos vi seu post e to seguindo seu conselho,realmente 1 litro mal aparece no visor da speed, coloquei 1,3L de óleo dai o visor quase encheu com motor quente! Obrigado!

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  4. bah botei 400 ml a mais e não é que tu tens razão! a moto ficou mais silenciosa, as marchas mais suaves, e até o consumo de combustível melhorou, antes fazia média 37,5 a 40 km/l, agora fiz uma nova média colocando no tanque apenas 1 litro e rodei 53,7 km! e realmente isso de botar 400 ml a mais não estraga o motor, tanto que o meu tá normal, tive varias titans e todas apresentavam o mesmo problema com apenas 1 L de óleo cambio duro e motor muito barulhento, mas os mecânicos sempre falavam que ia apenas 1 litro e eu acreditava!

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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