sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Como levantar uma moto pesada sem ajuda?

Sozinho no meio do mato, você deixou sua moto grande e pesada cair. 

Sua moto de grande cilindrada pesa uns 200 kg, e carregada e abastecida passa dos 250 kg.


Ou pior ainda... você derrubou uma moto que pesa quase 400 kg. Aí você se pergunta, como levantar uma honda Goldwing com o tanque cheio? 


Por sorte não tinha ninguém por perto para filmar e colocar no youtube. Em compensação, também não tem ninguém por perto para te ajudar a levantar a moto.


Como levantar sozinho uma moto caída que pesa duas ou três vezes mais do que você?


Não se preocupe, isso já aconteceu com todo mundo, até com um amigo meu.


Veja como entrar e sair calmamente dessa situação:




A técnica mais indicada para derrubar e levantar motos muito pesadas é esta mostrada no vídeo.

Não tente levantar a moto se dobrando sobre ela para erguê-la com as mãos, você poderá lesionar a coluna permanentemente — dores nas costas pelo resto da vida.


Faça a manobra mostrada no vídeo com a moto engatada para evitar que ela saia andando ladeira abaixo assim que ficar de pé.


Estabilize a moto, abaixe-se ao lado dela de costas para a moto, segure-a em pontos resistentes, se apoie contra o banco — não se sente sobre ele — e empurre a moto progressivamente com as pernas e a...ahn... parte do seu corpo em contato com o banco. 

Ande para trás até deixá-la vertical — e não deixe a moto cair para o outro lado! Se tiver que empurrar contra o lado do cavalete, lembre-se de abaixá-lo primeiro. 

Não ficou claro no primeiro vídeo?

Veja o procedimento bem explicado em detalhes neste outro.


Veja que até uma garota consegue erguer uma moto pesada como uma Harley. 





Note que você deve segurar com a mão direita no ponto mais baixo possível para facilitar erguer a moto.

E como você viu, existe mais uma técnica (que eu acho mais simples), mas que depende de um pouco mais de força:

Levante a moto pelo guidão ao mesmo tempo em que usa todo o peso do corpo para empurrar a moto com a perna e o quadril — cuidado com o motor e o escapamento quentes!

O guidão tem que estar virado na direção do tombo, a transmissão em marcha, e a roda dianteira freada para que ela não se mova e desperdice o seu esforço.


Faça força somente sobre pontos resistentes da moto. Carenagens, bancos, para-lamas e piscas irão se soltar, quebrar ou deformar facilmente.


No vídeo ele mostra o uso de uma cinta (ou um cinto, numa emergência) para o caso de sua moto não possuir pontos acessíveis para agarrar. 

Agora que você aprendeu a técnica básica, chegou a hora de conhecer a técnica avançada com as dicas de um profissional (assista com som):



Espero que nunca precise!

Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário