quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Descarbonização do motor, filtro centrífugo e aditivos

Respondendo ao leitor Bruno Vieira:

Jeff, o que vc acha a respeito de produtos que dizem limpar o motor e o cárter, por exemplo o Motul engine clean, (...) mas tenho visto que pode ser prejudicial, é verdade? Em quais casos?

Bruno, 

O engraçado é que o filme da Motul (assisti em russo, é autoexplicativo) dá os argumentos para eu não usar.

Vi muitas vezes meu pai fazendo um procedimento de descarbonização que era comum até uns muitos anos atrás, e que hoje caiu em desuso: era chamado de purga do motor.

Ele colocava um óleo bem fino, misturado com querosene, fazia o motor funcionar na máxima rotação durante alguns minutos, depois escoava e colocava uma carga de óleo novo da viscosidade correta.

Eu era pequeno e adorava ver aquela barulheira e a fumaceira... era igual a ter um show de rock no quintal de casa. E olha que show de rock ainda nem tinha sido inventado...

As piores decisões empresariais de todos os tempos, 
como recusar os Beatles porque não eram suficientemente originais. Ri muito. Em inglês, mas para isso tem o google tradutor.

Por que não considero esse procedimento bom?

Óleo fino e querosene atuam como solventes, assim como esses produtos de limpeza para motores, e vão dissolver toda a borra e sujeira acumuladas em todas as partes do motor.

Olha só o estado de carbonização de um pistão queimando óleo por desgaste de anéis:



Imagem: Dr. Daniel, Neurocirurgião Cerebral de Motocicletas


Quem garante que todas essas crostas serão expelidas do cilindro em vez de ficarem presas nos anéis raspando o cilindro a cada rotação? 

Quem garante que as borras e lama do cárter serão todas removidas junto com o óleo quando você escoar o laxante?

Isso danificaria as partes móveis do câmbio, bomba de óleo, ressalto do comando, braços oscilantes, cilindro/pistão, além de entupir galerias causando perda de lubrificação em alguns pontos extremamente sensíveis, como o virabrequim, bronzinas e mancais, e aumentando a pressão da bomba, podendo danificá-la.

Uma parte delas, os ciscos metálicos mais pesados, ficará solta lá dentro do motor, percorrendo a bomba de óleo e os dutos. E uma parte desse solvente contaminará o óleo novo, prejudicando sua viscosidade e capacidade lubrificante; então a emenda pode ficar pior do que o soneto.

Nas motos, ainda tem dois agravantes:

Primeiro, a maioria das monocilíndricas usa filtro de óleo centrífugo; poucas são aquelas que usam filtro de cartucho descartável, como os carros.


Imagem: Parte do tutorial de limpeza do filtro em 3 videos do MotoMecânicaOnline. O link para o tutorial é este aqui. Esta imagem já é do vídeo 2.

O filtro centrífugo é aquele funil invertido que gira em alta rotação, acionado diretamente pelo virabrequim bem no centro do motor acima.

A sujeira é jogada para a borda pela força centrífuga, e fica presa ali. O óleo limpo retorna pelo centro do funil e continua circulando dentro do motor. É muito eficiente, os motores Scania usam esse sistema e são famosos pela durabilidade. 

O filtro centrífugo precisa ser limpo periodicamente, senão uma hora ele ficará lotado de detritos e perderá a capacidade de reter sujeira.

Essa é uma foto do filtro centrífugo da Jezebel quando o Daniel trocou o câmbio dela, estava com uns 60 mil km, se não me engano:

Imagem: Dr. Daniel, Cirurgião Cardíaco e Ginecologista de Motos

Essa gosma cinzenta nas bordas do filtro centrífugo da Jezebel é pó de alumínio e aço misturado com carvão, acumulados em uns 30 mil km desde a última limpeza, em um motor bem lubrificado. (O relapso do dono esqueceu de limpar a cada 12 mil km...)

Nos motores que trabalham com pouco óleo ou óleo de viscosidade inadequada, a coisa é ainda mais feia.

Já imaginou o que vai acontecer com toda essa sujeira na hora em que você facilitar sua saída do filtro?

Os produtos de limpeza para motores funcionam de maneira mais suave, são um detergente para ir limpando o cárter progressivamente.

Segundo: 

Como isso irá afetar a embreagem? Será que ela não vai começar a patinar por causa desse aditivo?

Esses produtos trabalhariam com eficácia relativa se você comprasse seu motor (de carro; de moto, eu não sei) zero km e sempre usasse o produto para evitar que uma quantidade significativa de borra e sujeira se acumule no motor. 

Mesmo assim, os efeitos nocivos da contaminação do óleo com um produto solvente e talvez de menor capacidade lubrificante persistiriam, somados ao alto custo de bancar essa aditivação constante.

Considero uma temeridade fazer isso em um motor automotivo rodado e carbonizado. E ainda mais no motor de uma moto por causa da embreagem em banho de óleo. Seria quase como jogar areia fina pelo gargalo de abastecimento.


Já pensou aplicar um produto de limpeza se o seu motor estiver nessas condições aqui? 

Toda a sujeira começaria a circular com o óleo, arriscando entupir as galerias e fundir o motor...
Para descarbonizar o motor de motos e carros usados e bem rodados, o ideal é desmontar e lavar tudo com querosene / tíner / diesel / gasolina ou produtos para esse fim (banho químico), e enxaguar tudo muito bem com água (para remover bem o solvente) e montar tudo (substituindo o que estiver gasto). 

Para descarbonizar o cilindro / pistão existe um método de aspiração de água, mas que não retira 100% (máximo entre 80-90%), mas é necessário um bom conhecimento (que eu não tenho, foi o Dan que disse), pois pode causar um belo calço hidráulico.

E se isso acontecer, pode trocar pistão, biela e outros componentes, se não der perda total da carcaça. 

Um abraço,

Jeff (com a inestimável ajuda do Dr. Daniel)

7 comentários:

  1. Obrigado pela resposta mais uma vez Jeff, vi muito sobre isso de usar caso o motor seja 0 km msm pra nunca deixar dar borra... Estou tão vidrado com essas coisas que eu tô quase largando meu técnico em edificações e indo fazer mecânica kkk faço no IF do ES, mudando o rumo, ontem me deparei dentro do bairro com uma carreta em L, o cara dando seta pra direita e jogando para esquerda, e ainda sim quase não consegue fazer a conversão, lembrei na hora de tópicos passados! estou vivo graças ao tio Jeff será?! Kk abraço

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    1. Obrigado, mas não agradeça a mim. Tudo que sei aprendi com outras pessoas que foram generosas e se dispuseram a ensinar. Bom, alguma coisinha eu aprendi graças a minhas motos... Mas antes de tudo, agradeça primeiro a quem te ensinou a procurar sempre se informar, e nunca deixe a chama da busca pelo conhecimento se extinguir.
      Um abraço, feliz por colaborar,
      Jeff

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  2. Jeff, gostaria de tirar uma dúvida em relação ao CAR 80, um amigo me recomendou para usar no corpo da injeção, tanto do carro quanto da moto. Dei uma procurada na internet e as opiniões são bem divididas, tem quem diga que é só espirrar e ir acelerando e há quem diga que esse procedimento pode estragar o motor, o certo seria retirar o corpo da injeção para a descarbonização. Qual a sua opinião?

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    1. Olá, Raul!
      Não conheço o produto. Tenho por princípio que é sempre melhor uma ação lenta do que uma ação brusca, então prefiro usar gasolina aditivada o tempo todo para não deixar juntar carbonização e gosma, em vez de tentar eliminar com um produto concentrado.
      Ao soltar muita sujeira de uma vez só, a chance de entupir o bico injetor é bem maior.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Nesse aspecto, fazer a descarbonização com o sistema desmontado é melhor do que deixar a sujeira seguir adiante indo sabe lá para onde.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Pode fazer um post a respeito de motor carbonizado e com borra? Motivos,e o que fazer ? Outra dúvida,muita gente me fala de maneiras de limpar o motor,uns já me disseram para colocar coisas no tanque e outros no motor aonde fica a vela. De fato meu mecânico da Honda já bateu desengripante no motor aonde fica a vela para limpá-lo. Funciona? Obrigado desde já.

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    1. Olá, L!

      Além desta, existem outras postagens onde falo do assunto:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/12/depois-deste-video-nao-preciso-falar.html

      https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/12/o-que-e-descarbonizacao-e-flush-do-motor.html

      https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/08/posso-usar-aditivos-no-oleo-da-moto.html

      Um abraço,
      Jeff

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