terça-feira, 30 de julho de 2013

Como frear corretamente

Algo que sempre deixa os novatos em dúvida é a técnica para frear a moto corretamente.

Parece uma coisa instintiva, mas não é.

As motos possuem manete do freio dianteiro e pedal do freio traseiro (dãããã...), e muita gente sai da motoescola pensando que só deve usar o freio traseiro, nunca o dianteiro.

Esse crime é cometido por maus instrutores, interessados unicamente em cumprir o horário, e não em ensinar alguém a pilotar. Instrutor que age assim merecia ir para a cadeia.

O freio mais eficiente das motocicletas é o dianteiro.

Não tenha medo de usá-lo, e com mais intensidade que o traseiro. 

Apenas aprenda a dosá-lo, principalmente se for um freio a disco que exige muito menos força para ser acionado.

Quem se acostumou com freio dianteiro a tambor estranha bastante na primeira semana, mas depois descobre a maravilha que é.

Já nas motonetas o freio traseiro é mais eficiente por conta da distribuição do peso, veja o comentário lá embaixo.

Nas motos (não motonetas), use os dois freios sempre em conjunto, 70% de força no dianteiro, 30% de força no traseiro, a menos que a situação exija uma mudança (veja abaixo).


Imagem: http://pilotodefensivo.blogspot.com.br blog do Moab Barros com muitas dicas de um instrutor de pilotagem defensiva, vale a pena conhecer.

Quando você freia, seu peso é deslocado para a frente, o que melhora muito a eficiência da frenagem com o freio dianteiro.

Usar apenas o freio traseiro tem dois três inconvenientes:

1) Você gasta muitos metros a mais para parar; pode ser a diferença entre parar com segurança ou encher a lata do carro à frente.

2) Você desgasta mais intensamente o tambor de freio da roda traseira, o que sairá caro na hora de trocar.

3) Você provavelmente cairá, porque a imensa maioria das titans motos fabricadas no Brasil padecem de um mau projeto de engenharia.

A roda traseira dessas motos tem a tendência quase incorrigível de travar assim que se pisa no pedal, sem chance de dosar a intensidade da frenagem. 

Vale a pena continuar a falar sobre isso (e como resolver o problema), o que farei amanhã.

Condições para alterar a proporção da frenagem:

A intensidade da frenagem deverá ser alterada para 50% dianteiro/50% traseiro se as condições da pista exigirem.

E que condições são essas?

Pista molhada - pode exigir menos intensidade sobre o freio dianteiro para evitar que a roda derrape;

Garupa - o maior peso transferido para a frente pode ser excessivo; 


Motonetas e motos custom com motor V2 - elas têm menor tendência de transferir o peso para a frente, então você deve reforçar um pouco a aplicação do freio traseiro.


Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

11 comentários:

  1. Obrigado pelo apoio, Gilberto!
    Um abraço,
    Jeff

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  2. Sensacional o Blog, está de parabéns pelo trabalho!

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    1. Muito obrigado, João Paulo!
      O agradecimento vem com 8 meses de atraso porque só hoje vi seu comentário... nem sempre sou avisado pelo blogspot.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Olá.. sobre oq vc disse sobre a maioria dos instrutores eh a mais pura verdade .. me senti abandonada na pista da auto escola.. os caras somem. Poe um oculos na cara e dormem... tiram onda da sua cara se vc procura ficar o máximo na pista pra poder aproveitar o tempo pra praticar. Não me ensinaram nada.. só a andar em círculos e fazer aquele trajeto pra prova prática. Nu ca me deram um dica.. até hj não sei trocar marcha.. comprei uma moto agora é to só na fé e na coragem..kkkkk.. foi muito útil o assunto ,obrigado meamo..

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    1. Olá, Cristina! Obrigado por acompanhar o blog e pelo seu depoimento.
      Se houvesse mais seriedade da parte desses instrutores, não aconteceriam tantos acidentes com a moçada recém habilitada.
      Bem vinda ao mundo das motos!
      Jeff

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  5. Cara.. Parabéns pelas dicas e pela dedicação em ajudar as pessoas.. Forte abraço!

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  6. Muito bom cara infelizmente na auto escola o instrutor me disse em alto e bom som "Nunca use o freio dianteiro, apenas em caso de emergência".
    Só hoje derrapei 2x (Indo trabalhar e voltando pro almoço), achei que algo estava errado, então pensei em dar uma pesquisada sobre isso de frear somente com o traseiro.

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    1. Olá, Netto!
      Só hoje vi seu comentário, fico contente que o blog tenha ajudado!
      Um abraço,
      Jeff

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