segunda-feira, 3 de junho de 2013

Chuva, pista escorregadia e aquaplanagem


Acredito que todos já tenham ouvido a expressão "aquaplanar", e não precise explicar "tim tim" por "tim tim" o que é, como acontece, etc., etc. e etc.
Imagem: http://nerddahora.com/
Não, não é esse "timtim".

O assunto que quero abordar aqui é sobre o risco de um acidente sério quando isso acontece e não necessariamente quando é a moto que perde o controle

Basicamente, você não deve abusar da velocidade e principalmente da aceleração, e quando você sente que a moto está querendo escorregar, você deve reduzir suavemente a aceleração, nunca frear bruscamente, mantendo a moto engatada para que o pneu não trave, nessas situações é mais importante ainda.


Quando digo manter a moto engatada, me refiro a não puxar a embreagem, a menos que seja para reduzir uma marcha e enquanto faz isso, alivie o freio.


Há algum tempo eu me livrei de um acidente onde um carro perdeu o controle por conta de aquaplanagem exatamente na minha frente.

Contei com a frieza (o que não significa falta de medo) para reduzir e com a sorte, pois o "motorista" tentou corrigir e acabou rodando para o outro lado da pista, invadindo a faixa ao lado e colidindo com outro veículo, então pude aliviar os freios e desviar deles.


Valeu aí mano!
Anjinho roubado descaradamente do 
Carlos Ruas: www.umsabadoqualquer.com
Em condições de chuva severa, é preciso estar atento também ao comportamento dos carros a sua volta, principalmente se você estiver do lado de fora de uma curva, ou se avistar um típico Mr. Wheelers.

No vídeo abaixo temos várias derrapagens, nenhuma com moto, mas podemos ver que em determinado momento um carro escorrega para fora da curva e isso pode ser fatal ao motociclista caso esteja na trajetória.

O vídeo original postado pelo Vinícius sumiu da internet, aí vai outro mostrando aquaplanagem com uma moto:

O sujeito que perdeu o controle na minha frente estava se comportando de forma imprudente, inclusive havia acabado de me ultrapassar pela direita e me fechado, só tenho a agradecê-lo por isso, pois me deixou mais alerta para o que viria. 

Então este post também é uma dica aos motoristas.


Se você não conhece bem uma rodovia, fique atento ao comportamento dos demais, se todo mundo está andando a 80 km/h debaixo de chuva intensa, algum motivo tem.

Mesmo que você conheça bem uma rodovia, nunca esqueça que toda rodovia é mutante. 


Um carro com vazamento de óleo transforma uma curva suave em um risco, então tome precauções, ainda mais em dia de chuva.
Um abraço,

Vinícius

10 comentários:

  1. Jeff,

    não foi com moto, foi com carro, mas vale a experiência. Lembro-me do dia 23 de Dezembro de 2005, havia começado a namorar minha segunda namorada umas 11 da noite, vendo filme na casa de um amigo meu.

    Indo embora eu acelerei muito perto do meio fio e o Uno aquaplanou (os pneus estavam meia vida). Nunca havia acontecido comigo, achei que estava sendo abduzido por ETs pois por mais que eu movesse o volante o carro continuava em linha reta. Resultado: no final daquele meio fio havia um afunilamento para o meio da rua, o que me custou um pneu e duas rodas de ferro do lado esquerdo do carro. Foi tenso, muito tenso.

    Depois desse dia passei a respeitar mais a chuva.

    ResponderExcluir
  2. Digamos que exista uma curva para a direita Qual é a probabilidade dos veiculos automotivos(todos) aquaplanarem para algum dos lados? Ou seja, qual é a chance deles irem para algum dos lados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!
      E só hoje fiquei sabendo do comentário do Peterson Abelha, nunca fui avisado pelo blogspot... pena.
      A aquaplanagem acontece quando os sulcos do pneu não dão conta de canalizar a água da área de contato com o solo. Então a aquaplanagem acontece sempre que você estiver sobre uma camada de água de pelo menos uns 2 centímetros E a uma velocidade que a água não consiga ser esguichada para fora pelos sulcos.
      Pneus em boas condições e velocidade dentro dos limites estabelecidos não permitem aquaplanagem, a menos que você encontre um alagamento razoável. Lembrando que as velocidades sob chuva devem ser ainda mais reduzidas que o limite das placas.
      Mas se os pneus estiverem carecas, a aquaplanagem pode acontecer até em velocidades abaixo desses limites.
      Então eu diria que só depende de bom sensor e prudência para evitar a aquaplanagem. Em 40 anos só aquaplanei em baixa velocidade por pneus excessivamente carecas que eu já sabia que deveria ter trocado há tempos, mas confiava que não ia pegar chuva. Pois é. Felizmente, nenhum prejuízo, apesar de ter atravessado a ilha central de um viaduto em curva aqui na terrinha. Mas na época eu era jovem e inexperiente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Legal mas quais sao as chances? Tenho essa duvida porque se eu estiver na chuva posso sempre ficar preparado

      Excluir
    3. Mantendo uma velocidade cautelosa, as chances serão próximas de zero.
      Se os seus pneus estiverem em bom estado. Como eu disse, tudo vai depender da combinação de fatores do cenário.
      Mesmo que você pegue um alagamento de água empoçada (sem correnteza) razoável (10 cm de água), em baixa velocidade você não irá aquaplanar.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Mas não se esqueça que sua velocidade não pode ser significativamente menor que a dos outros veículos na pista. A moto já é pouco visível mesmo com a luz do dia. Com chuva,levantando um spray atrás da roda traseira, a gente vira um borrão.
      Também não dá para ser prudente em uma terra de imprudentes. Se você começar a rodar a 40 km/h por uma rodovia, o que aliás é proibido (é proibido e não é seguro rodar a menos da metade da velocidade máxima permitida), alguém vai acabar passando por cima de você. Então o recomendável é procurar abrigo longe do acostamento até a chuva passar. Acostamentos são perigosos porque o pessoal joga os carros para lá porque nunca tem ninguém, eles esperam ver carros e não motos, bicicletas ou pedestres, e na chuva ou à noite nós ficamos muito pouco visíveis.
      Outro abraço,
      Jeff

      Excluir

    5. Ok mais a minha duvida é se acontecer em uma curva para a direita qual é a probabilidade para a moto aquaplanar para a direita e para a esquerda? Aproveitando pra incluir tambem a variavel de velocidade em rodovia a uns 80 e 90km e tambem aquele pos aquaplanagem quando ela comeca para um lado o correto é eu manter ate ela "desaquaplanar"?
      Se a curva for a direita a motoca aquaplanar para a direita no susto eu reverter perfeitamente para a esquerda o correto seria abandonar o navio?
      vlw

      Excluir
    6. Bom, aquaplanagem acontece contigo rodando até em linha reta, os pneus "flutuam" em cima de um colchão de água.
      Em curva o que acontece é a derrapagem, a borracha lubrificada pela água desliza em cima do asfalto, a moto se inclina e você vai para o chão.
      Nos dois casos, depois que começa você vira passageiro, não tem o que fazer, na aquaplanagem é tentar se equilibrar, na derrapagem é tentar não se machucar.
      Então o negócio é não abusar da velocidade sob chuva e manter sempre a moto em boas condições de rodagem.
      Quer ver um caso extremo de aquaplanagem?
      Confere este vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=AsYR3KCfcaA
      Um abraço,
      Jeff

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    7. Claro que só dá certo com esse tipo de moto que é levinha e usa pneu com biscoitos que funcionam como pás.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir