terça-feira, 14 de maio de 2013

Uma economia que não vale a pena

Não economize na hora de trocar as pastilhas ou sapatas e cabo de freio!



Imagem: Wikipedia, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Disc_brake.jpg

Para conhecer melhor o funcionamento dos freios: http://carros.hsw.uol.com.br/freios.htm

Esse é o tipo de economia que pode dar um prejuízo enorme. Muito mais vantagem poder contar com freios eficientes o tempo todo.

Veja as pastilhas de freio das motos com freio a disco, por exemplo:

Custam 10 reais, mas uma frenagem que demorou mais do que devia pode custar um par de bengalas (350 reais). 

Ou um par de muletas...

Quando as pastilhas (ou sapatas) de freio ficam gastas, você precisa pressionar o manete ou pedal do freio por uma distância maior. 

É apenas 1 décimo de segundo, mas esse décimo de segundo a mais representa um ou dois metros na distância de frenagem. 

Pode ser a diferença entre parar rente ao para-choque ou encher a lata do carro à frente, com direito a voo de baixa altitude sobre o guidão, a la super-boy ou super-girl.


NOTA: 
Removi a imagem porque de um dia para o outro apareceu um link na imagem que não estava lá inicialmente. Não gosto de regras que mudam no meio do jogo, ainda mais sem aviso. Se alguém clicou, faça uma varredura com antivírus na sua máquina, e desculpem por qualquer inconveniente.


As motinhos ficaram lá embaixo...

Aproveitando, uma dica sobre o sistema hidráulico das motos com freio a disco:

Em condições normais, não é necessário completar o nível do reservatório quando ele abaixar. Você somente fará isso se houver um vazamento, mas ele terá de ser resolvido imediatamente.

O abaixamento do nível de fluido de freio ocorre por causa do desgaste das pastilhas. Se você completar o nível de fluido, ele se tornará excessivo na hora que você trocar as pastilhas, podendo causar danos ao cilindro mestre por excesso de pressão.

E nas motos com freio a tambor, não descuide da vida útil do cabo do freio dianteiro. Vale muito mais a pena trocá-lo preventivamente a cada 15 mil km do que descobrir que ele falhou justamente naquela frenagem de emergência.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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