sábado, 18 de maio de 2013

Afinal, para que serve a buzina?


Esta buzina é homenagem a meu outro grande amigo Vinícius (e à Marlene também!). 
Sem sua ajuda, este blog não existiria.

O novo código de trânsito se tornou bem mais rigoroso, punindo uma série de coisas importantes, como motoristas com o braço para fora da janela, motociclistas parados com os dois pés no chão e o uso indiscriminado da buzina.

O problema é que os motociclistas formados pelo novo código desenvolveram buzinofobia.

Têm pavor de usar a buzina.

Não usam a buzina nem para alertar aquele motorista que está se preparando para cruzar a sua frente e pode não estar te vendo.

Via de regra só se ouve aquela buzinada irada, resposta indignada à fechada que poderia ter sido evitada.

Ou o irritante bibibi dos corredores paulistanos. Digo paulistanos, porque aqui em Santa Catarina nem no corredor o pessoal usa a buzina.

Reconheço que isso é louvável e muito civilizado, mas essa economia no uso da buzina faz com que ela perca sua principal utilidade, que é justamente alertar outros motoristas e, principalmente, outros motociclistas de que você os está ultrapassando.

No trânsito daqui de SC, volta e meia sou surpreendido ao ser ultrapassado por outra moto. Em condições normais, não haveria problema. 

O drama é que o pessoal não respeita uma distância de segurança (passam a poucos centímetros), e nem sequer dão uma buzinadinha para avisar sua intenção.

Ora, nossa atenção se divide entre o trânsito à frente e os espelhos, mas espelhos têm pontos cegos. 

Quanto mais baixa a velocidade, mais difícil o equilíbrio, maior a necessidade de pequenas correções de trajetória. 

Fica fácil ocorrer um esbarrão, com perigo maior para quem está ultrapassando (maior velocidade, maior proximidade com a faixa contrária).

Não custa dar um pequeno bip para dizer “cuidado comigo, estou passando”.

Um pequeno cuidado que evita sustos, desequilíbrios, situações de risco para ambos os motociclistas e também para os motoristas (no caso destes últimos, o risco é na lataria).

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário