domingo, 28 de outubro de 2012

Minha moto não funciona!!!! - Parte II

Hoje voltando para casa encontrei um motociclista que tinha acabado de se levantar de um tombo.

Nada grave, ele havia cometido um erro, já estava de pé e tentava fazer a moto funcionar.

Insistia em dar partida, e a moto nem dava sinal. 

Fizemos uma verificação básica e lá estava o culpado:


Com o tombo, o conector do cabo da vela (o popular cachimbo) havia se soltado da vela de ignição.

Isso é muito comum de acontecer em motos titan, cg. (minha primeira moto era uma cg, isso vivia acontecendo).


E pelo que vi hoje, continua a acontecer.

Um esbarrão no cabo com o pé, na tentativa de dar partida, já é o suficiente para o conector se soltar, e aí não tem faísca.

Insistir em tentar dar partida só jogará gasolina para dentro do motor, que afogará.

Então, uma das coisas a serem verificadas no caso de a moto não dar partida, é justamente esse conector.

Ele pode apenas se soltar da vela, aí é só encaixar de novo.

Mas o cabo pode se soltar do conector. Don't panic!!

Nesse caso, é só reinstalar o conector girando-o no cabo como se fosse uma porca no parafuso. 

Você conseguirá rodar com a moto até providenciar um cabo novo que não te deixe na mão.

Um abraço,

Jeff 
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

4 comentários:

  1. Painel da minha moto esta totalmente apagado o que será ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regiane!
      Se a iluminação do painel está apagada, mas outras funções como luz de neutro, indicador de farol alto e partida funcionam normalmente, provavelmente foi a lâmpada do painel queimou.

      Se nada funciona, há uma interrupção na fiação entre a bateria e o painel que pode ser um mau contato entre conectores causado por oxidação ou então um fusível queimado.

      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

      Excluir
  2. A minha moto apagou tudo, posso virar a chave não dá sinal de vida, quando fui ligar ela acendeu tudo: farol, painel e na metade da verificação do sistema de injeção eletrônica e pressurização da bomba ela apagou como se eu tivesse virado a chave pra off. Dai por diante posso virar a chave pra ligado que nem sinal de vida ela dá. Verifiquei bateria ta ok, apertei os parafusos da bateria, verifiquei todos fusiveis estão ok, conectores estão ok. O engraçado é que dependendo da posição do guidon eu viro a chave pra on depois pra off e quando eu tiro a chave o ponteiro do conta giro sobe, não liga nada, nada acende somente ele sobe e desce, isto acontece somente quando estou retirando a chave da ignição. E aí o que vc acha, deu problema no canhão, arrebentou algum fio por ali. Minha moto é uma bandit 1250, modelo com injeção eltronica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!

      Pelo sintoma, é um problema na fiação entre o interruptor de ignição e o chicote principal, ou entre o chicote principal e os relés embaixo do banco.

      Um mau contato no conector principal costuma derreter o conector e aí começam esses defeitos intermitentes.

      As conexões do chicote do guidão com o chicote principal geralmente são feitas dentro da carcaça do farol.

      O chicote principal costuma dar problema na curva de saída da carcaça do farol, naquele ponto em que ele fica atritando no cabeçote da coluna de direção.

      Comece verificando se tem algum fio descascado ou interrompido nesse ponto, porque desmontar o farol pode ficar complicado, é o tipo de serviço que eu deixaria na mão de um eletricista.

      Por outro lado, o sintoma da chave aponta para um problema no próprio interruptor de ignição. Não descarte as duas opções, podem ocorrer simultaneamente.

      Já penei para descobrir que a causa de queima de fusíveis era um curto no botão da buzina que só acontecia de vez em quando, dependendo do jeito que eu apertava o botão.

      Boa sorte com sua máquina!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir