terça-feira, 31 de outubro de 2017

O que tem dentro do motor da sua moto?

Vídeo bacana que mostra os componentes internos do motor de uma moto de maneira bem legal:


Divirta-se entendendo como o motor funciona. 

A diferença fundamental em relação ao motor de uma CG com comando no cabeçote é apenas o cilindro mais inclinado.

Fora isso, todos os componentes fundamentais estão ali.

0:00 Virabrequim e biela

0:05 Pistão

0:07 Câmbio e motor de partida

0:10 Corrente e engrenagens de comando

0:12 Válvulas e balancins do comando de válvulas

0:17 Metade esquerda da carcaça do motor

0:18 Metade direita da carcaça com bomba de óleo no canto dianteiro inferior 

0:20 Embreagem multidiscos

0:25 Filtro de óleo centrífugo

0:30 Rotor magnético do alternador

0:33 Cilindro e cabeçote

0:37 Válvula de aceleração (substitui o carburador nas motos com injeção eletrônica)

0:40 Vela de ignição no cabeçote e tampas do motor (com as bobinas do alternador não mostradas dentro da tampa do lado esquerdo)

1:10 Exemplos de como antecipar a retífica do motor e a troca de peças bem caras deslocando o óleo para a parte traseira do motor, fora do alcance da bomba, fazendo com que ele gire seco e se desgaste muito mais rápido.

A propósito, a hero é uma montadora de motos indiana.

Era uma parceria local chamada honda-hero e recentemente passou a seguir rumos próprios.

Para todos os efeitos, agora não é mais honda, é só hero.

Se a filial brasileira mudasse de nome e lançasse motos novas com projeto original honda, usando peças da honda e pagando royalties para a honda, ela deixaria de ser honda?

Tá bom... conta outra.

Um abraço,
Jeff

4 comentários:

  1. Olá jeff tem uma coisa interessante q achei e acho q será para vc tbm, no manual da haojue lindy 125 consta uma medida de óleo na vareta estranha, se der dá uma olhadinha nesse manual, se não tiver te passo por email e interessante chamar a atenção nesse seu post é o motor q foi montado nas Honda dream, biz100 e pop100 motor sensacional em durabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David!

      Acabei de verificar o manual no site da haojue. Você se refere a manter o óleo no nível de 2/3?

      Ou à pegadinha de ligar o motor e depois deixar parado por vários minutos?

      Um motor colocado a funcionar e que depois fica parado vários minutos antes da medição, na hora que indicar 2/3, provavelmente estará com metade ou menos da vareta.

      E quando indicar nível mínimo depois de vários minutos, já estará abaixo do mínimo.

      Seria isso, ou você notou algo mais?

      Sobre o motor da "hero", também achei graça quando eles disseram que o "novo" motor era uma novidade revolucionária.

      Obrigado pela indicação, uma hora faço uma postagem sobre essas motos da haojue.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Sim sim sobre estas duas coisas, mas a q mais me chamou a atenção foi sobre 2/3 na vareta tem sentido isso? Uma informação dessa é nova pra mim rsrs

    Sobre a HERO, realmente rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente, David!

      Digamos que 2/3 é menos pior que 1/2 da vareta como faz a yamaha ou 1/3 do visor de nível como faz a kawasaki ou o nível mínimo como fazem a honda e a suzuki, ou ainda faltar 200 ml para chegar no mínimo como faz a dafra...

      Se você usar a moto somente em trânsito urbano e não viajar com ela, e controlar o nível todos os dias repondo o óleo consumido, dá para conviver com isso.

      Eu não deixaria de manter no máximo, porque se me desse na telha ir visitar meus amigos lá no Sul, não precisaria me preocupar com o óleo até chegar em Curitiba.

      Mas quero mesmo te agradecer porque graças ao seu comentário sobre a Lindy tive curiosidade de conferir o manual da Chopper Road 150 e o que encontrei é simplesmente... pavoroso, não tem palavra melhor.

      A cara de pau deles foi enorme ao mentir descaradamente sobre a quantidade de óleo e o procedimento a cada troca, mesmo a informação podendo ser desmentida com facilidade no próprio manual.

      Acabei de revisar a postagem e programei para depois do feriado.

      Forte abraço!
      Jeff

      Excluir