sábado, 8 de julho de 2017

Desconfiômetro ligado, acidente com caminhão evitado

Sempre desconfie de caminhões.

Um caminhão pesado e lento é uma das coisas mais difíceis de dirigir, o que o torna propenso a se envolver em acidentes com motocicletas leves e ligeiras.

Olha só este vídeo da reportagem do g1:
Imagem, vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/motociclista-sobrevive-apos-parar-debaixo-de-caminhao-no-es-veja-video.ghtml 

O vídeo da reportagem mostra um acidente bem típico envolvendo caminhão e motocicleta:

Ele faz a conversão inesperada e corta a frente da moto — felizmente, o piloto escapa ileso.

Então ligue seu desconfiômetro ao ver um caminhão à sua frente.

Um caminhão parado pode estar aguardando para fazer uma conversão.

Caminhão parado no acostamento sempre pode estar querendo cruzar a pista.
Imagem e reportagem: http://www.diariodoscampos.com.br/policia/2017/03/motociclista-escapa-com-vida-de-acidente-na-rodovia-para-palmeira/2348761/

Um fato comum entre todos estes acidentes:

Nem passou pela cabeça dos motociclistas que o caminhão pudesse fazer uma manobra inesperada bem na frente deles.

Motocicletas em alta velocidade nunca são percebidas e não conseguem parar a tempo de evitar a colisão com caminhões lentos.
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/motociclista-morre-apos-ser-atingido-por-veiculo-em-rodovia-de-salto-de-pirapora.ghtml

E essa alta velocidade nem precisa estar acima do limite, ela pode ser a normal da rodovia:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/motociclista-morre-apos-parar-embaixo-de-caminhao-durante-batida-em-rodovia.ghtml

Note que a foto mostra que o caminhão não "colidiu com a lateral da motocicleta" como diz a reportagem.

Ele cortou a frente dela que foi parar lá embaixo do eixo traseiro.

Então sempre que observar um caminhão em atitude suspeita, ou nas proximidades de uma saída lateral, redobre sua atenção.

Fique atento a pátios de carga de caminhões, depósitos de materiais de construção, pátios de indústrias, etc. — se prepare para escapar de uma fechada.

Sinalize, buzine, altere a trajetória para chamar a atenção, mas não confie cegamente na eficácia de nada disso.

Sua melhor proteção é rodar dentro dos limites de velocidade, nunca se aproximando para ultrapassagens sem uma boa margem de segurança.

Você nunca sabe o que um motorista de caminhão pode precisar fazer para dobrar uma esquina, então não tente adivinhar.



Ao avistar um caminhão parado, sempre trace rotas alternativas pensando "e se ele cruzar minha frente"?

E antes de ultrapassar um caminhão, sempre buzine e tenha certeza de que ele não está se preparando para fazer uma conversão.

Se um caminhão está quase parado do lado esquerdo da faixa, é porque vai fazer uma conversão à direita.

E se um caminhão está quase parado do lado direito da faixa, pode ser que pretenda fazer uma conversão à esquerda.


Caminhões precisam desse espaço para virar, e uma coisa que eles não precisam é você enfiando sua moto embaixo dele.

NUNCA ultrapasse um caminhão lento pela direita.
Imagem e reportagem: http://www.patosagora.net/noticia/motoneta-vai-parar-debaixo-de-carreta-em-acidente-na-rua-dona-luiza

NUNCA ultrapasse um caminhão durante uma curva ou conversão, mesmo que seja pelo lado correto.

Mantenha seu desconfiômetro ligado em nível máximo perto de caminhões.

Para nós motociclistas, caminhões e seus parentes ônibus sempre são grandes encrencas.

Raramente alguém tem uma segunda chance como o piloto do vídeo.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. E aí, Jeff. Bom trazer esse assunto à tona novamente. Recentemente um rapaz de 15 anos morreu aqui perto de onde moro porque entrou de bicicleta em uma curva junto com um ônibus, desses circulares aqui da cidade. Ele estava pelo lado de fora da curva e foi atingido pela parte de trás do ônibus e a roda passou por cima da bicicleta com ele junto. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no dia seguinte. A bicicleta virou um emaranhado de metal retorcido. Eu vi acontecer, estava no semáforo logo atrás do ônibus. É terrível o que a imprudência e a falta de experiência e malícia com o trânsito fazem todos os dias nesse país.
    E fico cada vez mais encabulado de como é possível que ciclistas completamente despreparados são permitidos a dividirem o trânsito pesado de avenidas e horários de pico com os demais veículos! São muitas vezes crianças, adolescentes aventureiros que estão sempre certos, idosos, mulheres carregando bebês ou gente com garupa, sem nenhuma proteção e sem noção alguma de como funciona o trânsito. Atravessam sinais vermelhos, andam na contra mão espremidos entre os carros... Sempre andei muito de bicicleta, mas aprendi a respeitar as leis de trânsito muito cedo, aprendi a evitar certas ruas, avenidas e regiões em determinadas horas do dia, e que bicicleta à noite, nem mesmo com toda as lanternas e faroletes do mundo! Já não nos veem de moto durante o dia, imagine à noite de bicicleta!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Péricles!

      É muito triste esse quadro.

      As crianças são criadas, ou melhor, não são criadas, se criam por si mesmas.

      O resultado é o que a gente vê, e depois as famílias ainda põem a culpa nos outros.

      É mais ou menos como aquele caso da mãe do assaltante que tentou dar queixa porque o filho apanhou.

      No trânsito, muitas vezes não há segunda chance, mas ninguém pensa nisso.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir