terça-feira, 21 de março de 2017

Um acidente difícil de entender

Taí um acidente difícil de entender...
Imagem e reportagem: https://www.portalveneza.com.br/jovens-ficam-feridos-acidente-moto-nva-150/

Veja nas imagens que a moto bateu bem antes de o carro chegar no cruzamento... como isso foi possível?
Imagem e reportagem: https://www.portalveneza.com.br/jovens-ficam-feridos-acidente-moto-nva-150/

O carro está amassado pela moto de maneira tal que mostra que ele não bateu na traseira da moto.

Foi como se a moto estivesse indo em linha reta na direção daquela placa de anúncio... 

Quer dizer, é um acidente difícil de entender apenas à primeira vista...

Você já percebeu a causa do acidente?

Ela aparece em destaque na imagem acima...

Mas é algo que passa despercebido para todo novato até que chega o dia do primeiro tombo:

Imagem e reportagem: https://www.portalveneza.com.br/jovens-ficam-feridos-acidente-moto-nva-150/


Cascalho na pista...

A moto estava virando à direita e na hora em que passou em cima do cascalho, saiu pela tangente como se estivesse escorregando no gelo...


Ursos e mais ursos: http://flatrock.org.nz/topics/animals/life_is_so_tiring.htm

Cascalho na pista em uma curva ou conversão derrubam mesmo.

Outra coisa que costuma ser o primeiro tombo do novato é a areia na pista.
Imagem: Local de um acidente por causa de areia na pista.

A areia da obra nessa rua derrubou uma motociclista em uma scooter e o leitor Rafael Machado de Souza, a quem agradeço, enviou a foto.

Coisas que não representam problema nenhum para os carros são grandes encrencas para nós sobre duas rodas.

Não freie em cima da areia ou cascalho, ou você cairá.

Freie antes e alivie o freio na hora de passar sobre a areia ou cascalho.

Não deixe para aprender isso na prática.

Fique de olho nessa praga e não freie nem faça manobras bruscas em cima de pedrinhas soltas e areia.

Mesmo quantidades pequenas como esta:
Imagem: Tirada de um vídeo de tombo que demorei demais para fazer a postagem e nunca mais encontrei.

Até um pouco de areia como esse é suficiente para derrubar uma moto.

Então aprenda a ler o terreno à sua frente e não entre em pânico:

Freie antes da areia ou cascalho, não freie nem um pouco em cima da areia ou cascalho, e não mude a trajetória da moto em cima da areia ou cascalho — se possível.

Sua moto, joelho e cotovelo agradecem.

Um abraço,

Jeff

6 comentários:

  1. Foi exatamente por motivos de areia na curva mais inexperiência que eu cai nos meus primeiros meses de moto. E meu bairro é uma desgraça. Pela topografia local, a avenida principal é como se fosse o leito de um grande rio, pois as ruas próximas não são asfaltadas e todas estão em cotas mais altas. Ou seja, além de alagar, quando chove escoa junto caminhões de areia para essa avenida principal asfaltada. A areia dura por vários dias depois que parou de chover, além do traçado da rua se assemelhar a um circuito de F1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson!
      A areia dura alguns dias, o suficiente até chover de novo, né?
      O pessoal das torneirinhas lá em cima não gosta da gente...
      Abração,
      Jeff

      Excluir
  2. Eu ja quase me ferrei incontaveis vezes com isso e agradeco a Deus por me dar sabedoria no momento critico, hoje em dia minha reacao é quase que instintivo quando aparece umas coisas dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossas reações de pilotagem precisam ser instintivas!
      Por isso que sempre aconselho a tirar uma manhã de domingo para praticar em um local sossegado sem risco nenhum para adquirir as manhas e reflexos que serão necessários na hora do aperto.
      Reciclar essas técnicas também é bom, evitam que fiquemos enferrujados.
      Com minha primeira moto, havia um trevo genial aqui perto de casa, eu brincava muito nas manhãs de domingo.
      Era tão bom que a prefeitura começou a promover corridas de kart no MEU circuito... acabou minha brincadeira.
      Hoje passaram um viaduto por cima por conta dos desvios, ops, obras do rodoanel.
      Está mais para anel a rodo.
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    2. Eu por opção levei um bom tempo pra começar a fazer "testes", mas não fugia da raia nem deixava de querer aprender, quando era novato sempre que possivel testava um pouco o meu limite mas nada exagerado e sempre aos poucos digamos pra se acostumar

      Excluir
    3. Melhor coisa!
      É o tipo de aprendizado de que não me arrependo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir