quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

CB 300 e o famoso óleo – a postagem de número 1.000

Quis o destino que o leitor Lucas Inacio enviasse este depoimento por email na última sexta-feira, 26 de janeiro...

Eu estava terminando a série comemorativa de 10 postagens sobre recalls para marcar as 1.000 edições do blog... No fim foram 12, mas sabe como é... o planejado eram 3...

Eu não poderia estar mais feliz de escolher a história que o Lucas enviou para comemorar a data!

Saber que o blog está ajudando os proprietários com suas primeiras motos é muito gratificante.

O depoimento dele não é o único que foi feito nesse sentido... agradeço a todos os leitores que expressaram seus pensamentos aqui no blog. 

Mas este texto chegou no momento certo para resumir neste momento de comemoração tão especial boa parte dos objetivos deste blog.

Se não fosse a experiência pessoal do Lucas, eu teria prazer de assinar o texto!

Afinal, eu não escreveria nada melhor!

Segue a mensagem do Lucas:

E aí, Jeff, tudo bem?

Comprei minha primeira moto tendo nunca andado (auto-escola eu não conto, entendo o treino de equilíbrio mas ninguém anda na rua fazendo oitos), não sabia como funcionava embreagem, câmbio e sabia o básico sobre motores. 

Comprei porque precisava de um veículo mais econômico pra trabalhar e ir na faculdade (minha Brasília 1600 com dois carbura bebe mais que tio em final de ano)...

Pois bem, comecei a procurar e como na auto-escola tinha apanhado com embreagem pensei em pegar uma Biz. 

Sou meio que obeso e eu numa Biz ia ficar lindo tipo um urso de bicicleta, mas eu não ligava, queria só pra uso prático mesmo. 

Nas pesquisas trombei no seu blog 2 vezes, li os artigos, mas nunca guardava o endereço.

Um mês se foi e acabei pegando uma CB 300 2010/09 com 42 mil km rodados (meu tio de consideração tava se mudando e tinha já 2 carros, Opala e Celta, não cabia mais na garagem e nem usava a moto direito).

Ele me passou a moto por um preço legal e parcelado (no final tô pagando uma espécie de financiamento com o prazo mais flexível).

Peguei a moto, dia mais feliz da vida inteira e fui andar, consegui chegar em casa inteiro, daí lembrei: 

Não sabia M#S45 nenhuma de moto, não sabia como dava manutenção e muito menos viscosidade de óleo etc. 

Nos 3 primeiros meses eu mal andava com ela então tava mil maravilhas, cheguei a rodar 300 km e fui trocar óleo, troquei com o 10W-30 que foi o que o mecânico falou que tinha e vi o símbolo da honda, falei AÍ SIM.

Levei a meia lata embora e sempre fui completando, mas às vezes percebia que numa viagem (moro com pai, mãe mora em outra cidade, final de semana na pista) mais demorada ela começava a reclamar comigo, mesmo com óleo em dia (meu erro depois descobri foi deixar o óleo no meio da vareta, e não no máximo). 

Encontrei teu blog de novo e comecei a me perguntar se estava fazendo certo ao colocar esse 10W-30, pois que meu tio encontra o manual da moto e me entrega. 

Começo a folhear e tá ali que o recomendado é o 20W-50, no mesmo dia fui lá e troquei. 
Imagem: Enviada pelo Lucas

Resultado: 

Câmbio macio, motor rodando mais frio e silencioso e juro, minha moto tava fazendo 24,4 km/l pulou para 26~27 quando rodo com a mão controlada (hehe amo saidinha de farol quando tô voltando à noite que a rua tá deserta).

Não tem 1 sinal sequer de fadiga no cabeçote (sou formado mecânico de usinagem, pelo que conheço de metal ao menos não tá aparente, não sei do lado de dentro) mas os cuidados que tomo com a moto: 

Sem aceleração desnecessária (pegando a parte vermelha do conta-giros), óleo com no máximo estourando 1200 km eu troco (sempre com filtro e o mecânico que eu levo sempre pergunta se já quero que complete) e sempre recolocando conforme o uso.

Jeff, não sei se dá pra usar o texto em alguma postagem mas tá aí meu relato, provavelmente você salvou minha moto de ser ferrada por óleo incorreto.


PS: Uma vez tava indo embora e ela deu um apagão, fui em casa (tava perto) peguei a latinha de óleo e completei (óleo 10W-30), ele tinha sumido tão rápido que a moto tava no ponto de estourar, na hora pensei "fo***, cabeçote foi pro espaço".

Eu é que tenho de agradecer, Lucas!

Agradecer a você e a todos os leitores que têm acompanhado, comentado, criticado, ajudado a manter este blog vivo e de pé — que nem o autor...

Um imenso agradecimento a todos!

Forte abraço especial de 1.000 postagens,

Jeff!!!

35 comentários:

  1. Parabéns Jeff, que venham mais postagens por aí que vão ajudar mais pessoas assim como eu, o colega aí da postagem e muitos outros motociclistas a cuidar do seu bem e não acreditar em tudo que se fala e desvendar as pegadinhas do manual kkk, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Rodrigo!
      Se o blog tivesse trilha sonora, agora estaria tocando "hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa..." hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Boa noite, parabéns mais uma vez pelas postagens não perco uma, rumo as 2000, eu queria saber o que você acha de usar celular ou gps na moto, você considera perigoso ou não, aqui um vídeo de exemplo o motoka cachorro falando a opinião dele. https://www.youtube.com/watch?v=E2c53p2516c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Torres!
      Obrigado! Não garanto 2000, mas umas 1800... quem sabe?
      Sobre aparelhos de localização, sejam celulares ou GPS, sou suspeito para falar... Eu considero qualquer distração durante a pilotagem potencialmente perigosa. Ainda mais de moto. E tenho visto vários vídeos de acidentes onde um carro entrou na traseira de outro simplesmente porque o motorista estava ocupado visualizando a tela de alguma coisa.
      Fui vendedor durante muitos anos, então me acostumei a traçar roteiros usando mapas e usar as placas de sinalização dos bairros que visitava, mas a região em volta da capital de SP possui uma sinalização via de regra bem montada. Pelo menos, no meu tempo era.
      E também acho que errar os caminhos faz parte da experiência de viver...
      Quantas vezes eu acabei descobrindo caminhos novos e interessantes porque o roteiro não saiu como planejado... mas sou um cara muito zen, para mim os caminhos fazem a parte interessante da jornada, até mais que o destino em si. Prefiro conhecer as paisagens do local que estou percorrendo a ter minha atenção presa a uma telinha.
      Tem uma cena que me vem à cabeça, é aquela em que o celular/GPS orienta uma conversão proibida porque alteraram a mão de direção naquela rua. Aí você percebe e não faz a rota indicada, enquanto isso o aparelho recalcula a rota e nesse meio tempo você perdeu a chance de corrigir a trajetória por si mesmo, e ele recalcula de novo, e vira um loop eterno...
      Há vários relatos de gente que tomou decisões absurdas "orientado" pelo GPS. Inclusive relatos de amigos sobre roteiros malucos definidos pelo aparelho... prefiro exercitar minha capacidade de formar mapas mentais do que confiar eternamente em um aparelho que poderá não funcionar na hora em que eu mais estiver precisando.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Moro no interior de MG, e quando fui a BH pela primeira vez dirigindo, estudei na noite anterior o trajeto e memorizei mais ou menos as placas através do Google Street View. Cheguei lá e fiz tudo certo kkkkk só errei no mais fácil, pois na hora de voltar pra casa, já na rodovia, não peguei a faixa de acesso pra BR 262 e fui parar em São Joaquim de Bicas EHUHAEUHEUHAUEHAE

      Excluir
    3. Olá, Wesley!
      O bom da moto é isso, mesmo errando caminho a gente acaba fazendo turismo e se divertindo,,, hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. PARABÉNS JEFF PELA POSTAGEM 1000.
    Você é mais que DEZ, é MIL.
    Desde que troquei o óleo do meu Corsa (5W30) para um com viscosidade maior (10W40) o problema do aquecimento excessivo quase (eu disse quase) desapareceu... ainda aquece um pouco no calor absurdo que faz aqui no Rio de Janeiro, mas nunca mais aqueceu a ponto de desligar o ar condicionado e jogar água para fora. Também vou diminuir o tempo de troca para 5.000 quando o indicado era a cada 10.000.
    Quanto a moto, sempre usei o 20W50 com troca a cada seis meses ou 1000 Km.
    Não vale mesmo a pena economizar óleo e destruir o motor.

    Abração e que Deus sempre te abençõe e a todos os seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Carlos!
      Mas eu mesmo estou mais para 0,99... hehehe
      Aquilo que digo aqui sobre motores de motos vale também para carros. O único objetivo da redução de viscosidade é obter mais potência do motor ("desperdiçando" menos para mover o óleo lá dentro e mostrar um número bonito "aumentamos a potência do motor em 5,7% e ele está 15% mais econômico..."
      Desde o lançamento do fiat 147 que ouço a promessa de carros que fariam 18 km/litro de gasolina... todo ano as propagandas dizem que os carros estão muito mais econômicos, e mesmo depois de adotar a injeção eletrônica, continuam só na promessa dessa quilometragem...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Má nué que o homi escrevinhô memo?Grande abraço,Jeff!
    E parece que deus presenteou voce com o relato perfeito,além da satisfação de ensinar a conservar uma moto! hehe
    E aí,o gosto é ou não é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que estou cada vez mais feliz com os resultados!
      Felicidade plena só virá no dia em que a honda vier a público pedir desculpas a todos os clientes, assumindo que as quantidades recomendadas por eles são insuficientes e precisam ser complementadas, e admitindo que esse óleo 10W-30 foi a maior burrada que fizeram na vida... e confessando que poderiam e deviam ter consertado os freios da CG há 40 anos... convocar o recall para troca do conjunto do farol/piscas das CG 2009 a 2013...
      Pois é, a felicidade plena é muito difícil de alcançar...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Ah, é, esqueci... admitindo que o procedimento de medição do nível de óleo é desnecessariamente complicado...

      Excluir
  5. Obrigado jeff, que mais pessoas possam desfrutar das utilidades que você coloca aqui. E quanto mais pessoas cuidarem de seus bens menos montadoras e concessionárias lucrem em nossas costas. Obrigado pelas dicas e RUMO A 2000 !!!!!!!!!!!!! PS: fotinha da menina que tu ajudou a salvar: https://scontent.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/14732290_1075413195840528_2793306392595522341_n.jpg?oh=9b6f08770be3f16f385a264b02b0cc97&oe=5912041D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lucas!
      Eu que tenho de agradecer!
      E a foto está muito linda, não é à toa que você é apaixonado por ela!
      Trate bem dela que ela retribuirá!
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Boa tarde Jeff,

    Eu só tenho a concordar com o depoimento do amigo, graças a você meu conhecimento sobre minha moto hoje é muito maior, e tento sempre repassa-lo, já consegui por exemplo convencer 3 colegas de trabalho que compraram Yamaha zero KM sobre a questão do oleo. Meu irmão, que possui uma CB 300 2013 também alertei, mas ele já usava o 20w50 como padrão, e faz trocas a cada 1.000km.

    Não deixando o assunto sair de você, segue mais um recall anunciado, agora da "nova queridinha" dos hipsters da Vila Olimpia (é o que mais vejo atualmente aqui).

    https://www.noticiasautomotivas.com.br/ducati-scrambler-2015-e-2016-e-chamada-para-recall-no-brasil/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson!
      Obrigado por ajudar a divulgar o blog! E obrigado por avisar sobre mais este recall.
      ducati sendo ducati... faz motos maravilhosas, e deixam de lado coisas básicas como dimensionar corretamente o aperto do parafuso do cavalete lateral... mais uma falha de projeto, porque o recall é mundial feito em 29/12 — e só agora sai a notícia por aqui.
      Eu gosto da Scrambler com cilindrada civilizada, 400 cc. Não sei se virá para o Brasil, porque brasileiro gosta de ver número, dá mais valor ao 800 e deixa de ter a oportunidade de ter prazer em pilotar uma moto ágil para aventuras, que é a proposta original das Scrambler.
      Foi de motos como as antigas scrambler da ducati e da triumph dos anos 60 que surgiram motos como as Bros, Lander e Crosser de hoje. A ideia sempre foi ter uma moto que não pesasse na hora de sair de uma Rio-Santos e se embrenhar em uma trilhazinha até uma praia pelo prazer da aventura. Faça isso com uma 800...
      Aposto que os hipsters da vila Madalena só usam capacete aberto, né? Que nem nas propagandas...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Nossa justo aquela que conversamos a um tempo voce se lembra questao?

      Excluir
    3. Olá, Felipe!
      Converso com muita gente sobre uma pá de questões.... por acaso seria sobre os capacetes abertos na novela da globo?
      Sem uma pista vai ser complicado...
      Um abraço,
      Jefff

      Excluir
    4. Caramba mas voce esta indignado mesmo com esse capacete kkkk foda foi no ano novo, ele tava boladao e quis passar a virada em cima da motoca kkkk foi muito fan service rs
      Sobre o que eu estava falando era sobre uma das nossas conversas que o assunto era a nossa paixao por scrambler, se eu nao me engano havia acabado de anunciar esse modelo da ducati

      Excluir
    5. Ah, tá... minha memória tem a tendência cada vez mais frequente de só reter as informações mais recentes.
      Por que eu estava dizendo isto?
      .......................................................................
      Uma hora eu lembro.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. Parabéns, Jeff, pela postgem 1000 e também pela dedicação e inspiração que tem para colaborar com uma sociedade melhor e mais informada! 90% do que tenho aprendido sobre motos foi contigo, e te desejo tudo de melhor pra continuar ensinando e mantendo essa comunidade tão bacana e tão importante pra nós! Sucesso e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Péricles!
      O apoio dos amigos leitores do blog é meu incentivo para continuar escrevendo!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  8. Parabéns pelos 1000 posts jeff! Considero seu blog um dos melhores da internet, e certamente um dos que mais comunicam a verdade. Peguei uma crosser 150 semi-nova como minha primeira moto (Apesar da desilusão amorosa, não arrisquei a horizon 150 por causa da política da dafra). Primeira coisa que fiz foi verificar o nível do óleo. Pasme, estava entre o minimo e o máximo. O antigo dono, que rodou apenas 10.000km não confiou nas recomendações e trocava de 1000 em 1000. Ao menos o manual da yamaha diz que devemos completar o oleo e que o recomendado é o 20w50. Agora é continuar atento e prudente para continuar nesse mundo do motociclismo. Obrigado pelas suas dicas de ouro Jeff! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Danilo!
      Que sua nova moto lhe traga muitas felicidades!
      A dafra continua colhendo o que plantou, bem feito para eles. Poderiam ter tido muito sucesso naquela janela de tempo dos primeiros dois anos se não tivessem tomado o rumo que tomaram...
      Fico feliz que o blog esteja sendo útil para os novos motociclistas!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  9. Olá Jeff, parabéns pelo blog. Só faço uma ressalva aí. Creio que a troca de mil em mil com um óleo 20w50 api SL Jaso MA2 seja desnecessária. É só ir completando (sempre na marca max) e pode-se trocar com 3 mil km ou 6 meses numa boa. PS: Sei que você não concorda com isso mas eu vejo isso como um desperdício de dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Takashi!
      Sobre isso nunca entraremos em acordo... hehehe
      Depois daquele vídeo que mostra a quantidade de pó metálico em suspensão em um óleo que rodou 3 mil km, nunca que deixarei aquela coisa lixando o interior do motor da minha moto...
      E minha experiência com minhas motos mostrou que 3 mil km são aceitáveis no limite para motores de arrefecimento líquido e 1,5 mil km são aceitáveis no limite para motores de arrefecimento a ar.
      Prefiro não abrir mão dessa segurança em prol de uma economia que pode acabar custando caro. Ainda mais no meu caso que gosto de fazer viagens longas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Eu discordo porque pra min que rodo pouco nem da, rodando apenas 1,2 com a minha fan ela ja patina me da calafrios pensar em andar 3 mil rs sem falar que com mil km ela perde no maximo 20 ml jogando alto heim kk
      Abrcs

      Excluir
    3. Mas não confie nesse consumo pequeno... na medida em que o motor envelhece, o consumo de óleo aumenta. E trajetos curtos e subidas de serra apresentam um consumo surpreendente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Voce ja me avisou isso a um tempo, eu sempre acompanho as adversidades e diria que faco que nem com o meu cao, tiro um tempinho aliso, lavo, vejo se tem algo errado tal mas a questao é sobre ela agora e tambem do jeito que eu ando vai demorar pra ela baixar uns 100 ml rs

      Excluir
    5. Isso é sintoma de estar precisando pegar a estrada sem destino...
      Fazer uma aventura daquelas tipo sair rumo a Belo Horizonte e terminar o dia vendo o por do sol em uma praia...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  10. Aee Questao parabens!
    Sao poucos que conseguem atingir essa marca afinal falar mil vezes sobre um determinado assunto nao é mole kkkk
    Ultimamente estou enrolado mas sempre que da volto aqui para ler de onde parei. Eu assim como muitos reconhecemos seus esforco e dedicacao e tenho orgulho de dizer que aqui foi o inicio do meu aprendizado mecanico.
    Novamente parabens
    Abrcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!!
      Tá certo que repeti muitos assuntos... e não apenas os leitores têm colaborado, mas infelizmente o pessoal tem se envolvido em muitos acidentes educativos... material para escrever não tem faltado.
      E cada vez descubro mais, como agora pesquisando sobre o uso de óleo 10W-40 pelos proprietários de suzuki descubro um monte de defensores do uso do óleo 10W-30... PUTZ, logo o 10W-30...
      Com argumentos do tipo "já rodei 10 mil km sem problemas" DEZ MIL!!!! OOOOHHHHH!!!! Estou impressionado, só que não.
      O pessoal cai que nem pato no conto dos "óleos de nova tecnologia" e compra a propaganda achando que faz um ótimo negócio... É revoltante, porque suspeito que por trás de muito curioso mal informado também tem muita gente graúda interessada em espalhar essa desinformação no mercado.
      É só ver as campanhas de propagandas em defesa do cigarro que as empresas faziam nos anos 60... picaretagem está na alma do capitalismo desde os tempos do óleo de cobra. https://medium.com/%C3%B3leo-de-cobra-e-outras-coisinhas/%C3%B3leo-de-cobra-ou-como-fazer-os-outros-de-trouxa-3c329163c0c7#.gc5j5dkvp
      Taí, daqui a pouco vai aparecer gente na internet recomendando óleo de cobra pra motor de moto...
      O pessoal topa pagar mais caro por qualquer coisa mesmo...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Toma dez mil dez mil dez mil kkkk
      Legal o linl sobre oleo de cobra, vou comecar a usar rs

      Excluir
    3. Bom, é um link bem a calhar para os assuntos deste blog...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  11. Olá Jeff! Nada melhor que comemorar 1000 posts com um depoimento desses! Aquela sensação boa de missão cumprida, não? Parabéns e continue firme e forte nessa troca de experiências. Somos muito gratos a você pela dedicação e amor ao próximo!! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo! Muito obrigado!
      É exatamente isso, sensação de missão cumprida!
      Era uma meta que eu tinha estabelecido para mim mesmo, não parar de postar até chegar a esse número mágico.
      Pior para os leitores é que não estou com vontade de parar... hehehe
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir