terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mais CB 300 ferrando o cabeçote... por que será, hein, dona honda?

Vídeo de outro mecânico competente mostrando o que acontece com uma moto bem cuidada, mas que o dono não é leitor deste blog — e portanto desconhece os macetes praticados pelos fabricantes:



Meu agradecimento ao leitor Pedra Veloz que enviou estes dois vídeos, e parabéns ao Furlani por ajudar a esclarecer o povo sobre os absurdos praticados nesse mercado — absurdos que este blog vem denunciando há anos!

Como disse o mecânico, o dono cuidava bem da moto... ele só não sabia de algumas coisas:

1) A quantidade correta de óleo a cada troca da CB 300, CBX 250 Twister e a nova CB Twister é de 1,8 litro e não 1,5 litro como está dito no manual;

2) A quantidade recomendada no manual de todas as motos sempre é insuficiente para atingir o nível recomendado no próprio manual, necessitando de um adicional que os fabricantes nunca dizem qual é;

3) O óleo recomendado pela honda, assim como o óleo recomendado por vários outros fabricantes (suzuki, kawasaki, dafra) são vendidos como maravilhas tecnológicas — mas curiosamente eles costumam desaparecer do cárter mais rápido que outras marcas "não recomendadas" e sem que o dono perceba a moto fumando... esses óleos são bons para quem?;

4) A quilometragem recomendada pela honda (e demais fabricantes) para inspeção e troca é longa demais para ser chamada de decente — mesmo quem recomenda um bom óleo abusa da inocência dos clientes (estou olhando pra você, yamaha!)

Um vídeo como este permite comprovar essa indecência:



A válvula que ele mostra no vídeo é um dispositivo de segurança que se desloca conforme a contrapressão causada pelo entupimento do filtro. 

Se os fabricantes recomendam quilometragens para troca tão longas a ponto de essa válvula de segurança precisar ser acionada em condições normais de uso, é sintoma de que algo está profundamente errado com esse critério de quilometragem adotado pelos engenheiros


Leia a retratação sobre este parágrafo na postagem posterior a esta.

5) A imensa maioria das concessionárias da honda (e demais fabricantes) se limitam a abastecer a quantidade insuficiente recomendada de óleo, fazendo o motor se sacrificar desde o início — elas não fazem a complementação que o próprio manual do proprietário manda fazer;

6) A honda (e demais fabricantes) não impedem as concessionárias de continuarem com essa prática lesiva aos proprietários e que pode colocar nossas vidas em risco no trânsito;

7) A honda (e demais fabricantes) não têm interesse em informar a quantidade correta de óleo a cada troca porque assim vendem muito mais peças de reposição e motos novas em prazo muito mais curto do que seria o normal.

Algumas fabricantes chegam a mentir na maior cara dura para seus clientes, não é dona suzuki? Não é mesmo, dona dafra?;

8) O povo é feito de trouxa por essas práticas abusivas e não há interesse da imprensa em denunciar os fabricantes porque são grandes anunciantes e money makes the world go round;

9) Os governantes não têm interesse em coibir essa prática porque os fabricantes movimentam a economia e geram mais impostos — para variar, às nossas custas.

Além dos itens acima, há uma série de outras pegadinhas que os fabricantes usam para evitar que você trate corretamente da vida do motor de sua moto.

Pesquise nas postagens específicas agrupadas sob as abas Denúncia e Óleo na lateral desta página (visível somente em tela de PC).

Então, meu caro leitor, não seja otário de acreditar que os fabricantes são santos. Eles só estão lá pela grana — a sua grana.

O único cara que tem interesse de verdade no melhor para sua moto é você mesmo, todos os outros querem arrancar dinheiro do seu bolso — e quanto mais cedo, melhor.

Cuide pessoalmente do nível de óleo correto da sua moto e complete até a marca de nível máximo sempre que necessário — porque o importante é garantir o nível correto.

A menos que você queira ver sua moto em algum vídeo como esses aí de cima.

Um abraço,

Jeff

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