quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Treta!!! Treta!!!!

Transcrevo e respondo o simpático, risonho e bem humorado comentário recebido na postagem Uma conversa muito bizarra:
Cada vez que salvo o arquivo a formatação de tamanho das fontes se altera; toda tentativa de correção acaba resultando em outro parágrafo mudando de tamanho. É um problema crônico do blogspot que acontece quando a formatação é complexa usando negritos, itálicos e fontes coloridas. Depois que começa não para mais. Então eventuais fontes em tamanho maior ou menor não denotam sarcasmo. Todo o texto deveria estar com o mesmo tamanho de fonte, exceto as legendas das figuras e esta observação.


kkkkkk vamos lá! primeiro o Jдиот está claramente mostrado que sou eu, essa conversa foi retirada do Grupo SUZUKI MOTOS 125/150cc (INTRUDER, YES, GSR 125/150, GS 120, BURGMAN 125) do FB.

— Não sabia da origem e você não estava claramente mostrado até agora. 

Eu não transcrevi o seu nome para evitar de você passar vergonha... 

Mas já que você assumiu o que disse, acho que não vai se incomodar com as minhas respostas parágrafo a parágrafo.

Vamos lá, vamos por algumas contradições contra o dono do site.

primeiro, engraçado, o mecânico que me passou as dicas justamente é chefe de mecânica industrial. ele nunca recomendou encher até o nível máximo. pq será? sera que ele tá errado? kkkkk

— É, lamento informar, ele está errado, isso não tem graça e você está rindo sem motivo.

Vou explicar de novo, e você faça um esforço para entender. 

A vareta medidora e o visor de nível possuem uma faixa de medição com níveis máximo e mínimo. 

O óleo é consumido naturalmente durante o funcionamento do motor. 

Começar abaixo do nível máximo diminui sua autonomia de reabastecimento do óleo. 

O rendimento do motor é melhor com óleo na faixa intermediária da vareta porque o óleo no nível máximo aumenta o esforço do motor para vencer o atrito viscoso do óleo.

Mas entre ter uma perda de rendimento e arriscar deixar o motor trabalhar abaixo do mínimo recomendado, é preferível sempre rodar com a margem de segurança total recomendada pelo fabricante.

É para isso que ela existe.

conhece nível mínimo e máximo? pois bem, para um técnico de máquinas industriais tá para piadista tbm, ou será que o "senhor" para a máquina funcionar direito tem q por os Fluidos até nível máximo?

— Conheço nível mínimo e máximo, e admito, sou piadista, só com bom humor para aguentar comentários como o seu. Mas não faço piada com assunto sério. 

De que tipo de máquina você está falando? 

Para um motor a explosão esfriado a ar funcionar bem é recomendável que o nível esteja no máximo ou perto do máximo, sem exceder. 

Não sou eu quem diz, são todos os fabricantes de motores — como mecânico, você deveria saber disso.

É simples: 

Pouco óleo não permite boa eficiência no arrefecimento de motores arrefecidos a ar. 

O óleo não tem tempo de esfriar e já está sendo bombeado novamente para o cabeçote quente. 

Aliás, todos os fabricantes de motos falam em seus manuais de proprietário que o nível de óleo deve ser completado até a marca superior ou máximo.

Em quem você vai acreditar, no seu técnico chefe de mecânica industrial ou na honda, yamaha, suzuki, kawasaki, hyosung, triumph, bmw, harley-davidson, indian, tvs, zongshen, daelim, sym, haojue e tantas outras?

conhece mesmo motores? pois bem vou encher o motor da KTM 390 Duke e completar pq não deixa óleo no cárter! sera que a KTM tá errada que o motor o fluxo de óleo não deixa 1 ml de óleo parado no cárter?


— Cidadão, isso prova apenas que você não sabe a diferença entre um motor de cárter seco e um motor de cárter úmido. 

Você pode tentar aprender sobre esse assunto lendo a postagem Cárter seco, cárter úmido e um engano muito comum

Aliás, aquela postagem também surgiu por causa de alguém que pensava que entendia do assunto.

E falar um despropósito desse tamanho também demonstra que você não se preocupa em ler o manual do proprietário da moto.

Lá está explicado o procedimento de medição e o motivo pelo qual fazer isso que você sugere seria uma tremenda idiotice.

Peça para alguém te explicar.

A ktm não deixa 1 ml de óleo no cárter? 

É só força de expressão, né?

Você tem noção do que seja 1 ml? 

Uma gota já tem mais do que isso, você não está afirmando que não fica uma fração de gota de óleo no cárter desse motor, né?

Porque isso seria impossível.

tá bom, vou por 2 litros de óleo para lubrificar pq o site www.minhaprimeiramoto.blogspot.com.br disse que o nível tem que estar acima que o manual original (diga-se o chinês) não fala e (que tradutores dizem) dizem encher até o máximo.

— Isso ficou confuso e vai precisar de uma explicação longa.

O que você escreveu é difícil de entender, vamos por partes:

"tá bom, vou por 2 litros de óleo para lubrificar pq o site www.minhaprimeiramoto.blogspot.com.br disse"

O blog nunca recomendou colocar mais óleo do que a marca de nível máximo especificado pelos fabricantes.

Apenas recomendo seguir exatamente o que está escrito no manual do proprietário.

Somente alguém muito tolo faria essa bobagem de colocar 2 litros de óleo baseado no que o minhaprimeiramoto NUNCA disse para fazer.

Ninguém seria tão tolo, certo?

Você certamente não faria isso e está apenas exagerando as palavras para tentar provar o seu ponto de vista.

Não conseguiu.

Infelizmente você não entendeu o que leu, mas escreveu e assinou uma infelicidade dessas.

Ficou feio para você, não para mim.

"o nível tem que estar acima que o manual original (diga-se o chinês) não fala" 

Acredito que isso seja uma referência a um manual de proprietário de um automóvel chinês que eu mencionei em outra postagem.

Sua citação fora do contexto só distorce as coisas que eu disse no blog e provoca confusão.

O que está dito nesse manual chinês é o que se diz em todo manual de proprietário: 

O óleo deve ser completado até a marca de nível máximo medido logo pela manhã nas condições especificadas — nesse motor desse carro, totalmente a frio antes de ligar o motor.

O que existe de diferente naquele manual é o alerta de que uma medição do nível de óleo feita com o motor quente mostrará o óleo acima da marca de nível máximo e o proprietário não precisará se preocupar porque essa é uma condição normal já prevista no projeto do motor.

É por esse motivo que a maioria dos fabricantes de motos fala para fazer a medição com o motor frio depois de ligar por poucos minutos, apenas o suficiente para o óleo circular no motor e preencher a bomba e filtro, sem chegar a aquecer completamente o motor. 

Com o motor à temperatura normal de funcionamento, a medição indicará o nível acima da marca de máximo da vareta medidora, é naquela condição a frio que os níveis foram determinados, e é por isso que os manuais de motos insistem na medição a frio apenas ligando o motor por poucos minutos.

O óleo ficar acima do nível máximo da vareta / visor com o motor quente é uma condição prevista em projeto.

O procedimento de medição é diferente para motos da bmw, triumph, harley e indian, e possivelmente outras, que especificam a medição com o motor completamente aquecido.

"e (que tradutores dizem) dizem encher até o máximo."

Sou tradutor e coloco óleo na minha moto até atingir o máximo exatamente conforme especificado no manual do proprietário da minha moto. 

É, eu leio manuais de proprietário, trazem informações úteis, você deveria fazer o mesmo.

Minha moto é uma dafra Kansas 150 ano 2009, quantidade recomendada pelo fabricante de 1 litro de óleo e que, após a medição feita de maneira correta, necessita de mais 400 ml de óleo para atingir a marca de nível superior da vareta.

O motor sempre rodou com 1.400 ml de óleo e atualmente está na casa dos 95 mil km com pistão, anéis, cilindro, comando, cabeçote e rolamentos originais.

Recomendo ler tudo de novo e tentar entender, peça ajuda para alguém te explicar o significado do que está escrito.

Vou facilitar para você:

O que o site www.minhaprimeiramoto.blogspot.com.br fala para fazer é apenas o que está nos manuais de proprietário que você não leu ou, se leu, entendeu errado:

Colocar a quantidade recomendada, ligar e desligar o motor, medir o nível de óleo e completar até a marca de nível máximo da vareta / visor.

Aquilo que você não fez no vídeo, optou por colocar apenas 100 ml de óleo porque acha preferível rodar com menos óleo do que o nível máximo recomendado.

É uma opção exclusivamente sua baseada no que te disse seu amigo chefe de mecânica industrial, mas não é o que os fabricantes recomendam.

No minhaprimeiramoto não está dito em lugar algum para colocar óleo além do que o fabricante recomenda, somente um idiota faria isso intencionalmente.

E você certamente não é um, certo?

kkkkkk como disse, vamos encher o motor de óleo. já que quanto mais óleo melhor e mais lubrificado.

 Cidadão, você está dando risada do quê?

É você quem está dizendo isso e fazendo novamente um papel lamentável.

Aprenda a entender o sentido das palavras antes de sair falando e mostrando a todos que você lê e não entende o que está escrito.

tá bom, não tem pressão interna no cárter, tá certo kkkkkkkk eh piada pronta? então já que não tem pressão para que a ventilação positiva, me explica aí com algo de engenharia? enfeite? 

 Caro cidadão que ri à toa: 

Faça um esforço para entender as coisas escritas antes de sair escrevendo coisas que mostrarão a todos sua enorme dificuldade de entendimento.

O que está dito no texto é que os retentores não trabalham sob a pressão gerada pela bomba de óleo. 

Como mecânico você teria a obrigação de saber disso.

A ventilação positiva do cárter serve para conduzir os hidrocarbonetos tóxicos dos vapores de óleo presentes no cárter para o filtro de ar.

Lá eles são aspirados pelo motor, queimados e transformados em substâncias menos nocivas.

Se fossem liberados para a atmosfera, contribuiriam para o aumento da poluição do ar nas cidades. 

Ventilação positiva dos gases do cárter não tem nada a ver com pressão de óleo gerada pela bomba.

A pressão desses gases varia ligeiramente conforme o movimento do pistão, mas enquanto o nível de óleo respeitar o limite máximo determinado pelo fabricante, essa pequena sobrepressão de ar (e não da bomba de óleo) não causará esforço significativo algum aos retentores.

agora tocou no assunto de calço hidráulico! lembrou de algo bom q acontece quando o nível passa do máximo. legal. até q enfim algo útil no post! 

— Obrigado! 

Só esclarecendo, calço hidráulico não tem nada de bom, é uma das piores coisas que pode acontecer com o motor.

E é uma pena que você não percebeu o resto!

"Quando o nível passa do máximo" não quer dizer "quando o óleo está no nível máximo determinado pelo fabricante do motor".

Peça para alguém te explicar.

reponho o óleo consumido! quando digo, pessoas comentam sem saber o que passa da vida dos outros. aconselho acompanhar meu canal e ver que sim, completo. mas nunca no nível máximo. por motivo explicado e já ocorrido comigo.

— Você repor o óleo consumido em um motor no qual a concessionária coloca 1,5 litro de óleo e só tirar 750 ml é prova de que está colocando menos óleo do que o recomendado pelo procedimento (não pela quantidade) do manual do proprietário.

E que está rodando com o motor no sacrifício.

Obrigado pelo conselho, mas não tenho interesse em acompanhar a vida dos outros.

Ainda mais um canal que não me trará nenhuma informação útil.

Escrevi aquela postagem para explicar o assunto para todos os leitores e não para você em particular.

Minha preocupação é evitar que pilotos novatos caiam no erro de deixar faltar óleo em sua primeira moto, e acabem se colocando em situações de risco por conta de pane mecânica no meio do trânsito.

Ou serem enganados de boa ou má fé por mecânicos que não conhecem um fundamento básico de sua profissão — respeitar o procedimento do manual do proprietário.

Somente postei o seu vídeo porque foi dos únicos que encontrei mostrando o procedimento correto de ligar e desligar o motor para medir o nível do óleo.

Infelizmente você não seguiu a orientação do manual do proprietário e, em vez de perceber o erro e se preocupar em fazer um novo vídeo corrigindo a informação, veio aqui no blog "defender" seu ponto de vista dizendo kkkkkkkkkk.

Mostrou para todo mundo que não atingiu o objetivo e a risadinha irônica piorou ainda mais o vexame.

retentor só serve para impedir agentes externos???
cara? para com isso! tá feio já!

— Realmente está muito feio, e não é para mim não. 

O que eu disse foi:

"A única função dos retentores é impedir a passagem de óleo do lado interno para o lado externo do motor via câmara de combustão e escapamento (caso dos retentores de válvulas) ou eixos de saída, partida e câmbio." 

Você só entendeu a palavra "externo". 

Peça para alguém ler para você e te explicar o que está escrito lá.

Peça para essa pessoa ter paciência, porque pelo jeito vai ter de explicar algumas vezes.

Momento algum disse que eu era técnico industrial

— Tem razão, eu interpretei errado a frase "Fale isso ao um mecânico industrial para vC ver se ele concorda contigo." 

Eu errei, me desculpe por isso.

A propósito, eu sou técnico formado em Mecânica Industrial.

Sabe quanto equivale 750 ml no motor da GSR???? um pouco acima do mínimo.

— 750 ml deixa o nível um pouco acima do mínimo?

Sério que você mede o nível do óleo antes de esvaziar o cárter para a troca?

Então você quer dizer que a faixa de medição da vareta da GSR 150i é de quase 50% da capacidade do cárter?

Seria o primeiro motor que eu ouço falar com uma faixa de medição tão grande — desculpe, mas duvido dessa informação.

Não foi isso que me disseram proprietários que eu sei que mediram do jeito correto.

Em todo caso, solicito que proprietários de suzuki GSR 150i me confirmem uma vez mais essa informação da quantidade de óleo necessária para atingir a marca de nível máximo da vareta medidora aqui nos comentários. 

E se puderem, confirmem essa informação dos 750 ml ficarem acima do nível mínimo.

Atualização:
Recebi a informação do leitor Osmar Takashi nos Comentários de que a GSR 150i usa apenas 1,2 litro de óleo e ele também mediu do jeito correto. 

Vou investigar para tentar descobrir a origem dessa discordância entre dois proprietários do mesmo modelo de moto.

Seja qual for o resultado, farei uma postagem atualizando os dados. Até lá, peço um pouco de paciência ao pessoal.

motor não vai aguentar 60 mil km kkkkkkkkkk legal. pelo ao menos sua boca n funcionou, fiz recall da minha moto com 55 mil. 

— Fez recall da sua moto com 55 mil km? O que isso tem a ver com a história? Você se refere ao recall por fadiga do eixo da transmissão da GSR 150i ?

Como você determinou que o eixo não estava sofrendo de fadiga?

Você mesmo fez um ensaio não destrutivo para detecção de fissuras microscópicas?

Ou só olhou a cara do eixo e concluiu que estava bom?

Cuidado com isso, uma avaliação de fadiga não pode ser feita por leigos que apenas pensam que entendem do assunto — é preciso conhecimento técnico.

e sabe o estado do motor? com desgastes normais! pq será? pq não segui receita do Patrick ou do Sr Jeff???

— Ah, entendi. Você abriu o motor e verificou o desgaste, e estava normal. 

Perfeito, isso indica que sua condição de uso da moto não é das mais severas. 

Quero ver você fazer como eu, pegar uma dafra Kansas 150 e fazer algumas viagens de 2 mil km sem "seguir a receita".

"Receita" que não é do Patrick nem do sr. Jeff, é do manual do proprietário do fabricante da moto — peça para alguém ler e explicar para você. 

hoje tá com 65 mil e o motor como novo e acredito q faça pelo ao menos o dobro

— 130 mil km? É uma quilometragem razoável. Mas conheço gente com CG que chegou a 180 mil e a 300 mil km. 

Pergunte ao Pantera de Cuiabá ou ao encarregado da troca de óleo do posto shell Angeloni da BR-101 depois do MundoCar Mais Shopping em São José, Santa Catarina.

só óleo quente tira as impurezas??? kkkkk menos amigo, pode ser que os fluidos que vc trabalha realmente precise criar pressão para tirar sujeiras alojadas, agora óleo de motor???? pera amigo, menos

— Sério que você fez essa associação entre óleo quente e pressão? 

Seu desconhecimento de mecânica básica é abismal.

Sua referência a fluidos é bizarra. 

Vou explicar:

O funcionamento do motor causa desgaste e as partículas removidas das peças desgastadas circulam junto com o óleo. 

Elas ficam em suspensão no óleo lubrificante com propriedades detergentes até as partículas maiores serem barradas no filtro.

É incrível que você desconheça que com o motor parado e frio essas partículas contaminantes ainda não filtradas se assentam no fundo do cárter.

Por isso é necessário ligar o motor antes de uma troca a fim de movimentar o óleo e eliminar essa sujeira do fundo do cárter junto com o óleo velho.

Ninguém falou em pressão para desalojar sujeiras alojadas.

Saber que o óleo quente facilita a remoção das partículas em suspensão é conhecimento básico:
Fonte: http://carplace.uol.com.br/especialista-alerta-uso-incorreto-de-lubrificante-pode-ocasionar-perda-total-do-motor/

Isso está em todos os manuais de serviço, não só da honda como dos demais fabricantes.

A necessidade de aquecer o motor antes da troca do óleo também aparece nos manuais de proprietário, experimente tomar conhecimento deles que vale a pena.

Leia o indicado na seta preta:
Sugiro se informar a respeito do básico de sua profissão antes de sair fazendo comentários do tipo kkkkkkkk na internet.

Isso evita pagar mico em discussões que envolvam um mínimo de conhecimento técnico.

ALELUIA até que enfim algo coerente entre nós, as almas bondosas que temos pelo mundo, deixo marcado um amigo que presenciou uma situação que vai fazer o Patrick repensar com a partes "íntima do motor" né Bruno?

— Não sei que Bruno é esse a quem você se refere. 

Seu comentário sobre 'almas bondosas pelo mundo', 'deixar marcado um amigo que presenciou uma situação' e 'partes "íntima do motor"' não faz sentido.

agora vamos lá, tenho treinamentos comprovados da época q fui funcionário honda, onde recebi varias instruções, correções sobre manual, consultorias técnicas com engenheiros, além de juntar conhecimento em preparação de motores desde meus 13 anos. sempre lendo materiais de cujo técnicos, até mesmo traduzido para aperfeiçoar meu conhecimento.

— Sua experiência profissional não justifica o seu desconhecimento sobre os assuntos que tenta abordar.

Sugiro se informar mais, porque somente com base nos seus conhecimentos atuais você não consegue argumentar. Sinto muito.

A propósito, entre seus treinamentos comprovados como "funcionário da honda", você nunca leu nem os manuais de serviço nem os manuais de proprietário da honda?

Lá eles falam sobre a necessidade de fazer a troca de óleo com o motor quente. 

O treinamento de mecânicos também fala sobre isso. 

Também fala sobre o caminho percorrido pelo óleo e o funcionamento do sistema de ventilação positiva do cárter. 

Leia o seu material de estudo do treinamento que você encontra essas informações por lá.

ou seja, não sou criancinha como praticamente o senhor me caracteriza

— Nunca tive a intenção de caracterizá-lo como "criancinha".

Não preciso caracterizá-lo de nada, você mesmo se encarrega de se caracterizar da maneira como você se caracteriza. 

Os leitores que julguem qual é a sua caracterização.

No momento você está muito mal informado, e isso não é necessariamente culpa sua. 

Pode ser deficiência do seu treinamento.

Pode ser falta de acesso a informações técnicas corretas.

Adquira conhecimento e aproveite sua facilidade de gerar vídeos para corrigir os procedimentos que você apresenta, agora com uma base técnica sólida e irrepreensível.

Reconhecer que errou e tomar atitudes para corrigir os erros é muito melhor do que gastar o tempo postando kkkkkkkk na internet com base em argumentos furados.

do mais é isso, vou compartilhar esse link com amigos que são engenheiros mecânicos para a gente bater um papo e dar várias risadas.

— Boa sorte! Obrigado por compartilhar o link!

Não vá se decepcionar nem ficar triste na hora em que te ensinarem algumas coisas que você pensa que sabe. 

do mais é isto!

grato por minha sessão risada de hoje.

— Igualmente, mas fico triste por você. 

Está pagando um micão ainda maior, e agora todo mundo vai saber que foi você...

Na hora que perceber isso, ficará menos feio se assumir os erros. 

Errar é humano, persistir no erro é burrice.

um ditado que é válido e sempre ouvi:

na internet sempre tem alguém querendo saber mais que todo mundo! e eu acho que seu blog se encaixa perfeitamente nisso!

— Apesar de não ser a sua intenção, vindo de sua parte vou aceitar isso como um cumprimento.

Você conhece outros dois ditados? 

"A mão que acusa tem um dedo apontado para o outro e três apontados contra si mesmo."

"Quem ri por último ri melhor."

Pois é...

Muito obrigado por demonstrar tão claramente o quanto boa parte do pessoal que grava vídeos na internet desconhece tecnicamente o assunto e comete erros crassos quando fala sobre Mecânica.

Boa sorte, estude e melhore seus conhecimentos,

Jefferson

84 comentários:

  1. Sai dai ô dkfjh da silva pereira sabe de porra nenhuma,ver se pelo menos compra uma câmera de vergonha para gravar videos de qualidade e ver se aprende a fazer conteúdo antes de indicar sua privada que você chama de canal para os outros (perderem seus tempos) assistirem... vejo que o conteúdo do seu canal é tao interessante que os videos com mais acesso é falando sobre a tv da samsung e guerras de espadas kkkkkk que mer** em filho... o canal não era sobre motos? ah antes de eu esquecer ja passei la pra deixar meu deslike :) e não precisa agredecer.
    é isso ai jeff, doidin ai não sabe de porr** nenhuma.

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    1. Obrigado pelo apoio, Jorge!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. kkkkk faz me rir amigo!

      em breve video resposta. provando o que e realmente verdade nessa pagina!

      obrigado por me da um view e fortalecer meu canal deixando sua curtida! sinal q la tem muito conteudo provado em pratica! e nao ficar em achismos!

      e em breve colocando esse blog em decadencia. ja tenho 80% do material montado. so falta 2 email chegar kkkkkk

      para quem diz q a culpa do cabeçote da 300 foi culpa do oleo menos viscoso ne? e como dito, cada um tem o leitor que tem!

      abçs aos 2

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    3. Cara, você consegue realmente ser engraçado.
      Fico no aguardo, me avise quando tiver concluído a tal "bomba".
      Melhoras,
      Jeff

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    4. com certeza, engraçadissimo hahaha

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  2. Jaislan Da Silva Pereira comentou no facebook:

    uma coisa até o Jeff vai concordar comigo! canal de dicas não tem acesso, infelizmente ou felizmente não somos um portas dos fundos, Whindersson, keffera ou Felipe neto que se assoprar o microfone tem 1 milhão de views em 24h.

    sobra a câmera! quer me da uma? garando que vc ta ai dedando bosta com um super hiper mega smartphone ou super pc da nasa, so pode kkkkkkk

    É, quanto à audiência eu concordo contigo. O restante do seu comentário é que é uma tristeza.
    O nível dos comentários por aqui costuma ser bem melhor do que isso que você postou.
    Melhoras,
    Jeff

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  3. Como proprietario de um moto honda eu afirmo: tinha que ser ex funcionario da honda

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  4. Fui eu de novo,Jeff!! Fiz questão de colocar o link da página do blog referente à postagem de hoje,porque ele é incapaz de achar o blog!!
    O mais absurdo nisso tudo,é que ele ainda se julga certo!!!!!!
    Como isto é possível?
    Infelizmente essa atitude dele é comum,talvez seja de nascença,pois o caráter pode mudar; e não creio que as informações que voce deu aqui sejam insuficientes para isso.
    Enquanto puder expor o desvairio dele,vai fundo,Jeff.
    Talvez daí surja uma postagem definitiva para ser apresentada contra esse "engano" do óleo.
    Aquele abraço!

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    1. É bem capaz que tenha surgido sim, Pedra!
      Estou trabalhando nisso.
      Mas certamente não convencerá ao cidadão em questão. É uma mentalidade de torcida, meu time contra seu (dele) time. Por mais argumentos embasados que você apresente, o cara não dá o braço a torcer e se enreda cada vez mais em contradições insustentáveis. O risinho irônico e o apelo aos palavrões traem a impossibilidade de recorrer a argumentos coerentes e ele pensa que ilude alguém com essa saída pela tangente.
      Ilude somente a ele mesmo, que continue assim e seja feliz.
      Um abraço,
      Jeff

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  5. É Jeff...não tem jeito...essa alma já foi perdida e "infectada" !!! Não tem mais volta. O melhor é deixar pra lá e continuar seus posts, que nos ajudam muito.

    Trabalho com TI à 16 anos, e antes disso foram mais 5 só de cursos e estudos. Até hoje escuto cada pérola de "técnico" de informática, que dá pena !!! A melhor coisa que se pode fazer, é "dar linha" e deixar o peixe achar que vai levar a isca embora, mas na verdade já foi fisgado e está só "esperando" a "hora da morte".

    Abraços !

    #FORCAJEFF

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    1. Obrigado pelo apoio, Marcelo!
      Geralmente o peixe morre pela boca, mas alguns morrem pelo teclado...
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Na postagem que você se refere intitulada "Uma conversa muito bizarra", fiz um comentário que ainda agora é totalmente pertinente, onde só precisei repetir o trecho a seguir:
    "Tem um ditado que diz "Os cães ladram, a caravana passa.", independente dos cães, a caravana do bem segue pelo caminho."
    Abraços a você e a todos os seus leitores.

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    1. Obrigado pelo apoio, Felipe e José Carlos!
      Vale ressaltar que toda essa discussão é por um motivo banal.
      O vídeo desse rapaz foi um dos muito poucos que encontrei mostrando o procedimento correto de troca de óleo ligando e desligando o motor.
      Infelizmente ele não fez o especificado no manual, que é completar até o nível máximo, e fez isso por filosofia.
      Rodar com relativamente pouco óleo faz o motor ter bom desempenho, mas facilita esquecer da reposição e pode ser fatal para o motor em uma viagem longa.
      É uma condição que não prejudica quem faz uso moderado da moto, mas que compromete seriamente o motor de quem não roda nas mesmas condições.
      E entre uma solução que não afeta uma porcentagem de proprietários (desde que não mudem sua condição de uso) e outra que garante a vida do motor de 100% dos proprietários, sempre defenderei a opção que beneficia a todos.
      Mas há pessoas que entendem isso como ofensa pessoal... fazer o quê, né?
      Um abraço,
      Jeff

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    2. tamo junto Jeff! eu to adorando essa discussão tecnica toda inclusive ela receia muito as minhas madrugadas rs vlw pelo toque da postagem José eu meio que estava boiando.

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  7. Eu sinceramente não teria nem perdido tempo com o sujeito, deixa o motor dele estourar e ele ser feliz com as convicções dele. É só mais um "polemiquinho" da internet que gosta de discordar de tudo e todos que vão contra o que ele acha certo na vida, e pior, nem se prepara para rebater com argumentos sérios e minimamente interessantes o que quer questionar. Porém como de costume, mais um post bem instrutivo sobre o assunto lubrificação.

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    1. Obrigado, Robson!
      Demorei a postar seu comentário porque estou recebendo avisos pelo email, mas a sua mensagem caiu direto na caixa de Moderação.
      Se tivesse ouvido seu conselho logo cedo, não teria respondido a tantas abobrinhas dele logo pela manhã... hahahaha
      Um abraço,
      Jeff

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    2. concordo e discordo com você Robson eu considero toda essa treta como uma aula gratuita o foda é ter que aguentar o polemiquinho, acho que se ele se preparasse e respondesse a altura seria ainda melhor para nos leitores

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  8. Particularmente não gosto de comentar este tipo de assunto, mas...

    Caro Jaislan o fato de você assoprar o microfone e aparecer um milhão de view's, apenas significa que existem um milhão de pessoas sem tempo ou buscando informação, a melhor coisa que poderia fazer era fornecer uma informação correta, ao invés de replicar erros cometidos.

    Não importa a quantidade de visualizações do blog, desde que ele esteja fornecendo informações corretas, se 10 pessoas visualizarem e deixarem de ter prejuízos financeiros ou risco de suas vidas já será suficiente.

    Quanto ao cabeçote da CB300 o óleo menos viscoso apenas agravou uma falha de projeto, pois mesmo a CB tinha um limite de tolerância, ai aparecem pessoas que colocam o óleo entre o minimo e o máximo (acham que fizeram isso) o motor consome óleo elas deixam de verificar acreditando cegamente na revisão a cada 3000km ou mais, pronto esta feita a receita para o desastre.

    Jeff entendo seu ponto de vista (querer reponder o individuo), mas era a tipica pessoa que não merecia uma resposta do nível que foi feita, vou entender que a resposta seja para todos do blog, e dessa maneira só temos a te agradecer.

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    1. Obrigado, Ygor!
      Realmente me preocupo em sempre responder pensando em eliminar dúvidas de todos os leitores e não em dar satisfação ao autor do comentário.
      Mesmo argumentos furados podem levar as pessoas a erros quando partem de alguém que aparenta ter conhecimento sobre o assunto.
      Polêmicas do tipo acabam sendo proveitosas porque permitem aclarar as coisas contra-atacando argumentos tão bizarros que eu não seria capaz de imaginar que poderiam ser usados por alguém.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. amigo, nao, nada a ver! qual foi o ano mais critico das 300CC??? justamente as primeiras, isso mesmo, 2009, 2010, 2011 sabe qual o oleo recomendados pela honda? sim, ja ouviu o termo mobil preto? aquele q tem o logo da honda estampado na embalagem? pois bem, ele era um 20w50.

      uma questao vou falar no video. desmascarando essa info.

      ninguem tem a verdade absoluta, porem existem infos coerentes! vou explanar neste video. aguarde que postarei nos comentarios!

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    3. Lançamento do óleo honda 10W-30 em janeiro de 2011.
      Pesquise no google por "cabeçote trincado" junto com "epidemia" e veja o ano dos primeiros comentários a respeito.
      Como dito pelo Ygor, já existia o problema de as motos saírem da concessionárias com apenas o mínimo de óleo e o problema se agravou com o uso do óleo mais fino. Proprietários que foram convencidos pelas concessionárias a adotar o novo óleo "muito melhor" tomaram na cabeça.
      Ou melhor, no cabeçote.
      Concordo contigo, não existem verdades absolutas, apenas informações coerentes. Pesquise sem paixão e teste os argumentos de quem fala.
      Uma coisa eu te digo:
      Se o uso do nível correto e viscosidade adequada à temperatura do óleo funcionam para uma Kansas, funcionam para qualquer motor. Ainda mais para um motor honda, um dos melhores fabricantes do mundo que se deixou sabotar por essa prática de entregar as motos apenas com o mínimo de óleo.
      A quantidade de casos que se mantinha dentro da normalidade com o óleo 20W-50 fazendo os casos acontecerem logo depois do fim da garantia se tornou uma bomba que estourou com os motores ainda em garantia com a adoção do óleo inadequado à temperatura ambiente da maior parte do Brasil.
      Um abraço,
      Jeff

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  9. O leitor Osmar Takashi comentou no facebook:

    Tenho uma GSR150i, conheço o Jaislan Da Silva Pereira pessoalmente. Na troca de óleo até a marca F são 1200ml de óleo, e não 1400 nem 1,5l como dito por outro leitor deste blog. Cuidado ao sair propagando informações fornecidas por leitores assíduos, podem ser enganosas nos levando a fazer coisas que não estavam previstas em projeto da moto. Na gsr 150i são 1200ml e ponto, nada além disso!
    As demais informações não tenho conhecimento pra argumentar, então sugiro aos senhores que são entendidos do assunto nos provar por A + B o que estão dizendo. Eu mesmo não compreendi alguns fenômenos que ocorrem nos motores das motos e seria interessante algum ensaio ou vídeo explicativo. Nós como apenas apaixonados por motos e carros gostaríamos muito de poder ter uma informação imparcial e com menos egocentrismo por parte dos autores.

    Obrigado pela informação, Osmar!
    Tenho a sua informação de que é 1,2 litro e a informação do leitor Guto na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/08/o-depoimento-do-proprietario-de-uma.html informando que é 1,5 litro.
    O motor da Intruder 125 (meu irmão teve uma) é bem menor que o da GSR 150i, o cárter é muito menor, e no entanto a Intruder comprovadamente usa a mesma quantidade de óleo que você e o Jaislan estão afirmando ser a quantidade correta para a GSR 150i. É algo que basta olhar para comprovar.
    Penso que você possa estar enganado.
    Até prova em contrário, continuarei acreditando no depoimento do Guto. Infelizmente, não tenho facilidade de testar isso por mim mesmo.
    Este blog conta com 934 postagens publicadas, pelo menos 300 delas falando de mecânica básica de motos.
    Se você procurar pela informação desejada nos Temas do blog, provavelmente esclarecerá sua dúvida.
    As informações postadas se baseiam nos manuais de proprietário.
    Egocentrismo?
    Taí, para mim essa é nova.
    Um abraço,
    Jeff

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    1. Olá Jeff, agradeço sua resposta. Vamos lá, o Jaislan coloca 1100ml na moto dele pois ele acha correto. Eu não acho, pra mim óleo é na marca F.
      Entretanto em minhas trocas, fazendo o procedimento correto que é ligar o motor por 2 min e desligar, descansar mais uns 2 minutos e fazer a medição o volume de óleo até atingir a marca F são 1200ml de óleo. Faço a medição com as rodas niveladas*. Na troca eu tombo a moto para ambos os lados para descer todo o óleo, antes que fique a dúvida. Se morássemos próximo poderíamos esclarecer isso de uma vez por todas. Deixaria minha moto pra você mesmo trocar o óleo e com seus próprios olhos verificar a veracidade da informação.

      Quanto ao egocentrismo, não falo por mal. Apenas observo que em toda a discussão sobre o assunto rola uma guerra de ego sim. "Sou mecânico há 30 anos...", ou "Tenho experiência de x anos em mecânica..". Temos que ser humildes pra aceitar que possamos estar errados em determinado assunto.

      De nada adianta décadas de experiência sem a menor reflexão se o que estamos fazendo está correto ou não. Não estou dizendo que é o seu caso, mas vejo muita gente assim no mercado que age dessa maneira.

      E não é porque conheço o Jaislan que vou defendê-lo com unhas e dentes, já até falei com ele. Se ele estiver errado vai levar "xingo" sim.

      Continue com o blog pois sou leitor assíduo do mesmo. Abraços!




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    2. Valeu, Takashi!
      Agradeço seu esforço para não deixar nenhum mal entendido nessa situação.
      Só me tira uma dúvida:
      Essa confirmação do nível de óleo você fez logo após a troca com o motor quente, ou no dia seguinte pela manhã?
      Esse é o detalhe sutil que faz toda a diferença.
      Medindo logo após a troca com o motor quente a Edith precisava de 300 ml a mais que o recomendado para chegar ao nível superior da vareta.
      No dia seguinte pela manhã se verificava a falta de mais 350 ml... a coisa é traiçoeira e explico isso em detalhes naquela postagem
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/09/jeff-porque-voce-e-tao-paranoico-com-o.html
      Por favor, refaça a medição pela manhã com o motor frio, ligando e desligando e aguardando o tempo especificado e confirme o nível real de óleo dentro do seu motor.
      Se nós esclarecermos isso, será um passo importante para eliminar de vez todas as dúvidas quanto ao assunto.
      Um abraço,
      Jeff

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    3. Olá Jeff, a troca eu fiz num domingo de manhã com o motor frio. A moto estava calçada no cavalete lateral ( o dreno fica do lado esquerdo, olhando a moto sob o ponto de vista do piloto andando), depois centralizei a moto, tombei para o lado oposto pra escorrer o restante de óleo que ainda tinha do outro lado. Feito isso troquei o filtro, os anéis de vedação conforme manda o manual. Fechei tudo e adicionei inicialmente 1 litro. Fechei a tampa de abastecimento, liguei o motor por 2 minutos, desliguei e aguardei outros 2. Fiz a medição e fui colocando até chegar no F e deu 1200ml. E sim, já fiz a medição no outro dia pela manhã exatamente como você sugere, deu o mesmo resultado, ou seja, óleo na marca F. As duas rodas no chão apenas eu segurando a moto na mão e o mais centralizada possível. Aquele abraço!

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    4. Lá se vai minha teoria...
      Vou tentar descobrir o que está acontecendo, qual o motivo de o Guto ter passado aquela informação em contradição com a sua.
      No caso dele, ele afirma apenas ter escoado o óleo da moto recém adquirida, ainda antes da primeira revisão, e encontrado 1,5 litro. Com base no seu relato eu descarto um engano da sua parte, vou investigar o que está acontecendo.
      Mas vou precisar de algum tempo até encontrar uma GSR 150 para testar minha nova teoria.
      Proprietários na região do ABC e Grande São Paulo, é só falar que eu dou um pulo para tirar essa dúvida.
      Se eu constatar meu erro farei uma postagem admitindo e dando detalhes.
      Falo as coisas por experiência e convicção com o devido embasamento, se estiver errado me retratarei.
      Um abraço, e obrigado,
      Jeff

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    5. Olá Jeff, será que no primeiro enchimento a fábrica coloca 1,5l de óleo? Vai saber... obrigado pela sua atenção. Fique na paz amigo.

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    6. É o que pretendo investigar, Takashi. De repente a gente descobre coisas muito interessantes dessa história... não vejo a hora de conferir isso em uma moto ao vivo.
      Um abraço,
      Jeff

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    7. Olá Jeff, se quiser assistir fiz um vídeo da troca de óleo. Por favor desconsidere a medição feita no cavalete central. O vídeo foi feito justamente para alertar os proprietários quanto à questão do nível correto. Não sou mecânico, apenas um entusiasta que para pra raciocinar.
      https://youtu.be/3aIUtuT3LgU

      Obrigado e um abraço!

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    8. Parabéns Takashi o nível do debate de vocês foi incrível, só vou acrescentar que todos nos motoqueiros estamos no mesmo time contra as irregularidades das montadoras, na postagem do guto e em qualquer outro lugar ele sempre afirma sobre o que ele aprendeu e vivenciou e em todos os casos diferentes(que ele não experimentou ou viu pessoalmente) ele diz que não pode afirmar porque nunca passou pela sua mão e ate pede para pesquisar.
      No caso em si do Guto ele não afirma em nenhum lugar que a moto é 1500 ml de óleo, ao longo da postagem o guto diz que tirou esse valor apos passar na concessionaria e em nenhum lugar afirma se fez o procedimento novamente na manha e constatou que eram necessários os 1500 ml, o Jeff diz "Eu sempre quis fazer esse teste em outras motos para provar por A + B que as contas não fecham.Fiz isso na Kansas 150 e na Fenix Gold e em ambas constatei a necessidade de mais óleo (400 ml para uma e 350 ml 650 ml para a outra). A medição é traiçoeira"
      ai vem a parte em que o Jeff erra "E agora você constata que seu modelo GSR 150i efetivamente usa realmente mais 500 ml"
      erra porque o procedimento não esta envolvido o rapaz somente tirou o que já estava na moto,
      só que ele logo se retrata "No seu caso, esses 1500 ml de óleo provavelmente correspondem exatamente ao nível superior do visor na condição de medição definida no manual do proprietário.Ou seja, após colocar a quantidade recomendada, ligar e desligar o motor pelo tempo determinado, essa quantidade deve chegar ao nível correto, a marca superior do visor de nível.".
      Se você ler a postagem completa vai ver que todas as partes se encaixam e o erro praticamente não existe,
      ele finaliza "Depois que o cliente parar de levar a moto na concessionária, se não atentar para o macete de medir corretamente o nível e adicionar mais óleo depois da troca — porque a quantidade recomendada nunca é suficiente — o prejuízo será totalmente do cliente.Fico muito grato por você ter verificado o que acontece na sua moto, e sugiro que todo mundo faça a mesma coisa. Descubra com quanto óleo sua moto é entregue zero km e após uma revisão, e veja se a quantidade bate com o que é recomendado."
      E depois ninguém toca mais no assunto. Espero ter ajudado no entendimento.

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    9. Olá Felipe, obrigado pela consideração. Nossa dúvida agora está em saber de fato se no primeiro enchimento a fábrica coloca 1,5l de óleo no cárter. Estava aqui analisando o manual do proprietário e tem um capítulo dedicado em como desativar a moto por longos períodos. Lá fala pra você encher de óleo até a altura do bocal de abastecimento e que no momento de ativar novamente você precisa escoar o óleo do cárter e abastecer com óleo novo no nível correto.
      Será que a fábrica coloca um pouco a mais (1,5l) pois essas motos ficam paradas durante um certo tempo nas lojas? Seria interessante se conseguíssemos sanar esta dúvida. Um abraço!

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    10. Olá, Takashi e Felipe!
      Quase ia esquecendo de assistir o vídeo, foram muitos comentários para responder logo cedo.
      Vi o vídeo e o que eu tenho a dizer é o seguinte:
      Em primeiro lugar, agradeço ao Takashi pela preocupação em mostrar todos os detalhes importantes com o manual de proprietário na mão. Se você permitir, vou usar o vídeo e estes comentários em uma postagem.
      1) O manual recomendar abrir o bujão de drenagem com a moto apoiada no cavalete lateral pode levar a um engano. A articulação desse cavalete se desgasta com o uso e a moto tende a ficar cada vez mais inclinada, é só comparar uma moto com alguns anos com uma nova, então com o tempo o hábito de esvaziar o cárter com a moto apenas inclinada permitirá um acúmulo maior de óleo velho em todas as trocas.
      2) Essa inclinação pode permitir um resto de óleo velho e contaminantes no canto mais baixo. No vídeo não dá para ver se isso já está acontecendo. Como a ideia principal da troca é remover o máximo do óleo usado junto com os contaminantes, o ideal é fazer a troca com o motor ainda quente (com cuidado para não se queimar) e alternar a posição da moto entre o cavalete lateral e a perpendicular até o óleo parar de escoar.
      3) Bem observado, o manual da suzuki não determina um prazo para troca do óleo, apenas do filtro. Manuais da honda e outros fabricantes determinam, e geralmente recomendam uma troca do filtro a cada duas trocas. Curiosamente esse detalhe não é mencionado no manual, apenas o filtro a cada 3000 km... adivinha quem se beneficia com o uso prolongado do óleo no médio prazo... vender peças e serviços dá muito mais lucro do que seria obtido em poucas embalagens de óleo vendidas a mais.
      4) O Takashi comenta que 1,2 litro de óleo atingiu a marca F. No entanto, o vídeo mostra o óleo abaixo dessa marca. Isso se deve à paralaxe, ou ângulo de visão. Ao observar a marcação a partir de um ponto mais elevado, ele viu a marca F alinhada com o nível de óleo. No entanto, a maneira correta de interpretar o visor é se posicionando diretamente na horizontal em relação a ele.
      5) Entre esse erro de paralaxe e o resto que me pareceu ficar retido devido à inclinação da moto no cavalete lateral, estimo cerca de 150 ml. Ainda faltariam mais 150 ml para chegar àquele valor de 1500 ml relatado.
      6) Essa diferença pode ser devida ao Guto ter medido o óleo retirado do motor ainda quente, sem esperar que atingisse a temperatura ambiente. Ou pode ser devido a alguma outra particularidade na marcação da vareta que as concessionárias foram informadas e que os proprietários não tenham sido, porque o fabricante somente precisa honrar a garantia de motos que façam todas as revisões em sua rede de concessionárias. Se houver uma diferença (e isso é apenas uma conjectura que precisa ser investigada, não é uma acusação), qualquer problema decorrente disso somente apareceria depois de muito tempo e somente para aqueles proprietários despreocupados com a inspeção do nível e reposição do óleo consumido. É uma coisa que não dá para acusar o fabricante de estar fazendo, deixar o motor estragar por causa de uma diferença tão pequena seria culpa muito mais do proprietário.
      7) Se na próxima medição você puder medir a quantidade de óleo removida do motor a quente e a frio, eu agradeço.
      8) Esse procedimento de encher até o bocal é a primeira vez que eu vejo. Outros fabricantes falam em esvaziar e aplicar um óleo em aerossol. O método da suzuki é melhor, mas seria estranho que as concessionárias não estivessem cumprindo esse procedimento e entregando as motos com mais óleo que o devido. E tenho a impressão de que levaria mais de 1,5 litro para chegar até o bocal.
      9) Essa dica de todo mundo conferir a quantidade de óleo entregue pela concessionária a cada revisão ficou mais atual do que nunca depois do caso da Horizon 150 do Mário que recebeu a moto faltando meio litro de óleo e do caso daquela bmw entregue também faltando meio litro de óleo.
      Já não bastavam as Kansas e Speed faltando 400 ml de óleo, ainda tem o caso das triumph faltando 1.200 ml...
      Um abraço, e obrigado pelo vídeo e comentários,
      Jeff

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    11. Olá Jeff, mais uma vez agradeço pela atenção. Entretanto não sei se lembra mas eu já esclareci a questão do cavalete lateral. Eu coloquei a moto na vertical e depois tombei e segurei do lado oposto para me certificar que saiu todo o óleo. No total saíram por volta de 1,2l de óleo. Quanto ao erro de paralaxe creio que não foi o caso pois eu olho justamente no horizontal, no mesmo plano do visor do óleo. De qualquer forma ficarei mais atento na próxima troca e até faço um novo vídeo.
      Acho que o manual da suzuki é um tanto confuso e contraditório, pois a foto do nível está entra a marca L e F, já nas instruções sobre trocar e verificar o óleo eles mandam colocar até o F. Eu sigo a última opção.

      A pegadinha da suzuki é justamente essa, na tabela de manutenção não menciona a troca de óleo com 3k km, portanto azar o seu se deixar o óleo lá no cárter por um ano (caso você rode muito pouco, o que não é o meu caso). Entretanto, analisando logicamente, acho que como meu uso é severo eu deva antecipar minha troca para 1500km, ou seja , na metade do prazo (que não está previsto).

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    12. Acho que como eu não vi, não memorizei... nossa memória visual é melhor que a auditiva. E eu sou meio surdo...
      Minha observação sobre a paralaxe foi com base na imagem que aparece no vídeo, tenho a impressão de faltar cerca de 100 ml. Isso não chega a ser muito significativo, já que está cobrindo 3/4 da faixa de medição. É melhor do que apenas 50%, é só não descuidar da reposição. O nível não precisa ser uma coisa 100% exata, e nem é possível atingir tal precisão.
      Todos os manuais de motos são confusos e curiosamente essas confusões sempre tendem a levar o proprietário a práticas que diminuirão a expectativa do motor.
      Os fabricantes sempre colocam imagens mostrando o nível na metade da faixa útil e apenas uma linha dizendo que o nível deve ficar na marca F. A honda chegava a colocar uma imagem assim na primeira página e outra no procedimento confuso, adivinha o que os proprietários memorizavam?
      Pelo menos o manual da suzuki é correto ao mandar ligar o motor antes da medição, coisa que a honda não fazia até recentemente.
      Sua conclusão sobre prazo de troca é a melhor. Economizar 20 ou 50 reais dependendo do tipo do óleo não se compara com o prejuízo de fazer uma retífica.
      Um abraço,
      Jeff

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  10. Pelo que eu vejo, acho que ele só monta na moto e sai andando rsrs.

    Como uma pessoa não consegui ver que o câmbio fica menos duro, com o óleo na quantidade certa. o motor estrala menos.

    Está faltando percepção da parte dele acredito.

    Como o Felipe disse: tinha que ser um ex funcionário da Honda.

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    1. amigo! acompanhe la no canal alguma vez q reclamo de cambio, kkkkkkkkkk mude de site de informações, eh melhor para vc, enquanto e tempo!

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    2. Acompanhar seu canal?
      Não, obrigado.
      Mudar de site de informações?
      Sério, o que se passa contigo?
      Vá arranjar o que fazer e pare de amolar aqui no meu blog.
      Melhoras,
      Jeff

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    3. Como eu disse "amigo", disse que falta percepção da sua parte. Você não disse que senti o câmbio da sua moto duro.
      Isso que estou tentando falar pra você reparar.

      E além do mais estou fazendo conforme está no manual da minha moto. Ou você está dizendo que o manual está errado ? Você é engenheiro ?

      Já ouvi o ditado que o seguro morreu de velho!? Basta perceber

      Abraço jeff!

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    4. Você disse "é melhor para vc, enquanto é tempo!"???
      Isso é algum tipo de ameaça?
      O seu tempo é que acabou. Você voltou aqui 4 vezes e não conseguiu rebater um único argumento.
      Seus comentários não voltarão a ser publicados enquanto não tiverem um mínimo de conteúdo útil.
      Me avise quando a tal "videoresposta" estiver pronta, assistirei e analisarei se vale a pena comentar.
      Meu palpite é que você só está preocupado em ganhar visualizações para o seu canal à custa desta polêmica que não consegue sustentar.
      Se contente com as visitas que a postagem do ano passado já leva para você porque eu tenho mais o que fazer do que ficar discutindo com um mau perdedor.
      Melhoras,
      Jeff

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    5. Jeff me permita responde-lo. Não falei em nenhum momento que o câmbio da sua moto está, disse para você ter percepção. Quando a moto com a quantidade correta de óleo ela estrala menos, o câmbio não fica duro.

      E eu faço no que está no manual. Você diz ser ex "mecânico" deveria saber.

      Falo para todos, o seguro morreu de velho, verifique você mesmo. Não deixe para alguém uma coisa que você vai andar. Não é ela que vai se arrebenta, vai ser você

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    6. Ah, desculpe.
      Não tinha percebido que o comentário dele era endereçada a você. Falha minha. Fiquei irritado com o cara e isso desviou minha atenção.
      Um abraço,
      Jeff

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  11. Respostas
    1. Não faço ideia, mas você encontra no google, Jaislan.

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    2. Quero ver o video dele inspecionando o nivel de oleo

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    3. Olá, Ronan!
      O vídeo está nesta postagem aqui:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/12/uma-conversa-muito-bizarra.html
      Assistindo no youtube você entra no canal dele.
      Um abraço,
      Jeff

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  12. Recebi pelo Youtube uma afirmação do Jaislan,sobre uma resposta que ele ía dar hoje 14/10/16,mas agora li alia em cima,nos comentários do Face,que ele desistiu de fazer o tal vídeo!!! hahahah!! Cadê a sessão risada agora???
    Pediu penico??
    Infelizmente tem que ser assim,meio bruto,porque a insistência em negar até as razões técnicas dos argumentos apresentados no blog, vai além do razoável,bem mais além.
    Deve ter recebido uma pifa dos amigos dele,que certamente leram aqui e disseram pra ele não teimar,porque é fria!!hehe

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    1. Olá, Pedra!
      Quando alguém não tem o que dizer, apela para os xingamentos.
      Isso vir de um cara que se sentiu incomodado por pensar que foi tratado como "criancinha" é uma tremenda prova de maturidade. Só que não.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Também fiquei com essa impressão Pedra, nada contra o Takashi pelo que me parece somente a interpretação da informação do total de litros que a tal moto comporta estava incorreta pelo menos da parte do Jeff

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    3. E o pior,felipe,é que ele continua me mandando mensagens pelo Tube,mas eu disse a ele que ía chamar o Alfredo para trazer um rolo de papel pra ele!!! hahahha
      Ele disfarçou numa risada bisonha como as que ele deu por aqui e deixei-o lá... tentando se passar por superior!!!
      Nunca pensei que existisse gente assim!Eu fico aturdido!!

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    4. Olá, Felipe!
      Essa discordância pode ter outra interpretação. Pode ter um caroço nesse angu. Só vou admitir um erro se realmente constatar que uma das informações não procede. Até lá mantenho uma eventual retratação em suspenso.

      Olá, Pedra!
      Já encontrei outros como ele, inclusive um que disse que eu só tinha interesse em difamar a dafra. Nunca mais falou nada desde que o motor dele estourou de entortar biela com 40 mil km.
      A minha última resposta ao Jaislan está pronta e será publicada amanhã. Tenho um assunto mais importante para hoje.

      Um abraço,
      Jeff

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  13. Jaislan Da Silva Pereira comentou no facebook:
    e amigo takashi! e como te disse, olha na resposta dele, ele so vai no achismo, recomendando locuras kkkkkkkkkkkkkk incoerencia e a palavra chave, descidi cancelar a ideia de fazer um video resposta! pois ja confirmou o que ele fala n passa de achismos! q fica feio para um q se intitula tecnico de manutenção industrial.

    a quem acha q viscosidade tem que ligar somente a temperatura e esquecer projetos do motor

    imagine dona hyundai, 6 anos de garantia e utilizando um 5w30 em nosso mercado kkkkk a fabrica deve esta cheia de motores, ja que nao tem 6 anos de mercado (esqueca a CAOA) kkkkkk

    isso pra me encerra tudo!


    Jaislan Da Silva Pereira comentou em seguida no facebook:

    a loucura foi tao longe que vai bloqueiar meus comentarios. pq fala muita bosta kkkkkkk ate mais, a quem ver meu comentario

    digo, esquecam dicas deste site enquanto e tempo! pois o que ele levou como ameaça a ele, na verdade eh uma ameça ao motores de voces. ate mais amigo, tenho q trabalhar, pq nao eh um youtube ou blog q da para viver. ate mais amigos

    Jailan, corrija seu texto:

    Não é "fala". é "falo".

    Somente um de nós dois precisa recorrer a palavrões por falta de qualquer argumento inteligente.
    Querer comparar o uso de um óleo 5W-30 em um motor de arrefecimento líquido com um 10W-30 em motores de arrefecimento a ar e de arrefecimento a ar e óleo e tentar usar isso como argumento definitivo somente comprova mais uma vez seu desconhecimento de noções básicas de Mecânica e despreparo para discutir o assunto.
    Sare logo da ressaca,
    Jefferson

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  14. Ih rapaz, o sujeito só quer palco pra tentar fazer o espetáculo, perde tempo com isso mais não. Começou comparar óleo pra carro com pra moto, ainda se ao menos comparasse um VW a Ar pra tentar ficar menos distante na comparação, mas não...
    Em tempo, meu carro é um GM com quase 10 anos de fabricação e usa óleo 5w30 mineral, recomendado pela fabrica desde novo (quase 130.000km agora) e mesmo num motor com arrefecimento liquido está lá bem claro no manual pra qualquer bom interpretador de texto ver. Trocas a cada 5.000KM em condições severas de uso (que é o meu caso de anda e para no transito e da imensa maioria dos proprietários). Então a Hyundai pode dar 10 anos de garantia no motor com óleo 5W30, mas não troca a cada 5.000km não que os espertão do "óleo pra 10mil km" vão ver o que vai acontecer...

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    1. Sem contar que a garantia de 6 anos somente é válida com todas as revisões em concessionária. Ao final de 6 anos o felizardo já pagou um segundo carro para a concessionária somente em peças e serviços e ainda continua alegrão.
      Ou melhor, antes de 3 anos já foi convencido a comprar um modelo mais novo, já que é cliente cativo...
      Tem gente que gosta de se iludir e tem gente que nem percebe que está sendo iludido.
      Um abraço,
      Jeff

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  15. Oi Jeff.
    Li várias notícias do blog a respeito do nível de óleo e depois que comecei a seguir suas dicas minha pilotagem ficou mto mais confortável! Câmbio duro nunca mais :)

    Tenho uma Ninja 650 e agora quero mudar do óleo 20w50 mineral pro 20w50 (ou 10w40) sintético (antes era semissintético e fui pro mineral, mas ele não aguenta por mais de 1000km sem começar a travar o câmbio).

    Li em alguma postagem sua sobre lavagem da cárter mas fiquei com algumas dúvidas.
    1 - Apenas 1 lavagem é necessária para evitar a reação química formadora de borra entre os tipos diferentes de óleo?
    2 - Quanto tempo a moto deve ficar ligada depois de colocar a primeira leva de óleo sintético?
    3 - A troca do filtro vem antes, durante ou depois da lavagem? Ou deve ser feita duas trocas de filtro nesse processo?
    Abraços!

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    Respostas
    1. Olá, Daniel! Obrigado por acompanhar o blog!
      Fico feliz de saber que as dicas foram úteis!
      A ideia da lavagem é eliminar o máximo possível do óleo do tipo anterior, então o filtro também deve ser trocado. O motor somente precisa funcionar o tempo suficiente para haver uma boa mistura dos restos de óleo mineral com a primeira carga do novo óleo. Rodar uns 10 km com a primeira carga já seria suficiente. Eu não passaria dos 100 km com o novo óleo contaminado. Não penso que seja necessário descartar o filtro novo fazendo duas trocas, bastaria remover bem o óleo desse primeira lavagem do filtro.
      Avalio que a quantidade residual após a primeira carga do novo tipo de óleo será muito pequena para causar uma reação química significativa. De qualquer forma, monitorar a qualidade do óleo faz parte da manutenção normal da moto.
      Sobre o uso de sintético puro, tome cuidado com uma coisa:
      Óleo 100% sintético pode afetar o acoplamento da embreagem, não use se não for recomendado pelo fabricante, porque poderá implicar na necessidade de substituição de todo o pacote de discos da embreagem, e esse é um conserto caro.
      Óleos semissintéticos também apresentam vida longa, mas sem esse inconveniente.
      Troque uma ideia com amigos que já tenham usado esse óleo em motos do mesmo modelo que a sua para evitar entrar em uma canoa furada.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Vlw a dica Jeff!
      Verifiquei no manual e não consta nenhuma restrição ao tipo de óleo. Ví nos fóruns da er6n e tem pessoas que usam o sintético sem problemas.
      Se der tudo certo volto aqui para contar a experiência.

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  16. Oi Jeff! Discussão acalorada hoje, hein? Pelo teor dos textos já percebemos que o tal só quer aparecer, não se preocupe tanto com isso! É como dizem quando se referem a uma religião: "Para quem crê, nenhuma explicação é necessária, para quem não crê, nenhuma explicação é possível". Força aí com seus artigos que muito nos ajudam no dia a dia e esqueça o devario desse infeliz.

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    1. Obrigado, Paulo!
      Uma vez por ano acontece dessas coisas, faz parte... algumas vezes, quando estamos sem ter o que fazer, serve para passar o tempo... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

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  17. - ex-funcionario da honda (uma coisa ate o Jeff vai concordar comigo! canal de dicas nao tem acesso, infelizmente ou felizmente nao somos um portas dos fundos, Whindersson, keffera ou Felipe neto que se assoprar o microfone tem 1 milhao de views em 24h.)

    - jorge
    PRIMEIRAMENTE PEÇO PERMISSÃO PARA O JEFF PARA PUBLICAR OS SEGUINTES LINKS. e jeff nao precisa concordar cntg não... so quis puxar teu saco para parecer menos ruim...

    canais de DICAS NÃO tem acesso? kkkkkkkkkkkk ri litros, rindo ate 2070... e esses canais abaixo são de que?

    canal renato garcia - https://www.youtube.com/user/xSkyHeLLxx - 829,856 mil inscritos. (olha que coincidência, ele fala de moto,dá dicas sobre motos e tem quase 1 milhao de inscritos).
    canal LM Motos - https://www.youtube.com/channel/UCbrEDKYzO3ceMH97gtJg4-w - 6.908 mil inscritos. (so dicas de motos)
    canal Roberty R& - https://www.youtube.com/channel/UC00Y6UOU7HDMw5oB9ljWt1A - 95.174 mil inscritos. (olha ai mais dando DICAS sobre motos)
    canal Motoka Cachorro - https://www.youtube.com/user/patocrazymotoboyvlog - 70.160 mil inscrtios. (adivinha?? fala sobre carros? nao, sobre cidades? nao, sobre MOTOS e da DICAS,DICAS,DICAS e DICAS de moto)
    canal Lucas Motovlog - https://www.youtube.com/user/lu9004 - 409.174 mil inscritos. (sobre motos)
    Canal Duas Rodas - https://www.youtube.com/channel/UCoenHRLtKKtutvOQGZzqpCQ - 74.733 mil inscritos. (DICAS sobre motos)
    canal Durvalcareca - https://www.youtube.com/user/durvalcareca - 71.703 mil inscritos. (DICAS sobre motos)
    canal Tavinho Crazy - https://www.youtube.com/user/tavinhojose - 47.187 mil inscritos. (Mais um de DICAS, cansado de tanto canal de dicas)

    é tanto canal de dicas sobre motos que a lista seria imensa... canal com dicas de motos com 829.856 mil inscritos? oxi tu num falou que canal de dicas nao sao conhecidos ou famosos? e esses canais ai conseguiram todos esses inscritos como? os donos devem ter criado 99,99% das contas dos inscritos dos canais deles.
    e eles devem ter um conteudo de qualidade para conseguirem isso tudo nao acha?... ah sem contar que o whindersson,portas dos fundos, keffera,felipe neto,canal canalha entre outros conseguiram tudo isso de inscritos pq pelo menos eles se preocupam com a qualidade do conteudo que oferecem...
    se eles assopram no microfone fazem isso muito melhor que tu dando dicas sobre motos... e teu canal quantos inscritos tem? nao da pra ver ne? pq tu simplesmente tirou a opçao de ver os inscritos no teu canal pq? (para o pessoal que nao sabe. existe a opçao de ocutar quantos inscritos tem o canal)

    - ex-funcionario da honda

    (sobra a camera! quer me da uma? garando que vc ta ai dedando bosta com um super hiper mega smartphone ou super pc da nasa, so pode kkkkkkk)

    - jorge

    nao sou papai noel para andar dando presente... e o super hiper mega smartphone que eu uso? é so um LG L1 simples msm,ele serve p ligar,ouvir musica,facebook,whatsapp,youtube para assistir os canais dos assopradores do youtube. sobre meu pc? 8 gb de memoria ram,processador i3 2,80 ghz, fsb 2,80 mghz,placa de video 1 gb. é realmente o pc é melhozin tbm da para assistir os videos de DICAS sobre motos de canais com quase 1 milhao de inscritos. e tbm da para continuar acessando o blog do jeff.
    e outra coisa nao dei LIKE, foi DESLIKE msm... e cara pf ninguem aqui quer saber do seu canal,para de divulgar ele.

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    1. Oba, passei a conhecer alguns canais novos...
      Obrigado!
      Caso os leitores encontrem alguma coisa diferente por lá que valha a pena ser discutida, estamos aí!
      É trocando ideias que todos ganham conhecimento, não sou o dono da verdade e sempre posso estar enganado em algumas coisas. Errar é humano, mas persistir no erro...
      Um abraço,
      Jeff

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Opa, não fui eu. Percebi que era praticamente uma duplicata do anterior, mas publiquei assim mesmo.
      Isso deve ter ocorrido devido à demora na liberação da Moderação. Não gosto de bloquear comentários a priori, mas o blog estava sendo usado por aproveitadores para postar propagandas disfarçadas de comentários.
      Isso causa atrasos na publicação das mensagens e é natural o pessoal pensar que foi um problema na publicação, mas é uma contingência imposta por pessoas sem a menor ética profissional ou humana.
      Peço desculpas mais uma vez a todos os leitores passando por situações do tipo. Se um dia aparecer um filtro inteligente que bloqueie apenas intrusões daquele tipo, serei o primeiro a adotar.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Sem problemas! Vi que vc aprovou e já deletei o comentário duplicado.
      Abraços!

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  19. Eu entendi o ponto de vista do Jorge Maclay falando dos canais, porém preciso discordar um pouco. Acompanho com frequência o Durval Careca, Motoka Cachorro (que é divertido demais, mas dica de pilotagem no caso dele é complicado avaliar) e com menos frequência o Renato Garcia, eles falam sobre motos, dicas de maneira geral, principalmente de pilotagem ou cuidados com a moto, mas ao menos em nenhum desses 3 existem dicas técnicas como faz o ADG no canal da High Torque para carros por exemplo.
    E adiciono ainda na lista o Ivan TS e o Mike9mmm (que era porra loka pelo que vi de video antigo, mas anda bem mais responsável nos mais recentes)

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    1. Discordar pode, só não pode brigar, hein? Chega de treta por hoje...hahahaha
      Um abraço,
      Jeff

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    2. robson souza tem todo o direito de discordar,mais no caso ele disse que os canais de dicas nao sao conhecidos,ele nao especificou que tipo de dicas entedeu (troca de oleo,pilotagem e etc.) ele apenas diz q nao sao conhecidos.claro se ele tivesse falado q canais com dicais sobre um assusto espercifico nao sao conhecidos ai eu teria ido atras de canais com muitos acesso sobre aquele tipo de dica que teria mencionado, entendeu? :)

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    3. Jamais, o raciocínio dele tá correto, tem muito canal grande ai e com bastante sucesso, porém para motos senti falta de algo mais técnico, não no sentido de você fazer uma retifica de cabeçote (hehehe), mas algo voltado para dicas de manutenções simples, do dia a dia mostrando o procedimento de como trocar um óleo por exemplo, por isso citei o canal High Torque que faz muito bem isso (não sei se você conhece, se não conhecer vale a pena, mesmo falando de carros)

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    4. Eu entendi sim, inclusive como o post fala de óleo e seu nível, nosso amiguinho polemiquinho está perdendo uma grande oportunidade de aprender de verdade e conseguir produzir vídeo com o conteúdo que acho que falta pra motos, que é a manutenção em si e fazer grande sucesso também.

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    5. vlw pela dica, nao conheço nao e vou da uma olhada la, como disse o jeff a troca de conhecimento ajudar a todo mundo... e concordo cntg sobre o tipo de dicas simples. na vdd tem no youtube mais muito pouco... :)

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    6. Acho que o difícil não é encontrar canais desse segmento, difícil mesmo é acreditar! Você vê um video, depois outro e depois outro... pra min é difícil descer esse tipo de informação já que me ferrei muito por conta de manutenção "modinha" Por isso prefiro ler porque sempre que bate aquela duvida é só da uma investigada, eu gosto daqui porque as informações estão sempre a mão tudo sempre bem complementado e também é mais fácil procurar por outras duvidas já que o conteúdo esta fixo

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  20. "está claramente mostrado que sou eu" claro, esse blog foi criado apenas para tirar uma com a tua cara.
    ráááááááá pegadinha do malandro. . . . .
    não né jaislan, menos cara, bem menos, vc se acha a ultima bolachinha do pacote né?, mas saiba que é a que vem toda estragada e se esfarelando.


    outra coisa, "canais de dicas não tem acesso" realmente com a quantia de canal merda que ele citou só pode mostrar o nível de pesquisa dele no youtube.

    jeff, amigo, que paciência essa tua hein? se fosse comigo tinha mandado a merda a tempo.
    inclusive depois daquela discussão eu sai do referido grupo já para não perder tempo com esse tipo de gente.
    abraço.

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    1. Olá, Patrick!
      Esse tipo de discussão é sempre uma chance de acender uma lanterninha e aclarar alguns enganos muito comuns. Em vez de passar a enxergar as coisas com maior clareza, algumas pessoas se incomodam com a luz nos olhos e continuam defendendo com unhas e dentes e palavrões o que todo mundo pode ver que não é. Sempre se pode tirar algo útil desse tipo de discussão, mas só aproveita quem pode.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Não devia ter saído,Patrick,me desculpe a intimidade,mas desde a postagem que te citou voce já é conhecido,bem próximo.
      Esse cara precisa ser refutado publicamente e o tal grupo seria perfeito,inclusive para os outros não caírem nas balelas dele.
      Sempre tem algum que enxerga,se salve e vem agradecer depois de muito tempo,mas na hora agente não vê isso.
      Mas foi graças á sua conversa que ficamos sabendo mais sobre troca de óleo.
      Aquele abraço,man!

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    3. pedra, eu saí justamente para não ser incomodado por um mimizento desses, que se acha a porra toda mas na verdade não é porra nenhuma.
      e também para não dar chance da minha azia me matar.
      abraço.
      add lá no facebook. patrick lemos. a foto de perfil é eu com uma balaclava vermelha capacete nazi e a intruder ao fundo.

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    4. https://www.facebook.com/patrick.dz.5

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  21. Aê!!!!! Pra todo mundo que escreveu aqui nos comentários desopilar o fígado!https://www.youtube.com/watch?v=o7C9r6WLtn4
    Um abraço geral!!

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    1. HAAHAHAHAHAHAH
      Vídeo hilário!
      A honda se queimando no mercado igual à dafra, quem diria que um dia eu veria isso...
      Um abraço,
      Jeff
      Um abraço

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    2. Espalha aí,jeff,tem poucas visualizqções!

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    3. Mereceria ter mais... mas não quero postar apenas por postar.
      Se aparecer alguma postagem nova sobre a honda eu verei se ele se encaixará no tema.
      Obrigado pelo link, e um abraço,
      Jeff

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  22. Iria ser engraçado se ele fizesse o vídeo, já que comparou um motor arrefecimento a ar com um motor de arrefecimento líquido.

    Já serviria para a gente rir um pouco rsrs...

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    1. Olá, Louis!
      Amanhã eu encerro de vez esse assunto rebatendo o que ele disse no facebook. Felizmente não acesso diretamente, senão ia passar muita raiva.
      Não vale a pena discutir com alguém tão bitolado que nem ele.
      Um abraço,
      Jeff

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