quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O longo histórico de mentiras da dafra — Horizon 250, Cityclass 200i, Kansas 250, Horizon 150, Maxsym 400

A Horizon 250 é aquela moto que a dafra lançou como se fosse um projeto exclusivo em parceria com a sul-coreana daelim.

Divulgação: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2013/06/primeiras-impressoes-dafra-horizon-250.html

"Um produto 50% daelim e 50% dafra"... 

A dafra se atribuiu o mérito pelo desenvolvimento até do motor:

"Alteramos o motor [da Roadwin 250] para deixar com mais torque em baixos giros"...

As reportagens da época repetiam a informação divulgada pela dafra de que a Horizon 250 era um "modelo desenhado integralmente no Brasil" — pela dafra.
Divulgação: http://motordream.bol.uol.com.br/noticias/ver/2013/06/19/teste-dafra-horizon-novos-horizontes

"Desenvolvimento feito em conjunto com a coreana daelim"...

"Desenho integralmente criado no Brasil"...

O mesmo texto e material de divulgação foi encaminhado a vários divulgadores na internet:
Divulgação: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/482588/marca-aposta-na-pequena-oferta-de-customs-de-250-cc-para-lancar-a-horizon

Se você ainda tiver paciência de ver novamente as mesmas informações, encontrará mais uma vez tudo isso dito de novo aqui.

A dafra sempre gostou de divulgar informações sem fundamento na verdade:
Divulgação: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2013/06/primeiras-impressoes-dafra-horizon-250.html

Quando lançou a Kansas 250, a dafra disse que era uma versão da Kansas 150 com motor V2.

Só que a Kansas 150 era um modelo da zongshen com base na mecânica da honda CG 1999, enquanto a Kansas 250 era um modelo da lifan com base na mecânica da yamaha Virago 250.
Imagem: yamaha Virago 250 e dafra Kansas 250

Os projetos da Kansas 150 e da Kansas 250 são totalmente diferentes. 

Mas dizer que a 250 era uma versão da Kansinha dava "mérito" para a "engenharia" da dafra, né? 

A mesma prática mentirosa foi usada no lançamento da Horizon 250:

"Desenho integralmente criado no Brasil"?

A verdade verdadeira é que a Horizon 250 é uma mera Daelim Daystar 125 com motor maior e pequenas modificações, sendo que esse design do modelo da Daystar 125/250 já existe desde o ano 2006 no mercado mundial.

A partir do momento em que a daelim lançou a Daystar 125 e o motor 250 já estava em desenvolvimento para a Roadwin 250, o lançamento do modelo que deu origem à Horizon 250 era um passo lógico e planejado. 

Da daelim.

Nunca precisou da interferência nem palpite da dafra para se concretizar.

A verdade verdadeira é que essa moto que recebeu o nome de Horizon 250 foi criada exclusivamente pela Daelim — veja a notícia de seu lançamento na Coreia:
Reportagem: http://english.hankyung.com/news/apps/news.view?c1=04&nkey=201304230724251 

Tradução:

A Daelim Motor (DMC) anunciou em 22 de abril que vai lançar sua moto modelo topo de linha Daystar 250 dentro do próximo mês. 

A Daystar 250 é um modelo topo de linha (flagshipque a DMC desenvolveu para lançar em mercados globais.

Após dois anos de Pesquisa e Desenvolvimento (R & D — Research & Development), a DMC desenvolveu novos projetos para o motor e quadro da Daystar 250.

A Daystar 250 foi exportada para o Brasil em fevereiro de 2013 sob o nome de Horizon, ou seja, uma moto que percorre vagarosamente um vasto oceano.

A DMC espera que a Daystar 250 ganhe popularidade por lá como um meio de transporte e atividade de lazer.


Conforme o dicionário Cambridge, "flagship" é uma expressão que significa "o melhor ou mais importante produto, ideia, construção, etc. que uma organização possui ou produz".

Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/flagship

A reportagem coreana afirma que a daelim desenvolveu a moto por dois anos.

A dafra nascida em 2008 quer enganar os consumidores que, já em 2011, com sua imeeeeensa experiência adquirida em míseros 3 anos no mercado brasileiro, desenvolveu o projeto integralmente no Brasil para a daelim...

A dafra quer convencer o consumidor brasileiro que a cinquentenária daelim, empresa criada na Coréia do Sul em 1962, confiou o desenvolvimento do carro-chefe — ou melhor, moto-chefe — da sua linha de produtos para exportação mundial aos engenheiros brasileiros da dafra...

O que seria da Daelim se não fosse a dafra, hein?

Só rindo...

A única coisa que a dafra fez foi servir de intermediária para o projeto-piloto de vendas da daelim em um mercado secundário no cenário global.

Os consumidores brasileiros foram as cobaias para o lançamento mundial do novo produto sul-coreano da daelim e a dafra apenas colocou sua logomarca e tentou ficar com os louros da fama.

A dafra, por meio de sua diretoria, seu marketing e sua engenharia, tem o péssimo hábito de querer se atribuir méritos que não possui.

Você se lembra da Cityclass 200i, que nas palavras do presidente da empresa "não é de um parceiro específico", mas fruto do desenvolvimento da dafra em "parceria" com outras empresas?

O Motonline denunciou que o tal "projeto exclusivo não encontrado em lugar nenhum do mundo" era simplesmente a falecida Garelli XÒ 200 lançada em 2012, mesmo ano da falência da empresa.

Repaginada com injeção eletrônica e freios CBS, mas basicamente a Garelli XÒ

Flagrada na contradição, a dafra ainda tentou defender o indefensável...

A dafra rebateu dizendo que não é a mesma moto, apenas "compartilha o corpo e o design italiano"

Hahahahaha... Claro, claro, dona dafra, claro. Essa foi a melhor...

Desmascarada pelo Motonline, a dafra assumiu que a moto não era uma exclusividade mundial e em 2014 sustentou a desculpa esfarrapada da "releitura":

O fato é que o projeto não é apenas uma "releitura inspirada" da Garelli XÒ 200. 

As vendas da XÒ 200 na Europa não foram o esperado e por isso a tradicional montadora italiana Garelli fechou as portas em 2012.

O projeto foi comprado por empresas chinesas que modernizaram a moto com injeção eletrônica para atender às novas normas de emissões — empresas chinesas que estão disponibilizando o pacote para a dafra.

E como eles mesmos disseram na divulgação da Horizon 150:

"A Dafra repetiu a fórmula usada no scooter Cityclass 200i. Comprou um projeto pronto e aplicou melhorias para adequá-lo ao Brasil."

Tanto é um pacote pronto que a injeção eletrônica nem é citada na lista de modificações introduzidas pela dafra...

Eles citam o "contato de ignição", mas não mencionam a única coisa meritória do projeto, a injeção eletrônica...

Quando se repetem tantas mentiras, uma hora alguma delas acaba contradizendo a outra...

Mentira tem perna curta, dona dafra...

Não adianta tentar tapar o Sol com uma peneira estourada...

Eu citei aquela treta da Horizon 250 / Daystar lá no fórum da dafra, comentando as "reportagens" sobre o lançamento da Horizon 250, mas a página foi eliminada da internet (por que será, né, dona dafra?)

Felizmente eu pude resgatar este fragmento do meu comentário citado no fórum Motoscustom:

Foi mais uma das minhas postagens eliminadas do fórum de proprietários de motos dafra.

Tal qual um zumbi, dura de matar, ela volta para infernizar a vida do pessoal da dafra... 

Falando em postagens incômodas que a dafra eliminou do fórum criado por eles e que a gente pensava que era de nós, proprietários, olha só que interessante!

Lá mesmo no fórum encontrei uma bela prova da conduta antiética da dafra eliminando minhas postagens.

Ao mesmo tempo, também é prova gritante da maneira como a dafra divulga informações mentirosas aos proprietários.

Essa postagem que a fórum ainda não eliminou faz referência às conversas mantidas com o sr. Fábio do SAC da dafra.

Aquele mesmo sr. Fábio da denúncia da conversa eliminada publicada na postagem sobre as mentiras da Horizon 150Clique na figura que aumenta.
Fórum: http://dafra.forumais.com/t3789p960-cuidado-quadros-quebrando — Visite antes que a dafra remova a página.

Em nome da empresa, no tópico sobre quadros de Kansas se partindo ao meio o sr. Fábio do SAC informou que a dafra estava ciente do problema de falta de óleo alertado por mim, e que seus engenheiros estavam fazendo um teste de 10.000 km com a Kansas...
Imagem: Conversa que você não vai mais encotrar no fórum de proprietários de Kansas porque foi eliminada pela dafra após referência a ela feita na postagem A dafra e seu marketing criativo pelos motivos errados — a Kansas chinesa chamada Horizon 150 no Brasil

O fato é que a Kansas já saiu de linha e o teste não acabou até hoje, o sr. Fábio nunca mais voltou para dar satisfação sobre o assunto e a dafra eliminou a participação dele no fórum...

E agora está tentando apagar todas as referências de que essas conversas realmente existiram...

Mas para azar deles e a máscara cair de vez, fui prudente de ter tudo registrado:
Imagem por enquanto disponível em http://dafra.forumais.com/t3789p975-cuidado-quadros-quebrando

Naquela época eu já não tinha a menor expectativa de que essa promessa fosse séria, e eu não estava enganado... Clique na figura que aumenta.
Fórum: http://dafra.forumais.com/t3789p960-cuidado-quadros-quebrando — Visite antes que a dafra remova da página.

Apesar de o sr. Fábio ter sido positivo quanto às atitudes que a dafra supostamente estaria tomando. 

E muito antes do sr. Fábio, o sr. Alexandre do SAC da dafra já tinha sumido sem dar retorno sobre assuntos de tamanha relevância como a vida de seus consumidores:

O fato é que as únicas respostas e medidas concretas que a dafra deu e tomou foram dizer para o MPF que os quadros se quebravam por uso abusivo dos proprietários e fraudar o manual do proprietário para impedir que o Ministério Público Federal e os consumidores descobrissem a verdade...

Uso abusivo que só os proprietários de Kansas cometem e viram notícia.

Outras motos nacionais vendidas em quantidades tremendamente maiores e há muito mais tempo não viraram notícia de jornal... 

Certamente os proprietários não abusam de suas CG, YBR e Intruder, né?

Mas o mercado percebe essas contradições e responde passando longe das concessionárias. 

E as "pequenas" inverdades continuam até hoje:

Fechando o círculo iniciado com a denúncia da moto chinesa que virou coreana por artes da dafra, vou citar mais um exemplo com a Horizon 150:

A dafra propala que a Horizon 150 possui arrefecimento a água ar e óleo... ops, falha minha... PS: Obrigado por avisar, Alex! Só vi sua mensagem no facebook depois de ter consertado. Um abraço!

Perante os leigos isso a colocaria em um patamar superior a todas as concorrentes da categoria 125 / 150 com arrefecimento meramente a ar, como a Intruder, Yes, Titan, Fan, Factor, Crosser...

Eles chegam a mencionar isso na própria e sagrada Ficha Técnica da moto em seu próprio site:
Divulgação: http://www.daframotos.com.br/modelos/index/26/horizon-150.html — Olha só que engraçado, na época do lançamento a dafra criada pelos donos da rede de concessionárias fiat itavema recomendava o óleo selenia da fiat... agora que a mobil perdeu a exclusividade com a honda, o mobil supermoto 4T está sendo recomendado pela dafra e kawasaki. Será por mérito do óleo ou dos acordos comerciais? 

MENTIRA.

Dizer que a Horizon 150 possui arrefecimento a ar e óleo é a dafra forçando a amizade, vou explicar o porquê.

Toda motocicleta esfriada a ar na verdade conta com o óleo para o esfriamento.

Além das aletas de dissipação de calor do cilindro e cabeçote, é o óleo que rouba o calor das partes mais quentes do motor e o entrega para o cárter.

É nessa grande bacia com uma grande área de paredes de alumínio em contato com o ar/vento que o óleo esfria antes de ser bombeado novamente para o cabeçote e mancais do motor.

Algumas motos usam um radiador de óleo para ajudar o esfriamento nesse percurso e essas sim são as motos corretamente chamadas de arrefecidas a ar e óleo. 

Radiador de óleo da CB Twister, uma moto com verdadeiro arrefecimento ar e óleo
Imagem: http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/10/avaliacao-honda-cb-250-twister.html

Um radiador faz a troca de calor entre o ar frio e o fluido que circula nele, assim radiadores comuns fazem a troca entre água com aditivo e o ar ambiente, enquanto radiadores de óleo fazem a troca entre o óleo do motor e o ar ambiente.

Nenhuma moto 125/150 nacional possui radiador de óleo — eles são utilizados apenas da CB 250 e Fazer 250 para cima, mesmo assim nem todas.
Motor kasinski Comet 250, verdadeiro arrefecimento a ar e óleo
Já as motos 500/600 para cima usam arrefecimento líquido, o que significa que não é mais um radiador de óleo, mas de água com aditivo. Exceções são a Fenix Gold, a Inazuma, a Next 250, as kawasaki Ninja e mais alguém que eu tenha esquecido.mas agora o post já foi publicado...

Dizer que a Horizon 150 usa refrigeração a ar e óleo é mera tentativa comercial de fazer a moto parecer superior à concorrência.

Como você pode ver claramente, ela não tem radiador algum...
Imagem: Divulgação

É uma moto que quanto ao arrefecimento está na mesma categoria de motores esfriados a ar, como as Intruder, Yes, GSR, Factor, Fazer 150, Titan e Fan, Kansas...

Apenas nas divulgações e fichas técnicas sem compromisso com a verdade publicadas pela dafra é que você ouvirá falar desse motor com "refrigeração a ar e óleo"...

Outra coisa, dona dafra:

Por que motivo a senhora não divulga para todo mundo que a velocidade máxima recomendada pelo fabricante de verdade da Horizon 150 é de apenas 90 km/h? 

Clique na imagem que amplia, está escrito lá na penúltima linha:

Максимальная скорость 90 км / ч (desculpe)

Imagem: http://moto.infocar.ua/zongshen/zs150-58-ra1_4285/prices/

Será que é porque o pessoal rodando inocentemente acima da velocidade máxima da moto está invadindo a faixa vermelha não mostrada no seu velocímetro e assim destruindo seu motor mais rápido?

Bom, disso não posso acusá-los, a honda e demais fabricantes também não divulgam essa informação, deixam a moçada esguelar o motor e só ficam contando o dinheiro das vendas de peças e serviços de retífica...

Mas se o fabricante original zongshen divulga, por que motivo a dafra omite um dado tão importante para o consumidor brasileiro?

Para não ficar em desvantagem comercial?

A senhora não tem remorso de alguém estourar o motor da moto e se matar na estrada por desconhecer essa informação?

Bom, se a honda e as outras montadoras não têm, por que a senhora iria ter remorso, né?

Quem já comprou uma dafra sabe das artes que eles praticaram para negar aos consumidores seus direitos básicos — o direito a três recalls da Kansas e Speed 150 por problemas intrínsecos potencialmente fatais.

Ocultar e distorcer informações para os clientes parece ser uma prática instituída recorrente nessa empresa.

Por exemplo, alegar que as motos iniciais da dafra decepcionaram porque eles "subestimaram a sofisticação do mercado brasileiro" e não porque foram tratadas sem óleo e se partiram ao meio sem que a empresa fizesse nada para solucionar o problema.

Quando se começa com uma mentira, acaba precisando de outra e mais outra, e a coisa fica cada vez mais complicada de explicar, as contradições vão aparecendo.

Nem vou mencionar o caso do Maxsym 400 que chegou ao Brasil "turbinado" apenas na reportagem do VRUM...

Afinal, pode ser somente um caso de força de expressão usada pelo jornalista e não de propaganda enganosa da própria dafra.

Um leitor desavisado é capaz de ficar impressionado pensando que o scooter tem uma tecnologia de turbocompressor que realmente não tem...

Se essa informação estivesse em uma propaganda e não em uma reportagem de divulgação sobre o produto, alguém poderia alegar que isso seria propaganda enganosa. 

Mas é uma inverdade que a dafra não desmentiu apesar de saber perfeitamente da reportagem...

E que divulga essa mesma reportagem sem qualquer reparo ou observação no próprio site da dafra:


Pelo jeito esse pessoal da dafra nunca vai aprender que esse tipo de prática pseudoesperta torna a empresa mal vista pelos consumidores.

No mínimo, ela deixa de ser levada a sério.

Não dá para levar a dafra a sério quando ela repete os mesmos vícios de fabricação que cometeu na antiga Kansas 150 com a nova Horizon 150:


A dafra não iniciou uma "nova fase" coisa nenhuma.

Continua sendo a mesma empresa cujo único interesse está em vender motocicletas para lucrar com a venda de peças de reposição omitindo informações fundamentais aos clientes.

Não importa se para isso seus clientes estarão expostos a risco de morte por travamento do motor no meio de uma rodovia.

É uma pena que a dafra tenha optado conscientemente por essas práticas danosas, a marca dafra no início tinha tudo para se tornar respeitável no mercado.

Hoje dafra é sinônimo de descrédito que acaba refletido em fabricantes honestos (até prova em contrário) por ela representados, como a tvs, sym, haojue, zongshen...

A única coisa que os salva são as parcerias com empresas como a ducati, indian, bmw — a dafra oferece suas instalações e serviços de montagem para essas empresas.

Mas é só uma questão de tempo para que caiam fora da parceria, como fez a aprilia e agora a bmw inaugurando fábrica própria exatamente hoje.

Só esperamos que os outros fabricantes não saiam do mercado brasileiro por causa de uma má experiência que não é em hipótese alguma de responsabilidade dos consumidores.

Um abraço a todos os leitores, menos ao pessoal da dafra e demais montadoras,

Jeff

20 comentários:

  1. Eu quando vi a Kansas 250, a Maxsym 400 e a nova Horizon 250, fiquei encantado. Até os vídeos de marketing, são lindos !!! Mas você vendo o veículo de perto e ouvindo o motor funcionando na hora, dá um desgosto tão grande...você percebe nitidamente a baixa qualidade em tudo. Hoje a tarde ví uma Suzuki Burgman 400 estacionada e pude ver a diferença de qualidade.

    Dafra era pra começar a vender suas motos a preço de banana, porque para quebrar igual à Kasinski, não falta muito não.

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    1. Olá, Marcelo!
      Curiosamente, a primeira vez que a Kasinski quebrou (antes de ser comprada pela zongshen) foi justamente por conta dos problemas de durabilidade dos motores, e a moto mais problemática era a Flash, que usava motor idêntico ao da Kansas, portanto precisava de 1,4 litro de óleo e era tratada com apenas 1 litro.
      A dafra teve a chance de eliminar esse problema logo no primeiro ano quando o pessoal do fórum de proprietários alertou o SAC, mas persistiram e até fraudaram o manual. E agora repetiram os erros do manual e de abastecimento com a Horizon 150.
      Merecem tomar na cabeça.
      Tenho certeza de que as motos que você ouviu funcionando emitiriam um ronco muito melhor de ser ouvido se estivessem bem lubrificadas...
      Merecem tomar na cabeça mesmo.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Jeff sera que eles não admitiram por medo de tomar algum prejuízo por conta da Kasinski? tipo algum contrato com a zongshen pra eles não serem obrigado a ressarcir os clientes Kasinski pelos danos. Não entendo muito de processos mais pra min se a Kasinski quebra e a zongshen compra ela também tem que arcar pelos maus caminhos da antiga administração.

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    3. O processo que entrei no MPF não foi somente contra a dafra, também foi contra a kasinski-zongshen por fabricar a Mirage 150 com motor praticamente igual e também recomendar menos óleo que o necessário. Nem chegaram a responder e o MPF nem foi atrás.
      Quanto a fugir das responsabilidades, vejo vários motivos. Primeiro, admitir que a quantidade de óleo está errada implicaria em indenizar milhares de proprietários que pagaram por reparos não cobertos por garantia. A honda também nunca admitiu que a quantidade está incorreta pelo mesmo motivo. Segundo, uma admissão pública de que a empresa publicou manuais com informações incorretas se enquadraria em infrações tipificadas pelo PROCON. Lucros caindo e imagem pública despencando.
      Vi uma frase em um filme que alguém dizia, "só é errado depois que alguém descobre". Até lá, enquanto ninguém fica sabendo... Denuncio essa prática condenável há anos e ninguém me processou, sabem que falo a verdade e não é conveniente atrair atenção do público para casos de traição da confiança dos consumidores, pega mal pra caramba.
      Um abraço,
      Jeff

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    4. Imagino essa situação que nem essas CPI que estão rolando tipo a parada é interminável, processo gera processo, afirmar isso com certeza é empresa falida não importa o tamanho .Eu já havia pensado o porque de tantos anos todos sempre te deixarem em paz ate mesmo com o destaque nas buscas, o tempo é o maior aliado para eles tudo vai pra debaixo do tapete também no sentido da nossa curta participação nesse plano astral rs

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    5. Exato!
      E com a desculpa de que "o problema era o antigo motor, os novos são confiáveis", a honda vai mudando de motor como quem muda de roupa. 150 vira 160 que vira 190, 300 vira 250, 300 vira 330, e o ciclo começa de novo com o mesmo vício de manual indutor de erro, quantidade insuficiente recomendada, concessionárias que não fazem nem o que está no manual, ou fazem somente até acabar a garantia ou o dono abandoná-las. Elas sabem que ele voltará mais cedo ou mais cedo ainda para comprar peças...
      E la nave va.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Marcelo até entendo sua comparação da maxsym com burgman 400, mas são 50% a mais de valor. e das motos que você citou são as melhores da marca, vindas de boas parcerias (RIVA, Apache, Next, Horizon 250, Roadwin, Citycom e Maxsym) feitas no exterior pela Daelim/SYM/TVS/Haojue em termos de qualidade Daelim/SYM são fabricantes renomadas no exterior TVS/Haojue por fazerem motos de entrada tem menos fama, mas sem maiores recorrências.
    A comparação fica feia quando se compara produtos de parcerias chinesas ex: cityclas com pcx/nmax, horizon 150 com intruder, antiga speed vs cgs 125/150.
    Pode comparar a City com até mesmo com SH-300 da honda que apesar de 25% mais cara não entrega essa diferença em qualidade, o Jeff reclama da dafra e eu concordo com ele, mas tem de saber escolher os produtos, a Kazinski era a mesma coisa tinha uma super moto baseada em uma parceria coerana (Mirage/Comet 250/650) ai fizerem exatamente a mesma coisa que a dafra e lançaram a comet/mirage 150 com parcerias chinesas, no final a só lhes restaram a falência, a dafra por ter uma gama de produtos maiores talvez demore mais tempo, mas esta indo no mesmo caminho ano após ano tem menos participação no mercado, outro dia vi até uma reportagem do Creso falando que sua empresa tinha mudado o foco e queriam ganha pela qualidade e não mais pela quantidade quase morri de rir, desculpa de perdedor e fod...
    No mais também tenho uma honda e eles tem a mesma visão de negócio que a dafra só que como fizeram uma enorme reputação no passado conseguem trabalhar com uma margem de lucro maior (produtos/peças) alem de ganharem na quantidade de motos vendidas. Acreditem em mim quando falo que eles tem um custo de produção muito menor que as outras marcas (fabricar uma cb250 e no minimo 10% mais barato que uma fazer 250) e ela custam quase o mesmo valor até bem pouco tempo atrás a Next era no minimo 20% mais barata que as concorrentes (CB300 fazer 250) entregando mais potência com refrigeração liquida e freio a disco nas duas rodas, não há relatos de next's trincando cabeçote ou quebrando quadros, produtos de boas parcerias que chegam mais em conta que os já renomados e ultrapassados projetos nacionais são bem vindos, mas o usuário tem de saber escolher o produto e e sempre desconfiar da marca que o revende, afinal já esta provado que a dafra sacaneia legal o consumidor no pós venda.

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    1. Boa análise, Ygor.
      Estou por fora dos preços praticados atualmente, mas reconheço que no início a dafra fez uma coisa certa: entregou motos com componentes de qualidade razoável por um preço melhor que a concorrência.
      Na época você tinha a mvk, a kasinski e a sundown disputando esse mercado com motos chinesas inferiores. A mvk fabricava britadeiras móveis, mas tinha a divisão de motos de melhor qualidade, a regal raptor, que fez a Fenix Gold.
      Para ter uma ideia de como a coisa era feia nesse patamar inferior, trocar a lâmpada do freio traseiro da sundown Max implicava em usar Superbonder para fixar a lente de volta, porque a aba de fixação se quebrava na primeira tentativa de remoção.
      A dafra se matou ao tentar fabricar os quadros nacionais de Kansas e Speed, quebradiços no primeiro caso e mal soldados e tortos no segundo. Problemas graves de pintura das Speed prateadas também não ajudaram. A Laser desmanchava a carenagem, mas cheguei a ver motos rodando ainda no ano passado em SC, talvez o problema maior fosse a qualidade de nosso asfalto e a falta de competência de aplicarem trava química nos parafusos de fixação. A Super 100 tinha uma tampa do tanque que deixava vazar gasolina porque era menor que o encaixe, mas o motorzinho era valente. E claro, todas tiveram o problema das concessionárias colocando menos óleo que o mínimo do mínimo.
      Na "nova fase" a dafra passou a importar motos de fabricantes pouco conhecidos, mas cuja qualidade era plenamente aceitável. A Apache é uma senhora moto, não fica devendo nada a uma Titan ou uma Factor. Sempre teve comando roletado, ainda antes da Titan. Os freios a disco de toda a linha são impecáveis e fazem honda e yamaha passar vergonha.
      Infelizmente, e essa foi minha grande decepção com a marca, mesmo alertados pelos primeiros proprietários cheios de boa vontade com a marca eles optaram por trair a confiança dos consumidores. Problemas evidentes dignos de recall imediato foram varridos para baixo do tapete como se motos se motores estourando biela no meio da estrada e quadros se partindo ao meio pudessem ser ignorados. E aí vieram as mentiras atrás de mentiras... Ou seja, uma empresa que tinha tudo para dar certo, e que desperdiçou a oportunidade com atos indignos de uma empresa séria.
      E que não se redimiu até hoje, basta ver o manual da Horizon 150 que,mais do que qualquer concorrente, não somente induz a uma medição errada. Ele determina claramente uma medição errada que o proprietário só descobre se tropeçar em um site de um maluco que fica denunciando essa prática.
      Chamar de vergonhosas é pouco para definir as práticas comerciais dessa empresa.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Ah, esqueci de dizer, alguns comentários sobre kasinski e dafra:
      A kasinski começou como a dafra, importando motos chinesas baratas e aí importou a Comet 250 e a Mirage 250 da hyosung sul-coreana, outro patamar de qualidade.
      A hyosung montava as motos da suzuki por lá e a divisão de carros montava autos da gm. Se desligaram e hoje as motos dela usam mecânica base suzuki com injeção eletrônica delphi da gm. As coreanas eram as únicas motos da kasinski que não davam tanto problema.
      Algumas pessoas dizem que a intenção original da dafra era somente servir de porta de entrada para um dos grupos chineses que ela representava. A dafra montaria a rede de concessionárias e depois ofereceria o pacote no hype de vendas para uma das montadoras.
      O negócio quase teria sido fechado com a zongshen, que na hora H desistiu da dafra e optou pela rede da kasinski que tinha o atrativo de comercializar a linha da hyosung.
      A zongshen tirou de linha as chinesas de outros fabricantes e lançou os modelos de fabricação própria Mirage 150 e a Comet 150 (que em comum com as 250 só tinham o nome).
      O mercado ignorou os novos modelos e as rejeitou com base no péssimo histórico da kasinski e no preconceito contra motos chinesas, e o povão ainda não tinha percebido que a honda estava dando tanta dor de cabeça, não aguentaram a maré baixa de vendas. Falando nisso, ontem saiu a notícia que a honda está dando férias coletivas para não demitir funcionários, está feia a coisa.
      A dafra precisaria abrir os olhos para não sumir do mercado. Poderia ter feito isso há muitos anos. Não sei se dá mais tempo, o que é uma pena, porque eles têm bom gosto para trazer motos do exterior. Pena que não têm interesse em se tornar um player respeitável no mercado.
      Um abraço,
      Jeff

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    3. Tomara que a coisa fique feia para a dona Honda, não estou querendo o mau dos outros mais uma vez vi em um anime que quando a maré esta boa a unica mudança que ela sofrera é começar uma maré ruim mais dias menos dia isso acontece, claro que isso também se aplica ao contrario e quando isso se realizar espero receber uma empresa nova e honesta, quem sabe ela foge um pouco essa onda "top speed pilot"que estamos e ela traz uma linha scrambler ou custom de responsa pra rapaziada ir ao delírio
      Custa nada sonhar ¯\_(ツ)_/¯

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    4. Já está feia... a postagem de domingo fala sobre isso. A honda no Brasil (e provavelmente em outros países tropicais) conseguiu perder a imagem de que era a melhor moto do mundo graças ao óleo 10W-30. Os comentários que vejo por aí mudaram e são uma quase unanimidade, maré virou mesmo.
      Não foi por falta de aviso. Eles monitoram a internet e o blog tem um volume de leitores e seus comentários em fóruns suficiente para não escapar do radar deles. Mas já dizia um velho tradutor, "amarra-se o burro conforme a vontade do dono". Em tempos em que o facão voa baixo, vem lá do Japão uma ordem para usar óleo 10W-30, quem é que vai levantar a cabeça para dizer "aqui não" e deixar o pescoço à mostra?
      A Fenix Gold é inspirada na honda Rebel. Pesquise no google honda Rebel 250, ou honda CMX250C, ela é comercializada desde 1985 até hoje nos EUA, usa motor da antiga CB 450 com metade da cilindrada.
      Se quisesse, poderiam vender por aqui. Na mesma época teve a suzuki Intruder 250 e a yamaha Virago 250 e 535. Sabe porque saíram de linha? Não davam manutenção. Até hoje você vê CB 450 rodando por aí, como vê Intruder 250 e Viragos. Você veria a Rebel, mas nunca interessou para a honda.
      Motos custom usam um monte de metal cromado, isso dá trabalho fabricar e custa caro, a moto acaba custando mais caro, vende em menor proporção.
      Motos speed usam um monte de plástico, a moto custa menos e vende mais fácil. Além disso, plástico é barato de fabricar, quebra fácil e dá margem de lucro muito maior. Uma aba de tanque que custa 5 reais de plástico acaba vendida por 200, vai quebrar no primeiro tombo besta, é a alegria das concessionárias.
      Um abraço,
      Jeff

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    5. adoro esses seus comentários educativos me da vontade de pular e torcer pra que tudo se realize tipo profecia. Eu vi não sei em que lugar um brasileiro comparando sobre o EUA, Sus pra la, 13° pra cá essas coisas de sempre e sempre que eu me pego vendo as vantagens deles sempre sobre tudo penso "https://cdn.meme.am/instances/60539357.jpg" tem nem o que falar mais kkkk só acho que eles riem a beça da gente ou Fu** SUS

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  3. segundo o racíocínio da dafra, não sou gordo, apenas compartilho o design e circunferência de um lutador de sumô.

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    1. Olá, Patrick!
      Essa também foi a melhor...
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Jeff... vendo sua postagem de hj, me fez lembrar de um tópico meu lá no fórum...

    Há muito tempo eu já desconfiava desse marketing da Dafra, e cheguei à questionar lá no fórum com vc...

    Veja...

    http://dafra.forumais.com/t4346-daelim-vjf-250-2012#89759

    Vc lembra? Acho que a ideia de propaganda não mudou muito de lá pra cá...

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    1. Olá, ALLT!
      É bom encontrar alguém do fórum por aqui, obrigado por acompanhar o blog!
      Não me lembrava mais dessa conversa sobre a Roadwin, senão teria incluído também na postagem...
      Naquela época a gente achava que eles iam tomar vergonha na cara, mas depois que vi o pessoal penando com a Horizon do mesmo jeito que o pessoal das Kansas e Speed penou, e terem feito um manual de proprietário tão fraudulento quanto aquele da Kansas que apresentaram para o MPF, concluí que essa empresa não tem jeito não.
      É rezar para que as empresas representadas por eles venham direto para o Brasil e façam um serviço decente.
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Olá, Carol!
    Até onde sei, a moto em si é muito boa.
    O ruim é precisar depender da dafra para a manutenção.

    Mas isso vale para qualquer fabricante, os serviços oferecidos são via de regra ruins e as peças são muito mais caras do que seria razoável em função do custo de fabricação.

    Depois que você vira cliente, fica refém das políticas de vendas das empresas.

    Tudo de bom,
    Jeff

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    1. Compreendo. Fica aí uma questão para se refletir!
      Obrigada Jeff.

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