domingo, 16 de outubro de 2016

O fim da treta interminável

Não consegui manter a separação por cores, o blogspot embaralhou tudo e não adianta determinar todo o texto em cor única porque ele mantém a formatação maluca que ele assumiu. O blogspot também está causando variação do tamanho de fontes. Todas as tentativas de correção resultam em novos problemas e, sinceramente, já perdi tempo demais com esse cara. Só vale a pena ler para ver as novas e incontestáveis contradições e uma atualização a respeito do nível de óleo da GSR 150i. 
Os links indicados por ele se tornam inativos ao serem copiados, você pode acessá-los diretamente no facebook. Transcrevi apenas o que era relevante. OPS, estou me referindo a corrigir os links. O texto dele foi transcrito na íntegra.
O texto em itálico é do Jaislan, o texto normal é meu. Trocadilho não intencional.

O leitor Jaislan Da Silva Pereira escreveu no facebook: (vou usar travessão e itálico somente nas falas do Jaislan para facilitar identificar quem disse o quê)

— kkkkkk acho incrivel. ele faz uma limpeza dos meus comentarios q e uma beleza!

Negativo, Jaislan. 

Não saia espalhando distorções no facebook. 

A única coisa que fiz foi eliminar os erros de Português em respeito aos meus leitores.

Faço isso com todos os comentários que transcrevo porque compreendo a dificuldade de quem escreve em teclado virtual.

Quem ler seu comentário poderá entender erradamente que eu alterei de alguma maneira as coisas que você escreveu, ou que eliminei parte de seus comentários.

E isso não é verdade.

Não apaguei uma única palavra dos seus comentários, não apaguei nenhum dos seus comentários, não bloqueei nenhum dos seus comentários.

Conferi agora na caixa de moderação, não há nenhum comentário seu aguardando liberação.

Você não enviou mais nenhum comentário para este blog desde que eu avisei que iria bloquear aquilo que fosse discussão patética sem argumentos e sem conteúdo útil.

Independente de merecerem estar na lata de lixo, eu conferi no blog e seus comentários estão todos lá, até aqueles em que você ainda dava risada:
Imagem: Comentários do blog contendo todas as mensagens enviadas pelo Jaislan ao final desta postagem quando aberta em uma aba exclusiva.

Eu não precisaria fazer isso, mas estou transcrevendo também este seu comentário do facebook porque finalmente apresentou algum conteúdo.

Conteúdo incorreto e refutado, mesmo assim algumas partes foram úteis para provar justamente tudo aquilo que eu digo.

E já que isso rendeu um comentário de sua parte, desta vez não perderei meu tempo corrigindo seus erros de Português.

Peço desculpas aos leitores.

Senhor, dai-me paciência para ler o que vem pela frente.

— vamos la, ver se entende mesmo!

— vc insiste em dizer que a GSR eh 1,5l e outra demais e acima do que pede no manual, mas ja leu o que o mesmo diz sobre quantidade? nao ne? olhe ai no manual da honda q vc postou e pesquise sobre quantidade de lubrificante nescessaria! ja expliquei o pq a quantidade sempre da um pouco acima do meio nivel!

Essa questão da quantidade correta da GSR 150i será investigada. Tenho informações conflitantes de dois leitores em quem acredito. 

Uma dedução simplista e simplória seria a de que estou errado.

Um raciocínio mais elaborado exigiria investigar o motivo de existirem declarações conflitantes.

Esqueça, você não entenderia.

Você não entendeu essa questão nem mostrando a página do manual com o fabricante honda dizendo que a quantidade colocada deve ser obrigatoriamente completada até atingir a marca de nível máximo, não adianta voltar a falar desse assunto contigo.

Continue fazendo isso na sua moto, não é problema meu.


Lamento por aqueles que forem convencidos pelos seus kkkkkkk e te derem ouvidos.


— ventilação do carter! simplesmente para quebrar seu paradigma de achismo e justamente para que controle a pressao e ventilaçao no carter, ja que o motor como e completamente selado seria como antigamente, uma panela de pressao para o oleo. facilitando e muito a queima de oleo, aumento da temperatura do motor e criando borra! quando a PRESSÂO aumenta o funcionamento do motor fica aspero. o mesmo sendo tambem danificado por quantidade demasiada de oleo, agora se nao sabe o que e isso, le isso aki
http://sistemasautomotivos.blogspot.com.br/.../vlvula-pcv...

"Para quebrar seu paradigma do achismo" me fez rir, pareceu frase da equipe Rocket.

Com isso você quis dizer "para desmontar meu padrão repetitivo de falar coisas sem base real baseado apenas em suposições"?

Olha só quem está falando...

Agora sério:

Pare de tentar mostrar um conhecimento técnico que você não possui.

Você não sabe a diferença entre ventilação do cárter e ventilação positiva do cárter.

A sua moto GSR 150i não usa válvula PCV, ela não tem ventilação positiva do cárter...

Trazer o assunto para uma discussão sobre o nível de óleo correto de motos pequenas é ridículo.

Para começar, de onde você tirou que "o motor é completamente selado"?

De onde você desencavou esta barbaridade:

"Antigamente motor era uma panela de pressão para o óleo"? 

E você nem pode estar falando do motor de Cugnot, aquele sim era uma panela de pressão... mas não fervia óleo, fervia água.

Todos os motores a explosão desde os primeiros feitos pelo sr. Otto e pelo sr. Diesel sempre tiveram o cárter aberto para a atmosfera. 

Os primeiros de verdade nem sequer tinham cárter fechado.

Todo motor moderno com virabrequim em banho de óleo sempre teve ventilação, o chamado respiro do cárter.

Na minha CG 1978 (e em qualquer CG, qualquer moto, qualquer carro de antigamente) a mangueira de respiro que hoje é conectada ao filtro de ar era aberta para a atmosfera.

Esse mangueirão do respiro saía atrás do motor, junto com a mangueirinha do ladrão de combustível.
Eu tive uma dessas, minha primeira moto. Só que era preta e dourada.
Qualquer um que não seja cego pode constatar isso em um carro ou moto dos anos 70, 60, 50, 40...

Válvula PCV é uma adoção recente em motos de alta cilindrada.

Retificando a informação:

Válvula PCV é uma adoção ainda mais recente em motos pequenas. Apache, Horizon 150 e as novas Titan, Factor, etc. estão usando por conta das normas ainda mais estritas de emissões mais recentes.

Mas isso não muda o fato de que a imensa maioria das motos rodando não depende da válvula PCV para a ventilação do motor, e que mencioná-la em uma discussão sobre o nível de óleo do motor é irrelevante.

A imensa maioria das motos pequenas circulando por aqui não usam uma válvula PCV.

Simplesmente não usam um sistema de ventilação positiva do cárter.

Elas usam um sistema de ventilação simples do cárter.

Aprenda:

A válvula PCV injeta ar fresco no cárter.

Nossas motos pequenas solucionam o problema de não liberar os gases do cárter para a atmosfera fazendo o vácuo da admissão aspirá-los para o filtro de ar via mangueira de respiro.

Não usam válvula PCV nenhuma.

Não é achismo, é conhecimento técnico que você não tem pudor de mostrar para todo mundo que não possui. 

— carter nao tem pressao! se nao tivesse nao ocorreria vazamentos por partes do motor onde o oleo nao fosse pressurizado pela bomba de oleo do motor! como parte frontal do cabeçote ou parte da corrente de comando correto? ate a tampa de abastecimento de oleo kkkk ou ainda acha que nao tem nada a ver? o vazamento e pq o oleo ferve e sai por ali eh? igual um cafe? pq no seu pensamento so pode! (a pesar q oleo quente expande mesmo)

— melhor explicado sobre a ventilaçao (pag em ingles http://sistemasautomotivos.blogspot.com.br/.../vlvula-pcv...)

Não tente adivinhar o pensamento dos outros, você não tem capacidade para isso.

Óleo vaza porque juntas envelhecem, juntas ficam encharcadas, guarnições da tampa do cabeçote se deformam com o calor.

Pesquise capilaridade, pesquise infiltração, pesquise oil seepage, pesquise oil leakage. 

A pressão dos gases do cárter não é porque "o café ferve".

Não é "café fervendo", somente uma criança que não entende o funcionamento de um motor pensaria em algo desse tipo.

Isso ocorre devido aos gases blow-by, que são os gases que vazam da câmara de combustão através das folgas entre os anéis do pistão, pistão e cilindro.

Isso está nos manuais de serviço das montadoras no capítulo que fala de emissões.

Também está no treinamento de mecânicos.

Quem realmente foi treinado como "funcionário honda" teria a obrigação de saber disso...  


O movimento para baixo do pistão somado ao sopro desses gases queimados causa esse pulsar do ar dentro do cárter que qualquer um percebe ao abrir a tampa de abastecimento de óleo com o motor em funcionamento.

Abrir essa tampa fará respingar óleo extremamente quente agitado pelo movimento do virabrequim — e não pela pressão da bomba. 

Essa sobrepressão de ar dentro do cárter é uma condição normal de projeto e de trabalho para o qual o motor e seus retentores estão dimensionados.

A pressão que você se refere não é pressão de óleo, é dos gases do cárter.

Óleo é um fluido não compressível, o ar e os gases são compressíveis.

Calço hidráulico acontece porque o óleo não aceita ser comprimido. 

Os gases do cárter aceitam, e é por isso que existem ar comprimido e gases comprimidos, mas não existe óleo comprimido — ele não diminui de volume.

Essa pequena sobrepressão dos gases é aliviada pelo respiro do cárter conectado diretamente ao filtro de ar ou indiretamente via válvula PCV (que nossas motos pequenas não usam).

— * nivel, engraçado, sempre falando nivel por achismo, vc recomenda 1,5l para a GSR! sim, pode ate ser que seja isso quando se desmonta o motor ja que nunca por gravidade vc conseque tirar 100% o oleo e o que ja duvido e muito pegar essa quantidade toda, ja que a variação dependendo do projeto fica em 10% da capacidade total de oleo recomendado, mais voltando, GSR pega 1,5l ne? engraçado, pag 32 ao mesmo tempo q ele diz para por ate o cheio diz abaixo q a capacidade e de no maximo 1100ml
pq sera? https://drive.google.com/.../0B4vKkCqaFHO2SU9vXzJURj.../view

Muito obrigado por fornecer a prova de tudo o que eu digo!!!!

Você não sabe ler o manual e as informações mostradas ali induzem os proprietários ao erro de rodar com menos óleo que o recomendável para uma longa vida útil do motor! 

Está lá nas páginas 30 e 31 do manual que você mesmo indicou e disponibilizou:
Fonte: Manual do Proprietário de j toledo suzuki motos do Brasil da GSR 150i publicado na internet por POWERED Jaislan® Produções©

Em momento algum a suzuki fala em quantidade máxima.

Ela fala em quantidade aproximada.


Coloque óleo novo, aproximadamente 1.100 ml.


Se o nível estiver abaixo da marca "F", adicione mais óleo no motor até atingir a marca "F".


Você demonstrou exatamente o que eu digo e mais uma vez provou que não sabe ler o que está escrito no manual do proprietário.

Em momento algum se fala que 1.100 ml é a quantidade máxima.

Se fosse a quantidade máxima, e o fabricante manda medir e colocar mais, alguém está sendo muito burro.

Ou o engenheiro que escreveu o texto, ou o leitor que não tem capacidade de entender o que está escrito e não faz o que o manual diz.

Quem é que "fala por achismo" agora?

E mais:

Lendo o que você escreveu fiquei com a impressão de que você nunca abriu um motor de moto. 

10% da capacidade do óleo presa lá dentro do motor é muita generosidade sua.

Fora o óleo que encharca os discos de embreagem, e nem é muita coisa, não fica tanto óleo assim preso lá dentro.

Sobre a quantidade de óleo da GSR, tenho a informação de um proprietário que retirou essa quantidade de óleo de uma moto zero km ainda antes da primeira revisão.

Tenho também a informação de outro proprietário de que a quantidade correta é de 1,2 litro para chegar ao nível máximo da vareta.

Essa contradição precisa ser investigada.

Ao contrário de você, que lê e não sabe interpretar o que está escrito, eu uso o raciocínio para perceber que se alguma coisa está em contradição, pode haver mais coisas por trás de um assunto do que um leigo seria capaz de suspeitar.

Até eu conseguir comprovar essas informações, não tenho motivo para suspeitar de incorreção da parte de nenhum dos meus leitores. 

Essa questão permanecerá em aberto até que eu obtenha as provas que investigarei.

Sem achismo.

O curioso é que você acredita piamente na quantidade informada no manual, mas não acredita na informação do fabricante de que deve ser colocado mais óleo após ligar e desligar o motor, e você opta por colocar menos óleo porque seu amigo chefe de mecânica industrial acha que é melhor. 

E acusa quem fala para seguir o manual de "achismo".

O que você não percebe é que a visão do seu amigo chefe de mecânica industrial se baseia nas máquinas que ele administra, mas não leva em conta diferenças fundamentais. 

Uma máquina industrial fica o tempo todo parada ao lado do almoxarifado de lubrificantes.

A máquina industrial não sai rodando pela cidade, não faz viagens, não toma sol e não toma chuva.

A máquina industrial tem motores elétricos que são esfriados por ventoinhas e não pelo óleo que circula dentro deles.

Uma máquina industrial usa fluido hidráulico, graxa, óleo lubrificante para guias, fluido de corte para desbaste, óleos de várias viscosidades conforme a necessidade, mas não usa óleo lubrificante para motores a combustão.

Olha só que coisa, os motores das nossas motos usam um tipo de óleo que não é usado em máquinas industriais...

A lubrificação da máquina industrial tem um funcionário especializado encarregado de inspecionar e completar o nível de todos os lubrificantes todos os dias.

Ao final do turno a máquina é desligada e seu nível de óleo pode ser conferido e reabastecido conforme necessário.

Motos fazem viagens e geralmente não carregam uma carga de óleo para reposição no meio do caminho.

Motos precisam sair de casa com a quantidade suficiente de óleo para aguentar sua jornada sem precisar de um reabastecimento de óleo que somente poderá ser feito com facilidade na casa do proprietário.

É essa diferença que você não consegue perceber, e é esse erro que você insiste em alardear aos quatro ventos.

Sinto muito por ser obrigado a mostrar publicamente o quanto você desconhece o assunto e tenta defender seu ponto de vista equivocado.

— tenho o chines onde fala que 1100ml com troca de filtro e suficiente! pq sera q existe essas infos? tradução errada? ah, todas as imagens q motra nivel de oleo ta meio nivel, engraçado ne?

se quiser o manual para traduzir ja q diz ja ter traduzido manual ne? ja q nao consigo mais o link.

— manual da CG 160 a mesma coisa 

— Pag 66 vc tira sua duvida
https://www.honda.com.br/.../MP%20CG%20160%20Titan%20EX...

Sério que você vai querer me convencer de que não se deve fazer o que o manual do proprietário manda fazer (completar até a marca de nível máximo) mostrando manuais de proprietário???

Seu problema é olhar apenas as figuras e não ler o texto... 

Qual a parte que você não entende da frase:

"Meça e complete o nível de óleo até atingir a marca de nível superior"?


Peça para alguém te explicar... eu já tentei e não consegui.


— vi q sabe o que e um carter umido e seco, q bom, pensei q iria cair na pegadinha! mas certo! carter seco, pq existe este motor? pq se consegue tanto com esse tipo de motor?

Ah, você tentou fazer uma "pegadinha"? 

Eu não preciso recorrer a "pegadinhas" para fazer você cair em contradição.

Você mesmo se encarrega disso.

Leia e tente entender a postagem que eu te recomendei que você fica sabendo.

Para os leitores que tiveram paciência de chegar até aqui, um resumo:

Esses motores de cárter seco são usados principalmente em motos trilheiras porque permitem melhor arrefecimento do motor nas velocidades relativamente mais baixas praticadas nas trilhas.

Além do radiador de óleo, as paredes do depósito de óleo ajudam a dissipar o calor.

Deslocar o centro de gravidade da moto trilheira para cima também é uma vantagem para fazer as manobras típicas do fora de estrada.

— pq nao existe arrasto hidraulico? isso conhece ne? pelo ao menos teria q saber! 


Você perguntou e você mesmo respondeu.


Cárter seco diminui (mas não elimina) o atrito viscoso, o que confere um ganho de desempenho do motor. 


— sera q se deixar nivel minimo vai danificar meu motor? e no nivel q deixei naquele video? vc mesmo falou que nao deixa nem recomenda passar dos extremos! entao! vou ter vida util reduzida pq deixei abaixo do meio afim de evitar um pouco o arrasto hidralico reduzindo potencia, aumentado consumo e esforço do powertrain?


Uia, powertrain, que chique! Que pedante!


Brasileiro que gosta de arrotar conhecimento ("know-how") fala "powertrain", o pessoal que entende de Mecânica e tem amor à língua portuguesa chama de "trem de força".



Falar em powertrain em uma motocicleta onde o "powertrain" consiste basicamente do motor com câmbio integrado não é apenas pedante.

É ridículo.

Cara, vou explicar de novo:

O motor de cárter úmido de motos de arrefecimento a ar e de arrefecimento a ar e óleo depende da quantidade de óleo correta para ajudar a esfriar o motor. 

O motor de cárter seco de motos de arrefecimento a ar e de arrefecimento a ar e óleo depende da quantidade de óleo correta para ajudar a esfriar o motor.

Rode com uma trilheira ou moto de competição ou moto comum de cárter seco ou cárter úmido (tanto faz) com menos óleo do que o recomendado e seu motor se aquecerá mais do que se aqueceria com a quantidade correta.

Isso em motos comuns não estraga o motor de imediato, é um processo que leva alguns milhares de km.

Em motos de competição ou altamente exigidas isso pode fazer o motor fundir de cara no meio da trilha, do autódromo ou da estrada.

Enquanto você mantiver seu motor funcionando entre o nível que você colocou (metade da faixa) e o mínimo, seu motor não sentirá o efeito em curto prazo.

Mas você estará apenas com a metade da faixa de segurança recomendada.

Por exemplo, se nesse meio tempo aparecer a necessidade de uma viagem urgente não planejada daquelas que não dá tempo de lembrar de parar e completar o óleo antes de partir, seu motor irá rodar 
abaixo do mínimo e as peças irão se desgastar mais do que o normal.

Se pegar uma serra no meio do caminho com muito pouco óleo, o motor irá fundir, como já vi acontecer.

Hummm...

Quer saber? No seu caso, Jaislan, esqueça o que eu disse.

Continue a rodar com o mínimo de óleo que achar adequado e faça boas viagens bem longas... você merece.

Demais leitores, não caiam nessa — é a minha "pegadinha" para ele.

— cabecote das 300! mais polemico q este assunto somente a situaçao que vc disse que o oleo foi um dos responsavel pelos problemas, engraçado, meu irmao teve uma 300, 2010, oleo 20w50 e trocas antes do recomendado como 2500 ( daqui a pouco poe culpa pq trocou com essa km kkkkk ) e voalar! presenteado pelo projeto mal feito da honda
oia ela ai e olha quem ta ai??? 
https://goo.gl/photos/J6XPcJK32KBLc4p3A

— menos amigo. oleo nao teve nada a ver com este problema, justamente a epoca 20w50 (leia modelo 09/10 10/10 10/11 o qual foi mudado nos modelos 11/11) foi os piores anos da 300, pag 6-6 mostra muito bem qual oleo era utilizado https://www.honda.com.br/.../2016-08/CB%20300R%202010.pdf

Conheço um proprietário de CB 300 das primeiras e que nunca teve problema com o cabeçote.

Sempre manteve o nível correto que não é atingido com a quantidade recomendada pelo manual da honda.

Não entendo sua incoerência, você mesmo coloca mais óleo do que o recomendado no manual da suzuki e fica dando pití por que eu falo para fazer o que o manual manda. Ops, errei. Escrevi baseado na memória, mas revi o vídeo e ele só coloca a quantidade recomendada, nem uma gota a mais. Ele consegue fazer pior do que eu lembrava.

As CB 300 deram problema porque o cabeçote estava no limite da resistência mecânica e as concessionárias entregaram as motos para os clientes com apenas 1,5 litro de óleo sem completar até o nível máximo conforme preconizado pelo manual do proprietário e manual de serviço.

Em todas as revisões as concessionárias entregaram as motos para os clientes com apenas 1,5 litro de óleo sem completar até o nível máximo conforme preconizado pelo manual do proprietário e manual de serviço.

Os proprietários que pararam de levar em concessionária continuaram colocando apenas 1,5 litro de óleo sem completar até o nível máximo da vareta porque acreditaram na quantidade e não nas informações por extenso do manual.

O que antes dava uma taxa de defeitos aceitável na CB 250 aumentou muito por conta da fragilidade do cabeçote exposto a uma temperatura acima da prevista em projeto por deficiência de arrefecimento por baixo nível de óleo.

E o problema explodiu de vez com a adoção do óleo mágico 10W-30 com intervalo de troca absurdo.

Os proprietários confiaram que não precisariam se preocupar em completar o nível, coisa que muitos nem estavam acostumados a fazer com as Titan e Twister, e deu no que deu.

— motor precisa ser acionado para que a sujeira levante??? kkkkkkkkkkkkkkk somente dando partida e logo apos desligar? ta "SERTO" jogue o oleo com viscosidade alta para todo o motor e deixe o motor cheio de oleo, oleo MORNO e recomendado justamente para que o oleo escoe mais rapidamente, sabe? oleo frio, viscosidade alta! alta viscosidade, maior resistencia a fluidez! correto? pag 30 do manual da GSR explica bem o motivo 
https://drive.google.com/.../0B4vKkCqaFHO2SU9vXzJURj.../view

Não entendo o que você está querendo argumentar.

A instrução da página 30 fala claramente que o óleo deve ser trocado morno para ser totalmente drenado do motor.

Pois é, seja totalmente drenado e leve a sujeira com ele.

Já que você está com preguiça de reler seu material da honda que você afirmou ter "treinamento comprovado", faça o seguinte.

É uma experiência que qualquer criança pode fazer.

No seu caso, Jaislan, é melhor pedir ajuda para alguém:

Coloque um punhado de argila em uma garrafa pet cheia de água e deixe assentar de um dia para outro.

Esvazie a garrafa e veja a argila que ficou presa. 

Agora encha a garrafa de água novamente, agite e escoe.

Peça para quem fez a demonstração para você te explicar por que motivo no primeiro caso a argila ficou presa na garrafa e depois ela foi embora junto com a água.

Faça um esforço tremendo para entender o motivo e, se não for pedir demais, tente imaginar que a água é o óleo e a garrafa é o cárter do seu motor.

Não precisa ler manual para entender i
sso.

— quando eu digo q ele so acha as coisa! falei do recall pq eu tive a oportunidade de ver o motor internamente! se o eixo estava fadigado nao posso concluir realmente, nao fiz testes, mas a fabrica fez nos exemplares q chegou a ela, e foi obrigada a realizar a troca. (digamos q a força)

Eu não acho, foi você quem disse que fez o recall, e não que atendeu o recall.

Com base no que você disse, pensei que você mesmo tivesse desmontado o motor, já que entende tanto de mecânica.

Mas me desculpe por ter superestimado sua capacidade.

Ufa, acabou...

Pior é que ainda tem mais comentários desse cara no facebook.

Eu ia deixar para responder outra hora, porque repetir esse papo cansa.

Mas faço isso por consideração aos leitores do meu blog que possam ficar em dúvida por conta de algum argumento usado por ele.

Mas depois que vi estes comentários aqui:

"Óleo menos viscoso não é um óleo mais fino"???

O cara nem sequer sabe que uma classificação de viscosidade SAE é uma faixa de valores... 

Dentro da mesma classificação existem óleos mais ou menos viscosos, sempre dentro dos limites de viscosidade máxima e mínima estabelecidos pela norma... 

"Em outros países melhor desenvolvidos o recomendado é o que está na tabela"???


Manual de moto Sym encontrado na internet
Ele quer dizer que lá fora o manual do proprietário é diferente?

Nossa, ele se supera a cada minuto...

Turn off the engine, and check oil level again.

Desligue o motor e meça o nível de óleo novamente.


Segundo ele, lá fora vale só o que está na tabela...

Os caras mandam medir o nível de óleo depois de colocar a quantidade recomendada só para ocupar espaço na página...

Tem outro comentário onde ele cita um monte de motores exóticos que nem sequer são usados em motocicletas...

Não estou interessado em ficar em uma discussão que nada acrescenta ao ponto central que deu início a esta treta:

Jaislan insiste em defender práticas que estão em desacordo com aquelas recomendadas pelos próprios fabricantes de motos em seus manuais de proprietário, ponto final.

Cada um é responsável pelas coisas que diz.

Depois de ver comentários tão cretinos e indignos de resposta como esse aí em baixo, eu desisti.

O Jaislan acredita 100% naquilo que escreve, mas não percebe — ou se recusa a perceber — as contradições que está escrevendo.

Eu acredito 100% naquilo que escrevo. 

Quando me apontam contradições, avalio e retruco — ou admito e publico meu erro.

Até agora, a informação contestada quanto à quantidade correta de óleo para atingir o nível máximo na suzuki GSR 150i pode ser esclarecida através do vídeo feito pelo leitor Takashi.

Ele prova que seguindo as instruções do manual de proprietário, 1000 ml nem mesmo atingem o nível de óleo mínimo recomendado com troca do filtro:
Realcei o brilho e contraste da imagem para facilitar a visualização, o vídeo original você pode ver neste link.

Jaislan garante que 750 ml deixam o nível um pouco acima do mínimo... 

Takashi prova que seguindo as instruções do manual de proprietário, 1200 ml atingem o nível de óleo máximo recomendado com a troca do filtro: 
Realcei o brilho e contraste da imagem para facilitar a visualização, o vídeo original você pode ver neste link.

O manual fala que são apenas 1.100 ml na troca com filtro e o Jaislan defende seu vídeo onde coloca apenas a quantidade e não cumpre as informações do manual sobre a complementação até a marca superior.

O leitor Takashi faz o procedimento conforme o manual e prova que são 1.200 ml na troca com filtro de óleo.

Um adicional de 10% em relação ao indicado no manual não é um caso tão grave quanto os 20% potencializados pelo óleo 10W-30 da honda e os 40% da dafra, e isso pode explicar a maior satisfação dos proprietários de suzuki.

Mas o leitor Guto afirma que retirou 1.500 ml de dentro de um motor que ainda não havia passado pela primeira revisão.

Se não for um erro de medição da parte dele, essa incoerência de valores não pode ser descartada de imediato — precisa ser investigada.

Se realmente as concessionárias estão entregando as motos com mais óleo do que o manual do proprietário, será que estão sabendo de algo que os proprietários não estão?

Não estou afirmando que seja o caso, nem fazendo acusações, mas esta não seria a primeira vez que uma montadora realiza alterações em procedimentos internos sem comunicar aos proprietários.

Então por enquanto não dá para fazer uma afirmação categórica sobre a informação dos 1.500 ml estar errada.

Solicito a ajuda de proprietários de suzuki GSR 150i na região do ABC e Grande SP para descobrirmos isso.

A vida é como ela é, e não necessariamente como as pessoas imaginam que seja.

Contra fatos não há argumentos que se sustentem. Muito menos ofensas.

Tentar entortar os fatos para se encaixarem na visão de mundo própria só convence a si mesmo.

Continuar respondendo a tantas tolices desviando do assunto principal é frustrante.

O Jaislan que seja feliz na ilusão dele.

Um abraço a todos os leitores, menos um,

Jeff

36 comentários:

  1. é isso ai jeff... to cntg. teu blog já esta a muito tempo nos favoritos do meu navegador, se ele foi adicionado la é pq confio no conteúdo q tu posta. continue. abraço

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    1. Obrigado, Jorge!
      Semana que vem está programada uma crítica a um vídeo que se propões a mostrar uma troca de óleo e apontando os vários erros cometidos por desconhecimento de questões básicas.
      A utilidade de vídeos como esse que vou comentar na semana que vem está justamente em servirem para elucidar enganos muito comuns que correm à solta por aí.
      Dica: Não é o vídeo do Takashi mencionado nesta postagem, o vídeo do Takashi eu recomendo. Mas a postagem sobre ele só vai sair mais tarde.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Jef,e não é que postei este artigo,de novo,lá no vídeo dele??
      Não sei se voce postou isso no Facbook,(eu não uso aquilo),mas como no video do Tube ele terminou em ironia,resolvi jogar a pá de cal.Afinal os interessados tem o direito de saber a resposta certa aos desvairios dele.(tõ falndo difícil!)
      Aquele abraço,man!!

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    3. Jeff,esquecide mandar,mas talvez voce já tenha visto isto:
      https://www.youtube.com/watch?v=HsGb9Cd7tC0
      Pode ser que explique um monte de coisa sem solução aparente!

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    4. Obrigado, Pedra!
      O blog é programado para postar automaticamente as postagens no facebook, mas eu não acompanho desde que tive uma encrenca com eles por censura a um comentário meu.
      Não frequentar o facebook tem suas vantagens, a gente sente menos dor de estômago com essas coisas...
      Estou com o palpite que essa treta ainda vai longe...
      Um abraço,
      Jeff

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    5. Olá, Pedra!
      Assisti ao vídeo e já fiz uma postagem, excepcionalmente entrará no ar amanhã.
      Muito obrigado pela colaboração, é muito bom poder contar com leitores preocupados em pesquisar e compartilhar conhecimentos!
      Um abraço,
      Jeff

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    6. (só um pouco atrasado kkk)Sobre a postagem automática do Facebook não é toda postagem do blog que é postada la

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    7. Ah, é?
      Obrigado pela informação!
      Por favor, me informe quais deixaram de ser postadas por lá para que eu tente descobrir quais estão sendo bloqueadas e por determinação de quem...
      Seria interessantíssimo descobrir quais critérios o facebook está usando para determinar o que pode e o que não pode ser publicado.
      Será que são postagens contrariando os interesses de alguém?
      Curiosíssimo para saber...
      Um abraço,
      Jeff

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    8. bom vou informar os que foram postados(desse mês) e em parenteses os que não foram do mais recente para o mais antigo:
      (minha moto pifa quando compro sorvete)
      (O longo histórico de mentiras da dafra...)
      (Erros amoitados pela montadoras, a real vida...)
      (o video da polemica do 1 litro de oleo)
      (O passeio vai ser leval, não ia?)
      - O fim da treta interminável
      - Uma decisão fatal e infelizmente muito comum
      - BOOM e uma quase tragédia
      (Treta!!! Treta!!!)
      - Sobre presuntos e feijoadas
      - A dafra e seu marketing criativo pelos motivos errados...
      - Nunca divida uma curva com um caminhão
      (Caminhões não so derrubam coisas)
      - Momentos para reflexão
      - O jogo dos erros do manual da dafra Horizon 150
      - Quem é o culpado por este acidente?
      - Asfalto molhado escorrega que é uma maravilha
      Se quiser do mês 09 é só pedir. De acordo com o meu conhecimento parece ser um erro do blogspot porque quando o facebook bloqueia ele retira o que já foi postado do ar e avisa aos envolvidos e eu sempre estou olhando a pagina e pelo que percebi simplesmente não posta, por isso no começo achava que alguém que moderava as postagens la.

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    9. Muito obrigado, Felipe!
      Desculpe todo esse trabalho!
      Informei o Vinícius para ele tentar descobrir qual é o problema...
      Forte abraço,
      Jeff

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    10. Valeu!.
      E sobre aquele passeio, não esqueci não... nem me responderam... acho que não querem ver minha cara feia tão cedo... ô, pessoal enrolado. Mais enrolados que eu...
      Um abraço,
      Jeff

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    11. suave só nao se esqueça que moramos perto.
      abrcs

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    12. Não esqueço não, se não rolar o passeio com todo mundo, rola pelo menos uma padoca, é só combinar.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. ah veio esse cara gosta de refutar a opinião de todo mundo principalmente no grupo da factor 125 só ele ta certo parece

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    1. Nossa, ele também dá palpite errado no blog da factor? Coitado... coitados do pessoal do grupo...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. sim jeff, imagina vc entra num grupo da factor pra sempre ta falando q a yes é melhor ?

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    3. Que falta que faz uma boa dose de Simancol...
      Um abraço,
      Jeff

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  3. O feliz Jaislan Da Silva Pereira deu mais uma mostra de que não consegue entender o que está escrito e saiu disparando bobagens mais uma vez:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tanta asneira! kkkk eh so seus leitores lerem os link, nao tem ventilação do carter? piada pronta mesmo. certo q o termo PCV e quando exite uma entrada de ar no bloco e a uma saida ao cabecote em carros. mas foi justamente como ex do sistema, pois o sistema o proprio bloco e junta faz o trabalho . agora encha de oleo e veja a surpresa. o mesmo que acontece
    sera so pressao criada pela coompressao mesmo q ele deixa passar?

    — Jaja, eu não disse que não tem ventilação, eu disse que não tem ventilação positiva. Aprenda a ler.

    "so tem uma mangueira direta" kkkkk isso ai, imagina quando tiver debaixo de chuva, alias deve ser para sair o oleo excedente como falam kkkkkkkkk, a CG pode ate ser coerente q nao tenha "o que tem" pois o indutor fica abaixo do banco, mas a yes? GSR kkkkkkkkk

    — Jaja, você está dizendo que a GSR 150i tem válvula PCV? Fotografa na sua moto e mostra pra todo mundo. Seu texto é confuso. Aprenda a escrever.

    garanto q vc mesmo nunca abriu kkkkkkkk

    — Jaja, eu só não abri eu mesmo porque precisava estar com as mãos limpas para fotografar e anotar o procedimento do mecânico para a elaboração do manual de serviços enviado às concessionárias. Infelizmente, constato que para "mecânicos treinados" como você, não serviram para nada. Não faça suposições a respeito dos outros, você não tem capacidade para isso.

    sobre a 300, confirmado q nao sabe o que fala, as 2014 usa o 10w30, pq a quantidade diminuiu drasticamente? pq mudou vela? kkkkkkkk infelizmente a 300 ficou ainda carregando o fantasma ate hoje (existem relatos da XRE 300 16) o que realmente foi feito?

    — Jaja, vai ver que os relatos diminuíram (se é que diminuíram, é você quem está dizendo) porque a honda começou aquela campanha de trocas de óleo grátis. Ou então porque milhares de proprietários encontrara a solução aqui no blog... minha vez de dar risada.

    hum, junta ressecada! legal. mas como o oleo chega la? a galeria joga la direto na junta?

    — Jaja, uma junta ressecada racha e permite a passagem mais fácil do óleo pelas fissuras. Adquira alguma noção do mundo antes de sair teclando.

    def. capilaridade: tendência que os líquidos apresentam de subir em tubos capilares ou de fluir através de corpos porosos, causada pela tensão superficial.

    infiltração ação de fluido que se insinua ou penetra nos interstícios de corpos sólidos.

    mas pera? se a "mangueira do carter ta la diretona no filtro, pq nao sai por la e evita vazamento pelo lado da corrente de comando onde nao sofre com capilaridade, nem com infiltração?

    — Jaja, confesso que tenho dificuldade para entender sua linha de... ahnnn... chamemos de raciocínio. Mas eu também forcei demais, dar dicas de pesquisa e não explicar para você foi cruel. Vou explicar: Capilaridade, infiltração fazem o óleo passar com mais facilidade pelas rachaduras das juntas ressecadas. Os pequenos poros conduzem o óleo por capilaridade. Não tem nada a ver com pressão, Jaislanzinho. Aprenda a entender as pesquisas.

    Sabendo q vapores e preguiçoso, sempre vai procurar o lugar mais facil para sair!

    — Jaja, não é só vapor que é preguiçoso. Estamos falando de óleo se infiltrando nas juntas, quem falou em vapor? Vá dormir que você está cansado.

    (O texto ficou longo, continua no segundo comentário.)

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  4. (continuação)


    "install the dipstick, run the engine for several minutes, turn off the engine, check oil level again, check if engine oil leaks"

    - instale a vareta, deixe o motor funcionar durante varios minutos, desligue o motor, verifique o nível de oleo mais uma vez, verificar se ah vazamentos de oleo do motor

    opa! legal. oleo quente, menos viscoso e menos espesso, pois as moleculas ficam mais separadas, o que acontece? afina! entao para isso que se coloca no manual, para encher a parede do filtro e ver se tem vazamentos, bingoooo.

    — Jaja, o que você fumou ou bebeu antes de escrever isso aí de cima? Tome um banho frio, leia de novo e verifique se faz sentido. Bingo.
    "fill in the engine oil to the standart capacity oil viscosity sae recommended, using bramax series engine oil"

    - preencher oleo do motor com a capacidade padrao sae viscosidade do oleo recomendado, utilizando óleo de motor da serie bramax

    capacidade padrao(ou regular), 800ml, e com motor desmontado 1000ml opa! manda uma foto para ver onde mostra o nivel da vareta ai? menos uma charada finalizada

    Kd o Full, MAX ou outro termo? pois o FILL eh referente a por no motor e nao de completar ate a marca superior

    — Jaja, não fique nervoso. O engenheiro que escreveu é quem é burro e mandou ver o nível à toa, viu. Não é você não, magina.

    sabe esta imagem? conhece onde fica o "pescador" das pequenas suzukis? heheheheeheh toma ai para ter uma ideia https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/.../13237878.... nao cabe nem 200ml hehehe

    — E fica quanto, Jaja? Sabe me dizer? Dê alguma informação útil!

    1100, quer ver a medida? assista e aprenda e deixe de achismo e quem sabe ate aprenda a medir o nivel corretamente.

    https://www.youtube.com/watch?v=yVEX0ljWm_o&index=27...

    — Jaja, eu vi este vídeo hoje de manhã!!! A postagem onde eu mostro todos os erros que você comete está programada para o próximo domingo porque meus leitores não são obrigados a aguentar esse assunto dia sim, dia não por sua causa. Você me ensinar a medir o nível corretamente? Jaja, continue falando isso. Quanto mais você fala, mais feio fica pra você.

    se for contra algo, principalmente no km de troca? to com o oleo aki ainda! topa pagar um exame quimico?

    — Jaja, tenho outra postagem programada para amanhã com o vídeo de um cara inteligente explicando o assunto. Quem sabe ouvindo em vez de lendo você entende, né?

    power train definição

    Em um veículo a motor , o termo powertrain ou motor descreve os principais componentes que geram energia e entregá-lo para a superfície da estrada, água ou ar. Isso inclui o motor , transmissão , eixos de transmissão , diferenciais , ea transmissão final ( rodas motrizes , faixa contínua como em tanques militares ou tratores de lagartas, hélice , etc.). Mais recentemente, em Powertrains híbridos a bateria, o motor elétrico e o algoritmo de controle também são vistos como elementos da Powertrain. Às vezes "propulsor" é utilizado para se referir a simplesmente o motor e transmissão, incluindo os outros componentes somente se eles são parte integrante da transmissão. opa? eh triste chamar motor da moto de trem de força? kkkkkk

    — Jaja, eu não disse que é triste. Eu disse que é pedante e ridículo. Aprenda a ler.

    (Ficou longo de novo, continua no comentário abaixo.)

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  5. (continuação)

    ta claro que nao tem nem conhecimento minimo de lubrificação kkkkkkk fazer comparação com agua? pera? qual o detergente da agua? o cloro? kkkkkkkkkkkkkk

    — Jaja, desculpe por mais uma vez superestimar sua capacidade de entendimento. O exemplo da garrafa de água foi complicado demais para você. Mas não consigo pensar em nada mais simples para você entender, então deixa pra lá, tá?

    para um bom professor e tradutor sua tradução esta bem falha ne? para criticar a escrita que na verdade, nao tenho obrigação de ter uma escrita formal, ate pq nao sou o redator do blog. conhece o dialeto "internetes"? pois bem, sai desse blog e da uma olhada sobre o que significa e se EH errado.

    — Jaja, minha tradução é falha, a sua realmente está em outro patamar. "instale a vareta, deixe o motor funcionar durante varios minutos, desligue o motor, verifique o nível de oleo mais uma vez, verificar se ah vazamentos de oleo do motor". Obrigado por essa aula de tradução, vou jogar fora tudo que fiz até hoje e escrever dessa maneira. Mentira, estou sendo irônico.

    — Jaja, leia o que eu disse, eu não critiquei seus erros de Português. Aprenda a ler, Jaja...

    ate mais amigo. qualidade de desinformação fica aki mesmo!

    — Jaja, não sou seu amigo, nunca fui e não pretendo ser. Bacana de sua parte dizer que qualidade de desinformação fica aí mesmo dentro do seu comentário.

    nao vou levar a frente. conhecimento de mecanica e que lhe falta e ainda induz dizer q outros nao sabe hehehe

    — Jaja, você não vai se conter. Vai continuar aparecendo por aqui e levando as lambadas que merece com seus comentários toscos. Você sabe disso.

    nao vou virar um ADG x Vrum, fale o que quiser, acredite seus leitores se quiser!

    — Jaja, desconheço o que seja ADG x Vrum.
    fim de papo.
    Fim de papo, Jaja.

    #Chupa60k

    — Que hábito estranho é esse seu de assinar seus comentários assim, Jaja?

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  6. Jeff, desiste !!!

    Esse cara já provou que além de não ter conhecimento mecânico (se é que algum dia teve), não tem educação, não tem cultura de duvidar de algo. Para ele, tudo que ele falar é "lei" ! É igual a religião: As pessoas acreditam, porque foram criadas assim, mas não tem a inteligência suficiente, de "duvidar" e ir atrás de provas concretas. Da mesma forma é política. A 30 anos o povo acredita nesses políticos, nas promessas deles, e em todos os anos o povo só se ferrou cada vez mais.

    Contra "fanáticos cegos", não há discussão, nada que possamos provar, nem falar para abrir-lhes os olhos. A única coisa que podemos fazer é continuar ajudando aqueles que querem "acordar" de seus "pesadelos" e deixar esses "ignorantes" se fud3r3m mesmo.

    Eu digo isso, porque aqui em Fortaleza-CE, já vi todos esses tipos de "fanáticos" religiosos, políticos e de outras áreas de atuação como mecânica de veículos e informática. Não adianta a gente tentar argumentar com eles. Tem que deixar eles se ferrarem bastante, e ainda assim em muitos casos acontecem de eles ainda não perceberem o quanto estão errados e nem fazem questão de admitir esses erros.

    Tem um ditado que diz: "O mundo é dos espertos". Cada vez ele faz mais sentido, com essa quantidade cada vez maior de cegos e ignorantes.

    Eu estou junto contigo Jeff !!!

    Um abraço !

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    1. Com certeza, Marcelo!
      Obrigado pelo apoio!
      Fanatismo é a melhor palavra para descrever o comportamento dele.
      Quanto a tomar na cabeça por conta dessas atitudes, ele já deu o primeiro grande passo:
      O cara que diz que segue o manual botou da cabeça dele um óleo não recomendado pelo fabricante... Dá dó de ouvir o motor funcionando depois da troca. Eu só vou responder as provocações dele enquanto puder aproveitar para elucidar alguns pontos que os meus leitores possam ficar em dúvida.
      Mas prometo parar antes de o pessoal ficar cheio dessa conversa.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. foi por isso que saí do grupo que essa anta "frequenta" enchendo a paciencia de quem tá lá para algo sério, e agora descobri que além de incomodar nos grupos sobre as pequenas suzukis ele vai feder no grupo das yamaha, mas é para bater nele com um gato morto até o bicho miar.
      abraço.

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  7. Jeff eu conheci o teu blog depois que eu fui trocar o óleo da minha Honda Bros 150 2010 (último ano que usou o 20w50 no manual) e quando fui drenar o óleo -para minha super- eu tirei em torno de 1,4 a 1,5l de óleo do motor, tomei um SUSTO pois eu havia acbado de fazer o motor, pois o antigo dono fez o favor de trocar o pistao e o cilindro e o motor estourou, enfim, o óleo estava nessa quantidade pois eu tenho costume de conferir o óleo, então eu completei até atingir o nível máximo, por isso drenei mais óleo que apenas o 1L do manual, então vim pesquisar e caí no seu blog (obrigado!), e após a troca com apenas 1L a vareta ficou SECA fui correndo na loja peguei outro oleo, e tive que por 1,4L pro motor atingir o nível máximo, o bichinho ficou lindo de escutar, ruído baixo e desempenho ótimo. Daqui em diante eu só farei isso, e ja estou passando a informação a outros proprietários, muito grato por gastar seu tempo trazendo informações uteis a nós, continue com o trabalho e deixe esses "peixes" morrerem pelas próprias bocas.

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    1. Obrigado, Luiz!
      A informação que eu tinha era de que a Bros precisava de 1,2 litro. Se essa quantidade atinge a marca máxima da vareta medidora ao fazer o procedimento exatamente conforme o manual, as Bros estão na mesma situação das dafra Kansas e Speed. Não seria à toa haver tanta reclamação.
      Um abraço, obrigado por acompanhar o blog e enviar essa informação,
      Jeff

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    2. Bacana este teu depoimento,Fernando!É muito legal ver a informação se estendendo a outros até o pessoal criar consciência de seus direitos.Sem falar do seu agradecimento,que é coisa rara de se ver!
      Grande abraço e bem-vindo!

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    3. Luiz Fernando, é estranho esse seu relato, pois eu tenho uma Fan 150 2011, que utiliza o mesmo motor e na minha para atingir a marca máxima, são 1,2l de óleo. Já está na hora de fazer revisão nela e trocar o óleo. Vou conferir essa medição novamente e aviso aqui no blog.

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    4. Tenho a mesma preocupação que o Marcelo. A base do motor da Kansas é a CG 99, e é compreensível que ela use 1,4 litro porque ela tem um balanceiro protuberante onde cabe um adicional de 200 ml de óleo.
      Sempre tive que o motor das honda usaria apenas 1,2 litro. Então é recomendável conferir bem essa informação para evitar colocar óleo a mais que o necessário no motor. Tanto a falta quanto o excesso não são benéficos.
      Um abraço,
      Jeff

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    5. Jeff, a minha fan 125 2009 com 200ml chegou na metade da vareta, dai add mais 100ml ai sim chegou no maximo da vereta, abracos e ate mais

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    6. Obrigado pelo retorno da informação, Ronan!
      Tudo de bom para você e sua moto,
      Jeff

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  8. Quanta paciência para lidar com este boçal, Jeff.
    E eu só tive paciência para ler mais essa resposta à anta porque você consegue ser didático mesmo num contexto como esse kkkkk Abraços

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    1. Olá, Robson!
      Que paciência nada, era falta do que fazer mesmo... hehehe
      Esta semana entrou trabalho e não vou perder tempo com ele.
      Fora as postagens que eu escrevi no fim de semana.
      Vou espaçar a publicação porque ninguém merece ser martelado com esse assunto.
      Uma coisa boa de tudo isso é que apareceram coisas novas que valem a pena serem divulgadas.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. era tanta besteira e tanto sono que eu só estou terminando de ler agora mas o bom é que quanto mais se posta e mais gera acessos mais o blog vai se destacar nas ferramentas de buscas

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    3. Tudo bem, realmente foi útil para tornar o blog mais conhecido.
      Mas depois desse tumulto, fui recompensado pelo pessoal lá de cima com o vídeo do Ale Ribeiro falando do blog e como a Horizon dele melhorou com as dicas do óleo.
      Estou nas nuvens de tanta felicidade.
      Um abraço,
      Jeff

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