quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Momentos para reflexão

O primeiro vídeo começa com um desabafo e termina com uma reflexão.

Leia a mensagem final que vale a pena. 

Não se preocupe, as imagens não são fortes — são apenas doloridas.



O piloto confirma uma coisa que eu já tinha alertado aqui no blog:

Luz de freio e seta em picape é praticamente invisível.

Já no segundo vídeo o acidente é exemplar.

Tem imagens fortes sim, quem não tiver interesse em trabalhar no Resgate nem seguir a carreira médica eu aconselho parar a imagem aos 0:45.



É uma situação bem comum, no meio do trânsito o motociclista estressado não se dá conta que o único fazendo coisa errada ali é ele mesmo.

Causa o próprio acidente e descobre em carne e osso a consequência desses erros de autoavaliação.

Os acidentes poderiam ter sido muito piores se eles tivessem quebrado o fêmur.

Agradeço aos autores pela preocupação em postar estes vídeos fornecendo belos exemplos de como uma pilotagem apressada e descuidada pode ser dolorosa.

Forneceram boas lições para o pessoal comprando a primeira moto não cair nessas armadilhas.

Como o piloto disse no primeiro vídeo, "a maioria dos erros só são aprendidos depois de cometidos".

Ou assistidos.

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Jeff, já viu o atalho do YouTube para ir quadro a quadro? Com o vídeo pausado, basta usar as setas de vírugla "< ," e ponto "> .".

    No primeiro vídeo ele estava a cerca de 3 ~ 4 carros de distância, bastava o cuidado de acompanhar o trânsito que ele conseguiria frear.
    Será que o painel da moto estava com defeito? Nem velocidade nem rotação são mostrados, e não é edição.

    O segundo é um "belo" karma instantâneo, me espantei mais com a burrada+acidente do que com o ferimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, obrigado!!!!
      Vai facilitar muito minha vida na hora de selecionar imagens... vivo indo e voltando naquele botãozinho impreciso...
      Entendo que ele vinha rápido demais e desatento. A gente precisa estar preparado para frear mesmo que a luz de freio do carro lá na frente não se acenda.
      O acidente do karma é um dos melhores exemplos que já vi a respeito da maneira como a moçada pilota raivosamente sem motivo. Não havia razão para se irritar com o motorista (a menos que tenha rolado uma treta anterior, mas não parece ser o caso).
      Um abraço, e obrigado pela informação do quadro a quadro,
      Jeff

      Excluir
  2. Acredito que o primeiro vídeo seja o que mais ocorre para nos motoqueiros, sempre alerta e sempre com duas rotas de fuga é o meu lema. Eu já havia visto o segundo vídeo ha algum tempo atras em uma pagina inclusive a discussão nos comentários era que o carro que o socorre não é o mesmo que ele "treta"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um erro de avaliação muito comum. Meu pior acidente (fora o atropelamento do pedestre) foi parecido, tive a sorte de pegar somente o guidão na coluna traseira da Brasilia (uma traseira tipo Uno, só que o meteoro ainda não tinha caído). No meu caso colaboraram, além do novatismo, o motorista que não me deixou ultrapassar e acelerou na tentativa consciente de me ferrar mais a pista molhada. O famoso "acho dá, ih, ferrou".
      No segundo vídeo, se era o mesmo cara, te garanto que a intenção do cara quando chegou não era de ajudar o motociclista... difícil saber, carro prateado é o que mais abunda.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Vish essas coisas marcam a gente mesmo, tem uns farol novo no meu caminho e o pessoal ta se acostumando umas 3 vezes por semana me acontece esses sustos, eu acho que o cara vai ai ele breca e eu contava pra poder ultrapassar ai ele acaba fechando o corredor, pedestre pula na minha frente ta difícil fora quando aquele motorista desvia dos buracos e não ta nem ai pro corredor de novo, o trajeto é curto mas só ando buzinando la que nem em corredor de rodovia ate quando estou na faixa normal. Se eu não me engano o primeiro carro era um voyage e o segundo um logan no vídeo que eu vi era mais completo e o carinha fala que o logan socorreu ele e um morador ficou olhando a moto

      Excluir