sábado, 8 de outubro de 2016

A dafra e seu marketing criativo pelos motivos errados — a história da Kansas chinesa chamada Horizon 150 no Brasil

Esta é uma postagem que inicialmente era somente sobre a Horizon 150 e estava entalada na garganta desde o ano passado... Não tive tempo de terminá-la antes da minha temporada no SUS — o que acabou sendo bom porque novos fatos ocorreram recentemente. 

Mas nessa atualização apareceram tantas coisas tão graves que não tive como separar e dividir, os assuntos estão muito encadeados. Resultou na postagem mais longa já escrita, e olha que nem incluí a prevista parte 2... reserve um tempo para ler inteira porque é muito instrutiva.

Antes de começar a falar das mentiras associadas ao lançamento da Horizon 150, é necessária uma breve introdução à história da "família" Horizon dentro da dafra:

A "família" Horizon surgiu em uma época em que a dafra estava profundamente empenhada em se livrar da péssima imagem de sua estreia em 2008 após o fiasco das cinco motos pioneiras.

Eram elas a Speed 150, Kansas 150, Super 100, Laser 150 — esta última nem foi lembrada na página da wikipedia sobre a empresa — e mais a Kansas 250... pequeno lote arrematado da lifan chinesa antes da entrada em vigor da nova legislação de emissões de poluentes e vendido como "edição comemorativa".

Os press releases diziam claramente que virar a página em relação ao passado era uma estratégia da empresa nessa "nova fase".

Entre as "parcerias estratégicas" a dafra buscou produtos da daelim, uma montadora que já havia fabricado motos no Brasil no começo dos anos 2000, mas sem sucesso. Porque naquela época no Brasil, honda era Honda.

A primeira moto da nova "família" custom foi a dafra Horizon 250 lançada em 2013:
Imagem: http://www.daframotos.com.br/modelos/index/23/horizon-250.html

Foi a segunda moto comercializada pela dafra com tecnologia da sul-coreana daelim. Tenho histórias para contar sobre ela, mas vão ficar para outra postagem. Sobre a Roadwin 250, não tenho o que falar. Acho que muito pouca gente tem.

E esta é a Horizon 150 lançada em 2015:
Na ocasião do lançamento, ela foi amplamente anunciada como sucessora da Kansas e "irmã menor" da Horizon 250.

"Ambas têm a tecnologia da marca sul-coreana Daelim" foi o argumento usado para "conquistar a freguesia". "Conquistar a freguesia" seria apenas uma expressão infeliz do redator ou um lapso revelador de suas verdadeiras intenções?

Naquele ano não faltou matéria na imprensa destacando a 150 como versão meramente reduzida da daelim 250:
Divulgação: http://www.motoo.com.br/dafra-mostra-novos-fiddle-iii-e-horizon-150/

Muito se falou da "irmã menor" da Horizon 250:
Divulgação: http://www.revistadamoto.com.br/novas-dafra-por-aqui/ — Divulgação = Press release com imagens e informações fornecidas pela dafra relativas ao novo produto e que servirão de base para a matéria jornalística.

A divulgação feita pela dafra na imprensa enfatizou ao máximo que a Horizon 150 era uma moto com a mesma tecnologia de motor coreano e confiável da coreana daelim:

Ao enfatizar o motor daelim coreano e confiável, você entende que ambas as Horizon possuem motores de mesma procedência, certo?

Se não fossem, não haveria sentido em fazer a associação e nem mesmo citar a "irmã" 250. 

Como era de se esperar, os comentários sobre a Horizon 150 feitos pelo pessoal que noticia lançamentos com base nas informações entregues pelas fabricantes foram muito favoráveis:
Divulgação: http://www.motonline.com.br/noticia/teste-dafra-150-horizon-primeiro-degrau-para-as-custom/ — O motonline não autoriza reprodução de textos e imagens, mas sou obrigado a fazê-lo pelos motivos que serão explicados ao longo da postagem.

Entre as informações divulgadas era frequentemente citada a "tecnologia oriunda da sul-coreana daelim"...

Reparou na ênfase dada ao parentesco da Horizonzinha com a Horizon 250 da fabricante daelim de origem sul-coreana? 

Lendo essas notícias do lançamento, ficou bem claro pra você que essa moto conta com o mesmo pedigree da 250?

As informações obtidas junto à dafra disseram que a Horizon 150 era tão coreana e tão daelim quanto a Horizon 250, ou só eu que entendi errado?

E deixaram implícito que a nova moto era absolutamente totalmente não chinesa como a "velha" Kansas 150, certo?

Só lembrando:

Velha Kansas 150 = zongshen / China / quadro quebrando / motor estourando em garantia / proprietários reclamando até hoje

Nova Horizon 150 = daelim / Coréia do Sul / motor confiável / tecnologia sul-coreana / irmã e versão menor da boa Horizon 250

Lembre disso porque voltaremos a falar desse parentesco da coreanidade daelimiana.

Agora que você já conhece as duas integrantes da "família" Horizon, vamos voltar à história do meu encontro pessoal com a moto em dezembro, pouco depois do lançamento. 

Não foi só a imprensa que anunciou a "Horizon 150 com tecnologia daelim sul-coreana".

Quem foi até as concessionárias ouviu essa mesma conversa.

Isso tudo não me contaram, eu ouvi pessoalmente esse papo direto da boca do vendedor da dafra...

Em dezembro levei a Edith (minha saudosa mvk regal raptor Fenix Gold) para tentar vendê-la em uma loja multimarcas que também é (ou era) concessionária dessa empresa aí.

O vendedor atencioso fez o trabalho dele e tentou me convencer a comprar o lançamento que tinha acabado de chegar, a Horizon 150 exposta ali do lado.

Apesar de encostado nela, eu não tinha reparado — pelo porte fortucho pensei que era a Horizon 250 que eu já conhecia. 

Achei a Horizon 150 linda, me pareceu muito bem acabada, o pessoal parece ter razão de dizer que a moto é honesta. Pelo menos, aparenta ser. Se não fosse dafra, eu compraria. 

Eu já sabia de muitos detalhes da Horizon 150, já tinha flertado com a bela menina no site do fabricante original lá na Ásia antes mesmo do lançamento oficial.

Fiz de conta que não sabia de nada inocente e aproveitei para perguntar informações para o vendedor. 

Ouve só a conversa:

— Blábláblá projeto exclusivo blábláblá qualidade blábláblá tecnologia blábláblá economia blábláblá...

Mas aí pergunto eu:

— Quem é o fabricante original dessa moto?

Vendedor estufa o peito e responde orgulhoso:

— A Horizon 150 é fabricada no Brasil pela dafra.

— Negativo, essa moto só é importada e montada no Brasil por essa empresa aí, mas a moto foi criada em outro país, quem é o fabricante de verdade, de quem é o projeto?

— O projeto original é da dafra, em parceria com a coreana daelim, a mesma que fabrica a Horizon 250.
Imagem: http://geradormemes.com/meme/i9s3rd
— Quer dizer que a Horizon 150 é projeto da dafra em parceria com a daelim, é? 

 Isso mesmo.

— Os engenheiros da dafra criaram a moto e deram para a daelim fazer?

— É, foi uma parceria da dafra com a daelim para criar a moto conforme as especificações da dafra. 

— Puxa... que coisa estranha, eu tinha visto em um site na internet que o fabricante da Horizon 150 era o mesmo da Kansas 150, a chinesa zongshen... 

— Não, a daelim é da Coreia. 

— Então eu estou mentindo?

— Não, veja bem, é que a dafra pegou o chassi da zongshen e colocou o motor da daelim porque é um motor muito melhor.

Juro por Deus, ele disse exatamente isso...

Fala sério... huhuhuhu...
Um motor sul-coreano daelim em um quadro chinês zongshen desenvolvido pela engenharia da dafra...

Quem em sã consciência iria imaginar que a dafra ia ter todo esse trabalho para entregar uma moto assim tão boa e tão engenheirada aos clientes, né?

E engenharia da boa, a gente vê o resultado...

A adaptação ficou tão perfeita que o "motor da daelim" acabou ficando igualzinho ao original da zongshen.

Motor dafra Horizon 150                                         Motor zongshen ZS 150-58
A adaptação ficou tão perfeita que até parece que só passaram uma mão de tinta preta... Eu sei que é demão e sei que é anodização, mas me recuso a escrever isso e tudo bem.

E encerrei o assunto por ali, porque senão ia ser obrigado a... ahn... falar algumas verdades para o vendedoer.

Agora falando sério... 

É muita cara de pau vir com uma estória dessas, e logo pra cima de quem... средний палец!

Será que sou eu que atraio coisa ruim, ou é o astral, a vibração, o kharma, o chakra chakra nabu chakra natural desse ramo de atividade?

Capaz de eu ter ficado doente por causa disso... (o astral, não o chakra chakra, que eu faço questão de ficar longe dessas coisas.)

Agora senta que lá vem a parte interessante sobre o "parentesco" entre a Horizon 150 e a Horizon 250.

Essa parentagem amplamente divulgada é uma gorda e grossa mentira.

Sim, a fabricante original da Horizon 150 é a mesma zongshen que fabricou a Kansas 150.
dafra Horizon 150
zongshen ZS 150-58

Assim como a "Kansas 150 nacional" era a zongshen ZS 150-30lá na China a Horizon 150 desenvolvida e fabricada pela chinesa zongshen atende pela sopa de letrinhas ZS 150-58.

Em alguns mercados ela é conhecida como Zongshen RA1 American Prince (cruz-credo!) e em outros como AtlasZongshen ZS 150-58:
Imagem: http://www.motorcyclevalley.com/overview/zongshen-zs-150-58/

E olha só que ironia, o leitor Alex Amaral descobriu que a Horizon 150 / ZS 150-58 também é comercializada na China com a marca... KANSAS!
Imagem: http://www.chinamotorrider.com/zongshen-motorcycles-company-profile/

Que coisa, hein? 

Estou rindo até agora... Muitíssimo obrigado, Alex!

Dizer que a Horizon 150 é aparentada com a Horizon 250 e portanto com a coreana daelim Daystar 250 é mentira pura e simples.

Não existe nada da coreana daelim nela, a não ser nas matérias de divulgação que a dafra não desmentiu na época do lançamento. Quem terá dado origem a essa inverdade?

Para não ficar nenhuma dúvida, estas são duas motos verdadeiramente da mesma família coreana, a daelim Daystar 250 e a daelim Daystar 125:
              daelim Daystar 250 (± dafra Horizon 250)                                      daelim Daystar 125
O parentesco é visível, né? 

Guidão, espelhos, painel, tanque, console no tanque, motor, escape 1 em 2 ridículo... é fácil ver que são irmãs de verdade.

Agora compare a Horizon 150 com a Daystar 125:
dafra Horizon 150                                            daelim Daystar 125








Notou a semelhança?

Os pneus são de borracha.

Por que comparar a Horizon 150 com a Daystar 125? Não deveria ser com a 150?


Simplesmente porque a daelim não fabrica nenhuma moto com motor 150 para ser adaptado no chassi da zongshen...

Compare o motor 150 da Horizon com o motor 125 da daelim Daystar e veja como a adaptação falada pelo vendedor é uma mentira mais que cabeluda:
Motor dafra Horizon 150                               Motor daelim Daystar 125

Tirando a cor preta, são bem diferentes, né?

A moto da daelim nem sequer tem pedal de partida...

E agora compare a Horizon 150 com a zongshen ZS 150-58:
Não, não é a mesma foto repetida.

A da esquerda é a Horizon no site da dafra e a da direita é a ZS 150-58 no site da keeway. A keeway é uma montadora chinesa atuante principalmente na Europa que coloca marca própria em motos de outros fabricantes nos mesmos moldes que a dafra.

É só comparar as imagens da moto montada na China com aquela comercializada no Brasil que todo mundo vê que não tem um parafuso diferente uma da outra.

Não tem um dedinho da dafra no projeto a não ser em detalhes cosméticos. O vendedoer ia dizer que o projeto da dafra ficou tão bom que está sendo vendido no mundo todo.

Resumindo, essa moto chinesa ZS 150-58 fabricada pela zongshen substituiu a nossa conhecida chinesinha Kansas fabricada pela zongshen — na China. 

Não tem essa estória mal contada de daelim, não tem pai coreano, não tem mãe coreana, não tem irmãzinha herdando tecnologia coreana coisa nenhuma.

Não tem um único parafuso coreano, que dirá o motor...

Se ainda tiver alguma dúvida, veja o painel:
dafra Horizon 150                             zongshen ZS 150-58                         dafra Horizon 250
Que irmãs são essas que não usam peças em comum, e até a chave de ignição que vai no painel do guidão da 250 é ligada na lateral perto do motor na 150?

Que irmãs são essas que não têm um projeto comum a ambas?

Isso não é novidade para a dafra, ela fez a mesma coisa com a zongshen Kansas 150 e a também chinesa lifan Kansas 250 — duas motos de fabricantes diferentes que só dividiam o mesmo nome.

Não existe uma família Horizon da mesma forma que nunca existiu uma família Kansas.

São quatro motos totalmente desconexas de três fabricantes diferentes e sem peças em comum. 

Pretender integrá-las em "famílias" é mero pretexto comercial, uma maneira de induzir o consumidor a confiar em um produto com base em outro que ele já conhece.

Qual o nome da prática comercial que induz o consumidor a erro?

No mínimo, propaganda enganosa.
 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda#Propaganda_enganosa

"O Código de Defesa do Consumidor reconhece o direito do consumidor de não ser enganado por qualquer informação inteira ou parcialmente falsa ou fraudulenta, capaz de, por ação ou omissão, induzi-lo em erro a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços."

"Exige-se assim a veracidade da informação veiculada através da publicidade, de modo a que o consumidor possa fazer a sua escolha livre e consciente."

Conforme Antônio Herman Benjamin, "a publicidade será enganosa não só pela fraude ou falsidade nela contida, mas também por qualquer meio que seja potencialmente capaz de levar o consumidor a erro."

Fonte: Citações de ULHOA, Daniel da Silva. A publicidade enganosa via Internet. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 8,n. 63, 1 mar. 2003. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/3796 . Acesso em: 8 out. 2016.


A dafra quis dissociar totalmente a imagem da moto de sua antecessora atribuindo uma falsa paternidade aos coreanos. Por que será, né?

A Horizon 150, apesar dos mesmos pai e mãe chineses da Kansas 150, não tem nada a ver com o modelo antigo.

A não ser os engenheiros que a projetaram, os fornecedores de componentes, os funcionários que a produziram, as instalações, maquinário e linha de montagem utilizados na manufatura, os contêineres usados para trazê-las semiacabadas ao Brasil.
Imagem: http://www.zongshen.cc/en/

Quadro novo, motor novo, tudo novo, mas destinada ao mesmo nicho de mercado que a Kansas pelo mesmo fabricante da Kansas.

A tentativa de vincular a Horizon 150 com a daelim foi apenas uma estratégia nem sequer minimamente esperta nem inteligente da dafra para tentar se desvencilhar da péssima imagem deixada pelos problemas da Kansas.

De quem partiu essa história de que a Horizon 150 é desenvolvimento da daelim?

Foi geração espontânea das cabeças de quase todo mundo que noticiou o lançamento da Horizon 150?

Será que esse parentesco coreano brotou sozinho da cabeça dos vendedores, apesar de terem recebido orientação pelo departamento comercial da dafra sobre as características do novo modelo?

Se essa informação sobre a paternidade da daelim na Horizon 150 não partiu da empresa, e seus funcionários e a imprensa saíram por aí criando ilações inexistentes, que empresa é essa que permite que isso ocorra e não desmente informações públicas amplamente veiculadas?

Ou será que tudo isso foi obra do marketing da empresa em função da má fama que a Kansas sofreu por conta da incompetência e irresponsabilidade de quem comercializou a moto aqui no Brasil?

Por que a dafra não desmentiu informações tão incorretas (e tão interessantes para a empresa) na época do lançamento da moto?

O único site que encontrei atribuindo a origem zongshen para a Horizon 150 foi o da motorpress.

Ainda assim, fazendo uma referência sutil, e olha a data:
Divulgação: http://www.motorpress.com.br/moto/testes/testes-testes/horizon-150-e-a-mini-custom-da-dafra-veja-analise/?rlabs

Pois é, somente um ano depois de espalharem para Deus e o mundo que a moto compartilhava a tecnologia da irmã versão maior sul-coreana daelim blábláblá blábláblá.

O texto é um belo exemplo da arte de falar sem dizer, até parece um manual de proprietário da dafra...

A ênfase foi colocada na kasinski Mirage 150 projetada pela zongshen.

Parece mais um comentário desconexo e deslocado sobre a inspiração no design da Mirage 150 feito pela zongshen.

Mas é uma maneira de desviar o foco do assunto principal, a Horizon 150 ser projetada pela zongshen, a mesma empresa que fabricou a Kansas 150...

Muita gente não vai sacar isso.

Continuando a ler o material da motorpress, me pergunto:

Por que raios um projeto feito por engenheiros chineses da zongshen na China representaria a "nova fase da dafra"?

Quando muito, poderia representar a nova fase da zongshen... e olhe lá. 

Afinal, como eles mesmos dizem no texto, "a Dafra comprou um projeto pronto" e só fizeram adaptações.

Um projeto pronto vendido para um monte de gente no mundo todo, até na Ucrânia.
Imagem: http://moto.infocar.ua/zongshen/zs150-58-ra1_4285/ — Perdoem pelo linguajar, mas é o que está no site.

Escolher a cor, pintar e adesivar o tanque e laterais ao gosto do cliente, colocar velocímetro com logo da dafra e enviar a moto pelada para colocar bateria e pneus nacionais não é nada de excepcional, não representa "nova fase" coisa nenhuma.

É a mesma coisa que a zongshen faz para todas as montadoras que revendem as motos projetadas e fabricadas por ela... já fazia isso para a Kansas...

Da mesma forma que a sym embarca as motos com componentes customizados com o logo e adesivos da dafra... mesma coisa que faz a haojue... mesma coisa que qualquer fornecedora da dafra já fez e continuará fazendo.

Da mesma forma que a daelim e a qiangiang fazem com a keeway...
Imagem: http://www.keewaymotor.pt/?op=produtos&mn=3

Desculpe, mas essa matéria da motorpress também está com cara de ser mero press release...

Aprenda a ser sincera, dona dafra.

Mentira tem perna curta — falo isso há mais de 6 anos, e a senhora continua tropicando.

A dafra só terá direito de vivenciar uma "nova fase" no dia em que se redimir do escândalo que foi soltar no mercado motos quebrando o quadro e nunca convocar o recall.

A dafra só terá direito de vivenciar uma "nova fase" no dia em que se redimir do escândalo que foi vencer na justiça o processo movido pelo motociclista dos Leões do Asfalto que se esfolou todo e quase morreu porque a Kansas dele se partiu ao meio.

A dafra só terá direito de vivenciar uma "nova fase" no dia em que se redimir do escândalo de nunca ter assumido que recomenda uma quantidade de óleo que precisa de um adicional de 40% em relação ao indicado para Kansas e Speeds.

A dafra só terá direito de vivenciar uma "nova fase" no dia em que se redimir do escândalo que foi fraudar o manual do proprietário para escapar do processo que eu movi contra vocês no Ministério Público Federal.

A dafra só terá direito de vivenciar uma "nova fase" no dia em que se redimir do verdadeiro escândalo que é editar a participação de seus funcionários no fórum de proprietários, apagando os vestígios de suas participações e argumentos em defesa da empresa...

Imagem: http://dafra.forumais.com/t3789p675-cuidado-quadros-quebrando

Como e por que motivo removeram o comentário do sr. Fabio do serviço de atendimento ao consumidor da dafra argumentando em relação ao gravíssimo problema dos quadros quebrados da Kansas?

Aliás, por que todo mundo que passou pelo fórum falando oficialmente em nome da dafra nunca mais voltou para dar satisfação sobre as questões gravíssimas apontadas ali?

A dafra só terá direito de vivenciar uma "nova fase" no dia em que se redimir do verdadeiro escândalo que é editar e eliminar a participação de proprietários apresentando argumentos com críticas à empresa no fórum.

É dona dafra, eu percebi que o meu argumento rebatido contestado pelo Sr. Fabio também foi eliminado completamente do fórum...

Toda a conversa que eu tive com o seu representante oficial do SAC na época foi removida, quem hoje for tentar acompanhar a conversa por lá vai ter a impressão de que eu não falo coisa com coisa.

Com que direito vocês eliminaram minha participação do fórum que a gente pensava que era dos proprietários de motos, dona dafra?

Como fizeram isso sem deixar vestígios?

Ninguém perceberia que um dia o sr. Fabio passou por lá, argumentou, rebateu tentou rebater meus argumentos e falou em soluções em nome da dafra, se esse meu comentário acima não tivesse ficado boiando solto órfão e sem sentido lá no fórum...

Quantas outras postagens de minha autoria foram eliminadas, dona dafra?

Com que intenção foi removido esse meu comentário crítico sobre a quebra de quadros?

Não deixar as pessoas conhecerem alguns fatos incômodos e pensarem a respeito?

Pois agora, graças a vocês, todos conhecem e sabem tudo aquilo que tentaram ocultar, e que a dafra é capaz de muito mais.

A cada pedra levantada aparece um monte de coisinhas, né dona dafra?

Isso que foi feito no fórum, não tem lei contra isso não?

Quando aparecem verdades como essas da Horizon 150, o conceito que formamos de quem recorre a tais práticas consegue ficar ainda mais negativo. 

A dafra não tem o direito de virar as costas para o passado depois de ter feito tudo o que fez e de continuar fazendo tudo o que faz.



Éééé, dona dafra... 

Seus esqueletos do passado continuam batendo na sua porta... 

Sem querer, o dono da moto demonstrou exatamente o que eu digo — o manual escrito pelo fabricante induz os proprietários a medirem o nível de maneira errada. 

Suas concessionárias se limitam a colocar a quantidade especificada e entregam a moto com o mínimo de óleo para os clientes.

Eles usam suas motos em estradas e fundem o motor rodando com menos óleo do que o recomendado recomendável no motor — a culpa é do proprietário ou do fabricante?

Será que esse motor fundiu por esse motivo, ou por um evento fortuito de falha de material raríssimo de acontecer?

Com tão poucas Horizon vendidas no mercado — menos de 1.000 motos (na verdade, 700 conforme a ABRACICLO) — e coincide de aparecer de cara um defeito tão grave assim? 

Isso que a gente ficou sabendo, né, porque nem todo mundo posta reclamação no youtube...

Será que esse motor fundiu por causa das mazelas denunciadas na postagem sobre os procedimentos incorretos de medição e troca de óleo do manual do proprietário realizados na revisão de 1.000 km?

Ou foi por erro e incompetência de quem fez essa revisão, como vimos acontecer e discutimos tantas vezes no fórum de proprietários de motos dafra?

Ah, chega de falar desses caras...

Se eu brigo tanto com eles é porque no fundo gostaria que fizessem as coisas direito. 

Trazem boas motos e as destroem, criando uma situação ruim para todo mundo... deixando a gente sem opção no mercado fora do quarteto h.y.s.k.

Para quem comprou uma Horizon 150, o mais importante é avaliar o que tudo isso implica para ele.

A verdade verdadeira é que a Horizon 150 ZS 150-58 RA1 é 100% chinesa zongshen.
Imagem: https://zongshenmotorfans.world.taobao.com/

Apesar de projetada pela mesma empresa, ela não tem componentes aproveitados da Kansas, tudo nela é novo.

É uma moto boa? 

Talvez. Esse caso do vídeo foi o primeiro que encontrei. Até agora. 

Estatisticamente, é pouco significativo, uma moto em 700, 0,1% é uma taxa de defeitos aceitável.

Eu possuo uma chinesa zongshen Kansas com quase 100 mil km e estou razoavelmente satisfeito — a manutenção foi normal sem problemas sérios.

Problemas sérios que nunca ocorreram porque nunca caí no conto do vigário de colocar apenas 1 litro de óleo no motor.

Com base na minha experiência com Jezebel, meus conhecimentos de mecânica e sabedor de que não posso confiar nas informações dos fabricantes, compraria outra zongshen tranquilamente.

Compraria se o preço fosse justo, não tivesse dificuldade de encontrar peças de reposição e pudesse confiar na assistência técnica da empresa — infelizmente, a zongshen se retirou do mercado brasileiro.

Exceto pelo cagaço de o quadro se partir ao meio, recall para troca do quadro completo que a dafra nunca fez, saber que não vou encontrar peças de reposição na concessionária — concessionária que nem chego perto porque felizmente muito pouco precisei até agora.

Já o Vinícius nunca foi feliz com a Kansas dele porque pegou uma moto viciada de fábrica que precisou trocar o chassi ainda em garantia por problemas de corrosão galopante, e olha que ele mora longe do litoral.

Será que a zongshen resolveu o problema de fraqueza do quadro que assolava as primeiras Kansas? 

Será que aprenderam a reforçar os tubos para motos destinadas a mercados com ruas e estradas precárias de quarto mundo como o Brasil?

Quanto ao motor, nunca caí no golpe de colocar apenas 1 litro de óleo na Kansas. 

Mas esse novo modelo usa um motor totalmente diferente daquele das nossas Kansas, então deve usar mesmo menos óleo do que sua antecessora. 

Qual a quantidade correta?

Ela deveria estar mencionada no manual do proprietário... que tem sérios problemas.

Mas como confiar nas informações publicadas por uma empresa capaz de fraudar o próprio manual para manter os clientes no prejuízo?

Fora essa questão da quantidade correta de óleo e eventuais problemas de estrutura e corrosão do quadro, penso que a única dúvida que essa moto deverá ter em si mesma é a credibilidade da empresa que a trouxe para o Brasil.

Infelizmente, mais uma boa moto comercializada por quem não entende, não quer entender nada do assunto e não cumpre com seus deveres básicos.

Ah, ia esquecendo de dizer:

A ZS 150-58 RA1 não aparece mais na categoria Cruiser do site da zongshen...

Mas ainda aparece em uma divisão chamada taobao.
Imagem: Site haobao RA1

Não consegui traduzir a página, mas suspeito que a taobao seja a divisão de vendas diretas pela internet, já que há links para serviços de pagamento por cartão de crédito.

Como curiosidade:


Imagem: http://geradormemes.com/meme/0s0jmo
Lá fora um cidadão compra essa moto a partir de 8.980 yuans.

Isso corresponderia a 4.335 reais.
No Brasil você paga um pouquinho mais caro.

Outra coisa:

A mecânica da Horizon 150 aparentemente não tem base honda... 

Achar peças alternativas para o motor talvez não seja tão fácil como no caso da Kansas, onde muita coisa é da CG 150 1999. 

Quem comprou uma Horizon, vai depender exclusivamente da qualidade de atendimento ao cliente da dafra.

O serviço precisa ter melhorado muito, muito mesmo. 

Boa sorte,

Jeff

28 comentários:

  1. Era só fazer o recall dos quadros ou fazer direito e mandar colocarem a quantidade certa de óleo que não tinha nem merda pra limpar com água de fossa

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    1. Olá, Victor!
      O que você disse expressa muito bem toda a situação...
      Mas o pessoal parece o donald trump, cada vez se enrosca mais.
      Mentalidades.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Jeff, na época da Kasinski, quase comprei uma mirage 250 zero km que estava em torno de 15.000,00. Minha esposa viu em uma loja no Centro do Rio, motos zero km arrematadas de leilão da Receita Federal e me pediu para olhar. Qual não foi minha surpresa de encontrar a AME250 no estilo que eu queria a um preço de R$7.000,00, zero km. Comprei na hora. Tem o motor da Intruder 250, velha guerreira. Estou feliz até hoje com a motoca.
    Detalhe importante... Nenhuma garantia de nada... Os probleminhas que surgiram, eu mesmo resolvi de forma definitiva e agora é uma moto 100% confiável. Quem me ajudou muito, não foram os mexânicos próximos a minha residência que só entendem de CG125, mas os amigos desconhecidos na internet (SANTA INTERNET).
    Tenho um mecânico de automóvel de confiança que faz manutenção em meu carro, que adquiriu uma antiga CB400, sendo que eu lhe perguntei aonde ele faz a manutenção da moto, ele me respondeu que é feita por ele pois não confia em NENHUM mecânico de motos pelo grande risco que a moto representa à vida dele como proprietário e não à do mecânico.

    Abração e ansioso pela continuidade da postagem.

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    1. Olá, José Carlos!
      Obrigado por ter gostado da postagem!
      Você teve muita sorte de encontrar a AME 250, vi duas outro dia aqui na cidade!
      O motor dela tem base mecânica suzuki da antiga Intruder 250. Ficou famoso por ser inquebrável, mesmo o pessoal rodando com menos óleo do que o ideal.
      Motor tão bom que a j. toledo suzuki tirou a moto de linha para não atrapalhar as vendas das 600...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Motoca linda Jose tenho vontade de adquirir uma moto nesse conceito mas tenho medo de não encontrar peças ou nao saber mecher mas quando eu crescer quero ser que nem voces kkkkk

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  3. O leitor Alex Amaral comentou no facebook:

    Pqp! Tenho muita pena desses novos donos de Horizon 150, achando que é coreana, e dos velhos usuários de Kansas 150 que resolveram comprar uma Horizon 150, como poucos que vi no Facebook. A Dafra mais uma vez faz cagada e os proprietários vão se dar mal no futuro. Eu já tinha pesquisado sobre a Daelim justamente por causa da Horizon 250 e realmente não achei uma 150 parecida com a Horizon 150 pra dizer que era Daelim também, mas achei que era minha falta de conhecimento de montadoras estrangeiras, não imaginei que era da Zongshen.
    Brasil, destruindo bons projetos estrangeiros.
    Quanto que eu preciso pra importar motos e criar uma montadora de produtos estrangeiros? Tá parecendo que esse mercado precisa de algo novo...
    PS: Agora que eu vi no site da ChinaMotorRider o perfil da Zongshen, a "Horizon 150" é chamada de Kansas Cruiser. kkkkkkkkkkkkkk Será possível que a Dafra não imaginou alguém usando internet pra pesquisar sobre a moto?! auhuahauhau
    E pior, o post é de 13 de Março de 2014, a Horizon 150 já chega atrasada.
    http://www.chinamotorrider.com/zongshen-motorcycles.../

    Obrigado pela informação, Alex!
    Já acrescentei na postagem e irei comentar na parte 2 para quem perdeu a atualização...
    Fiquei muito feliz com essa descoberta.
    Um abraço,
    Jeff

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  4. Jeff, eu sou o dono da Horizon 150 com o motor fundido do video que você colocou na sua matéria. Não sou só eu, conheço mais 2 casos parecidos, um onde o pistão rachou e outro que a moto está batendo motor, e um terceiro caso onde o cambio inteiro teve de ser trocado com menos de 1200km. Completando, sim a mecânica da horizon 150 ainda é baseada nas hondas, mais especificamente na cg 2004.

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    1. Obrigado pela informação, Mário!
      Bom saber que é honda, isso facilita muito.
      Mas é triste ver que a dafra está repetindo o mesmo erro (erro?) que cometeu com as outras motos que trouxe para o Brasil.
      Manter as motos com nível incorreto de óleo acaba com a vida útil do motor. Aparecerem casos tão precoces mostra que o problema é gravíssimo e eu já vi esse filme antes com as Kansas...
      Não espere uma solução da parte deles, eles nunca resolveram o caso das Kansas, escrevi isso numa postagem que irá ao ar neste final de semana.
      E quanto à medição do nível de óleo, sua moto não consegue ligar o motor e deve estar parada na concessionária... Algum dos seus amigos tem condição de confirmar a quantidade correta de óleo necessária para atingir o nível máximo da vareta fazendo o procedimento de ligar e desligar o motor?
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Era o que eu suspeitava pelo tamanho do motor, mas dificilmente isso traria uma falha catastrófica em tão baixa quilometragem. A menos que não tenham colocado nem 1 litro de óleo no seu motor, ou tenham cometido um erro de montagem como aquele encontrado em uma Kansas onde os parafusos de fixação da bomba se soltaram e a bomba perdeu pressão. Também pode ter havido obstrução do duto de óleo por material de junta, coisas que obrigatoriamente devem ser cobertas pela garantia.
      Boa sorte com seu motor,
      Jeff

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    3. Jeff a moto já está comigo, depois de 20 dias de espera saiu hoje 13/10 da cc, assim que cheguei com ela em casa, esperei ela esfriar por 4h no cavalete central, já com o motor gelado eu verifiquei o nível de óleo, que para minha surpresa (ou nem tanto), a vareta sequer ficava molhada. Para chegar ao nível máximo eu tive de completar com 300ml de super moto 4T 20W50, e realizar o procedimento de ligar a moto por 5 minutos, desligar, aguardar 5 minutos e medir novamente, e não é que couberam mais 200ml para chegar de fato ao nível máximo real! ou seja 500ml a mais do que colocaram nela na concessionária, que será trocado daqui a 1000km, porque óleo mineral nenhum segura mais do que isso na cidade.
      É isso aí jeff, a horizon é uma kansas um pouco mais bonitinha, a historia se repete... Lamentável.

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    4. Pois é, Mário...
      Parabéns por descobrir como a dafra está tratando os motores dos clientes que deram um voto de confiança à marca mesmo depois do que ela aprontou com os primeiros proprietários.
      A "nova fase" da dafra é idêntica à anterior, não existe fiscalização em cima do trabalho das concessionária, ou então existe conivência com elas para vender peças de reposição em curtíssimo prazo.
      Aquele motor da Horizon pelo tamanho da carcaça não deve mesmo consumir mais do que 1,2 litro de óleo.
      Sua moto precisar de 500 ml de óleo é prova de que ela saiu da concessionária após a "revisão" com bem menos do que o 1 litro recomendado.
      Isso explica porque seu motor fundiu com apenas 1.475 km rodados.
      A fase de amaciamento consome mais óleo que a média, isso é natural porque as folgas ainda não chegaram aos valores corretos e o motor se aquece mais do que o normal para um motor com poucos milhares de quilômetros. É uma etapa fundamental para a vida do motor, e os "engenheiros" da dafra falam para não verificar o nível antes de 1.000 km.
      Rode 475 km com um motor amaciando e usando pouco mais de meio litro de óleo e ela irá para a oficina para uma retífica.
      Mataram a galinha dos ovos de ouro por ganância ou incompetência.
      Obrigado pelo seu depoimento, vai virar uma postagem.
      Um abraço,
      Jeff

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    5. Se não fez vídeo Mario vacilou tem que denunciar não esperando que a cc faça algo mas sim para os usuários e futuros usuários, acredito que só não obtendo resultados satisfatórios a dafra repense em um nova nova fase dessa vez correta.
      abrcs e que daqui pra frente voce só tenha felicidades com a motoca

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    6. Um vídeo não conseguiria provar, a cc iria dizer que retiraram óleo do motor antes de fazer o vídeo, seria a palavra do Mário contra a nota fiscal de 1 litro da concessionária. Capaz de entrarem com um processo contra ele e o Mário não teria como provar nada, capaz de ter de arcar com as custas do processo e ainda precisar indenizar quem perpetrou essa barbaridade.
      Esperteza de uns contra a ingenuidade e boa fé do povo.
      Um abraço,
      Jeff

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    7. Exatamente o que o Jeff falou, eu fiz um video falando que a moto fundiu, que inclusive está anexado nesse artigo do Jeff, a fabricante arcou com os custos de reparo (que não foi barato) no momento não tenho do que reclamar, é sacanagem eles colocarem somente 1l e deixarem nas tuas costas ter de completar? Sim, mas todas as fabricantes fazem isso.

      E Jeff, eles colocaram exatamente 1L de óleo na minha moto, o nível ficou mais baixo por conta que o motor estava seco, apos desmontagem esse motor pede 1.2L de óleo (conforme especificado no manual da própria moto) então esses 500ml não foram tão absurdos assim, como o meu caso foi meio diferente, na próxima troca de óleo (daqui a 800km) eu vou verificar a quantidade necessária para atingir a marca máxima com o motor em condições normais (iguais aquelas quando te entregam a moto depois da compra ou primeira revisão)

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    8. Olá, Mário!
      Fico contente que você tenha confirmado isso na sua moto e esteja satisfeito com ela.
      O uso da quantidade correta e a reposição do consumo normal evitará que o mesmo problema ocorra no futuro. Não se esqueça de fazer novamente o amaciamento da sua moto, será necessário até que as peças se ajustem entre si.
      Estou preparando mais algumas postagens sobre a Kansas e a dafra para breve a fim de que os leitores conheçam melhor toda essa história de como chegamos à conclusão de que deixar os clientes rodarem com pouco óleo sutilmente atende aos interesses dos fabricantes.
      Um abraço,
      Jeff

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    9. vivendo e aprendendo.
      felicidades pra você Mário e pra sua motoca.

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    10. Senhores, sou proprietário de uma Kansas 150, recentemente fiz alterações no motor. Pois o rolamento de agulhas do eixo secundario quebrou. Notei pequenos riscos no meu cilindro e como já é tava com tudo aberto resolvi retificar a parte de força da moto.
      Percebi depois de montar o ué a moto esquentava muuuuuuito a ponto de cozinhar a batata da perna, e causar falhas na detonação da mistura.
      O que aconteceu de fato foi que a limalha proveniente da retifica entupiu o filtro de tela e por este motivo não chegava óleo no cabeçote, o que fazia ele aquecer de forma absurda e causar pré ignição na mistura admitida. Após limpar o filtro a moto voltou a lubrificar perfeitamente e o motor ficou uma bala.
      A moto rodou cerca de 600km nessa lástima. O que indica qué o entupimento ocorreu nas primeiras dezenas de Kilometros e foi se agravando aos poucos ao longo do tempo (falo isso com base no que observei do filtro).
      Não sei como é a filtragem do óleo da Horizon 150 mas se tiver algum filtro semelhante ao de tela ou o filtro centrífugo recomendo que os proprietários façam a inspeção dele quando atingirem os 100 km e observar o mesmo com cautela até o término do amaciamento do motor.
      Se quiser te passo as fotos do comando de valvula é da situação do filtro.

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    11. Olá, Vinicius!
      Por favor, me envie as fotos sim!
      Ontem minha Kansas fez charme e ficou sem tração, pelos sintomas deu problema no pinhão ou no eixo saída do câmbio, conforme o que eu descobrir no final de semana terei de abrir o motor (o câmbio já havia sido trocado, mas era de uma CG de pátio de leilão e já não estava em bom estado, a ponta do eixo pode ter se quebrado por fadiga).
      Será uma ótima oportunidade para uma postagem compararmos o estado interno de duas Kansas usando a quantidade certa de óleo e as honda que a gente vê por aí usando o óleo mágico 10W-30.
      Sobre o problema na sua moto após a retífica:
      Você está rodando com 1,4 litro de óleo? Porque menos que isso não atinge o nível máximo da vareta / visor.
      Será que o filtro de tela foi limpo quando o motor foi desmontado?
      Foi aplicado ar comprimido nas passagens de óleo antes da montagem do motor?
      Porque seria fundamental fazer isso, câmbio estragado gera muita limalha e não seria normal acumular tanta em apenas 100 km ou 600 km.
      Para os donos de Horizon, a má notícia é que o filtro de tela de sucção da boma de óleo é do tipo interno conforme mostrado na postagem
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/02/o-dia-em-que-honda-deu-um-tiro-no-pe.html
      Um abraço,
      Jeff

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    12. Os endereços para envio de fotos são:
      jefferson.tradutor@gmail.com
      jefferson.tradutor@hotmail.com
      Eu de novo,
      Eu

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  5. "subestimamos a sofisticação do mercado brasileiro" kkkk sobre a postagem acho que não tem muito o que falar a qualidade nem precisa ser discutida parabéns, eu também gostaria de ter uma motoca diferente mas realmente estamos presos ao quarteto, eu por exemplo sou feliz com a minha motoca mas só optei por ela por causa do mercado de peças, preço tecnicamente acessível, valor de revenda e por ser leigo/novato, mas se eu tivesse condições(na época) com certeza tentaria outro conceito.

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    1. Obrigado!
      Minha grande decepção foi a zonghsen sair do mercado e levar embora junto com ela as motos Comet e Mirage de mecânica base suzuki da sul-coreana hyosung. A kasinski começou antes da dafra, criação do fundador da antiga Cofap, e o que matou ela da primeira vez (quando foi comprada pelos chineses) foi justamente trazer motos que precisavam de 1,4 litro de óleo (Flash, motor idêntico ao de Speed e Kansas) e abastecê-las com apenas 1 litro de óleo. Alertada sobre isso, a dafra insistiu na mesma tática e, da mesma forma que a kasinski, ganhou má-fama no mercado. Pura incompetência e ganância. E com isso ficamos sem alternativas confiáveis de motos fora do quarteto power rangers.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. esses caras são tudo uns loucos, se eu estivesse no lugar do dono da dafra eu iria visar o crescimento da empresa não tao somente o lucro, ai o cara lança tudo errado e no final fica sem empresa sem lucro sem o dinheiro que investiu e com um monte de dor de cabeça. Po se o cara faz tudo certinho , lança umas motocas legais ate acho que depois de uns 10 anos ia ser o ranger vermelho kkk

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    3. Não é à toa que a dafra despencou do auge de quase 10% de participação no mercado para irrisórios 1 e poucos %...
      Merecido.
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Pessoal acompanhei toda a matéria e os comentários...
    E vim aqui pra comentar com vc minha experiência!
    Sou dono de uma horizon 150...passei pelo msm problema da quantidade de óleo....os primeiros sintomas foram o câmbio dando umas travadas na hora de reduzir e o motor fazendo um barulhinho de realmente estava trabalhando meio "seco".
    Pois e eu aprendi a verificar o nível com as explicações do Jeff e completei com o óleo da Mobil que era o que estava no motor.
    Depois disso parece ter virado outra moto melhorou muito.
    Porém o móbil e um óleo porcaria pra falar a verdade muito fino e perde a viscosidade rápido demais.
    Então minha experiência que quero compartilhar com vcs é a seguinte.
    Drenei o óleo eu msm (sim sou meio curioso e tenho noções básicas de mecânica graças a um cunhadl mecanico) e não uso mais Mobil mas sim o Castrol Actevo 20w50 que é muito melhor e adicionei 10% de bardhal b12 e a moto ficou outra...o câmbio está muito macio e o barulho suave.
    E talvez vcs fiquem impressionados mas a quantidade de óleo não e 1200ml...a minha para marcar nível máximo na vareta após liga-la por 3 a 5 minutos como o Jeff ensinou tive que colocar 1400 ml e verifico constantemente pra ver se está correto.
    Então por experiência própria digo a vcs com 1400ml ela trabalha exepcionalmente.
    Coloquei o bardhal por minha conta pois não e prejudicial em nada e pelo contrário ajuda e muito.
    Essa é a minha experiência que quero compartilhar com vcs é espero que passamos ir nos ajudando para não pela dafra mas por nós msm sermos felizes com as motocas!
    Abraço pra vcs!

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    1. Obrigado pelo depoimento, Caio!
      Vale lembrar que 1.400 é exatamente a quantidade de óleo da Kansas 150. Se a diferença fosse um pouco menor, os efeitos não seriam tão notáveis e a dafra passaria 40 anos fazendo a mesma coisa que a honda, ninguém descobriria a treta.
      Um abraço,
      Jeff

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  7. PARABENS! ótimas observações e referencias, em vista de um mercado com um nicho tão pequeno no segmento de custom e mincustom. esse monte de mesmice de outras montadoras, esperava que surgisse um que realmente desse uma moral pra quem gosta de outros estilos de moto!Pena que o mercado ainda não resolveu comprar a idéias e as grandes montadoras mais sérias aqui não estão interessadas nesse ramo de mercado.
    gostei muito do ponto de vista e do conteúdo, vejo gente só falando moto é honda ou yamaha etc... mas vemos que assim como a dafras e os projetos"coreanos" rsrsr são até bacanas, desde que vc não compre enganado, mas acho também que a falta de conhecimento técnico de quem vende e faz reparos nas assistências é um absurdo, um descaso! e o valor comercial muito elevado, pra uma moto que não teve melhorias em nada

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    1. Valeu, mgv!

      A falta de conhecimento técnico de quem vende nunca poderia ocorrer, mas é extremamente conveniente para as montadoras, já que a falta de conhecimento técnico de quem compra é praticamente uma certeza.

      Estamos denunciando isso praticamente sozinhos há anos, e poucas pessoas se manifestam a respeito.

      Obrigado por comentar!

      Um abraço,
      Jeff

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