segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Ultrapassagens pela direita, rotatórias e postos de combustível

Vídeo exemplificando três situações já comentadas aqui:

Preferência em rotatórias, ultrapassagem pela direita e proximidades de postos de combustível (olha a coincidência, um dos causos de ontem foi na saída de um posto de gasolina...)


1) Preferencial em rotatórias

Se não houver sinalização, a preferencial é sempre de quem está na rotatória.

Ninguém respeita — seja por desconhecimento da lei, seja por não perceber a motocicleta no meio do trânsito.
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/09/acidente-em-rotatoria-da-br-163-deixa-tres-feridos-em-santarem.html

Por um motivo ou outro, o motorista do vídeo entrou na rotatória sem a menor ideia da capacidade de aceleração de uma moto.

Se o motociclista tivesse confiado em seu direito preferencial, teria de ter freado ou manobrado para evitar a colisão.

Não ocorreu uma situação tensa nesse momento porque o motociclista estava pilotando em uma velocidade segura e dentro dos limites.


2) Ultrapassagem pela direita

O motorista nunca espera ser ultrapassado pelo lado direito. 

É o lado de pior visualização dos espelhos do carro e por isso a lei proíbe ultrapassagem pela direita.

Motociclistas não têm essa limitação, visualizam bem ambos os lados, e por isso não percebem a importância e não respeitam essa lei — estão errados.

O risco é esse que você viu no vídeo — mesmo que o motorista olhasse, não veria a moto pelo espelho.

Motos também não...

Só lembrando, motociclistas com formação de motoristas — como o tecladeiro que vos fala — também não esperam ser ultrapassados pela direita...

A quantidade de motoristas migrando para as motos é enorme.

Motociclistas mal formados nas motoescolas ultrapassando motos pela direita estão correndo muito mais riscos — e colocando os outros em perigo.


3) Proximidade de postos de combustível

O motorista passou pelo posto e lembrou de abastecer... quem nunca?

E quando tomou a decisão de entrar, não contava com uma motocicleta no lugar errado na hora errada.

Nem mesmo é necessário tentar ultrapassar — motoristas entrando ou saindo de postos podem cortar sua frente simplesmente por não ver sua moto.
Imagem e reportagem: http://www.portallider.com/2016/02/colisao-carro-atinge-motocicleta-na-br-343-proximo-ao-posto-sao-luis-em-campo-maior/

Ficar atento a esses três fatores ajuda a evitar acidentes com sua moto.

E se você tinha alguma dúvida sobre quem foi culpado pelo acidente do vídeo...

Na descrição no youtube o piloto admite que estava errado e que pagou pelo conserto do carro.

Um abraço,

Jeff

6 comentários:

  1. coincidentemente hoje meu sogro estava voltando do serviço com minha amada esposa e em uma rotatória um carinha em uma moto grande(segundo a patroa) acho que era uma custom porque o caminho que eles fazem envolve um residencial de alto padrão, ele pa na rotatória o custom dando seta foi se aproximando e meu sogro com as manias dele fingiu que nem viu. Resultado houve a colisão meu sogro com seu carro novinho tem uns 3 meses que pegou desceu do carro e foi ver o que aconteceu:
    -Iae não viu a seta?
    -eu não quem ta dando a seta que tem que ver oras
    -mas eu to certo porque a seta ta ligada
    -então vou ligar o alerta pra tacar um de velozes e furiosos e ta na razão.
    kkkk meu sogro é foda, não sei o que o custom fez que houve a colisão mas não aconteceu nada com o carro, parece que ele colocou a mão e deu um encontrão no carro kkk sei la. Essa caso com rotatória é antigo ninguém quer dar o braço a torcer, ta todo mundo sempre certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande perigo dessas discussões de trânsito é que você nunca sabe como elas podem acabar...
      Tem muito maluco por aí que saca revólver por qualquer coisa à toa, até fechada normal, e aí não importa quem tinha razão, a desgraça está feita.
      http://www.opovo.com.br/noticias/ceara/ubajara/2016/09/motorista-e-agredido-e-tem-quatro-pneus-de-carro-atingidos-por-tiro.html
      Depois que um imbecil me apontou um revólver porque ele estava na contramão e quase bateu no meu carro, passei a valorizar bem mais minha vida, melhor perder uma briga inglória como essa e gastar energia com coisas que valem realmente a pena.
      Disputar quem está certo no trânsito é que nem discutir nos comentários do g1, não leva a lugar nenhum e só mostra o pior do que o cerumano é capaz.
      Faço um apelo a toda a humanidade:
      Seres humanos de toda a Terra, inclusive aqueles em voos de baixa altitude e em órbita, no mar e em submarinos, nadando livres, com snorkels, scubas, escafandros e eventualmente batiscafos — uni-vos, tolerai-vos, não brigai-vos e não abobai-vos.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Meu sogro é foda só esta mais calmo por causa do carro novo(nem tem 30 mil km) mas ele é daqueles que dá agonia ficar no passageiro. Eu nunca fui de perder a paciência com besteira principalmente em transito, me fechou eu apenas desvio e sigo adiante sem crise, o ruim de você querer ser bonzinho com moto é a má fama dos motoqueiros eu sempre ando tranquilo dou passagem e tal mas com moto o motorista sempre deixa você passar, já passei por varias situações em que chego a parar a moto para dar preferencia a alguém e mesmo assim o motorista/motociclista/pedestre/cachorro(kkk) me da preferencia(??) rs. Esse apelo ficou tao bonito que ate pra virar oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou, né?
      Principalmente o apelo ao pessoal nos batiscafos.
      Ninguém pode ficar de fora.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. "Só lembrando, motociclistas com formação de motoristas — como o tecladeiro que vos fala — também não esperam ser ultrapassados pela direita... A quantidade de motoristas migrando para as motos é enorme. Motociclistas mal formados nas motoescolas ultrapassando motos pela direita estão correndo muito mais riscos — e colocando os outros em perigo."

    Faço parte deste grupo, e já pude constatar que motociclistas que são motoristas geralmente são mais prudentes do que os que apenas são motociclistas. Os pontos cegos dos automóveis nos fazem ter mais atenção e cuidado nas ultrapassagens e mudanças de faixa, e quando pilotamos nossas motos levamos isso em consideração.

    Um grande abraço, sucesso e felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!
      É por isso que defendo que um bom curso de formação de motoescola deveria mostrar aos alunos as limitações de todos os outros veículos. Íamos parar de ver o pessoal de 18-19 anos se enfiando em baixo de ônibus e caminhões em tentativas de ultrapassagem pela direita e mesmo normais.
      A molecada compra uma pop e pensa que consegue ultrapassar caminhão na estrada. Acredita no velocímetro mentiroso. Nunca ouviu falar da turbulência dos veículos grandes em alta velocidade.
      O triste resultado dessa acomodação confortável dos instrutores de motoescola é essa barbaridade que vemos todos os dias.
      Falta o espírito de mestre orientando educandos, preparando-os para a vida.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir