segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sempre tem alguém tentando aproveitar o amarelo...

Antes de arrancar com a moto, sempre tenha certeza de que ninguém vai querer aproveitar o amarelo...

Sempre tem alguém tentando aproveitar o amarelo...


Sempre...

Conversões em semáforos podem ser extremamente traiçoeiras, veja este vídeo:


Esse local é uma armadilha do trânsito totalmente criminosa.

A luz verde se referia apenas a seguir em frente, mas a pintura no asfalto indica a permissão de seguir à esquerda...

Por falha na sincronização dos semáforos, quem fez a conversão permitida encontrou a sinalização ainda vermelha... ela ia mudar em fração de segundo.

Já estava amarela para o carro, mas você já sabe...

Os motociclistas não atentaram que precisavam parar antes de cruzar a outra via porque confiaram no semáforo.

A motorista tentou aproveitar o amarelo e o motociclista avançou sem considerar a possibilidade de alguém tentar aproveitar o amarelo, sem se certificar de que alguém poderia estar embalado.

Faltou atenção quanto à sinalização e aos outros veículos.

Outra coisa:

Em todo cruzamento com semáforos existe o risco de um deles falhar e sinalizar verde para todo mundo.

Ou a energia acabar exatamente no instante em que você espera o sinal abrir... 

Aí você pensa que o semáforo mudou, mas a lâmpada do verde está queimada, o motorista na outra pista também pensa a mesma coisa e a zorra está feita...

Você nunca pode confiar cegamente nas pessoas e nos equipamentos.

Transcrevo o comentário do leitor José Carlos Aires:

Vou acrescentar mais uma informação importante:

Quando o semáforo está apagado, nunca passe direto pois o outro lado pode estar aceso no VERDE. 

Já vivenciei essa situação em uma via principal onde estranhei o sinal apagado e passei direto no cruzamento, tipo roleta russa mesmo. 

Ouvi alguns veículos buzinando na outra via e só então percebi o risco que sofri, pois na outra via tudo funcionando normal com a luz verde acesa.

Recentemente um cliente (trabalho com seguro) colidiu em outro veículo no Centro do RJ em um domingo, por este motivo, o semáforo verde para meu cliente e apagado para o outro veículo.

Somente você pode garantir sua segurança.

Não seja ingênuo de sair acelerando apenas porque viu uma luz verde.

Nem porque viu a luz apagada e achou que deveria estar verde...

Um abraço,

Jeff

9 comentários:

  1. Vou acrescentar mais uma informação importante. Quando o semáforo está apagado, nunca passe direto pois o outro lado pode estar aceso no VERDE. Já vivenciei essa situação em uma via principal onde estranhei o sinal apagado e passei direto no cruzamento, tipo roleta russa mesmo. Ouvi alguns veículos buzinando na outra via e só então percebi o risco que sofri, pois na outra via tudo funcionando normal com a luz verde acesa.
    Recentemente um cliente (trabalho com seguro) colidiu em outro veículo no Centro do RJ em um domingo, por este motivo, o semáforo verde para meu cliente e apagado para o outro veículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, José!
      Incorporei no texto!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Sempre fui precavido(nao tanto quanto deveria) com isso mas apos ler a matéria sinto que de agora em diante verei com outros olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o primeiro vídeo é bem eloquente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Aqui na cidade onde moro em Umuarama/PR especificamente e até em cidades próximas os semáforos já nem existem o Amarelo somente o vermelho e o verde e só abrem um lado e não os dois lados de uma avenida por exemplo, bom ficamos muito mais tempo no semafaro agora mas é muito mais tranquilo muitos arriscam passar com a luz amarela e assim ocorria muitos acidentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dione! Obrigado por acompanhar o blog!
      Essa medida de acabar com o amarelo é boa porque acaba com a dúvida.
      Mas vou te dizer que isso não vai acabar com o pessoal querendo aproveitar que acabou de dar vermelho e o pessoal da outra rua ainda não começou a acelerar... esse tipo de mau motorista e mau motociclista sempre existirá.
      Um dos acidentes mais espetaculares que eu vi foi na arrancada de um semáforo, o cara atravessou embalado apesar de já estar vermelho, bateu na frente do carro ao meu lado que tinha saído um pouco antes (eu também estava de carro) e passou capotando na nossa frente, tive de frear violentamente. Na época cinto de segurança ainda não era obrigatório e eu ainda não era experiente para exigir o seu uso, a pessoa ao meu lado bateu a cabeça com toda a força no para-brisa e quase teve de ir para o hospital, faltou muito pouco.
      Então não deixe de ficar atenta nos semáforos, principalmente nos finais de semana em que aumenta a quantidade de alcoolizados ao volante.
      Tudo de bom,
      Jeff

      Excluir
    2. acho que é tudo questão de educação, nunca me interessei por carro e moto ate ir tirar a habilitação acho que gracas a isso amarelo pra min significa "reduza a velocidade" e não o famoso "vai que dá" que normalmente inserem na cabeça das pessoas.

      Excluir
    3. Certamente educação é a palavra-chave.
      Meu pai e minha mãe se preocuparam em me preparar para o trânsito, seus riscos e a importância de aguardar o semáforo para atravessar a rua quando eu ainda nem sabia o que era ser adolescente. Com 9 anos eu já ia sozinho de ônibus comum para a escola, tinha que atravessar a rua mais movimentada daqui de Santo André todos os dias.
      Hoje em dia as crianças são apanhadas na porta de casa pela van escolar e são entregues na porta do colégio. Começam a sair sozinhos praticamente na idade de já começar a pilotar ou dirigir sem ter adquirido uma vivência diária por alguns anos das situações mais comuns do trânsito. E quando saem, não observam o mundo à sua volta, atenção está no celular ou na música.
      O resultado é que aprendem que o amarelo é o "vai que dá", ninguém ensina que ele geralmente é seguido pelo "Ih, fu... HAAAAA!!!!"
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. pow disse tudo! Se generalizar esse pensamento da ate pra pensar em que parte que comecou a dar errado com essa geracao

      Excluir