terça-feira, 6 de setembro de 2016

Pneu frio, freio frio, acelerações e frenagens

Uma coisa que derruba muita gente com motos esportivas é esquecer de esquentar os pneus antes de sair torcendo o acelerador.

Pneus frios escorregam mesmo com pista seca.

A necessidade de aquecer os pneus rodando moderadamente por vários quilômetros vale para todos os dias, mas no inverno a coisa fica dramática.

O piloto ficou em dúvida se havia óleo na pista, mas não havia não.

Este outro vídeo mostra outro ângulo do mesmo acidente e dá para ver que não havia óleo.

Além disso, o piloto que caiu falou logo no começo do vídeo que a temperatura era de 7 ou 8 graus... frio de fazer dormir mãos e pernas mal agasalhadas.

A combinação de moto potente, pneus frios e cabo do acelerador enrolado sem dó facilita ir para o chão.


Motos pequenas não correm um risco tão grande, elas não têm potência para alcançar altas acelerações a ponto de o pneu perder tração.

A menos que você more naquelas cidades do sul do país onde chega a cair neve...


Fora essas, abusar da velocidade é sempre o fator principal para uma queda, nem só na hora das arrancadas.

Na hora de uma fechada qualquer tentativa brusca de manobra te leva para o chão.


Além dos pneus, também é fundamental aquecer os freios, e não somente nos dias frios.

Como aquecer os freios? 

Simples, basta aplicar os freios cuidadosamente algumas vezes na rua de casa antes de aparecer alguma situação que realmente exija uma frenagem séria.

Faça isso com cuidado, porque freios frios estancam, não permitem um controle de dosagem gradativa da força.

A soma de pneu frio com freio frio trava a roda ainda mais facilmente.

Eles podem acabar travando a roda de repente, apesar de você aplicar a mesma força que está acostumado.

Junte a isso o piloto ainda sonolento e o resultado de tudo isso é o que você vê nos vídeos.

Sem falar que pés gelados não sentem o chão na hora de apoiar a moto e facilitam aquele clássico tombo besta parando no semáforo, posto de gasolina ou estacionamento.

Se estiver muito frio, em todos eles na mesma jornada.

Um abraço,

Jeff

12 comentários:

  1. Me entristece profundamente estes acidentes, em especial o último vídeo, onde mesmo com todos os avisos pintados no asfalto indicando a velocidade adequada para o trecho, o sujeito dispara como louco se acidentando logo a seguir.
    Quanto as quedas nas curvas (tudo a ver com pneus e freios frios), aprendi nesta vida que não se acelera forte em curva, assim como também não se freia forte em curva... É tombo na certa. Até posso afirmar que a mesma regra serve para automóvel.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, José Carlos...
      O pessoal cai porque se enfia na goela do lobo.
      E muita gente que cai não dá o braço a torcer de que estava errado.
      Fazer o quê?
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. nunca tinha visto essa dica mas eu já havia sentido a diferença principalmente quando pego chuva e deixo a moto parada tipo de um dia pro outro, nesse caso sempre que eu aciono o freio parece que ele estava travado e fica super sensível diferente do que é de costume, eu sempre gostei de ajustar os freios pra se naquele susto de repente eu não conseguir messar a moto não travar a roda mas também conseguir o máximo de frenagem. Eu moro em uma ladeira e sempre nessa primeira volta eu confiro se tudo esta funcionando corretamente, quem vê parece que vou viajar por causa dos checapes e das roupas mas o trajeto diário em media não chega nem a 10 km kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!
      Para ver como tem coisa para pesquisar aqui no blog... falei desse assunto no inverno passado (este ano me atrasei):
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/07/nao-e-so-sair-acelerando-tem-de-aquecer.html
      Realmente, em noites chuvosas o disco e o tambor de freio se oxidam e a frenagem fica mais abrupta na primeira utilização até o atrito remover a camada oxidada das superfícies metálicas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. muito bom a postagem me fez ate lembrar o jeito completamente errado que temos de tirar a cnh, digo todos porque é praticamente o mundo todo, e advinha quem esta fazendo certo? sim os japoneses rs

      Excluir
    3. Os japoneses ensinam as crianças do pré-primário a respeitarem as regras de trânsito, elas vão sozinhas a pé para a escola. Esse é um lado bom da cultura japonesa. Quando eu era criança (faz tempo isso...) eu via documentários na TV Cultura mostrando as aulas de trânsito para as crianças em minicarros circulando em verdadeiros microbairros por minirruas sinalizadas com minissemáforos (odeio essa reforma ortográfica!).
      Naquela época eu era ingênuo e achava que no ano seguinte já ia ver coisas elogiadas como essa sendo feitas aqui em Pindorama.
      Mesmo as pouquíssimas que foram criadas não chegam aos pés do que se fazia há quase 50 anos.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. eu não sei se posso mas vai ai um link básico de como é tirar a cnh por la.
      https://japaoemduasrodas.wordpress.com/2014/10/12/a-habilitacao/

      Excluir
    5. É outro nível, né?
      A foto do circuito de treinamento diz tudo...
      É por essa ênfase na prevenção que terremotos de categoria 6,2 matam centenas de pessoas em um país, enquanto no Japão sismos de categoria 7,3 que são 10 vezes mais poderosos matam dez vezes menos.
      O investimento na segurança evita tragédias, e olha que a mortandade no trânsito que vemos por aqui mata bem mais do que terremotos...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    6. realmente é outro nível é um ciclo infinito quanto mais você se informa mais você descobre que ainda não viu nada. Pra finalizar eu não deveria deixar de indicar um anime, bakuon é o titulo e se encaixa perfeitamente no assunto.
      Bom Feriadão!
      abrcs

      Excluir
    7. Oba! Já tenho o que assistir amanhã!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2012/10/a-primeira-vez-emocao-de-saircom.html
    atraves desse link encontrei esse outro como a postagem é de 2012 resolvi comentar aqui.0
    essa postagem me lembrou quando fui buscar minha nega, eu já havia passado umas 3 vezes antes de pegar ela e ficava pensando porque a concessionaria tinha uma calçada tao ingrime e ainda por cima pintada, meu irmão comentou "ah é pra saber se sujou ou não de óleo" eu aceitei mas no dia por não ter me dado bem mesmo com a entrada da loja fiquei com muita vergonha mas mesmo assim pedi pro mecânico levar ela ate a rua(cabação), mas estranhei o porque eu ter que insistir pro cara porque ele não queria levar a magrela mas no final levou. Mais de 4 anos se passaram e eu ainda tava com isso na cabeça e hoje descobri o porque... o cara queria que eu levasse um tombo daqueles pra lucrar mais ainda em cima de min, era uma verdadeira armadilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito sim... se a moto cai na mão deles, teriam de repor o prejuízo por conta própria. Mas se o dono derruba a moto... o cara se acha azarado, assume a conta e fica por isso mesmo.]
      E a chance do cara comprar a primeira moto e derrubá-la porque ainda não conhece o peso e a reação da moto é muito grande.
      O mundo lá fora é cheio de malícia e gente querendo ganhar dinheiro.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir