quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Outra possibilidade para o caso do pneu dechapado de ontem

Analisando novamente os dados da ocorrência de ontem, do pneu michelin dechapado que quase matou o dono da moto, atentei para outro fato até agora despercebido:
Imagem: Pesquisa no google

O eliminador de rabeta, também chamado de eliminador de para-lama, a peça vermelha bem próxima ao pneu.

O suporte de placa dificilmente poderíamos imaginar fazendo o que os técnicos da michelin disseram que fez.

No entanto, o eliminador de rabeta está posicionado junto ao pneu e tem o formato de uma espátula.

Caso se soltasse, estaria em posição para exercer a ação sugerida pela michelin.

Fica mais fácil imaginar essa peça tendo algum papel no caso do que a pirueta que um suporte de placa teria de fazer para ir parar encravado no chassi.

Essa peça não aparecer nas imagens poderia ser explicado pela sua destruição ao ser atingido pela banda de rodagem descolada do pneu.
Imagem: Detalhe do vídeo original do dia do acidente aos 06:13

O dono da moto não teria como saber se a sua quebra e desaparecimento foi causa ou consequência do descolamento da banda de rodagem do pneu.

O fato de aparecer um suspeito mais provável para exercer o papel de objeto estranho, diferente daquele indicado pelos técnicos, demonstra que o laudo da michelin foi feito sem uma investigação aprofundada dos fatos.

Os técnicos trabalham limitados ao que veem, e essa barreira pode levar a resultados parciais e inconclusivos — e isso não é bom para ninguém, estamos tratando de uma questão de segurança que envolve risco de mortes.

Note que a informação da existência de um eliminador de rabeta é uma suposição minha baseado em uma modificação muito comum do mercado de motopeças, não sei se era o caso da moto em questão.

É uma dedução lógica — se alguém instala um suporte de placa não original, pode ser porque está instalando um eliminador de rabeta.

Se é que o proprietário da moto instalou um suporte de placa não original...

No entanto, as perguntas continuam:

Onde estão as marcas longitudinais na banda de rodagem mostrando esse atrito inicial?

Como uma banda de rodagem perfeitamente vulcanizada poderia se soltar da carcaça do pneu da maneira como se soltou?

Esta última pergunta a michelin ainda precisa responder.

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. se eu fosse esse cara nem perdia meu tempo com esses canalhas, é excluir a marca arrumar a moto e ser feliz com o que gosta.

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    1. Fora o susto, o conserto daquela moto vai ficar por baixo na casa dos 10 mil reais... ainda assim porque não chegou a cair.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. eu sou positivo na minha visão Deus deve ter livrado ele de uma pior imagina se isso acontece na estrada, gosto de pensar também que o preju deus devolve em Saúde rs e já os pilantras mais cedo ou mais tarde é Deus que vai cobrar, claro que o carinha pode estar colendo o que plantou afinal, o karma é instantâneo kkk

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    1. Penso parecido. Acredito que esses casos aparecem para a gente raciocinar e aprender com eles. Não se envolver no mesmo problema e, se possível, descobrir uma solução que seja útil para todos.
      Descobrir a causa desse pneu soltar a banda de rodagem poderá evitar acidentes muito graves. Agora discordo que o karma seja instantâneo... pode levar alguns anos. Todos colhem o que semeiam, mas às vezes demora um pouco mais.
      Um abraço,
      Jeff

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