quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Moto morro abaixo e moto morro acima quando quer sair de banda ninguém segura

A curva mais traiçoeira é aquela que fica no início de uma descida ou ao final de uma subida.

Nem precisa ser uma subida completa, basta uma mudança do ângulo para menos — o não tão famoso gradiente de inclinação negativo.
A mudança de trajetória mais a diminuição da aderência por causa da mudança de inclinação da pista fazem a moto em alta velocidade perder o contato com o solo. Aí já era, é tombo certo.

E como a moto é mais leve, em curvas desse tipo ela desgarra em velocidades menores do que os carros.

Sabe aquele friozinho na barriga que dá na montanha russa? 

Só que moto não tem trilho... a moto segue reto e você vai junto.

Muita gente boa cai no passeio de fim de semana por causa dessa armadilha da curva fechada em início de ladeira morro abaixo ou ao final de uma subida.

Como neste vídeo, onde as duas motos empolgadas perdem a aderência e saem pela tangente no alto do morro.

Local do acidente ao final da subida aos 03:45.

Lembra da importância de ficar atento às placas que limitam a velocidade antes de curvas que eu falei outro dia?

Em uma estrada com velocidade limitada a 60 km/h, ainda havia a sinalização REDUZA A VELOCIDADE:

Seguida por uma placa com limitação de apenas 30 km/h:

Seguida de plaquinhas de contagem regressiva para alertar que a encrenca era feia e estava cada vez mais próxima:
Quem avisa, amigo é.

Só saiu da pista quem estava muito acima da velocidade indicada... 

A sinalização de velocidade tem uma margem de segurança, mas quem descobre o limite dessa margem geralmente ganha uma fratura.

Este outro vídeo mostra exatamente o mesmo mecanismo de queda, mas agora em uma curva no início de uma descida:

Aos 04:53 o rapaz se entusiasmou e acelerou fundo, aos 05:08 ele despachou a moto barranco abaixo e por pouco não foi junto.

A primeira placa aparece bem no momento da ultrapassagem. 

Preocupado com a manobra e possivelmente oculta pelo ciclista, o piloto passou batido pela primeira advertência.

Ele poderia ter se prevenido se tivesse atentado para as outras duas placas, DESÇA ENGRENADO e VERIFIQUE OS FREIOS...

São indicativos de uma ladeira acentuada e prolongada à frente. Coincidentemente, logo na curva.

A última placa foi colocada bem em cima da curva.

Embalado, ele teria de ter atentado:

Se uma redução de velocidade tão drástica era determinada, boa coisa não estava ali na frente.
Pois é.

20 km/h.

Coisa feiíssima.

Quando você vai rápido a ponto de não ver as placas, corre o sério risco de embarcar para o além.

A estrada ser tranquila não quer dizer que a próxima curva não trará uma grande armadilha.

Se você não conhece uma estrada, ou se faz muito tempo que não passa por ela, evite o excesso de empolgação.

Senão periga você transformar o passeio da sua vida no pior dos seus pesadelos.

E estragar o seu fim de semana e dos amigos pelo resto da vida.

Um abraço, e bons passeios,

Jeff

6 comentários:

  1. Gostaria ainda de acrescentar um detalhe no segundo vídeo... O local de parada escolhido para auxiliar o acidentado, era o pior possível, pois havia grande chance deles sofrerem um novo acidente devido a curva ser muito perigosa e de difícil visualização, algum outro veículo poderia se perder e acertar a todos.
    Creio até que você já postou a um tempo atrás, sobre o risco de parar na estrada em local inadequado.
    Grande abraço.

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    1. É verdade, José Carlos!
      O pessoal se deixa levar pela emoção e impacto de ver o amigo caído e não se lembra da própria segurança. Locais perigosos concentram a ocorrência de acidentes e não é raro acontecerem em seguida, principalmente quando condições de pista escorregadia estão presentes.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Pai de um conhecido meu morreu assim, ele trabalhava com colchoes de kombosa estava na raposo sentiu que a carga estava meio solta, parou no acostamento pra ajeitar a esposa estava com ele quando um caminhão passou muito colado do acostamento e atropelou ele a pior parte foi que a esposa estava um pouco a frente resultando no "encharcamento" dela, ela ficou transtornada, quando o caminhoneiro parou não sabia que eles estavam juntos e não a acudiu mais tarde a policia ficou sabendo a encontrou quilômetros a frente do acidente fora de si, até hoje ela não bate bem

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    3. Triste... muito triste.
      Parar no acostamento é um perigo muito grande, ainda mais depois de uma curva.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Puts ta ai uma dica que quase ninguém fala, já quase me acidentei varias vezes nos dois casos a sorte é que era em vila e normalmente não se passa de 60 km, aprendi com a vivencia mas pra quem esta começando é uma ótima informação! Agora sobre o ultimo vídeo, curva a 20 km kkkk só loco mesmo, não sei o que esses caras tem na cabeça pra andar assim em qualquer lugar ate penso que eles vão indo sem planejamento e acabam abusando sem conhecer a via.

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    1. Pode apostar nisso!
      A moto tem esse dom de fazer o pessoal se empolgar e esquecer dos riscos. E num passeio ninguém se liga no planejamento da viagem, o grande barato é ir descobrindo a paisagem no caminho. A coisa só complica quando o básico é deixado de lado.
      Um abraço,
      Jeff

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