domingo, 25 de setembro de 2016

Jeff, porque você é tão paranoico com o óleo da moto?

Sniff... buááá.... saudades...
Esta é outra postagem que encontrei perdida nos rascunhos... era do tempo em que ainda morava em Santa Catarina e ainda era o feliz proprietário da saudosa Fenix Gold Edith...

Vamos lá:

Jeff, porque você é tão paranoico com essa história do óleo?

Porque a coisa é traiçoeira e pode trazer grandes prejuízos e até mesmo risco de vida aos ocupantes da moto — e ninguém fala disso.

Os casos de motores travados que testemunhei enquanto participava do fórum da dafra me conscientizaram do risco a que estamos expostos por esse recurso utilizado pelas empresas... 

E na postagem de ontem você vê como as motos da bmw flagradas com pouco óleo se encaixam exatamente na mesma dinâmica. (O "ontem" aparece porque eu havia atualizado e programado esta postagem para o dia seguinte à denúncia da bmw, mas adiei e ela acabou entrando no ar sem revisão junto com uma sobre a entrega técnica das triumph que ainda nem havia sido finalizada...)

Mesma dinâmica que afeta motos da triumph, disfarçados por uma manobra sutil do fabricante.

Mesma dinâmica que afeta motos da honda e demais fabricantes japonesas, causados pelo procedimento enganoso do manual divulgados pelas fabricantes e práticas condenáveis da parte das concessionárias... 

Motores que duram 1/3 a metade do que poderiam, dando prejuízo aos proprietários, colocando suas vidas em risco, e dando grandes lucros para os empresários envolvidos... quem escaparia de uma investigação rigorosa? 

Vou dar um exemplo concreto de como a medição do nível de óleo usando esses artifícios criados pelos fabricantes pode ser traiçoeira.

Tome como base na minha experiência com minha mvk Fenix Gold — Edith.

Na última troca de óleo da Edith, mandei por e acompanhei a colocação da quantidade de óleo que considerava correta:

O manual manda colocar 1,9 litro de óleo, e habitualmente coloco colocava 2,3 litros de óleo.


E assim foi feito na sexta-feira, 11 de setembro de 2015.


Abastecida com 2,3 litros de óleo, conferi o nível logo após a troca (motor ainda quente) e a vareta apontou praticamente 7/8 da faixa de medição da vareta de óleo.

Beleza, né? Só que não.

Meus amigos Betho e Edifrans estavam chegando na manhã do domingo seguinte, e o planejado era que todos subíssemos a Serra do Rio do Rastro. 

Por isso, na manhã do domingo, com o motor frio, antes que eles chegassem, me preparei para colocar uma dose de Militec para preencher aquele 1/8 faltante, e aproveitei para fazer nova verificação do nível de óleo. Velho hábito muito saudável para os meus motores. 

Para minha surpresa, ligando o motor por alguns minutos e desligando, exatamente conforme o manual, verifiquei a vareta e não encontrei óleo — ela estava praticamente seca.

Fiquei besta. Só não caí de quatro porque foi depois do café da manhã. E não havia um gramado.

Conferi novamente, e conferi mais uma vez, cheguei a pensar que estava alucinando (não seria a primeira vez), mas a realidade era que o motor estava pedindo mais 350 ml de óleo.

Ou seja, resumindo:

Acabei não subindo a Serra do Rio do Rastro com o pessoal por motivo de trabalho urgente. 

A medição do nível de óleo a quente que fiz assim que troquei o óleo MASCAROU a necessidade de colocar pelo menos mais uns 350 ml para atingir a marca de nível superior da vareta medidora. (Então no total são necessários 650 ml a mais de óleo na mvk Fenix Gold do que diz o manual do proprietário.)

Logo após a troca o óleo esquentou assim que entrou no motor e se dilatou. 

Na segunda medição, com o motor frio (ligar por 2 a 3 minutos não é suficiente para esquentar o óleo a ponto de se dilatar), a quantidade colocada que já era bem superior ao recomendado pelo fabricante se mostrou extremamente insuficiente.

Depois eu lembrei que o mesmo já havia acontecido na penúltima troca...

O procedimento determinado pelos fabricantes é enganoso por uma série de motivos, a começar pela quantidade incorreta.

E há uma série de pequenos detalhes que contribuem para que você nunca perceba que está tomando prejuízo — o que não aconteceria se o manual simplesmente dissesse a quantidade correta de cada troca...

As empresas sabem perfeitamente de tudo isso que eu falo aqui, mas os proprietários não.

Então é uma festa, porque na hora em que o motor abre o bico, todo mundo passa aquela imagem de que "moto é assim mesmo", "motor de moto não dura nada"...

E os proprietários se conformam porque poucas pessoas têm condição de chafurdar nos fatos e descobrir a verdade por si mesmas.

É por isso que sou tão paranoico quanto a isso.

Odeio ver pessoas inocentes sendo lesadas e lesionadas por falta de conhecimento e por confiarem excessivamente em quem não faz por merecer.

Um abraço,

Jeff

20 comentários:

  1. O leitor André Bottura postou no facebook:
    Jeff, como disse no outro post, comprei uma Yamaha Nmax 160 faz 3 dias. Hoje cedo fiz o procedimento de verificação do óleo do motor como indicado no manual: ligar por alguns minutos; desligar por alguns minutos, tirar a vareta, limpar, recolocar a vareta sem rosquear e verificar.

    A medida do óleo deu bem próxima do nível máximo. Repeti a colocação da vareta para uma nova medição e foi confirmado aquele nível de óleo. O nível recomendado é 0,9 l.
    O que vc acha? pelo resultado, o nível está correto....

    Olá, André!
    Agradeço o retorno da informação!
    A prática de colocar menos óleo do que o nível correto não é praticada por todas as concessionárias. As honestas sempre fizeram a coisa certa. Outras estão fazendo agora que problemas gritantes como o das motos honda surgiram.
    Gosto de pensar que talvez por causa de denúncias como as feitas no blog, a própria honda alterou o procedimento de medição no manual, deixando mais claro para todo mundo que o procedimento exige ligar e desligar o motor — assim, somente quem não se informa e não lê o manual não terá condições de fiscalizar o serviço por conta própria.
    Outra possibilidade é que a escola da triumph tenha ensinado alguma coisa ao pessoal, e agora simplesmente eles estão indicando nos novos motores uma quantidade menor que a ideal com nível menor que o ideal e que os proprietários nunca terão como descobrir... só saberemos com o tempo, quando e se surgirem casos de clientes reclamando "sempre fiz revisão em concessionária e o motor da minha moto fundiu com 10 mil km"
    Ou 20 mil km, ou 30 mil km... valores absurdamente baixos que serão contra-argumentados com a velha desculpa "motor de moto é assim mesmo..."
    Em princípio, se o nível é atingido com a quantidade recomendada, obedeça o manual. Entre os proprietários com que conversei, as yamnaha foram as que geraram menos reclamações de falta de óleo.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi nada mas fiquei interessado pois a próxima moto que pretendo ter sera da yamaha

      Excluir
    2. Basicamente, hoje nós conseguimos identificar que as motos estão com menos óleo do que deveriam conferindo a vareta conforme o manual. Se amanhã eles mudarem as varetas que nem fez a triumph, e passarem a recomendar uma quantidade inadequada mesmo fazendo o procedimento corretamente, ninguém terá como descobrir o macete.
      Um arraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Na entrega da minha Crosser 150 o nível também estava correto, porém na primeira revisão (1000KM) foi que o bicho pegou e o óleo nem molhava a vareta de medição direito, e a revisão foi na mesma concessionaria da compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson!
      Você falou justamente o que eu pensei em escrever na resposta acima e acabei esquecendo:
      Não se pode confiar nunca no trabalho desse pessoal!
      Seguro morreu de velho e o motor da minha moto também pretende ir pelo mesmo caminho.
      Daqui a um bom tempo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Oi Jeff. Compartilho com você o seu sentimento de perda da Edith, era uma belíssima moto, mas a vida em alguns momentos exige decisões difíceis e é aí que ultrapassamos algumas barreiras e evoluímos Espiritualmente.
    Abração e que Deus te abençõe, assim como a todos os que seguem o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Carlos...
      Meu "choro" é porque faz tempo que estou tomando decisões difíceis...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Minhas contas não fecham há vários anos, estou cansado de viver no vermelho. Trabalho por conta própria e não ter salário fixo nem décimo terceiro faz uma falta...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    3. Em resumo, vivo com pouco, mas em compensação, durmo (quando durmo) de consciência limpa.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Porque é a única coisa entre duas partes de dentro do motor da moto, quer mais motivos?

    ResponderExcluir
  5. Eai Jeff, beleza? Fui pesquisar sobre a Honda cb300 e encontrei seu blog, gostei bastante. Queria te perguntar, como eu devo verificar o óleo da minha Honda CG 160? E a troca, com quantos km eu faço, e que óleo eu faço? Tenho apenas 18 anos, minha primeira moto, eu seguiria o manual, mas diante do seu conhecimento sobre o assunto eu decidi perguntar. Se houver algum post falando sobre, é só me passar o link. Eu adoraria continuar lendo, até encontrar algo sobre, mas tenho que trampar... Como você, eu trabalho por conta própria e não tenho salário fixo hehe. Desde já agradeço, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leovim, obrigado por acompanhar o blog!
      Você encontra isso detalhado nesta postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/12/como-ver-o-nivel-do-oleo.html
      Basicamente, é fazer exatamente o que manda o manual: motor frio, moto nivelada, ligar o motor por 2 ou 3 minutos, retirar a vareta, limpar, colocar no lugar sem parafusar, retirar e ver onde o nível estar e completar até chegar na marca superior da faixa de medição. Outros motores podem ter procedimentos diferentes, tipo medição a quente, mas sempre depois de ligar e desligar o motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Olá Jeff, tenho uma fan 150 2012, eu uso o óleo Mobil 20W50 mineral, queria migrar para outra marca, vc poderia me dar sugestões de óleo que poderia usar em minha moto? Sendo de viscosidade indentica a essa!?
    Tava pensando em usar o Lubrax 20w50, é um bom oleo?
    Quanto ao nível, fazendo o procedimento como manda no manual,é necessário adicionar 1 L e 250 ml para atingir o nível maximo. Sempre coloco essa quantidade graças as suas informações, e andar com a moto sempre com oleo no nível correto nota-se o motor realmente mais silencioso e trocas de marchas suave!
    Só mais uma dúvida, quando eu troco o óleo de minha moto, e ligo o motor e desligo durante alguns minutos conforme o manual, noto que tem um pouco de espuma "bolhinhas" no oleo novo! Isso é normal por causa do movimento das peças internas fazer o oleo ficar assim? Obs: uso óleo mobil 20w50 mineral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanderson!
      O Lubrax é um bom óleo, ou pelo menos era até antes desses rolos todos na BR. Motul é muito bom, mas depende de pegar da refinaria francesa ou da refinaria espanhola, o francês tem cor puxando para o rosa enquanto o espanhol puxa mais para o amarelo, não gostei desse último. Yamalube mineral é muito bom e o equivalente dele sem grife da yamaha é o texaco havoline, os dois são mais difíceis de encontrar que o Lubrax. Outra alternativa é o óleo da shell, também é fácil de encontrar.
      Motor bem lubrificado é outra coisa!
      Sobre as bolhas, elas são normais — o óleo é bastante agitado dentro do motor, é uma das coisas que apressa sua oxidação e degradação. Coincidentemente, será o tema da próxima postagem prevista para o final de semana.
      Já aconteceu de eu inspecionar o nível de óleo logo de manhã e encontrar não apenas bolhas, mas o óleo leitoso. Felizmente é uma condição transitória por causa da condensação de umidade nos dias frios. Se fosse por contaminação do líquido de arrefecimento (a moto era a mvk Fenix Gold), seria um problema sério. Foi só o motor esquentar um pouco e a umidade evaporou, o óleo retomou a coloração transparente normal.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. Esse óleo da motul é muito difícil encontrar por aqui, portanto vou testar essas outras marcas que você citou!
    E quanto à classificação API, esse óleo que estou usando atualmente tem classificação API SL, fiquei com receio de usar o oleo ipiranga mineral API SJ por ser inferior, será que tem muita relevância um oleo SJ para um SL?
    Creio que é melhor usar o Ipiranga e trocar a cada 1000 KM, do que um api SL e trocar a cada 1500 KM.
    O chato é ter que comprar 2L sempre que for testar uma marca, para poder completar até o nível máximo, e também entre as trocas.
    Jeff muito obrigado pelas informações e sugestões! Vou continuar lendo as suas postagens pra ficar mais informado! Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  8. Um SL sempre será preferível a um SJ, apesar de o SJ já ser muito melhor do que o SG. Curiosamente, o Motul 3000 é um SG, mas desconfio que eles fazem isso por razões de mercado. Se eles dissessem que o motul 3000 é um 25W-60 (eu acho que ele é suficientemente viscoso para se enquadrar nessa classificação) não disputaria mercado com os outros óleos porque nenhum fabricante recomenda essa viscosidade. Talvez façam o mesmo quanto à classificação API, muita gente não entende que o fabricante determinar uma "classificação API SG ou superior" permite que ele use um SJ ou SL, mas muita gente tem um pavor desmedido de fazer alguma coisa diferente do que está escrito no manual. E as montadoras se aproveitam disso para cometer essas barbaridades que denuncio aqui.
    Quanto a deixar a sobra de um litro em casa é uma vantagem, porque você vai poder repor o óleo conforme ele é consumido. Inspecione no mínimo semanalmente e sempre antes e depois de viagens prolongadas para não ter uma surpresa.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nunca use um óleo SM, que é totalmente sintético e prejudicará a embreagem se não tiver classificação JASO MA1 ou MA2.
      Abraço,
      Jeff

      Excluir
  9. Eu sempre inspeciono o nível antes, e depois de usá-la e mantenho sempre no máximo da vareta, que nunca chega usando 1 L recomendado!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Salve vanderson!
    Eu tenho a mesma motoca/ano uso o semissintetico da castrol 20w50 e sempre encontro a versao mineral que é de embalagem cinza escura e nao contem a inscricao "extra", pessoal sempre fala bem e pela minha otima experiencia com o semi recomendo a marca. Minha motoca tem baixa quilometragem e por eu andar muito em tragetos curtos sempre ligo a moto em ate 5 min antes de sair apos longos periodos parada(ida e volta do tranpo), conheco cara que anda bastante que só faz isso de manha e pra olhar o oleo e nunca teve problema ate esticando as trocas ate 1500 do contrario a min que tive que trocar os discos da embreagem com 15 mil, pelo mesmo motivo faco a troca de mil em mil. Oleo é uma questao muito individual e te aconselho a nao ficar se baseando muito na opniao alheia, se esta tudo bem continue se comecar a desandar troca! É simples e facil e boa sorte com a magrela

    ResponderExcluir