terça-feira, 9 de agosto de 2016

Posso usar cinquentinha ou motoneta em rodovia?

Posso usar cinquentinha ou motoneta em rodovia?

Não.

E não é questão de a polícia proibir, é questão de você não morrer.

E nem vou falar da instabilidade, das rodas pequenas para os buracos, do vento lateral que as desequilibra.

Usar uma moto acima do que ela aguenta faz o motor travar na frente de um caminhão.

Muito possivelmente foi o que aconteceu com esta Pop 100 em plena BR-324.

Não vou postar o link do vídeo porque as imagens são chocantes demais. 
Reportagem: http://bahianoar.com/motociclista-e-carona-morrem-apos-serem-atropelados-por-caminhao-na-br-324-feira-de-santana/

No vídeo o policial rodoviário comenta que o piloto e garupa foram atropelados quando o motociclista "se perdeu" e parou na frente do caminhão.

Pode ter parado porque faltou gasolina, um pequeno descuido que pode ser fatal em rodovias...

Mas muito mais provavelmente o motociclista parou porque o motor pifou — e essa é uma causa que dificilmente deixa evidências, verdadeira epidemia silenciosa.

Sua vida depende de você não usar sua moto acima do que ela aguenta.

Quando a moto é exigida no limite, o motor esquenta demais e chega uma hora em que ele acaba fundindo e travando, aí não tem o que fazer.

Motos pequenas em rodovias ficam o tempo todo no limite.

O principal motivo de quebra é exigir demais de um motor e transmissão que já estão sofrendo no limite por rodar sem óleo suficiente.

Uma Pop e todas as outras motonetas ou motos de baixa cilindrada não são feitas para rodar em estradas.

O pessoal se ilude e até posta vídeos mostrando o quanto a maquininha anda:
Imagem do vídeo: Acelerando Pop 100 com 2 pessoas


Isso é ilusão.

Os velocímetros de ponteiro das grandes fabricantes têm um erro mínimo de 5% a 10% para mais a fim de evitar reclamações de gente sendo multada — quanto menor a cilindrada, maior o erro.

Essa motinho chegou no máximo a 90 km/h reais. 

O outro motivo porque isso é ilusão é que chegar a 90 km/h em um vídeo de 1 minuto e 35 segundos é uma coisa...

Outra bem diferente é ser obrigado a fazer todo dia o trajeto completo para casa rodando ao máximo do que o motor aguenta. E com pouco óleo.

O motor estoura.

A velocidade de cruzeiro, aquela em que o motor consegue trabalhar sem esquentar demais, é de 80% a 90% da máxima — para diminuir a chance de travar o motor.

E apenas com o piloto. 

Levando garupa, o motor faz mais força, esquenta mais. Para compensar, o prudente é viajar a 80% da velocidade máxima.

Uma pop somente poderia rodar em uma rodovia a uma velocidade real na casa dos 70 km/h, velocímetro marcando 80 km/h.

E carros, ônibus e caminhões na rodovia com velocidade máxima permitida de 90 km/h rodam a 110 km/h — reais. Dependendo da rodovia, bem acima disso. 

Ou seja, a velocidade baixa e segura para rodar sem risco de travar o motor das motonetas e motos pequenas é perigosa porque aumenta o risco de você ser atropelado.

E nesse caso aumentar a velocidade não é solução porque você força demais o motor.

Assim, você não pode fazer trajetos longos em rodovias com uma motinho de baixa cilindrada — 5 minutos rodando com aceleração máxima já são uma temeridade para o aquecimento de um motor no limite. 

Aquela moto do acidente possivelmente não teria matado seus ocupantes se:


1) A motinho não fosse obrigada a dar o máximo o tempo todo em uma BR;

2) O piloto não estivesse levando garupa;


3) O motor estivesse com o nível correto de óleo.

Motinhos como as cinquentinhas, a pop 100, 110 e similares não são feitas para pegar estrada.

Garupa, só naquele passeio até a sorveteria do bairro no fim de semana.

Não são motos para ir e voltar do trabalho pegando rodovia. Nem sozinho.

Uma 125 / 150 já é o mínimo do mínimo para encarar uma estrada, e ainda exige que você use a faixa da direita, correndo perigo junto dos caminhões — e atrapalhando os caminhões, eles irão te ultrapassar em manobras superarriscadas. 

Não pegue uma rodovia para longos percursos garupado com menos do que uma 200 / 250, daí para mais.

E caso precise fazê-lo, sempre mantenha o óleo no nível correto e respeite os limites da moto para não ficar com o motor travado na frente de um caminhão.

Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. A 40 anos atrás, quando comecei a me interessar por motos, já era dito que em estradas, a motocicleta deve ter motor acima de 250cc, sendo que naquela época a velocidade máxima em todas, eu disse, todas as estradas no Brasil, era de 80km/h. O limite a ser atingido (mantido) é de 80% da velocidade máxima da moto, conforme as explicações dadas pelo Jeff.
    Excelente postagem, que cada leitor guarde em sua mente estas dicas e orientações, colocando em prática e orientando outros motociclistas.

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    1. É verdade, José. Qualquer cinquentinha que se atrevesse a pegar a via Anchieta não passava da primeira viatura da polícia rodoviária. Hoje vale tudo, inclusive vender motos 125 para uso por crianças de 10 anos... e até cinquentinhas para crianças bem menores que isso.
      Depois fazem reportagens sobre as altas taxas de internação hospitalar, sobre como os acidentes de moto sobrecarregam o SUS, custo do seguro, blablablá, e a moçada é entregue às feras do trânsito sem ter a menor noção sequer dos cuidados que deve ter com a moto.
      Pegar rodovia de Pop com garupa é o mesmo que entrar naquela corrida de touros da Espanha com uma perna engessada.
      Carregando alguém nas costas.
      É triste.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. E seu apelo para que os leitores ajudem a divulgar essas noções básicas de segurança é muito oportuno.
      Orientar hoje uma pessoinha de 18 anos pode impedir que a vejamos amanhã caída no asfalto.
      Forte abraço,
      Jeff

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