quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Meu espelho vive se soltando

Outra coisa que chama a atenção e irrita nesse vídeo da fechada do caminhão é o espelho da moto desregulado e totalmente solto.
Imagem: Vídeo da postagem acima, ou veja em tela grande direto no youtube.

Isso é algo muito comum, de uma hora para outra o espelho começa a se soltar a toda hora por causa da vibração da moto e não basta apertar, ele se solta novamente.

Por causa do esforço aplicado a uma grande alavanca localizada na ponta do guidão, a tentativa de apertar o espelho com a moto em movimento causa mudança brusca da trajetória com sério risco de acidente. Assim me disseram, porque eu nunca faria uma besteira dessas. Nem repetiria a tentativa toda vez que isso acontece. E nem ficaria incomodado com isso. Sou um cara calmo e não cometo atos impensados. Meus movimentos são friamente calculados.

Como fixar o espelho para que não se solte?

Esse é um problema que tem me irritado seriamente nos últimos dias na Jezebel. Ela é uma garota vibrante, no bom sentido.

Apesar de já ter apertado várias vezes, o espelho volta a se soltar no dia seguinteQUE ÓDIO!!!! QUE RAIVA!!!! GRRRRR!!! шторм!!!! ветер!!! молнии!!!

E um aperto excessivo pode danificar a rosca do manicoto (o suporte do espelho preso no guidão). Não que isso tenha acontecido comigo algum dia em um passado tão distante que eu nem me lembro mais.


Você pode colocar uma arruela de pressão ou de borracha debaixo da porca de fixação, problema resolvido.


Na Edith eu eliminei o mesmo problema colocando aneizinhos de borracha (O-rings) debaixo da porca, e funcionou razoavelmente bem.
Precisei colocar mais de um e eles se deformaram mais do que o esperado — mas o espelho ficou firme.

Anexo comentário feito pelo leitor José Carlos Ayres (obrigado!) e minha resposta:

Acredito que o líquido trava rosca também traria um bom resultado. No caso da arruela de pressão, o ideal é a de aço inox, assim evita-se ferrugem.

Bem lembrado, pode ser até mais fácil de encontrar e comprar do que uma arruela de pressão. Trava-rosca tem até em supermercado. 

Esmalte de unha colocado na rosca é um quebra-galho, mas não funcionou bem na Edith. 

E me ocorreu agora que aquela fita veda-rosca de teflon também pode fazer esse efeito de eliminar vibração e exercer pressão sobre a fixação do espelho — solução que ainda não testei.

O bom de fazer postagens é que isso faz lembrar dos reparos pendentes, o que ajuda a proteger minha segurança. E mantém a Jezebel feliz.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Acredito que o líquido trava rosca também traria um bom resultado. No caso da arruela de pressão, o ideal é a de aço inox, assim evita -se ferrugem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, pode ser até mais fácil de encontrar e comprar do que uma arruela de pressão, dessas meu pai tem um estoque em casa.
      Trava-rosca tem até em supermercado. E me ocorreu agora que aquela fita veda-rosca também pode fazer esse efeito de eliminar vibração e exercer pressão sobre a fixação do espelho.
      Esmalte de unha é um quebra-galho, mas não funcionou bem na Edith.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir