sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Flores, frutas, folhas e tombos

Dica do leitor Darci Neto (obrigado!) sobre acidentes causados por pista escorregadia por queda de frutas de jamelão — veja o vídeo na reportagem da globo:
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/goias/transito/noticia/2016/08/jameloes-caem-em-avenida-apos-chuva-e-causam-acidentes-veja-video.html

Uma lição que pode ser tirada do vídeo: caia fora o mais rápido possível de uma situação dessas, porque é só questão de tempo até mais alguém derrapar ali.

Fruta e árvore do jamelão têm o mesmo nome (não existe jamelãozeiro), e podem ser chamadas de jambo (jambeiro), jambolão, jamborão e jalão. 

É parente da pitanga, pitomba, cereja-do-mato e grumixama. E também do cravo-da-índia, olha só, quem diria. Wikipedia é uma mão na roda.

E todas essas plantas têm algo em comum: 

São comuns (dããã...) no Brasil, são muito frutíferas, e seus frutos escorregam pra caroço.

Fique atento para ruas onde essas pragas belas exemplares de nossa fauna vegetal margeiam as ruas, porque em dia de chuva essas pestes dádivas da mãe natureza despencam que nem fruta madura, cobrem o chão e derrubam motociclistas que nem jacas. Maduras.

E não é só o jamelão que dá na louca de levar a gente para o chão.

Todo mundo conhece o ipê, com grandes copas que ficam carregadas de — e deixam cair — toneladas de flores amarelas, rosas, brancas, roxas. Ops, roxas não. Flor roxa é jacarandá-mimoso, outro flagelo encanto.
Imagem: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4427069

Ver uma árvore florida, ainda mais depois de uma chuva, serve de alerta para pista escorregadia à frente.

Mas tem uma árvore ainda mais comum e traiçoeira que despeja não só as flores como também suas folhinhas e frutos às pencas e não só nos dias de chuva: a sibipiruna.

Essa aqui, ó:
Imagem: http://www.caliandradocerrado.com.br/2009/04/na-minha-rua.html

A sibipiruna verdeja o ano todo, mas deixa cair suas folhas no inverno, floresce e deixa cair suas flores na primavera, frutifica e deixa cair suas vagens no verão... a sibipiruna deixa cair o que dá na telha na hora em que bem entende. Não é à toa que os motociclistas a confundem com o pau-ferro.

Frear em cima disso é tombo certo, então redobre triplique quadruplique sua atenção para a cobertura do solo onde você vai passar com a sua moto.

Não dá para falar de todas as árvores que de um dia para outro resolvem despejar coisas que derrubam motoqueiros, mas é possível alertar o pessoal para não cair nessa.

Geralmente é um tombo besta, mas para que arriscar ferir o seu... ahn... orgulho?

Ainda mais deixando cair a primeira moto zero km com o escapamento cromado ainda cheirando a novo... o primeiro tombo a gente nunca esquece.

Preciso lembrar de mudar minha saudação,

Jeff

2 comentários: