sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Escapando por muito pouco

Nada como um vídeo com vários finais felizes... uma pá de gente que nasceu de novo.

Observe que os motociclistas poderiam ter evitado pelo menos 8 das 12 situações (quase 70%) se não cometessem erros ou não fossem imprudentes:

0:00 — No primeiro caso, evitar o acidente só dependeu da habilidade e altruísmo do motorista — ele sacrificou o caminhão na tentativa de evitar o acidente. 

0:40 — A aproximação e tentativa de ultrapassagem foi uma falha tremenda. A situação era arriscada, mas o pessoal não sabe aliviar a mão do acelerador... aí freia com tudo e descobre da pior forma que a moto rabeia e te joga no chão.

0:52 — A m
oto veio em alta velocidade para uma área com acidente sinalizado com cones, deu de cara com o trator na contramão. Faltou prudência.


1:26 — Não perceber o início da área fresada quase levou o rapaz para o além. 

Isso mostra como é importante estar atento para obras de fresamento e irregularidades do asfalto — mas não sei se seria possível reagir a tempo de evitar o tombo. 

Uma boa dica é permanecer alinhado com as rodas de um lado do carro, a uma distância prudente. Os motoristas desviando servem de alerta.

1:36 — Estar atento ao que acontecia permitiu ao segundo piloto se livrar desviando a moto; já o primeiro permaneceu no ponto cego do espelho sem perceber que o carro não estava diminuindo a velocidade, portanto ia acabar jogando para cima dele — escapou por sorte.

2:03 — Ele tentou subir o barranco para sair bem na filmagem... saiu bem mal. 

2:14 — O excesso de velocidade na curva escorregadia fez o cara parar embaixo do ônibus... não fosse o motorista um cara sagaz, o motoqueiro já era.

Difícil encontrar um motorista sagaz assim, melhor não contar com isso.

2:55 — Марадона забивает гол рукой

3:21 — A moto estava mais rápida do que o carro que gravou o vídeo, mas não a mais de 60 km/h, assim teve tempo de desviar para a calçada — se ela estivesse com menos velocidade por causa da rua molhada, o susto teria sido ainda menor.

3:55 — A moto passou em excesso de velocidade e o piloto não percebeu a fiação aérea indicando o trajeto do troleibus. E a seta ligada.

4:15 — Não se faz uma ultrapassagem arriscada ao lado de uma vicinal com um caminhão se aproximando... o carro diminuindo a velocidade era indicação suficiente de que o motorista poderia estar tentando fazer a conversão — aprender a distinguir sutilezas como essa pode salvar sua vida e a de sua garupa.

4:44 — A desatenção com a preferencial não foi fatal por um triz.

A van pode ter sido encoberta por uma casa, árvores, painel de propaganda... olhar pelo canto do olho não garante a visualização, ninguém pode entrar desse jeito em outra via.

Mesmo que você esteja na preferencial, quem garante que o motorista irá respeitá-la?

Acidentes acontecem justamente porque alguém desrespeita as leis e o bom senso — faça sua parte para não entregar a alma e a moto de bandeja. 

Note que houve 4 quase acidentes, e neles piloto e moto saíram ilesos — em 100% deles, as motos estavam em velocidade compatível com o fluxo do trânsito.

E em 4 das situações, os motociclistas somente não se feriram gravemente ou pior devido à habilidade, agilidade e prontidão dos motoristas.

Em 2 dos quase acidentes, a prontidão dos pilotos que se preocuparam em desviar e não em frear a moto foi fundamental.

Sobrevivendo e aprendendo.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Me parece que você trocou o tempo/comentário dos clipes 3:21 e 3:55. Bom vídeo e postagem, é bom ver repetidamente erros dos outros pra não ter que aprender da pior maneira, hehe.

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    1. Santa sardinha, Batman!!! Troquei mesmo!
      Já estou corrigindo no texto!
      E é fato, também aprendo muita coisa com esses vídeos!
      Muito obrigado, e um abraço,
      Jeff

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