segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Como acabar com o fim de semana dos amigos

Como estragar o fim de semana dos amigos acabando com o passeio e perdendo a amizade da turma em apenas dois minutos:

A vida é injusta — quem apronta uma dessas sai apenas com a jaqueta rasgada. E a moto destruída.

E quem vinha atrás e não tinha nada a ver com essa arte do cara, a garupa sai quebrada e ainda toma o maior prejuízo com a moto.

Ao passear em grupo, fique longe do pessoal fazendo arte. 

Não importa se é um cara novo no grupo ou um velho conhecido que é muito fera, sempre fez acrobacia e nunca caiu — um dia a coisa dá errado.

Passeando em grupo, mesmo sem ninguém fazer arte, basta um buraco, um cachorro ou pneu furado para causar uma situação perigosa.

E quando alguém começa a fazer arte, a chance de dar жареная курица passa a ser enorme — se você estiver por perto, poderá não ter tempo de se livrar da encrenca. 

Se você for o aspirante a artista, bem... 

Você sabia que isso podia acontecer, fez mesmo assim, e deu errado? 

Então arque com as consequências.

Já você que não tem vocação artística, mantenha uma distância de segurança desses caras e se livre do enrosco.

De um momento para outro um passeio que tinha tudo para ser legal pode virar um pesadelo para o resto da vida.

Moto não é brinquedo e a vida, além de ser injusta, muitas vezes não dá uma segunda chance.

Um abraço,

Jeff

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Luiz! Não falei nem 10% do que eu gostaria... mas ia ficar chato de ler.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jeff, acompanho seu blog a tempos, já li tanto post e sempre volto pra ver novidades, na questão do oléo ser em quantidade errada apenas 1 Litro, já me atentei e agora graças a você retiro o óleo da forma correta e coloco agora a quantidade certa.

    Jeff, eu to com uma coisinha que anda me irritando bastante na minha moto, tenho uma Fan 2014, comprei usada.. 34Mil Km, hoje ela tem 38
    Na primeira partida do dia, (moro no nordeste não chega a ser frio pela manhã) a moto faz um barulho de tremedeira, vibração.. dura em média 3 a 4 segundos e depois para.. Como se o óleo não tivesse subido sei lá.. Não uso o Genuino Honda, fino demais.. Uso o Mobil 20w50.. Gravei um video aqui, sabe que ao vivo é outra coisa, se nota BEM mais o barulho, mas pelo video da pra notar também se prestar bastante atenção, escuta um barulho de tremido e depois ele para...
    Saberia oque pode ser? Há alguma forma de te enviar o video?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kaio
      Todo motor sempre está vazio de óleo na primeira partida da manhã. O filtro está vazio e até ele encher o motor trabalhará apenas com a película de óleo que ficou sobre as peças durante a noite, então é normal que os primeiros segundos sejam mais barulhentos. Um óleo fino protege ainda menos o motor, um óleo mais viscoso mantém uma película de óleo mais coesa.
      Uma forma de minimizar isso é dar umas duas pedaladas no pedal de partida antes de tentar acionar verdadeiramente o motor. Não costumo fazer isso porque esses primeiros segundos representam um desgaste ínfimo comparado ao ciclo normal de funcionamento do motor, mas conheço gente que não abre mão disso.
      Para me enviar um endereço de vídeo, envie para o meu email, jefferson.tradutor@gmail.com
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. A propósito, já experimentou usar outra marca de óleo? Dentro da faixa 20W-50 há óleos inerentemente mais finos e outros pouco mais viscosos, e isso varia de marca para marca.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeff aqui esta o link
      https://www.youtube.com/watch?v=Xs7QR4hyXLg&app=desktop
      Apos a partida inicia o tremido, consegue notar bem que tem o ttemido quando se ouve ele parando, porém pessoalmente ele é de facil percepção
      Abraço

      Excluir
  5. Obrigado por responder Jeff, então moro com meu primo, a Fan dele é uma 150 2012
    A minha uma 150 2014, é a partida eletrica, pela manhá saimos juntos de moto, cada um na sua, a dele não faz o barulho, ai isso me deixa com a pulga atrás da orelha..
    Sempre usei o Mobil, me recomenda algum de melhor marca com a mesma viscosidade?
    Vou ver se consigo te enviar o video
    Ou melhor, vou publicar no youtube e daqui a pouco posto nos comentarios o link ok? Ouça em algo alto e prestando atenção da pra notar um barulho de tremido.
    Grande abraço Jeff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só agora vi o vídeo. Infelizmente a honda elimina o pedal de partida das motos com partida elétrica, minha Kansas tem as duas.
      Sugiro levar sua moto para fazer regulagem de válvulas, me pareceu que estão bastante soltas. A folga excessiva causa esforço desnecessário que pode diminuir a vida das válvulas, e uma válvula quebrada pode dar grande prejuízo, se ocorrer precisará retificar o motor.
      Sempre que der partida, faça isso com a moto na vertical. Com a moto sobre o cavalete lateral, o pistão tende a ficar descentralizado. Com o tempo (muito tempo), o desgaste se torna desigual, obrigando a uma retífica precoce. Não tenho uma marca específica para recomendar, mas faça o teste e depois conta o resultado aqui para a gente. Viscosidade sempre vou preferir 20W-50. Sua moto já rodou quantos mil km com óleo 10W-30 abaixo do nível correto?
      O mal que já foi feito para esse motor não tem volta, agora é tratar de prolongar a vida dele até chegar a hora da primeira retífica e a partir daí começar a tratar o motor sempre com o nível correto de um bom óleo de viscosidade adequada para o clima da sua região.
      Fico na torcida que uma regulagem de válvulas e um óleo que deixe o motor menos barulhento façam seu motor funcionar mais silencioso, ruído excessivo = desgaste.
      Boa sorte com seu motor,
      Jeff

      Excluir
    2. Então Jeff, as valvulas dela foram reguladas pouco depois que comprei, que fiz logo uma revisão nela, regulagem de valvula, lubrificação dos cabos, troca de vela, filtro de combustivel,troca do oleo do telescopio, caixa de direção..
      Não sei ao certo quanto tempo essa coitada sofreu com o oleo 10w30 kkk, mas desde quando peguei ela ta no 20w50..
      Poxa uma coisa que eu não sabia era isso sobre ligar a moto com o cavalete, muitissimo obrigado pela informação, mais uma coisa nova que aprendi ctg.
      Então, no video por ser filmado de um aparelho celular, o barulho não é bem o ouvido pessoalmente.. minha moto não é barulhenta, acho o motor dela até bem silencioso, mais silencioso que minha moto antiga, e tem barulho igual da moto do meu sogro, que é uma igual a minha, só que 2015 e só com 7mil km.. O estranho é o barulho de tremido que ela da na primeira partida do dia, possa ser valvula folgada, toda vez que ela fica parada um bom tempo (acima de 2horas parada) quando ligo ela já faz o barulho.. mesmo em posição reta. Ex: Vou pra faculdade, deixo ela no estacionamento, após as aulas, subo nela e quando ligo, ela já faz o barulho de tremido :/

      Excluir
    3. No caso, faz cerca de 3000Km que as valvulas foram reguladas na revisão que fiz na HONDA, não sei se depois dessa regulagem mal feita com folga ela ficou com esse barulho (correria e não prestei muita atenção de inicio, já hoje depois do blog, cuido dela como minha filha kkkk).. Mas lembro que quando comprei ela, ela tava com uma valvula presa, que ficava desligando a moto sempre que eu parava em um semaforo.

      Excluir
    4. Olá, Kaio.
      Sua moto 150 tem motor OHC, o comando é acionado por corrente e fica no cabeçote. Nas 125, o comando fica no cilindro e é acionado por varetas. A corrente faz um pouco de ruído, não seria isso?
      É difícil avaliar à distância, e minha experiência com motores foi principalmente com motos OHV (comando varetado). Só a Edith tinha comando OHC e fui obrigado a vendê-la com menos de 10 mil km.
      Também sou meio ruim de ouvido para identificar esse tipo de coisa.
      Seria bom você encontrar um mecânico de confiança em sua região para avaliar o que pode ser esse ruído, caso ele não desapareça com o uso de outro óleo.
      Minha primeira moto CG passou a ronronar depois que troquei a marca do óleo, na época 1979 era o texaco Havoline para carros, nem sei se ainda existe.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
    5. Não sei se seria a corrente de comando, o jeito é abrir mão de 150 pra Honda abrir o motor..
      Muitissimo obrigado por tudo!
      Irei testar um novo óleo e depois volto pra contar no que deu!
      Abraço

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lamentável o que um ser desse pode fazer....

    Jeff grande abraço amigo, andei meio sumido mas voltei a frequentar o que super blog, parabéns.

    Aproveitando se alguém tiver algum grupo no WhatsApp sobre moto e puder me indicar p trocarmos ideias e experiências...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eduardo!
      Obrigado por voltar a ler o blog!
      Eu também andei sumido por alguns meses!
      Grande abraço,
      Jeff

      Excluir