quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Carta às montadoras — parte final

Poxa, donas fabricantes, o pessoal já dá um duro danado para conseguir comprar as motos simplezinhas mais caras do mundo...

E ainda tem que morrer com a grana da retífica depois de apenas 50–60 mil km, e até menos?

Imagem: http://www.kibando.com.br/tag/burro/

É de virar a cabeça...

Por que os motores de motos fabricadas pelas distintas senhoras, tão famosas pela tecnologia e qualidade, duram tão pouco?

Um motor bem cuidado passa brincando dos 150 mil km sem fazer retífica... conheço gente que chegou a 180 mil, e até um motoqueiro de Goiânia que chegou a 300 mil km... sem fazer o motor...

Em compensação esse óleo novo bom pra chuchu que andaram recomendando por aí porque era melhor, durava mais e protegia ainda mais o motor... nem vou falar nada.
Comentários sobre o lançamento do óleo 10W-30 no blog Motociclando: https://motociclando.wordpress.com/2011/01/13/o-casamento-esta-chegando-ao-fim/

As senhoras não acham estranho que nas motos de antigamente sem essas modernices os motores duravam muito mais?

Será que esse enganozinho das suas concessionárias que só colocam uma merreca de óleo, em vez de fazer o que as senhoras mandam, será que isso não está ajudando a acabar com a durabilidade dos motores?

Tenham dó dos clientes, donas fabricantes... os motores das motos poderiam durar três vezes o que duram hoje, sem poluir e sem pedir retífica...

Isso sim seria ecológico. Gerar sucata antes da hora é um desrespeito com a natureza.

As senhoras falam tanto em preocupação com o respeito ao meio ambiente... não seria bacana fazer esses motores durarem o tempo que realmente poderiam durar?

Afinal, as senhoras falam nas propagandas que colocam o máximo de qualidade e tecnologia à disposição dos clientes...

Que qualidade e tecnologia são essas que estão deixando todo mundo irritado com as motos novas fumando e fundindo o motor?

Algumas muitas até trincando o cabeçote...

Ah, falando em moto fazendo fumaça...

Sabe, parece meio que totalmente hipócrita falar em respeito à natureza, reduzir emissões de poluentes — e não fazer uma coisa tão simples como colocar a quantidade certa de óleo.

Eu sei que as senhoras seriam incapazes de falar uma coisa e fazer outra — então seria bom cobrar isso das suas concessionárias para os nossos motores durarem mais, gerarem menos sucata e preservar o ar que respiramos....

Donas fabricantes de motos, mais uma pergunta:

As senhoras investem tanta grana em propagandas bonitas e reportagens pagas nas revistas especializadas, porque não vêm a público utilizando uma fração dessa verba para esclarecer esses fatos tão importantes para tanta gente de uma vez por todas?

Para não deixar a coisa feia como está ficando para as senhoras, vocês bem que podiam fazer uma campanha na televisão e revistas, tipo um recall do bem...

Aí iam ensinar pra todo mundo como se mede o nível de óleo do jeito certo — ligando e desligando o motor — e como é importante completar o nível, deixando bem claro que não adianta colocar apenas a quantidade recomendada.

Aliás, melhor ainda:

Por que já não dizem a quantidade certa logo de uma vez?

Aí ninguém ia estragar o motor tão rápido!

Nenhum proprietário ia ter prejuízo nem correr risco de vida por travamento do motor em alta velocidade.

Porque tem gente que se bitola nessa quantidade errada que as senhoras informam e não atenta em completar o nível...

Tem gente que confia na qualidade do serviço das concessionárias e não confere o nível de óleo... se confere, confere do jeito errado ensinado pelo seu pessoal...

E na hora em que o motor abre o bico, seu pessoal diz que "a culpa é do cliente" e negam a garantia... coisa feia.

Tem até cliente que fica na dúvida quanto ao nível de óleo e pergunta para os seus vendedores, e eles dizem que "não pode colocar uma gota a mais do que a quantidade recomendada"... 

Pois é, donas montadoras... seu pessoal fala que é isso que as senhoras mandam fazer... eles estão falando a verdade, donas montadoras?

Eles juram de pé junto que fizeram treinamento da fábrica. E se alguém contesta, eles perguntam se a gente "por acaso sabe mais do que o fabricante"...

Desculpem dizer, donas montadoras, mas esse pessoal ou é muito mentiroso ou é muito mal treinado.

Eu não sei mais do que ninguém, mas sei ler o manual e sei que não é isso que está escrito lá... 

Então porque as senhoras montadoras deixam seus representantes diretos junto ao público fazerem essas besteiras com nossas motos?

Por que as senhoras deixam eles falarem essas mentiras pra gente sem receber nenhuma punição, donas montadoras?

Por que há anos isso é denunciado e ninguém toma uma atitude, donas montadoras?

Poxa, se eu não soubesse que as senhoras são tão respeitáveis, eu me atreveria a pensar que são coniventes com isso... misericórdia, cruz credo pensar uma bobagem dessas, né mesmo? 

Sabe, donas fabricantes... é tanta gente que diz que leu o manual e não entendeu que tem que colocar mais óleo do que a quantidade recomendada...

É tanta gente que não entende os manuais de proprietário que eu chego à conclusão de que os manuais das senhoras são muito mal escritos e acabam induzindo as pessoas a não fazer a medição e a troca do jeito certo.

Seu material de treinamento deve ser tão mal escrito quanto, porque até os vendedores e mecânicos que fazem o treinamento e recebem certificado da fábrica não entendem... 

E eles acabam enganando os clientes — sem querer, claro — porque senão seria safadeza, e Deus me livre pensar tal coisa vinda da parte das senhoras ou de seus representantes oficiais.

Eliminar esses mal entendidos seria bom para todo mundo, donas fabricantes.

Bom, talvez menos para as senhoras, né, que vão demorar um pouquinho mais para vender peças de reposição.

E o pessoal vai rodar mais tempo com as motos antes de pensar em trocar por uma nova.

Mas em compensação, muita gente não vai travar o motor no meio da BR, correndo o risco de ser atropelado, olha só que coisa boa!

E também não vão ficar pifados no meio da estrada falando das senhoras aquelas coisas feias que, nossa, nem quero lembrar.

Me despeço na esperança de ver essas perguntas respondidas um dia talvez quem sabe, porque sou brasileiro e não desisto nunca.

Vou continuar metendo os cascos martelando estas teclas e cravando essas perguntas até o pessoal começar a agir com seriedade e acabar com essa leviandade no trato com os consumidores.

Até a próxima carta,

Jeff

21 comentários:

  1. Boa Jeff.
    Graças à você coloco à quantidade correta de óleo em minha moto, onde percebi melhoras nos ruídos do motor, nos engates das marchas, o que hoje me dá a tranquilidade de confiar na durabilidade do motor.
    Também me ajudou muito em abandonar a idéia de utilizar óleo mais sofisticado (e muito mais caro), onde o bom é velho 20W50 mineral, reina absoluto. Até porque a minha moto é com refrigeração a ar e se encontra em região quente (RJ).
    É como diz a frase... "É BOM SER DO BEM".
    Deus te abençoe e proteja hoje e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José!
      Fico feliz que minhas postagens sejam úteis!
      E aproveito para avisar uma novidade:
      Hoje descobri um enorme escândalo envolvendo um fabricante de motos dos mais conceituados e que você nunca imaginaria ser capaz de um dia ter cometido uma erro tão monstruoso... coisa para perder a fé nos engenheiros moços de hoje em dia.
      Felizmente, são motos relativamente raras, então poucos proprietários tiveram esse megaprejuízo.
      Estou preparando a postagem para a semana que vem, se Deus quiser.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Se não fosse este blog. Acredito que minha moto não estaria passando do 30 mil kms, o que o meu motor fazia de estralos, fui pesquisar na Internet e encontrei esse blog.
    Obrigado Jeff, Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Louis!
      Fico realmente feliz de saber que as informações foram úteis!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Jeff, eu também lhe agradeço muito por fazer estas postagens. Aqui em Fortaleza-CE, é "normal" todo mecânico e lojas, informarem que a quantidade de óleo é aquela do manual e pronto !!! Não pode colocar a mais porque aumenta a pressão dentro do motor, podendo fazer ele quebrar !!! Acredita nisso ?

    Graças a você e seu blog, minha Honda Fan 150 ESi 2011/2011 hoje funciona muito melhor, do que antes. Tentei usar o óleo 20w50 nela, mas percebi uma perda de força e desempenho muito grande, e não percebi diferença no câmbio que ficou muito duro, apesar do motor ter ficado menos ruidoso.
    Hoje utilizo um 10w30 5100 da Motul, no qual eu pago R$45,00. Prefiro pagar esse valor alto, mas vejo o resultado na minha neguinha. O câmbio macio o tempo todo, desempenho muito melhor, motor aquece menos. Junto aos 1300ml de óleo que coloco sempre, adiciono ainda mais 50ml de Militec e estou usando etanol a muito tempo. Estou trocando o óleo a cada 2.000km mas pretendo fazer o teste a cada 3.000km para ver o resultado.

    Com uma dica que recebi de um mecânico de confiança, ainda adicionei 1,5l de querosene em 2 tanques de etanol, para fazer uma limpeza em todo o sistema de injeção e motor, e o resultado é incrível !!! A moto é outra !!! Potência aumentou e o consumo diminuiu !!! Rodando mais de 400km com aproximadamente 12l de etanol !!! Nunca tinha conseguido chegar a essa marca com etanol.

    Jeff, mais uma vez: MUITO OBRIGADO !!!

    ResponderExcluir
  4. Adicionando: Já testei o óleo da Honda 10w30, Mobil 10w30, Mobil 20w50, Ipiranga 10w30, Lubrax 10w30 e agora o Motul 10w30 5100.

    Na minha opinião, se a pessoa não puder usar o Motul, pelo menos use o Lubrax. De todos que testei, foi o menos ruim. A motoca funcionou melhor com ele, mas nenhum deles se compara ao Motul. Pelo menos essa é a minha experiência, com a minha moto. Faço revisão nela sagradamente a cada 4.000km. Hoje ela está beirando os 50.000km e pelo que todos comentam, além do meu mecânico de confiança, ela ainda está bem longe de precisar de retífica no motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente seu depoimento, Marcelo!
      "Não pode colocar óleo a mais porque aumenta a pressão dentro do motor, podendo fazer ele quebrar..." Sim, sempre ouço isso, e essencialmente não está errado. O problema é que óleo somente seria "a mais" se fosse além do que a fábrica manda fazer, só que usando o expediente "coloque X e adicione mais, se necessário"... taí a pegadinha... eles enfatizam a quantidade, quando o realmente importante é o nível, impossível de ser atingido com a quantidade que eles falam. (Eu sei que você já sabe disso, mas sempre escrevo pensando naqueles que um dia lerão esta conversa no futuro...)
      Quem está acostumado com óleo 10W-30 vai notar uma pequena queda de rendimento do motor por causa do óleo 20W-50 mais viscoso, é normal. Da mesma forma, se eu passasse a usar o 10W-30, sentiria o motor mais solto e mais barulhento. O estranho é que você tenha notado uma queda de rendimento tão significativa.
      1300 ml + 50 ml é bastante óleo a mais do que o motor da honda Fan pede, que são 1200 ml. Talvez seja a explicação para a queda de desempenho que você observou.
      Óleos semissintéticos/sintéticos duram bem mais que os minerais, mas nunca testei sua durabilidade. Fique atento à reposição do óleo consumido, porque 10W-30 desaparece mais rápido do cárter, se não for reposto você sabe a dor de cabeça que dá.
      Querosene tem a tendência de formar um verniz gosmento, fique de olho se com o tempo isso não irá se acumular no fundo do tanque de combustível.
      Eu costumava colocar um pouco de gasolina no tanque do fusca a álcool, faz muito tempo...
      Os óleos da Motul são muito bons e também gosto do Lubrax. Militec também testei e gostei bastante.
      Com esses cuidados que você tem, tomara que você no mínimo consiga triplicar essa quilometragem!
      Eu que agradeço pelas informações, um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff, vou continuar com a utilização dos 1300ml, porque pelo que percebi, a moto está esquentando menos e com desempenho melhor que com 1200ml que eu já havia relatado aqui no blog. Já o Militec, pelo que diz o fabricante, ele sai do óleo e adere nas partes metalicas do motor com pouco masi de 100km depois de aplicado. Então não teria problema de quantidade a mais no motor. Com relação ao querosene, depois da sua dica, vou maneirar nele. Talvez utilizar 500ml ou 1l no tanque a cada revisão (4.000km). Acho que fica excelente de forma preventiva. Como você comentou e o amigo Louis comentou abaixo, vou procurar depois um 20w50 da Motul, e experimentar na minha motoca. Vai que a perda de desempenho que senti, foi pela porcaria do Mobil 20w50 que usei né ? Com 800km o câmbio já estava horrível. Com esse Motul 10w30, chego nos 2.000km para trocar e ainda está macio. Abraços.

      Excluir
    3. Olá, Marcelo!
      Olha como são as coisas:
      Na minha primeira moto eu usava o óleo indicado pela fábrica, comprei a moto 0 km e com 700 km o câmbio ficava duro, aos 5 mil km (sempre trocando de 1000 em 1000, revisão em concessionária) o motor estava fumando... por sugestão do meu pai troquei de marca e nunca mais fumou.
      Foi aí que descobri que o óleo recomendado era uma bela de uma decepção.
      Quase 30 anos depois, com a segunda moto, deixei na oficina e por engano acabaram colocando o danado de novo, dei uma chance para ver se tinha mudado alguma coisa... aos 700 km joguei aquela água de batata no lixo.
      E quando descobri esse absurdo da quantidade recomendada ser insuficiente, foi a gota de óleo que transbordou o copo.
      Comprovei minha teoria — quanto mais manutenção, mais peças vendidas, maior o lucro para as empresas.
      Se fizer realmente esse teste, conte o resultado!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. companheiros, boa noite !

      Jeff! como o Marcelo disse. com 1300 ml de oleo no motor eu sinto ele menos quente, e o cambio também menos duro, ao invés do 1200ml de antes. e quando fazia a troca do oleo quando atingia os 1000km colocava 1200 ml, sempre ao passar dos 150 ou 200 km precisava repor exatamente 100 ml, assim atingido a marca total do medidor do oleo. e assim verificando mais em nenhum momento precisei repor;
      E Marcelo já usei o Mobil. troquei pelo Lubrax por ser mais barato e sentir uma melhorar no cambio, percebi também uma sensível melhora na embreagem como prometido no rótulo da embalagem onde se diz que evita patinação. realmente ele parece que dá uma pegada melhor nos discos e embreagem desliza menos. Pretendo usar o Yamalube, mais por enquanto a grana está curta vou usando o Lubrax essencial 4t 20w50.

      Excluir
    6. ei Marcelo você tem quase a mesma historia que eu, a minha é fan 150 esdi 2012, eu sempre fiquei encucado com essas coisas na moto ate quando ela completou 15 mil km e eu tive que trocar os discos da embreagem foi ai que eu comecei a ir atras serio. Eu trocava o óleo de 1200 em 1200 e andava só 14 km por dia não importava o tempo que ela ficava parada eu ligava e já saia acelerando, foi ai que eu encontrei esse blog aprendi varias coisas inclusive sobre o uso severo. Na minha opinião o lubrax também foi o melhor que já usei nem se compara ao "água de batata", a embreagem não cola mais, descobri pq patinava e pq tive que trocar os discos tao cedo, eu estava feliz com o lubrax mas por recomendação do Jeff resolvi arriscar um 20w50 semissintético é recente então não posso dar muitas conclusões, mas se tem uma coisa que eu não faco mais é passar a troca de óleo de 1000 em 1000. Só pra acrescentar com o 10w30 nunca consegui fazer a famosa medição do Jeff, o óleo escoava muito rápido mas mesmo assim arrisquei e não me arrependo já com o 20w50 ocorre tudo certinho.

      Excluir
  5. Jeff

    Coloquei 1300 ml fan 150 2012/2013, teria algum problema eu ter passado dos 1200 ml como você diz na resposta acima ? E quanto a troca do óleo 10w30, pelo, 20w50 não sentir essa perda de desempenho eu senti o motor. Como você diz mais feliz, até nas aceleração de retomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louis, não é recomendável exceder o nível máximo. Falta de óleo é ruim, e excesso pode ser até pior, porque aí sim o excesso de óleo dentro do motor pode causar calço hidráulico que danifica seriamente o motor.
      A quantidade de óleo a mais do que o nível correto varia de acordo com o projeto, e nunca é recomendável óleo a mais.
      O motor da minha Kansas tem uma construção interna parecida com o das CG, e ela aceita mais óleo sem se incomodar muito. Sei disso porque um dia eu viajei para o Rio com os amigos, na época eu estava tomando um antidepressivo que me deixava um pouquinho paranóico... cismei que o óleo estava baixando e a cada parada eu colocava um pouco de óleo para repor preventivamente — não sei o que me deu na cabeça, mas eu não estava no meu normal. Resultado é que voltei para casa e tinha muito, muito mais óleo que o devido no motor.
      Em compensação, minha ex-mvk Fenix Gold era bastante sensível quanto a excesso de óleo, se colocasse 100 ml a mais do que os 2,5 litros necessários (manual dizia 1,9 litro), o motor dava sinais de pressão excessiva, eu era obrigado a eliminar o excesso.
      Os dois motores chineses se baseiam na mecânica honda, então o recomendável é nunca exceder o nível máximo que na sua moto é atingido com 1,2 litro de óleo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  6. Olá Jeff, diante do seu comentário, "Na minha primeira moto eu usava o óleo indicado pela fábrica, comprei a moto 0 km e com 700 km o câmbio ficava duro, aos 5 mil km (sempre trocando de 1000 em 1000, revisão em concessionária) o motor estava fumando... por sugestão do meu pai troquei de marca e nunca mais fumou."
    Qual seria este óleo? E uma curiosidade qual marca atualmente está usando, na desidade 20w50? E é semi-sintetico ou mineral?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso somente óleo mineral. Se fosse usar um óleo semissintético, ficaria fiel à viscosidade 20W-50 por critérios técnicos.
      Na primeira moto eu passei a usar o texaco Havoline para carros, na época não havia distinção.
      Hoje na Kansas 150 estou usando shell Alta Quilometragem. Antes usava castrol Alta Quilometragem, mas não se acha em postos de estrada. Esses dois são óleos 25W-60 para motores cansados com folgas maiores devido ao desgaste normal.
      Quando Jezebel era mais nova, eu usava o motul 3000 e Yamalube. Ambos também não se acham na estrada, fiquei com o Lubrax SL, todos 20W-50, até o motor começar a ficar barulhento e pedir um óleo mais viscoso.
      Na Fenix Gold 0 km eu usei o motul 3000, o Lubrax mineral 20W-50 e depois o Yamalube. Foram apenas 10.000 km, apenas quatro trocas.
      Coincidentemente, o Yamalube mineral é fabricado pela empresa sucessora da texaco.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Já teve uma vasta experiencia co diversos óleos, eu só no Mobil, vou testar na minha proxima troca o Yamalube. Queria algum que aumentasse o tempo de troca, troco sempre de 1500km, o problema é que em 4 semanas já ando esses 1500 km. Vou continuar no Mineral e vou começr a testar alguns óleos diferentes o problema é sempre comprar 2 pra fazer os 1,2Lt rs, be que poderia existir alguma embalagem já com 1,2 kkk, o mais barato na minha região é o Selenia, já ouviu falar?
      Abraço

      Excluir
    3. É fundamental ter uma reserva de óleo em casa para completar sempre que necessário. Você que roda bastante, não espere completar a quilometragem sem verificar e repor o óleo consumido.
      O ideal é verificar todos os dias antes de sair com a moto, ou no mínimo uma vez por semana, e sempre depois de um trajeto longo tipo 300 km.
      Em trajetos longos em alta velocidade, um consumo de 100 ml a cada 100 km para uma moto 125/150 não é anormal, ainda mais se tiver que subir uma serra.
      Você pode levar um recipiente de 200 ml para reposições de emergência. Eu levo 1 litro inteiro no alforje e vou repondo durante a viagem.
      O Selenia era recomendado pela dafra logo no início, é recomendado pela fiat, e o pessoal no fórum dafra reclamava muito. Mas não sei se era realmente culpa do óleo ou da quantidade absurdamente errada... comprei minha moto com 3.352 km e nunca usei o Selenia.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Complementando:
      Mas não sei se era realmente culpa do óleo ou da quantidade absurdamente errada... nós só descobrimos o macete da falta de óleo depois de algum tempo, e naquela época achávamos que era só a dafra... no fim era praticamente todo mundo com essa prática danosa ao nosso bolso.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. Vou começar a andar com um reservatório de óleo também, depois que descobri que sempre andava com óleo baixo, a primeira vez que li o blog e fui verificar na vareta não marcava nada, fiquei absurdamente surpreso.. Já falei na Honda isso, mas parece que eles se negam a acreditar.. Enfim graças a você varios consumidores podem realmente cuidar bem do motor, se eles não acreditam problema deles rs.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado, né?
      Eles se negam a acreditar naquilo que está dito no manual do proprietário do produto que eles vendem e fazem a manutenção... muito conveniente para eles.
      Obrigado e um abraço,
      Jeff

      Excluir