segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Carta às montadoras — parte 1 de 3

Esta postagem foi escrita há um bom tempo, eu ainda morava em outra cidade, e acabei esquecendo de postar porque caí doente e não tinha encontrado uma boa ilustração.

Problema resolvido, vamos ao relato:
Imagem: http://www.kibando.com.br/tag/burro/

Prezadas distintas respeitáveis senhoras fabricantes de motos, por favor me respondam o seguinte:

Eu vi uma cena curiosa, então tenho que perguntar para quem entende do assunto:

Estava eu parado em frente a uma loja de ferramentas e ferragens quando encostou uma moto novinha em folha.

Era uma yamaha Neo quase zero km, mas isso não vem ao caso porque já vi acontecer com honda, suzuki, kawasaki, kasinski, mvk, traxx, dafra...

A motinho não parava de estalar intensamente e, como o piloto estava no balcão esperando ser atendido, avisei que aquilo era sintoma de motor muito quente, típico de falta de óleo em motores de qualquer fabricante.

Ele ficou preocupado, porque tinha trocado o óleo na concessionária no dia anterior, rodou apenas 150 km.

Conferimos o nível de óleo e não deu outra — apesar de não ser a condição de medição normal (o óleo estava quente e dilatado), só havia uma gotinha de óleo na ponta da vareta medidora.

Quando ele repetisse o procedimento de medição nas condições determinadas pelo fabricante, com o motor frio ligado por apenas uns poucos minutos e desligado, não ia achar nada, nem essa gotinha, na ponta da vareta.   

Perguntei para ele como tinham ensinado a ver o nível de óleo na concessionária, e ele falou o que todo mundo fala:

"O vendedor falou que a medição é igual à do carro, é só tirar a vareta com o motor desligado pela manhã, sem ligar o motor."

Poxa, olha só que coisa, a concessionária colocou óleo a menos e ainda ensinou a medir errado!

Engraçado, donas montadoras, por que será que os manuais de proprietário falam uma coisa e o pessoal das concessionárias que tem a obrigação de fazer certo e ensinar direito, quase sempre faz e "ensina" do jeito errado?

As senhoras não ficam curiosas?

E isso acontece com quase todas as fabricantes.

Ô, dona yamaha, dona honda, dona suzuki, dona kawasaki, demais donas... pra dona dafra não adianta perguntar, porque já fiz isso há vários anos e até agora ela não se dignou a responder.

Em face de encontrar tantas motos recém saídas das concessionárias com menos óleo do que o correto, e os donos informados erradamente sobre o procedimento de medição do nível de óleo, minha pergunta é:

Desculpem minha indelicadeza e ingenuidade, mas senhoras donas montadoras... 

Não está faltando um treinamentozinho basicozinho aí para o seu pessoal não?

Porque as concessionárias ficam colocando pouco óleo e ensinando os clientes a medir o nível de maneira errada, os donos têm prejuízo, acaba pegando muito mal para as senhoras, viu?

Chega a dar a impressão de que as senhoras não estão nem aí com isso, que as suas concessionárias são casas de Noca que estão se lixando para a qualidade dos serviços feitos em nome das digníssimas e reputadas senhoras donas fabricantes...

Por favor, distintas senhoras... para que as pessoas não comecem a pensar mal das suas respeitabilíssimas pessoas, façam seus vendedores e mecânicos e gerentes no mínimo lerem os manuais de proprietário...

Assim eles passam a colocar a quantidade correta de óleo e a ensinar o procedimento certo, e ninguém vai continuar achando que foi tapeado para estragar o motor antes da hora desde o momento em que comprou a moto.

Façam o seu pessoal pelo menos entregar as motos com o nível de óleo correto... não o mínimo do mínimo de óleo, né?

Isso seria o mínimo de decência que se espera de seus representantes no mercado.

A carta ficou longa, amanhã eu continuo...

Uma boa noite para as senhoras,

Jeff

4 comentários:

  1. Levei minha moto pra trocar o óleo, é desse jeito mesmo que eles fazem.

    Agora troco o óleo quando chego em casa completo.

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    1. Olá, Louis!
      Pois é, o que devia ser exceção (um caso ou outro por mero esquecimento) é a regra no mercado brasileiro...
      Por que será que as coitadas das montadoras não descobrem e não fiscalizam isso nas concessionárias, né? Devem estar precisando de óculos.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Oi parceiro ,A mais de um ano aprendi isso contigo no teu blog, tudo o que vc diz è verdade ,também fazia a leitura errada. Agora eu mesmo troco o óleo e completo quando baixa, detalhe importante e verdadeiro não adianta colocar apenas um litro sempre vai faltar um pouco para atingir o nivel ideal ja fiz o teste com o procedimento correto . Obrigado pelas dicas!

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    1. Obrigado por acompanhar o blog e pelo seu depoimento, Eduardo!
      O que você falou é muito importante, completar o óleo conforme ele é consumido é fundamental.
      Encontrei uns vídeos muito bons sobre isso e estou preparando uma postagem para breve!
      Um abraço,
      Jef

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