sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Denúncia de óleo baixo na kawasaki Z300 e motores de kawasaki e bmw estourando por falta de óleo

Comentário do leitor Germano Nascimento na postagem As mentiras das concessionárias: os golpes do "óleo escondido" e do "você está medindo errado":

Também tenho uma Z300, ao tirar ela da concessionária questionei o nível do óleo, mas os mecânicos riram de minha cara como se eu estivesse falando a maior asneira do mundo. 

Fiz a revisão de 1.000km na concessionária, me cobraram 3,0lts de óleo ELF 10W-40 a R$ 50,00 cada litro e R$ 75,00 o filtro Kawasaki, porém a mesma continuou apenas aparecendo uma pontinha do óleo no visor de nível, então decidi não mais fazer serviços na concessionária pois estava sendo roubado 2 vezes (preço e quantidade). 

Passei a utilizar o Motul 5100 15W-50 (R$ 34,00 comprando com CNPJ) a partir daí trocando sempre a cada 3.000km e utilizando o filtro de óleo FRAM PH6017 (R$ 20,00).

E onde faço as trocas o cara é mecânico da BMW aqui em Salvador, levei fé quando ele concordou com a situação do nível do óleo, ele troca o óleo e filtro para mim e deixa na marca correta de nível máximo. 

Ele informa que é o mesmo procedimento da oficina da BMW utilizado nas motos BMW.

Abraço a todos, já estou nos 13.000km com minha Z300. Só alegrias.

Agradeço o depoimento, Germano!

Essa atitude de dar risada de quem conhece o assunto é uma tática para causar descrédito e desestimular que o proprietário se interesse pelo tema.

Parabéns a você que não se intimidou e descobriu a verdade por conta própria, mas muita gente ao ser contestada acaba sendo dobrada pela versão mentirosa deles — ninguém gosta de passar por ridículo.

E esta informação sobre o procedimento ser idêntico ao das bmw, ou seja, a medição ser feita após ligar e desligar o motor, exigindo complementação, é muito importante porque explica o motivo de ser relativamente comum encontrar vídeos de motos bmw S1000RR estourando motor...

Vídeo publicado originalmente na postagem Coisas que você não sabe sobre o limite de giros do motor.


Olha lá os longos rastros de óleo deixados pelos motores estourados...

Os pilotos só não caíram por causa do óleo derramado por pura sorte...


Não é porque é bmw, honda, yamaha, suzuki, kawasaki, triumph, indian, harley, traxx, shineray, iros, dafra... sem óleo, exigido no limite, todo motor estoura mesmo. E algumas vezes mata os ocupantes.

O vídeo abaixo foi feito a bordo de uma bmw S1000RR.

O autor da filmagem estava rachando com uma kawasaki H2 que passa por ele duas vezes soltando fumaça com o motor prestes a estourar aos 10:28 e novamente aos 11:08.


Dê o desconto de que este pode ser um vídeo viral de propaganda da bmw alardeando a pretensa superioridade da S1000RR sobre uma das principais concorrentes japonesas... depois do escândalo da volkswagen, você viu do que o pessoal é capaz. Nesse jogo não há santos.


Sabe por que o motor da kawasaki H2 abriria o bico?

Imagine a situação: 

Na hora em que o dono reclamou na concessionária que o nível de óleo estava baixo no visor de óleo após a troca, os mecânicos riram da cara dele como se ele estivesse falando a maior asneira do mundo, ele aceitou e não completou o nível de óleo. 

E o único motivo porque o motor dessa bmw com esse ronco feio de pouco óleo não estourou também é porque tinha um pouquinho de óleo a mais, senão teria o mesmo destino da kawasaki H2 — mas o desgaste do motor é irreversível e a hora dele vai chegar.

O Germano agiu certo, fez muito bem em procurar um mecânico honesto, e agora está tranquilo com sua moto.

Faça como ele e não se deixe tapear por quem é ignorante, incompetente ou simplesmente desonesto.

Felicidades curtindo sua Z300! O Manual de Proprietário dela foi traduzido por um amigo meu... Я клянусь, что это не я  ; )

Um abraço,

Jeff

11 comentários:

  1. Olá, Isaque e Deivisson
    A temperatura em que é feita a medição é algo bastante traiçoeiro.
    É normal que o nível esteja acima da marca superior logo após a troca enquanto o motor ainda está quente.
    Edith pede 1,9 litro de óleo. Mas quando meço o nível de óleo delalogo após a troca ainda com o motor quente, 2,3 litros deixam o óleo na marca de nível superior.
    No entanto, no dia seguinte com o motor frio aquecido por apenas 2 a 3 minutos conforme o manual, encontro a vareta seca e preciso colocar mais 200 ou 300 ml de óleo.
    Experimente medir no dia seguinte pela manhã, com o motor frio e ligando e desligando o motor por um período de 2 a 3 minutos a fim de evitar esse erro causado pela dilatação térmica do óleo, e veja se o nível fica normal. Acredito que seja essa a causa da discrepância observada pelo Isaque.
    Pelo que li na internet, a troca de óleo da Vulcan 500 consome 3,2 litros sem troca do filtro e 3,5 com troca do filtro. Colocar 3,5 litros sem troca do filtro dará um nível mais alto, mas pela lógica do que vimos em outras motos, não deveria ficar acima do nível superior.
    Um alerta: 5 minutos é bastante tempo com o motor ligado parado. Não é conveniente manter o motor ligado por tanto tempo, exceto no inverno rigoroso que exige um tempo maior de aquecimento, ainda mais em uma moto sem cavalete central.
    Para evitar o risco de empenamento do cabeçote em caso de falha do acionamento da ventoinha, use esse tempo de 5 minutos apenas no inverno.
    Outra coisa: O motor é projetado para funcionar com a moto na vertical e não com a moto inclinada apoiada no cavalete lateral, ocorre desgaste desigual dos cilindros.
    Um abraço, e obrigado pelas informações,
    Jeff

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  2. ééé complicadérrimooo ainda mais o corno que RESISTE em usar um condicionador de metais seja ele molykote ou mesmo o MILITEC!.
    haahahahah
    O desgaste acelerado do próprio motor em si ocorre exatamente, na minha opinião, pela crença exagerada nas marcas de lubrificante, mas a pessoa em si se nega a imaginar e conferir em suas mãos como realmente é aquele lubrificante. Se a viscosidade que ele apresenta realmente condiz com as condições de trabalho do motor.

    Tipo não tem lógica alguem dizer que um óleo de caminhão feito pra máquinas pesadas não seria uma boa escolha pra motos, é claro que seria, principalmente pela qualidade e concentração do proprio lubrificante e quantidades de aditivos que realizam a limpeza das partes do motor.

    Eu ja testei, diminuiu a temperatura, e, deixa o motor extremamente macio.

    Agora se a pessoa perceber isso vai acabar deixando de alimentar os yamalube da vida uhsauhasashu

    Lembrando que a moto na qual eu testei tinha até filtro de óleo. e o mesmo não sofreu nenhum tipo de dano por conta da alta viscosidade do oleo.
    É a mesma estoria dessas pessoas que acham que o radiador do carro, simplesmente precisa ser completado com agua da torneira mesmo, e depois quando estora a junta do cabeçote do motor fica chorando reclamando da marca khusahuashuas


    Pra todas as coisas existem o aditivos que irão auxiliar todos os mecanismos a funcionar melhor que o normal, e achar que isso não é possível é assinar o atestado de peças de reposição.
    Na minha opinião, é claro.
    E experiência própria.

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  3. Não sei eu já comentei aqui, mas minha primeira e atual moto, uma suzuki gsr150i também teve esse problema porém eu só descobri após conhecer este maravilhoso blog. Fui ler o manual com mais atenção e não é que você está certíssimo? Descobri o problema com a minha moto com 6000km, troquei o óleo já seguindo o procedimento correto e senti o motor mais macio dessa vez. Fico preocupado agora o quanto já deteriorei meu motor, com certeza a vida útil dele foi abreviada graças a maldita concessionária safada.

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    1. Lamento pelo seu motor, Takashi...
      Não temo como você documentar que a concessionária te entrega a moto da revisão seca de óleo? É obrigação da concessionária entregar a moto aos clientes em perfeitas condições. Na hora em que alguém conseguir documentar e provar que as concessionárias entregam as motos sem óleo, e tornar isso público, e tomarem um processo gigante, eles serão obrigados a encerrar essa prática abusiva. Infelizmente, neste país é capaz de a justiça dar de ganho de causa a eles, porque tudo aqui funciona ao contrário do resto do mundo. Mas acho que vale a tentativa. Se muita gente recorrer ao Ministério Público Federal com a mesma denúncia, vai cair a casa deles. Não entro novamente no MPF daqui de SC porque em breve me mudarei para algum outro canto que ainda não sei qual vai ser.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Olá Jeff na próxima revisão irei documentar a sacanagem que fazem com a minha Moto e tentarei denunciar isto ao ministério público da minha cidade . Alguma dica de como posso documentar e denunciar ?

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    3. Olá Jeff na próxima revisão irei documentar a sacanagem que fazem com a minha Moto e tentarei denunciar isto ao ministério público da minha cidade . Alguma dica de como posso documentar e denunciar ?

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  4. Olá Jeff, eu de novo por aqui. Hoje pude comprovar mais uma vez a sacanagem da falta de óleo. Um carteiro dos correios bateu na minha porta hoje, ele estava com uma honda cg125. Perguntei a ele se muitas motos travam motor nos correios, e ele prontamente já soltou:"- Ih rapaz, direto trava motor das motos por lá..." nem preciso dizer mais nada né mesmo? Segundo ele, eles têm uma oficina própria porém não perguntei ele também não disse se era alguma oficina terceirizada ou era dentro dos correios. Mas ta aí a prova cabal.

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    1. Olá, Takashi!
      Somente vi sua postagem depois de um ano e meio...
      Se não me engano, cada regional tem sua oficina própria. Não quero nem imaginar a conta mensal das peças, ainda mais com os problemas que essa estatal tem.
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Só no Brasil BMW é sinônimo de qualidade, nos EUA muitos evitam pelos constantes problemas (tanto nos carros quanto nas motos), os relatos de câmbio barulhento nos i320 são constantes... Nunca morri de amores por motos BMW por se tratar de uma receita infalível para grandes dores de cabeça: mecânica fraca (vide vários relatos de problemas crônicos) e peças caras... vc vai ter dor de cabeça e vai pagar caro por isso!

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    1. Olá, Tiago!
      E pode apostar, essa má fama resulta dessa política de usar óleo inadequado em quantidade insuficiente. Diversos carros e motos estouraram motor lá fora, a fábrica passou a usar óleo 10W-60 e 15-50 em motores onde recomendava originalmente 5W-30.
      Ou seja, optaram intencionalmente por uma viscosidade baixa a fim de atender metas governamentais europeias e americanas de economia de combustível com o agradável efeito colateral (para eles) de os motores darem manutenção.
      Só não contavam com a novidade de a internet tornar esses casos públicos.
      Quanto aos preços... totalmente injustificáveis em função do resultado final.
      Um abraço,
      Jeff

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