segunda-feira, 20 de julho de 2015

O depoimento de uma proprietária de honda Fan 150 2015/2016 zero km

Comentário da leitora Nane Nunes publicado na postagem Vídeo para motociclistas e ciclistas:

Jeff sei que este post não trata de óleos mas gostaria de dizer: VOCÊ ESTAVA CERTO!!!!

Após 495 km rodados com minha mais que zerada Fan 150 2015/2016 senti uma alteração no motor, parecia um ruído estranho e uma trepidação que não ocorria antes. 

Hoje verifiquei o nível do óleo do motor e estava abaixo da linha recomendada, na verdade sujou apenas o finalzinho da vareta de medição, isso porque o mecânico da honda me garantiu que eu só precisaria me preocupar com óleo na revisão dos 1000 km, pode???

[Se fosse um óleo 20W-50, a moto tivesse sido abastecida com a quantidade correta — que é mais do que 1 litro — e o amaciamento sendo feito sem forçar o motor, isso até poderia ser... mas esse novo óleo 10W-30 é fino demais, desaparece muito rápido do cárter mesmo usando a moto em condições normais]


Hoje fui a uma outra concessionária, como sempre o mecânico disse que eu deveria ter medido errado porque é uma moto muito nova pra precisar complementar óleo, quando ele viu o nível e a data da retirada da moto da concessionária ele complementou de graça pra mim, porém pensei na hora em você, se não fossem suas dicas eu provavelmente seria mais uma insatisfeita cliente Honda. 

[A culpa sempre é do cliente, é o que eles pensam, é a mentalidade de quem trabalha por lá.]

Pra garantir, comprei logo o óleo recomendado pela Honda, vou verificar em casa sempre.


[Ter um litro de óleo em casa para complementar sempre que necessário é algo fundamental para qualquer motocicleta e automóvel, e carregar um pouco de óleo para repor no meio do caminho durante viagens superiores a 300 km é algo necessário para motos de pequena cilindrada.]

Muito obrigado Jeff, pelo serviço público que você presta, e vamos se ligar minha gente, que concessionária depois que entrega só quer o seu dinheiro. 

Os destaques em negrito e comentários [entre colchetes] são meus. 

Obrigado, Nane, por acompanhar o blog e dar o seu depoimento!

Ah, uma hora a honda e os outros fabricantes vão ter de vir a público explicar o que está acontecendo (isso eu já fiz) dar uma satisfação a tantos clientes insatisfeitos, porque não dá mais para ficar cobrindo o sol com a peneira. Se bem que a dafra até hoje não fez paçoquinha nenhuma quanto à enorme burrada feita com as Speed e Kansas...

Hoje levei Edith para uma revisão e chegou um cliente preocupado porque a moto dele estava cortando a aceleração no meio da BR-101, um perigo ficar sem potência do motor na hora de iniciar uma ultrapassagem.

Passei uma série de informações para ele, e conversa vai, conversa vem, ele disse que já tinha feito a retífica do motor da moto com apenas 30 mil km.

A honda não sabe de nada disso?

A honda do Japão eu acredito que não saiba, porque para a honda do Brasil esses fatos não são relevantes. Pelo contrário, as vendas de peças vão muito bem, obrigado.

No dia em que a honda do Japão descobrir que o pessoal daqui foi incompetente a ponto de deixar o nome e a imagem da empresa serem manchados, jogados no chão, pisoteados e chafurdados por esse verdadeiro escândalo...


Agora resta saber quem foi o jénio que determinou o uso do óleo 10W-30 no mundo todo sem a devida adaptação da viscosidade para as temperaturas das regiões de utilização. 


Será que cometeram esse erro crasso em outros países também?

Só lembrando, as motos honda no Japão sempre usaram óleo 15W-40, quem adaptava e determinava o uso de óleo 20W-50 era a antiga geração de engenheiros da honda Brasil.

Mas isso foi em outros tempos... 

Tempos em que moto honda era sinônimo de moto que não dava problema.

Se liga moçada, e não deixem faltar óleo desde o primeiro dia da compra da moto — um motor esmerilhado por falta de óleo não se recupera mais, já perdeu parte de sua vida útil.

O quanto foi perdido, só o tempo dirá.  

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. Kra, tenho uma shadow 750, é minha primeira moto e sou bastante inexperiente. Peguei ela ano passado, usada, modelo 2010 com 11mil km. Assim que peguei, levei na concessionária Honda pra fazer uma revisão.

    Começou passando de um dia para 4 de revisão, o cara teve a cara de pau de me dizer que precisa tirar o tanque para trocar as velas, na época não sabia, hoje troco em casa de tão fácil que é, cobrou 400 reais num filtro de ar, paguei 320 num K&N, e ainda me usou um kit de lubrificação de corrente, numa moto com cardã.

    Bem, posto td isso, vamos ao óleo, colocaram o da Honda 10W-30,´achei muito estranho, já que no manual da moto diz 20W-50 e mesmo com pouca experiencia percebi que a moto não tava legal, começou a esquentar, ligando a ventoinha do radiador. Dei uma pesquisada e coloquei o Motul 3000 que é 20W-50, outra vida, toca de marcha mais macia, moto não esquenta com facilidade.

    Resumo: nunca mais deixo minha moto lá, os caras não tem idéia do que estão fazendo, e não se importam em querer saber, só querem saber de dinheiro no bolso.

    Fujam das concessionárias!!! Me assaltaram na cara dura, fizeram um serviço porco que poderia danificar seriamente minha moto. Hoje já sei bem mais sobre minha moto, se eu precisar levar numa concessionária por qq motivo, não serei passado pra trás.

    Fica a dica, aprendam td sobre sua moto. E nesse processo de aprendizado, blogs como o seu são muito importantes, deixo aqui meu agradecimento.

    ResponderExcluir
  2. Só me arrependo de não ter fotografado o nível do óleo quando verifiquei em casa, mas no futuro farei o possível pra ter provas e sugiro que todos façam o mesmo, vamos encher de processos judiciais a Honda, quem sabe assim seremos ouvidos. Quanto ao desempenho da minha querida Fanzinha, nem preciso dizer o quanto ela voltou a ter aquele som de nova, sem trepidar ou superaquecer.

    ResponderExcluir
  3. Comprei uma Suzuki Gsr 150 i e resolvi ver quanto oleo tinha de fabrica ou concessionaria,
    A moto esta com 150km apenas e como so tem visor resolvi esgotar o oleo .
    Estava com1,5lt quando no manual manda 1.1 com filtro;
    Oque voce acha ?
    Se previnem durante a garantia e depois eu que me lasque ou foi so um erro...
    1

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma fan 150 2015, ela tem 3 semanas, de uns dias pra cá ela veio dando um estouro e as vezes desligando alguém sabe me dizer o que é.

    ResponderExcluir