terça-feira, 7 de julho de 2015

Frear no susto dá nisso...

Veja o vídeo com atenção:


Percebeu o que fez o cara cair?

Ele estava fazendo uma ultrapassagem permitida, mas em alta velocidade e alta aceleração como só uma moto potente consegue fazer...

Quando viu o carro prateado à frente da picape vermelha dando seta para virar à esquerda em uma estradinha vicinal:


Imagem: https://www.youtube.com/watch?t=226&v=j9VTq5rsXA4

Ele não era um novato e reagiu prontamente, antes de ser fechado pelo carro e se envolver em uma colisão muito séria.

Mesmo assim, freou no susto e cravou os freios, perdendo o controle da moto. 


Note que o piloto nem chegou a ser fechado pelo carro. 

A roda travou por frear bruscamente e o controle da moto foi para o espaço junto com as poupanças — a dele e a bancária.

Felizmente, a primeira foi bem protegida pelo equipamento de segurança completo. 

Já a bancária...


Chuto uns 3 mil reais só em peças... ih, falei besteira, só o escape já dá isso.
Imagem: https://www.youtube.com/watch?t=226&v=j9VTq5rsXA4

Motos potentes e motos tipo trail não tão potentes tipo Bros e Lander com freio dianteiro a disco podem capotar quando a frenagem é feita no susto:


Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=_BTXFx2bc6A

Para você não precisar frear no susto, você precisa avaliar constantemente a situação e os riscos potenciais à sua frente antes de decidir se lançar em uma ultrapassagem. 

Fique o tempo todo de radar ligado monitorando o seguinte:

Ali na frente tem algum cão, criança, pedestre, faixa de pedestres, cruzamento, rua lateral, estrada vicinal, entrada de estacionamento ou saída de estacionamento que poderá te colocar em perigo?




Se houver (e há muita chance de haver), evite se colocar em uma situação de risco em que você seja obrigado a frear de repente ou nem tenha tempo para isso. 

Nunca confie que não entrarão na sua frente, os motoristas olham apenas os carros e nós desaparecemos entre eles, principalmente se o farol alto estiver apagado.


Iniciar uma ultrapassagem sem tomar cuidado com esses detalhes pode acabar muito mal porque basta um esbarrão e você, sua garupa e as suas economias vão para o chão. Consertar uma moto caída sai caro...


Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=_BTXFx2bc6A

Aí você vai dizer:

Mas no primeiro vídeo o cara do carro estava errado, ele tinha que ter ido para o acostamento e não dar seta e virar no meio da rodovia... 


Negativo!


Ir para o acostamento e aguardar uma oportunidade para atravessar uma rodovia simples é uma coisa que só nós aqui no Brasil é que fazemos.


Esse comportamento foi desenvolvido por seleção natural como resposta adaptativa ao fato de que o brasileiro não respeita as leis de trânsito.

Mas nos EUA, onde o acidente foi filmado, a imensa maioria do pessoal leva o código de trânsito muito a sério e, quando alguém vai fazer uma conversão e para no meio da estrada, quem vem atrás também para, e normalmente não ocorrem engavetamentos.
E não falo isso por ver filmes não, falo por experiência própria. 

Então não caia nessa armadilha das motos — a de achar que a moto, por sua capacidade de acelerar, também é capaz de fazer ultrapassagens seguras.

Na verdade, na vida real, é o oposto. 


Quanto maior a potência e a capacidade de acelerar, maior será sua chance de tentar uma ultrapassagem sem o devido cuidado.


Frear uma moto em emergências é sempre uma operação arriscada.


Se você não tiver treinado e adquirido prática com a sua moto e deixar para descobrir esses macetes apenas quando frear no susto, vai ter um prejuízo lascado.


Um abraço,


Jeff

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