quarta-feira, 6 de maio de 2015

Como não morrer na contramão atrapalhando o tráfego

Morreu na contramão atrapalhando o tráfego é frase da música Construção, de Chico Buarque de Hollanda.

Chico denunciava a indiferença de todos diante da epidemia de mortes na construção civil durante as décadas de 50 e 60, quando se erguiam arranha-céus pra todo lado.


O progresso do Brasil era construído à custa das vidas de milhares de pedreiros e serventes de obra que morriam sem treinamento, sem equipamento de proteção, sem barreiras de segurança. Uma verdadeira indústria de moer gente.


Pedros pedreiros penseiros eram insumos descartáveis esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem. Os itálicos são do Chico também.

Situação parecida com a do trânsito de hoje, onde motociclistas mortos são apenas um estorvo para os motoristas. 


Uso a frase do Chico para falar de mais uma morte causada pela má sinalização viária que mata motociclistas, o tachão.


Tachão é uma coisa que derruba motos e mata seus ocupantes, mesmo em baixa velocidade, mas ninguém está nem aí — os motociclistas é que são abusados e passam por cima deles, é o que dizem. 

Ninguém questiona se isso é mesmo verdade.

Ninguém associa as imagens de motos e mortos caídos com os tachões ali do lado.

Ninguém se pergunta se os motociclistas não estariam morrendo por uma causa que poderia ser eliminada, ninguém pensa em alternativas para essa sinalização viária criminosa — afinal, a culpa é sempre do motociclista, não é mesmo?

Não, não mesmo. 


Reportagem: http://g1.globo.com/goias/transito/noticia/2014/08/motociclista-morre-apos-cair-embaixo-de-caminhao-na-go-080-em-goiania.html

Então sempre que posso eu reproduzo estas imagens na esperança de que algum dia alguém tome uma atitude.

Não tente passar por cima dos tachões, é suicídio.

Os tachões são colocados na pista para evitar ultrapassagens em locais proibidos, como curvas e lombadas.


Nunca se coloque em posição de ser empurrado de encontro aos tachões — não arrisque fazer ultrapassagens em curvas, e não dispute posição com outros veículos no meio de uma curva.


Mesmo que você esteja na sua faixa, o motorista poderá abrir a curva por desatenção ou para desviar de um obstáculo no meio da curva, te jogando contra os tachões. 


Veja a imagem abaixo:

Imagine que no momento do acidente houvesse um veículo parado ali onde está aquele ônibus, e todos estivessem desviando para a esquerda.

A moto seria forçada a rodar sobre os tachões e cairia no exato local onde caiu... É praticamente a cena que estamos vendo aqui.


Reportagem: http://g1.globo.com/goias/transito/noticia/2014/08/motociclista-morre-apos-cair-embaixo-de-caminhao-na-go-080-em-goiania.html

Será que o motociclista estaria realmente fazendo uma ultrapassagem em local proibido, ou foi fechado e jogado contra os tachões por um motorista desatento?

Se eu fosse apostar, apostaria nessa última. 


Ele não estaria ultrapassando irresponsavelmente, como o pessoal adora pensar — ele pode ter sido fechado por um motorista que se mandou sem parar para socorrer. 


Fuja e fique longe dos tachões.

Ao resvalar uma das rodas da moto no tachão, ela dá uma guinada e você cai debaixo das rodas de quem estiver por perto. Não dá tempo de fazer nada.


Essas armadilhas são mortais para motociclistas, mas necessárias para sinalizar o trânsito principalmente à noite e em dias de chuva, portanto nunca serão removidas das ruas — embora pudessem ser substituídas por olhos de gato de menor altura e menos mortais, as tachinhas.



Este fabricante se preocupa com a ecologia e se esquece das vidas humanas.   
O jeito é se precaver contra essas armadilhas, ficando ao máximo de distância delas.

Pilote com atenção redobrada em pistas demarcadas com tachões assassinos, porque no Brasil existe pena de morte sim.


No Brasil, ao fazer uma ultrapassagem em local proibido, errar a pilotagem, desconhecer a má sinalização viária local ou ser fechado e obrigado a ir para o meio da pista em uma via sinalizada com tachões, os motociclistas são punidos com a morte ou lesões graves.


Sem julgamento e com execução imediata, sem direito à defesa nem apelação.


Triste país este que não se importa com as vidas de seus cidadãos.


Fuja dos tachões — não morra na contramão atrapalhando o sábado.


Jeff

Como é difícil acordar calado, se na calada da noite eu me dano... quero lançar um grito desumano, que é uma maneira de ser escutado... quero cheirar fumaça de óleo diesel, me embriagar até que alguém me esqueça... 
Cálice, Chico Buarque e Milton Nascimento


PS: Esta postagem estava programada há dias. Por uma daquelas estranhas coincidências, acabou publicada no mesmo dia em que o Cardoso publicou uma postagem usando a mesma e pouco utilizada expressão insumos descartáveis. Bizarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário