quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Um descuido fatal

Acidente ocorrido esta manhã em Blumenau mostra como é perigoso descuidar da manutenção da corrente, coroa e pinhão, aquilo que não te falam na hora de vender a moto.

A falta de regulagem ou o desgaste da corrente causou este acidente:


Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/condutora-morre-ao-bater-moto-em-guard-rail-em-blumenau.html

A notícia informa somente que a motociclista perdeu o controle em uma curva e se chocou contra o guard-rail, sem detalhes. 

E que o impacto foi forte o suficiente para o capacete se partir.


Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/condutora-morre-ao-bater-moto-em-guard-rail-em-blumenau.html

Mas graças à foto do capacete é possível descobrir evidências da causa do acidente, que quase passam despercebidas:



Lá está a parte superior da corrente rompida ou escapada do pinhão e a mancha de óleo embaixo da moto. 

Pelo retesamento da parte inferior da corrente, provavelmente uma parte dela travou o pinhão e a outra parte travou a coroa e a roda. 

Esta foto mostra outra situação muito comum, mas que não trava a roda, apenas faz a moto ficar sem tração:


Imagem: http://www.autoevolution.com/news/how-to-take-care-of-your-bike-s-chain-part-1-69738.html

A mancha de óleo embaixo do pinhão da moto do acidente de Blumenau é mais um indício da ocorrência do travamento do pinhão pela corrente.

O pinhão fica escondido e, como gira mais rápido que a coroa, se desgasta mais e em menos tempo do que ela. Quando a coroa está com os dentes desgastados, o pinhão já está em petição de miséria, fica fácil a corrente escapar e embolar:


Comparação entre pinhão novo e desgastado
Imagem: http://www.kawasakimotorcycle.org/forum/mechanics-corner/95371-chain-problem-2.html

A corrente escapando e embolando no pinhão e coroa deve ter lançado instantaneamente a moto na direção do guard-rail, sem possibilidade de recuperação do controle da moto.

As mortes por falta de regulagem da corrente e desgaste dos componentes da transmissão secundária (coroa, pinhão e corrente) são uma epidemia invisível, porque depois do acidente pode ser impossível determinar se a corrente pulou fora antes ou em consequência do acidente.

Neste caso, fica bem caracterizado impacto frontal que afetou a frente da moto. A corrente não iria pular fora da coroa com um impacto desses.


Não se descuide da regulagem da corrente, a 
corrente frouxa pode matar. E quando precisar substituir algum dos componentes, substitua os três de uma vez. Economizar por não trocar um pinhão de 15 reais pode te matar. 

Uma corrente como esta aí embaixo estava a ponto de matar o dono da moto e deixar órfãos uma linda menininha e seu Snoopy de pelúcia:



Não deixe a coisa chegar neste ponto. 

O dono desta moto escapou de morrer na rodovia. Nossa, eu nunca me perdoaria...

Ele estava no meio de uma viagem e ainda tinha mais 400 km pela frente — a corrente certamente iria pular fora no meio da BR-116, e hoje ele estaria entre as manchetes que, ignorando a causa do acidente, apenas informam:



Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/condutora-morre-ao-bater-moto-em-guard-rail-em-blumenau.html

Não entre para esta lista. Inspecione o desgaste dos dentes da coroa e pinhão, revise a regulagem da corrente de sua moto e faça (ou mande fazer) o ajuste corretamente.

Um abraço,

Jeff 

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