segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Motocicleta é igual a avião

Motocicleta é igual a avião — não fez a manutenção, cai mesmo. 

E mata os ocupantes e quem mais estiver por perto.


A falta de manutenção da moto pode ter sido a responsável por mais mortes neste final de semana. 

Uma Fan e uma Fazer se chocaram de frente após o piloto perder o controle da moto.



Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/acidentes-deixam-4-mortos-no-vale-do-itajai-nas-primeiras-horas-de-sabado.html

A Fan preta entrou na contramão e se chocou de frente com a Fazer branca, matando o piloto da primeira e o garupa da Fazer — o piloto dessa última foi levado em estado grave para o hospital.

O pessoal logo pensa em imperícia, perda de controle na curva, ultrapassagem proibida, excesso de velocidade, motociclista alcoolizado ou drogado — sempre pode ser o caso, a sequência de curvas pode ter levado o piloto da Fan a se perder.


Ninguém viu o acidente, não há relato de ter sido tentada uma ultrapassagem no meio da curva. Mas uma coisa me chamou a atenção na imagem.



Detalhe ampliado da foto de http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/02/acidentes-deixam-4-mortos-no-vale-do-itajai-nas-primeiras-horas-de-sabado.html

A roda traseira está totalmente desalinhada em relação ao quadro e à balança, e há um enorme vazio no local onde a corrente de transmissão deveria estar. 

Abaixo da moto está o que parece ser a corrente rompida e retorcida.

Além da possibilidade de o piloto da Fan ter cometido um erro de pilotagem, e esses danos serem todos consequências do acidente, há duas possibilidades de falha mecânica para uma possível perda do controle jogando a Fan na contramão:

1) Ou a corrente travou a roda traseira, e o desalinhamento da roda é consequência do esforço durante o travamento ou do impacto — como a roda está avançada do lado que a corrente teria exercido força sobre ela, é o que considero mais provável; 

2) Ou o eixo ou os rolamentos da roda traseira se quebraram, desalinhando a roda e causando o rompimento da corrente. 


Esse último eu nunca vi acontecer. Já os problemas na corrente...


Se confirmada a falha mecânica, terão sido mais três vítimas daquilo que não te falam na hora de vender a moto


E que a imprensa não noticia porque jornalismo investigativo é coisa de gringo — "brasileiro só quer saber de novela, futebol e bbbundas".


A epidemia silenciosa de mortes por falha mecânica causada por manutenção inadequada, como travamento do motor por deficiência de lubrificação (em alguns casos por informação totalmente incorreta do fabricante), travamento da roda traseira por queda da corrente ou quebra de rolamentos — mata jovens inocentes.

São inocentes porque não conhecem e não imaginam os riscos da falta de manutenção, ou porque uma moto desgovernada é uma arma mortal.

São jovens que recebem uma habilitação que apenas ensina a dar voltas em um circuitinho fechado com a marcha lenta acelerada para não ter que usar nem o acelerador...


Jovens brasileiros e brasileiras que não recebem nenhuma orientação da parte de quem teria a obrigação de alertar sobre os riscos associados ao uso e à falta de manutenção da moto — mas os fabricantes, importadores e concessionários só querem saber mesmo é de vender e ganhar dinheiro. "Negócio fechado, parabéns. Próximo!"


Enquanto isso, a moçada vai morrendo em taxas tão elevadas quanto se houvesse uma guerra civil neste país. Bom... deixa pra lá.



Reportagem: http://blogdobg.com.br/acidente-na-av-engenheiro-roberto-freire-motociclista-morre-atropelado-por-onibus/

Adivinhou qual peça se soltou e causou a queda?

Faça um favor a você mesmo e a todos nós, os outros pilotos:


Não descuide da manutenção de sua moto. Não morra e não nos mate por desleixo.


Uma corrente, pinhão e coroa em mau estado ou precisando de ajuste dão avisos antes de a corrente saltar fora ou se romper.


O pinhão estrala e a corrente trepida ao saltar os dentes desgastados ou quebrados do pinhão. A corrente faz tec tec quando uma emenda prestes a se romper passa pelo pinhão.


Uma transmissão fazendo barulho não pode ser ignorada, você estará correndo risco de vida. 

Rolamentos da roda gastos chiam e fazem a roda oscilar, causando instabilidade na pilotagem da moto. Isso acontece durante muito tempo antes de virem a se desintegrar.

Não tem 120 reais para trocar a transmissão ou os rolamentos?

Pare de andar de moto e salve sua vida e a de outras pessoas.


120 reais são quatro tanques de gasolina.


Sua vida vale mais do que isso.


Um abraço, e não me decepcione,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário