domingo, 8 de fevereiro de 2015

Como agir em acidente com vítima grave

Na situação do vídeo de ontem, o que você faria ao encontrar seu amigo caído depois de um voo daqueles?

Um motociclista rolando e gemendo de dor está em melhor situação do que alguém imóvel e em silêncio... gemer alto e reclamar de dor é sempre um bom sinal.

Uma vítima calada pode estar entrando em choque, o que quer dizer que suas funções vitais estão diminuindo e vão se extinguir em breve, se você não fizer nada.

Fundamental é garantir que você não será atropelado prestando socorro.


Vídeo e reportagem: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/01/video-vigilante-e-atropelado-e-morre-quando-ajudava-vitima-de-acidente-4690171.html

Num acidente como o do vídeo de ontem, o que você faria se percebesse que a vítima está imóvel e calada?

A primeira coisa é verificar se ela está respirando e o coração batendo. Isso tem que ser imediato, porque quanto mais tempo o cérebro ficar sem receber oxigênio, maior será a lesão cerebral e a morte ocorrerá em pouquíssimos minutos. Se já não ocorreu.

Se a respiração e o batimento cardíaco estiverem ausentes, remova o capacete rapidamente com o máximo de cuidado para não comprometer ainda mais uma provável lesão no pescoço ou restante da coluna.

Vértebras quebradas ou deslocadas, se chegarem a cortar os nervos da medula espinhal, resultarão em paralisia permanente de pernas e braços, ou mesmo morte.

Inicie imediatamente os procedimentos de massagem cardíaca, desobstrua as vias aéreas e faça a respiração boca a boca (RCP). Hemorragias graves precisarão ser contidas, senão o sangue oxigenado não chegará ao cérebro.

"Ué, mas dizem que não pode tocar na vítima, tem que esperar chegar o Resgate!"


O cérebro aguenta no máximo 4 minutos sem oxigênio. Passou disso, já era, acabou, morreu. Se a vítima voltar à vida, voltará com morte cerebral.

Na situação do vídeo, uma estrada, o resgate certamente demorará no mínimo 20 minutos para chegar. Mesmo na cidade ele dificilmente chegará em menos de 10 minutos.

Se alguém não mantiver o oxigênio do ar e o sangue circulando no corpo da vítima, o Resgate não fará milagre.


A reanimação cardiopulmonar mantém o oxigênio chegando ao cérebro, evitando que as células nervosas morram, e pode fazer o coração "pegar no tranco". Ou não. 

Mas se você não tentar, demorar demais para começar, ou esperar chegar o Resgate em uma situação de parada cardíaca, os agentes só poderão constatar o óbito. 

Como fazer reanimação cardiorrespiratória (RCP):


Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reanimação_cardiorrespiratória

O socorrista atuando sozinho deve iniciar a RCP com 30 compressões cardíacas, em vez de 2 ventilações, para reduzir a demora na aplicação da primeira compressão e fazer o sangue chegar logo ao cérebro. 

A frequência de compressão deve ser, no mínimo, de 100/minuto. Não ultrapasse 120/minuto.

A profundidade da compressão em adultos deve ser de no mínimo 5 centímetros (2 polegadas).

Quando se tratar de socorrista "leigo", este deverá priorizar a aplicação das compressões cardíacas (100/minuto).

Caso ele possua treinamento, poderá realizar as insuflações de ar nos pulmões na freqüência de 30 compressões cardíacas por 2 ventilações (uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos). 

Profissionais da Saúde e pessoas com treinamento em primeiros socorros verificam rapidamente a respiração e os batimentos do coração ao verificar se o paciente está respondendo a fim de detectar sinais de parada cardíaca ou respiratória. 

Para insuflar ar nos pulmões, tenha certeza de que a vítima não está com o caminho do ar obstruído pela língua, dentadura, mandíbula quebrada, etc.. 


Lembre-se, o contato com sangue e saliva pode transmitir Aids, hepatite e outras doenças, tome cuidado e aja de acordo com a situação. 

Tampe o nariz da vítima com os dedos de uma mão, com a outra abra a boca da vítima, coloque sua boca bem encaixada sobre a boca da vítima e force o ar para dentro com força suficiente para ver o peito da pessoa estufar.


Após a aplicação de 30 compressões, o socorrista que atuar sozinho deverá abrir a via aérea da vítima e aplicar duas ventilações, as compressões torácicas devem ser feitas a uma frequência mínima de 100 compressões por minuto e as insuflações uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos. 
Fonte de referencia American Heart Association - Guidelines CPR ECC 2010 http://www.heart.org/idc/groups/heart-public/@wcm/@ecc/documents/downloadable/ucm_317343.pdf.  
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reanimação_cardiorrespiratória

Fazer um curso de primeiros socorros é sempre uma experiência recomendável. 

Vítimas de parada cardíaca, parada respiratória por acidente, e sufocação por engasgamento com alimentos ou objetos (nesse último caso, é necessário aplicar a manobra de Heimlich) não podem esperar a chegada do resgate porque morrerão antes.

Saber o que fazer na hora H, e fazer direito, pode ser a diferença entre uma ótima história para contar ou uma tragédia para lamentar.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário