quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A corrente da moto escapou da coroa, o que eu faço?

Um amigo meu, o Vitruvius, vive falando para todo mundo sobre o quanto é perigoso descuidar da regulagem da corrente.

Mesmo assim, olha só, ele se descuidou da regulagem da moto dele e a corrente escapou quando ele estava a dois quilômetros de casa.


Sabe o famoso pensamento "preciso regular a corrente quando chegar em casa" adiado por uma semana? Esse meu amigo, vou te contar, não vale nada.

O Vitruvius me pediu que eu contasse a experiência dele aqui no blog, porque pode ajudar alguém na hora da necessidade.

Ele começou dizendo que quanto mais velho for o conjunto de pinhão, coroa e corrente, mais fácil de a corrente pular fora... Você ajusta num dia e três dias depois ela já está pedindo regulagem de novo porque chegou a hora da troca.


Felizmente ela escapou sem travar a roda. Se tivesse travado, era tombo certo.

A corrente escapou e está impossível encaixar de volta na coroa?

Se você não tiver as manhas, parecerá impossível; mas conhecendo o macete, fica fácil.

Primeira coisa, arranje as ferramentas para afrouxar a porca do eixo da roda traseira e as porcas e contraporcas dos ajustadores da corrente. 


Está errado!
Você não coloca a ferramenta
 na cabeça do parafuso do eixo
A chave deve ser colocada na porca.
Imagem: http://www.cyclepedia.com/online-manuals/cyclepedia-honda-online-service-manuals/honda-crf80-crf100-online-service-manual/

Se você estiver sem o jogo de ferramentas, você as encontrará no posto de gasolina mais próximo. Peça emprestadas no setor de troca de óleo. 

Na moto do Vitruvius, uma Kansas 150 chamada Jeze...ahn... Jezeane, ele usa para a porca do eixo uma chave estrela de 19 mm ou 3/4 de polegada (é o único caso em que as medidas em milímetros e polegadas praticamente coincidem), e chaves de boca comuns de 12 e 13 mm para as contraporcas e porcas dos ajustadores. Mas na sua moto a medida poderá ser diferente, verifique. 

Aí você afrouxa bastante a porca do eixo — não precisa remover, mas ela tem que ficar bem frouxa.

A porca do eixo da roda está muito apertada, como soltar a porca?


Primeiro de tudo, verifique se o eixo de sua moto usa porca-castelo e cupilha. 


Cupilha é aquela trava de arame enfiada no furo do eixo. A posição certa da cupilha é encaixada em uma das ranhuras da porca, e não como está mostrada na foto.

Se usar, você precisará desentortar a perna da cupilha e removê-la do eixo antes de poder soltar a porca. Use um alicate e tenha cuidado para não se espetar, essas coisas podem dar tétano, e tétano mata.

Na maioria das motos, você encaixa a ferramenta em posição horizontal na porca
 e pisa sobre a ponta dela. Nas porcas com cupilha, preciso confirmar... mas acho que é ao contrário, você tem que levantar a chave para soltar a porca — verifique na sua moto.

Colocando todo o peso do corpo sobre a ferramenta, você vence o esforço inicial e depois fica fácil. 

Depois que a porca começar a girar, você conseguirá soltá-la apenas com a força da mão sobre a ferramenta.


Para a corrente voltar a encaixar na coroa, a roda terá de ser empurrada para a frente, e para isso existe um macete:

Se você não afrouxar bem as contraporcas e porcas do ajustador da corrente, os próprios ajustadores limitarão o movimento da roda para frente e você não conseguirá colocar a corrente no lugar.

Depois de recuar as porcas dos ajustadores para garantir um espaço livre de pelo menos 10 mm, chegou a hora de empurrar a roda para frente. 

Como empurrar a roda traseira da moto para frente?


Chutando. 


É isso mesmo, segure a traseira da moto para que ela não caia do cavalete central e dê alguns bons pontapés na roda para que ela se desloque para frente.

Depois que a roda avançar, com o motor DESLIGADO e a transmissão em neutro, encaixe novamente a corrente na parte de cima da coroa e gire a roda para trás — nunca tente encaixar a corrente com o motor em funcionamento, ou você perderá as pontas dos dedos. 


Isso colocará a corrente no lugar, e bastará voltar os ajustadores para as posições em que estavam, e apertar mais um pouquinho para corrigir a folga da corrente.

No escuro será difícil garantir o alinhamento correto das marcas de referência dos ajustadores, então o truque é usar o mesmo número de voltas para soltar as porcas em cada lado, e depois o mesmo número de voltas para ajustar a corrente. 

A corrente precisará ter uma pequena folga, coisa de uns 3 centímetros medidos na metade do tramo inferior.

Chegando nessa folga, aperte muito bem a porca do eixo da roda e reaperte as porcas dos ajustadores.

Depois de apertar as porcas dos ajustadores, aperte as contraporcas para evitar que os ajustadores se afrouxem e as porcas se percam. 

Se as contraporcas estiverem frouxas, porcas e contraporcas cairão com a vibração, e as placas limitadoras dos ajustadores também, o que fará a corrente pular fora de novo.

Qual o aperto da porca do eixo da roda?


Por trás da maioria das motos, levante a ferramenta até o aperto ser suficiente para levantar a traseira da moto (cuidado para não derrubá-la do cavalete). Verifique o lado certo na sua moto.

Caso utilize, não esqueça de reinstalar a cupilha e dobrar sua perna (da cupilha, não a sua) depois de apertar a porca! 

Se a perna se quebrar, dobre a perna restante e providencie a troca por uma cupilha nova assim que puder — uma roda frouxa no eixo pode causar perda de controle da moto.

Aí vem a parte mais difícil, limpar as mãos (uma mistura de detergente e WD-40 ajuda muito).


Depois de chegar em casa, verifique à luz do dia se o alinhamento está satisfatório e, se necessário, repita o procedimento para garantir um bom alinhamento da roda com a corrente.

Um abraço, e agradeça as dicas ao meu amigo Vitruvius (que não sou eu),

Jeff

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